Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave de Forma Inteligente Para Seu Site

By Ubika 18 Min Read

O objetivo número um da pesquisa de palavras-chave é descobrir precisamente o que seu público-alvo está buscando online, bem como o que será necessário para ranquear para essas palavras-chave. É por isso que as ferramentas de pesquisa de palavras-chave devem sempre ser a base de qualquer campanha de marketing online que você planeja lançar.

A prática de SEO (otimização para mecanismos de busca) passou por diversas mudanças ao longo dos anos. Muitas ferramentas de pesquisa de palavras-chave também foram lançadas e são utilizadas por especialistas em SEO de todos os níveis, já que a pesquisa de palavras-chave é uma tarefa fundamental de SEO para novos sites ou qualquer site que eles queiram expandir ou melhorar o ranking de busca.

Se você não sabe quais palavras-chave deve segmentar, praticamente não há como otimizar seu site de forma eficiente, segmentar frases específicas para construção de links ou mesmo saber o tipo de conteúdo a ser desenvolvido para seu público-alvo.

É por isso que é vitalmente importante aprender como fazer uma excelente pesquisa e análise de palavras-chave de SEO. Esta é uma das habilidades mais valiosas e procuradas que você pode construir ou desenvolver como um aspirante a profissional de SEO.

Ao final da leitura deste artigo, você saberá como abordar a pesquisa de palavras-chave de forma inteligente. Mas vamos começar do básico, que tal?

O Que é Pesquisa de Palavras-Chave?

Pesquisa de palavras-chave refere-se ao processo de encontrar e analisar termos de busca específicos ou descobrir e determinar as palavras-chave que mais importam para os objetivos de um determinado site. Tem a ver com os termos de busca que as pessoas digitam deliberadamente nos mecanismos de busca com o objetivo singular de utilizar os dados para um propósito específico, geralmente para SEO.

A pesquisa de palavras-chave revela as consultas a serem segmentadas e sua popularidade, bem como sua dificuldade de ranqueamento e muito mais. Trata-se de encontrar as palavras-chave para as quais você deseja que seu site ranqueie e aquelas para as quais você deveria ranquear.

Quando feita corretamente, a pesquisa de palavras-chave pode gerar o tópico específico em que você deve se concentrar ao criar conteúdo valioso para seu site ou blog.

Outra área intimamente associada à pesquisa de palavras-chave é a Análise da Concorrência.

Ao realizar a pesquisa, há uma excelente chance de você descobrir precisamente para o que seus concorrentes estão ranqueando e você não. Isso, é claro, pode resultar em insights cruciais não apenas para sua estratégia de SEO bem planejada, mas também para seus negócios.

Pesquisa de Palavras-Chave: O Processo

A pesquisa de palavras-chave inteligente segue um processo impecável e ordenado, uma série de etapas que permitem que você alcance todos os objetivos declarados anteriormente. No entanto, este não é um procedimento a ser feito uma única vez e esquecido.

Você precisará visitar e revisitar regularmente cada uma dessas etapas, pois a situação do seu mercado mudará de tempos em tempos. Algumas dessas mudanças que podem exigir uma pesquisa de palavras-chave nova ou atualizada incluem:

  • Novos concorrentes entrando no nicho de mercado.
  • Novas consultas de pesquisa que não haviam aparecido antes.
  • Novos termos que os usuários estão usando ativamente para procurar o que você oferece.
  • Mudanças nos desejos ou necessidades do seu público-alvo.
  • Mudanças significativas nos recursos ou algoritmos dos mecanismos de busca e muito mais.

É por isso que é essencial tornar os processos de pesquisa de palavras-chave um de seus hábitos frequentes para um crescimento notável de SEO e saúde geral.

Você pode abordar a pesquisa de palavras-chave de várias maneiras legítimas e excelentes, incluindo o uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave. No entanto, neste guia definitivo, as seguintes etapas serão descritas:

  • Analisar as palavras-chave atuais.
  • Desenvolver seus objetivos.
  • Criar sua agenda de palavras-chave.
  • Avaliar o cenário competitivo.
  • Expandir seus horizontes de palavras-chave.

Os princípios básicos aqui descritos se aplicam a sites de negócios e não comerciais. Isso ocorre porque este guia é formulado a partir da perspectiva de um site de negócios que vende serviços ou produtos para potenciais clientes.

Tudo o que você precisa fazer é substituir seu interesse, paixão ou causa pelos serviços e produtos. O objetivo final de todo proprietário de site é garantir hordas de tráfego de busca orgânico e segmentado. E para fazer isso, você ainda precisa vender algo de uma forma ou de outra.

Passo 1: Analisar as Palavras-Chave Atuais

Se você já possui um conjunto de palavras-chave bem pesquisadas para as quais deseja ranquear, este é o ponto de partida para sua pesquisa de palavras-chave. No entanto, se você está começando do zero, passe para o passo 2.

Esta etapa também é vital se você acabou de assumir um site existente ou se está trabalhando em um site específico por um determinado período. Nesses casos, você provavelmente tem uma lista de palavras-chave em mente para as quais está tentando ranquear.

O primeiro passo é listar as palavras-chave e, em seguida, analisá-las, executando análises para ver precisamente como elas têm se comportado até agora.

Para analisar aplicações maiores, no entanto, você pode precisar investir em ferramentas pagas de pesquisa de palavras-chave. Mas se o seu site for bastante básico, há muitas ferramentas gratuitas de rastreamento de ranking disponíveis na internet.

Se as palavras-chave que você possui forem relativamente poucas, você pode pesquisar cada uma delas no Google para ver precisamente onde elas estão ranqueando atualmente, embora você possa não descobrir nenhum histórico de ranking.

Verifique o volume de busca e o histórico de ranking das palavras-chave em sua lista usando qualquer uma de suas ferramentas de pesquisa de palavras-chave favoritas.

Em seguida, use o Google Search Console para determinar as palavras-chave para as quais seu site já está ranqueando, se houver alguma.

Seu objetivo principal é estabelecer uma linha de base ou padrão de desempenho de palavras-chave. É isso que você usará para expandir suas palavras-chave nas etapas a seguir. Use as métricas que você coletou sobre suas palavras-chave existentes para separar as palavras-chave de ótimo desempenho daquelas valiosas, mas com baixo desempenho.

Palavras-chave valiosas, mas com baixo desempenho, são aquelas que têm amplas impressões e volume de busca, mas têm um ranking ou taxas de cliques significativamente mais baixos. Deixe-as de lado para adicionar à lista que você desenvolverá nas etapas descritas abaixo.

Quando você tiver as novas palavras-chave descobertas em sua pesquisa de palavras-chave, elas se tornarão o guia de que você precisa para todo o trabalho de SEO subsequente, especialmente quando se trata de construção de links e otimização de conteúdo.

Seu objetivo número um é estabelecer um padrão ou linha de base de desempenho de palavras-chave que você pode utilizar para expandir todo o seu universo de palavras-chave nas etapas seguintes.

Passo 2: Desenvolver Seus Objetivos

Você precisa especificar ou elaborar alguns objetivos cuidadosamente, caso contrário, sua pesquisa de palavras-chave produzirá pouco ou nenhum resultado. O que entendemos por objetivos neste aspecto refere-se às necessidades específicas da marca e dos negócios para as quais você deseja obter tráfego orgânico.

Mas por que isso importa, você pergunta? Importa porque os objetivos lhe darão um senso aguçado de direção ao realizar sua pesquisa de palavras-chave.

Você encontrará várias palavras-chave para as quais poderia ranquear ao realizar a pesquisa de palavras-chave. Mas se essas palavras-chave não tiverem potencial para atrair visitantes qualificados que possam ser as soluções declaradas em seus objetivos, elas não valerão o esforço que você deve dedicar para tentar ranquear para essas palavras-chave.

Quando você define metas, isso aumenta significativamente suas chances de sucesso em SEO. Além disso, você economizará mais esforço e tempo do que o necessário, evitando o direcionamento de termos irrelevantes – conhecidos como palavras-chave de vaidade – ou palavras-chave com pouco ou nenhum retorno sobre o investimento.

Ao desenvolver esses objetivos, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quem é seu mercado ou público-alvo? Quem compra o que você vende e por que compra?
  • Quais são os principais desejos ou necessidades das pessoas que se tornam seus clientes?
  • O que exatamente você vende e qual é sua proposta de valor única no mercado?
  • Quais são as necessidades secundárias, mas relacionadas?
  • Quais são as coisas que seus clientes-alvo precisam saber para se sentir confiantes e seguros em quem escolhem para comprar?

Ao fornecer respostas a essas perguntas, você se concentrará apenas nas palavras-chave exatas que importam para todo o seu negócio ou site.

Passo 3: Criar Seu Plano de Palavras-Chave

Para esta etapa, você precisará das respostas que forneceu às perguntas da Etapa 2 e combiná-las com a experiência do seu setor ou negócio.

Liste as palavras-chave que você tem certeza de que melhor descrevem o que seus potenciais clientes procuram online quando estão em várias fases de sua jornada de compra.

Mas o que seus potenciais clientes procurariam quando quisessem comprar coisas específicas que você vende? O que seus potenciais clientes procurariam quando estivessem tentando se informar sobre os itens que você vende?

E o que eles procurariam quando estivessem tentando tomar uma decisão muito informada sobre de qual comerciante comprar?

O objetivo principal desta lista de brainstorming é muito semelhante ao objetivo para o qual a Etapa 2 foi criada. E isso é fornecer alguma orientação útil em sua pesquisa para determinar o que importa para seus negócios.

Não presuma que as palavras-chave que você obteve deste exercício específico são valiosas. Continue lendo para descobrir se todas elas são valiosas ou não.

Passo 4: Avaliar o Cenário Competitivo

Você sabia que seus concorrentes são uma das melhores fontes de palavras-chave para as quais você deseja ranquear, mas não está? Se esse concorrente está no mercado há muito mais tempo do que você e está causando impacto em seu setor, provavelmente já fez o trabalho árduo de descobrir e também capitalizar várias oportunidades.

Claro, eles podem ter encontrado essas palavras-chave por meio de uma pesquisa cuidadosa e meticulosa ou simplesmente tropeçado nelas por acaso.

Várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave de SEO revelarão as palavras-chave específicas de melhor classificação para um determinado domínio. No entanto, você deve investir em uma das ferramentas pagas de pesquisa de palavras-chave para se aprofundar em todos os níveis que serão descritos abaixo.

Pesquisa de Palavras-Chave: Usando o Google

O método mais simples e gratuito de descobrir palavras-chave competitivas é através do Google. Ele provou revelar muitas oportunidades, embora dependa principalmente de algumas suposições e, portanto, não lhe dará o quadro completo.

O Google ajuda a identificar os principais concorrentes online em seu setor ou mercado. Observe que esses concorrentes podem não ser necessariamente os mesmos do mundo real, especialmente se você vende produtos de uma loja física, por exemplo.

Pesquise os serviços ou produtos que você vende e veja quem aparece entre os primeiros resultados de forma consistente.

Ignore os anúncios pagos e concentre-se apenas nos resultados imediatos que aparecem logo depois. Esta é a sua principal concorrência de busca orgânica para os produtos ou serviços que você vende.

E se você vende vários serviços ou produtos? Bem, os dois aparecem consistentemente nas pesquisas, adicione-os à lista de principais concorrentes. Certifique-se de pesquisar também termos ou nomes alternativos que os usuários podem usar para seus serviços ou produtos.

Em seguida, execute uma ‘pesquisa de site:’ no Google para cada serviço ou produto, bem como seus termos alternativos para cada domínio concorrente. Digamos que você venda pneus de carro.

Abra a página de busca do Google e digite os seguintes termos de busca, por exemplo:

site:https://www.google.com/search?q=nomedodominio.com. O ‘https://www.google.com/search?q=nomedodominio.com’ é o site do seu concorrente.

Por exemplo, digite os seguintes termos sem as aspas no Google: ‘pneus de carro site:https://www.google.com/search?q=nomedodominioconcorrente.com.’

A pesquisa revelará todas as palavras-chave alternativas para as quais seu principal concorrente está ranqueando no Google para este produto específico. Adicione todos esses termos e palavras-chave alternativas à sua lista de palavras-chave.

Usando Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave

Você pode realizar pesquisas mais sofisticadas e altamente competitivas usando ferramentas pagas de pesquisa de palavras-chave de terceiros.

Algumas das ferramentas gratuitas só podem fornecer acesso ou resultados limitados a essa inteligência. Mas quase todas as ferramentas pagas de pesquisa de palavras-chave exporão termos mais competitivos.

Algumas dessas ferramentas pagas até permitem que você insira o domínio de um concorrente para descobrir as palavras-chave para as quais eles têm a maior classificação. Usando qualquer ferramenta paga de sua escolha, você pode se aprofundar em outro nível para encontrar o seguinte:

  • Palavras-chave para as quais seus concorrentes ranqueiam, mas você não. Isso significa que você precisará criar ou melhorar algumas páginas para entrar no jogo.
  • Palavras-chave para as quais você e seus concorrentes ranqueiam. E se você ranquear mais baixo, você pergunta? Bem, o que você pode fazer para impulsionar seu site acima do de seu concorrente? Pense nisso.

Passo 5: Expandir Seu Horizonte de Palavras-Chave

Agora que você tem algumas palavras-chave, ainda precisa encontrar algumas palavras-chave sugeridas que você nem conhece. Algumas ferramentas gratuitas de pesquisa de palavras-chave foram projetadas para apresentar tópicos específicos e relacionados para qualquer termo ou palavra-chave de busca.

Elas incluem:

  • Keyword Explorer
  • Answer the Public
  • Keywords Everywhere, etc.

A maioria dessas ferramentas de pesquisa de palavras-chave rastreia as SERPs do Google, bem como os sites que têm a maior classificação para termos ou palavras-chave relacionadas às suas, para descobrir as perguntas e os termos de busca que os usuários usam com mais frequência.

É claro que as ferramentas pagas de pesquisa de palavras-chave gerarão palavras-chave ainda mais detalhadas, incluindo os termos semanticamente relacionados às suas palavras-chave.

Agora, revise sua lista expandida de palavras-chave para selecionar tópicos relevantes ou de alto nível. Agrupe as palavras-chave restantes sob estes, de acordo com sua relevância. Esta é a lista que você deve usar como guia ao construir conteúdo interligado que acabará lhe dando uma relevância tópica mais ampla com o Google e outros mecanismos de busca.

Como você pode ver, abordar a pesquisa de palavras-chave da maneira inteligente é um trabalho árduo e não é algo que você deve fazer uma vez e esquecer. É um processo que deve permanecer consistente de acordo com a flutuação do mercado, as mudanças no Google e seus algoritmos, novos concorrentes e até mesmo as mudanças em seus negócios ao longo do tempo. Tudo isso exigirá pesquisa adicional, bem como priorização de termos e palavras-chave de busca relevantes. A pesquisa contínua de palavras-chave, portanto, é uma das melhores – e vitais – maneiras de se manter atento para não perder sua vantagem competitiva.

Share This Article
Leave a comment