O GUIA DEFINITIVO DE COMO VER OS BACKLINKS NO GOOGLE ANALYTICS

By Ubika 18 Min Read

Quer saber como verificar seus backlinks? Você implementou alguma estratégia do Google Analytics para ajudar no seu posicionamento?

Muitos proprietários de sites não sabem disso, mas é possível utilizar o Google Analytics para rastrear seus próprios backlinks ou os de qualquer outro site. Tudo o que você precisa é aprender como verificar os backlinks no Google Analytics. E você está prestes a aprender precisamente como fazer isso neste guia passo a passo elaborado para você. Nas próximas linhas, vamos analisar mais de perto como verificar os backlinks e melhorar o ranking do seu site.

No Google Analytics, os backlinks são chamados de “referências”. Portanto, onde quer que você veja “referências”, estes são os backlinks que você deseja rastrear.

Muitos proprietários de sites como você têm se esforçado para construir links de qualidade. Se você tem trabalhado em uma estratégia personalizada que desenvolveu para a construção de links, mas não está vendo resultados, precisa ler este artigo até o final.

A verdade é que nada em SEO (otimização para mecanismos de busca) é projetado ou feito para ser apressado. Portanto, faça o seu melhor para não perder a paciência, mesmo depois de tanto trabalho em sua estratégia de construção de links. Saber como verificar os backlinks no Google Analytics é apenas um passo; a implementação adequada das estratégias necessárias deve ser feita para obter os resultados desejados.

Na maioria dos casos, quando você se encontra nessa situação, pode ser muito tentador investir em softwares caros projetados principalmente para “cortar caminho”. Mas “comprar” sua entrada na competição não oferece boas oportunidades. E saber como usar o Google Analytics e como verificar os backlinks é uma opção mais econômica.

Além disso, é crucial ter em mente que SEO não é uma competição direta entre proprietários de sites com mais recursos financeiros. A verdade é que a estratégia sempre supera a “força bruta”. E você nem precisa das maiores “bazucas” para executar a estratégia mais eficaz e eficiente.

Mas vamos dar uma breve olhada nos conceitos básicos antes de discutir os métodos passo a passo sobre como verificar os backlinks no Google Analytics.

O que é o Google Analytics?

Quando se trata de rastrear backlinks, o Google Analytics é uma ferramenta vital que oferece uma visão geral dos dados do seu site. Se você souber como verificar os backlinks no Google Analytics, isso ajudará no seu ranking e no tráfego orgânico. Isso inclui métricas de desempenho, bem como suas fontes de tráfego conhecidas.

Benefícios do Google Analytics

Se você implementar uma estratégia de construção de backlinks e aprender como verificar os backlinks no Google Analytics, você ganhará ou se beneficiará de mais tráfego para o seu site. Veja por que o Google Analytics deve ser sua escolha principal:

  • É Fácil de Usar e Acessar: O Google Analytics é uma ferramenta gratuita, mas poderosa, que pode ser facilmente acessada por qualquer pessoa com uma conta do Google Analytics. Se você possui um site funcional, é praticamente esperado que você tenha uma conta do Google Analytics. Como você já tem essa conta, não há necessidade de se inscrever em nenhuma ferramenta ou baixar nenhum dado, pois todos os seus dados já estão disponíveis no Google Analytics. Também não é uma versão de avaliação do serviço pago “Google Analytics 360”. O Google Analytics é uma plataforma independente com todos os recursos vitais desbloqueados desde o início. Embora o Google Analytics não seja um software “plug-and-play”, você não precisa contratar um especialista para integrar essa ferramenta ao seu ecossistema de marketing. Você pode aprender o básico dessa ferramenta notável em um dia e ser capaz de configurar a plataforma por conta própria.
  • Facilita Incrivelmente o Rastreamento de Backlinks: O Google Analytics reúne todos os dados do seu site em um único painel visual. Isso inclui todas as referências (backlinks) para qualquer página do seu site. Isso torna incrivelmente fácil ver precisamente o que está acontecendo com seus links, e você só precisa estudar e aprender como verificar os backlinks do seu site.
  • É Extenso e Abrangente: O Google Analytics fornece uma gama impressionantemente excelente de dados para uma ferramenta relativamente nova. Ele ajuda você a rastrear quase tudo, incluindo uma quantidade considerável de dados entregues exclusivamente em tempo real. Isso inclui visualizações de páginas de conteúdo por segundo, fontes de tráfego, conversões e muito mais. Coletar e analisar dados sempre gera novas oportunidades e maneiras de expandir seus negócios. Dados da web precisos podem lhe dar muitas ideias em pouco tempo, especialmente quando os resultados de todos os tipos de atividades online começam a surgir. Quando você analisa minuciosamente dados novos e antigos com uma mentalidade orientada para os objetivos de negócios, você poderá criar técnicas mais impactantes para testar em sua organização. Você pode até descobrir um conjunto totalmente novo de ideias inovadoras que nunca lhe ocorreram antes. É por isso que, ao revisar painéis, relatórios, métricas e metas no Google Analytics de tempos em tempos, você sempre encontrará coisas práticas que pode fazer para ajudá-lo a alcançar seus objetivos online.

Como Verificar Backlinks no Google Analytics

Agora que definimos brevemente o Google Analytics e alguns de seus benefícios, é hora de chegarmos ao foco principal: como verificar os backlinks no Google Analytics.

Se você não possui uma conta do Google Analytics para seu ativo ou propriedade web, o primeiro passo é criar uma. Você pode fazer isso navegando até a seção “Administrador” e, em seguida, selecionando “Criar nova conta” quando o menu suspenso aparecer.

Outra página aparecerá, e é aqui que você fornecerá os dados ou informações necessários, como o URL do seu site, nome da conta, categoria do setor, etc. Você também deve certificar-se de revisar as “Configurações de compartilhamento de dados” para garantir que você forneça as informações com as quais se sente muito confortável ao compartilhar ou divulgar.

Assim que você concordar com os Termos de Serviço definidos pelo Google, você será transportado para a página “Administrador” para acessar sua nova propriedade. É aqui que você encontrará informações vitais, como sua Tag Global do Site e ID de Rastreamento.

O Método Passo a Passo para Verificar Backlinks

Aqui, vamos percorrer o processo passo a passo sobre como verificar os backlinks no Google Analytics:

Passo 1: Selecione o Perfil do Google Apropiado

Primeiramente, verifique se você está usando os perfis, contas e visualizações do Google Analytics apropriados.

Após fazer login no Google Analytics, o site que você está analisando atualmente estará posicionado no canto superior direito da página. Você deve abrir o menu suspenso e selecionar o site correto.

Passo 2: Menu suspenso Relatórios de Aquisição => Todo o Tráfego => Referências

O Google geralmente categoriza ou atribui o tráfego de backlinks sob os dados de “aquisição”. Se você não sabe como navegar até seu relatório de backlinks, veja como fazer:

  1. Navegue e clique na aba “Aquisição” no menu à esquerda. Todos os relatórios de aquisição aparecerão no menu suspenso.
  2. Em seguida, clique no menu suspenso “Todo o Tráfego”.
  3. E, finalmente, clique em “Referências”.

Passo 3: Verifique seus Backlinks Usando o Relatório de Referências

O relatório de tráfego de referência é precisamente onde seus dados de backlink residem. Agora, você sabe exatamente como verificar seus backlinks no Google Analytics. Existem, no entanto, outras técnicas avançadas que você pode aprender ao verificar backlinks na plataforma do Google.

Agora que os conceitos básicos para verificar backlinks no Google Analytics foram abordados, vamos examinar métodos mais avançados que você pode utilizar ao verificar backlinks por meio da plataforma.

Dimensões Primárias

Você sabia que pode usar dimensões primárias para ver as fontes de backlinks, bem como as páginas de destino que recebem backlinks? A dimensão primária padrão é chamada de “fonte”. É aqui que você verá os domínios de backlinking.

Para ver a página de backlink real, clique em qualquer um dos domínios. O caminho de referência será revelado quase imediatamente. Clique no ícone de seta e visite a mesma página que referencia seu site.

Depois de verificar os backlinks, você também pode dar uma olhada nas páginas de destino para encontrar aquelas que estão recebendo as referências. Você pode fazer isso clicando em “página de destino” que aparece na aba de dimensões primárias.

Em seguida, use as tabelas de dados para ver quais páginas de destino e backlinks estão com um desempenho notavelmente bom.

Observe os dados de aquisição, comportamento e conversão. Um sinal promissor é quando todas essas métricas tendem a subir, como deveriam. No entanto, as taxas de rejeição são a exceção, pois quanto menores as taxas de rejeição, melhor. Este é outro recurso importante que você não deve perder ao aprender como verificar os backlinks.

Adicionando Novos Segmentos de Público

Quando se trata do tópico “como verificar backlinks”, você pode usar segmentos de público para aprender mais sobre seus backlinks. O que torna essa técnica única é que ela detalha ou analisa os diferentes visitantes que acessam seu site por meio de backlinks.

Você pode fazer isso seguindo estes passos:

  1. Primeiramente, clique em “Adicionar Segmento” localizado na parte superior do Relatório de Referências. Essa ação abrirá as opções de segmento de público.
  2. Em seguida, use a caixa de pesquisa para procurar públicos específicos. Você também pode percorrer toda a lista de opções de segmento de público. Mas se você estiver fazendo isso pela primeira vez, experimente “Novos Usuários”.
  3. Certifique-se de clicar em “Aplicar”, pois essa ação salvará seu segmento de público.

Você verá então a porcentagem precisa de tráfego do seu novo segmento de público. Você também poderá ver os dados comparativos em todo o relatório.

Os segmentos de público são projetados para mostrar o perfil dos visitantes que chegaram ao seu site por meio de backlinks. Mas você pode não conseguir ver nenhum dado para segmentos de público específicos. Por exemplo, você não verá nada para tráfego orgânico, pois esse público específico também é tráfego de aquisição. Portanto, não há problema se você não vir nenhum dado para segmentos de público específicos.

Opções de Filtro Avançado

Este é outro recurso importante quando você quer saber como verificar os backlinks. Você pode usar filtros avançados para analisar seu relatório de backlinks e descobrir fontes de backlinks de alto desempenho. Veja precisamente como usar os filtros avançados:

  1. Primeiramente, clique no link de filtro avançado. Essa ação abrirá várias opções de filtro.
  2. Clique no “Menu suspenso Dimensão/Métrica”. É aqui que você pode selecionar como deseja analisar os dados.

Como você deseja se concentrar em backlinks que exibem métricas de comportamento de alto desempenho, defina os filtros para “incluir”. Você pode encontrar as métricas de comportamento percorrendo os menus suspensos ou usando a caixa de pesquisa.

Mas é aqui que fica um pouco complicado. Aqui, certifique-se de usar as opções “menor que/maior que” apropriadamente.

Por exemplo, como você deseja verificar os backlinks que fornecem excelentes taxas de rejeição, faz sentido definir o que é conhecido como um “teto de taxa de rejeição”. Você pode definir suas taxas de rejeição para, digamos, 65%. Isso implica que tudo o que você deseja ver são aqueles backlinks que geram uma taxa de rejeição de 65% ou muito menor.

Este é outro recurso importante quando você quer saber como verificar os backlinks. Você pode usar filtros avançados para analisar seu relatório de backlinks e descobrir fontes de backlinks de alto desempenho. Veja precisamente como usar os filtros avançados: Digamos também que você deseja ver outras métricas de comportamento, como altos volumes, etc. Portanto, você pode definir suas “páginas por sessão” para mais de 2 páginas. Você também pode definir a duração da sua sessão para muito mais de 120 segundos, ou seja, 2 minutos.

E o Google Analytics começará a mostrar apenas os backlinks que atendem a todas essas marcas de desempenho. Você pode levar seu tempo para experimentar essas opções de filtro avançado, mas você deve aprender como verificar os backlinks corretamente.

Você ainda está lendo este artigo? Isso só pode significar uma coisa: você leva muito a sério os backlinks de qualidade!

Isso é muito bom, pois os backlinks têm se mostrado regularmente desempenhando papéis cruciais no ranking ou são percebidos como fatores de ranking significativos nos algoritmos dos mecanismos de busca. Mas por que isso acontece? É porque os backlinks servem como referências de várias comunidades online.

Portanto, da próxima vez que você quiser se dedicar à construção de backlinks, aqui estão algumas coisas a ter em mente:

Qualidade do Backlink

Saber apenas como verificar os backlinks não é suficiente; a qualidade dos backlinks que você constrói importa muito. Backlinks de qualidade são aquelas referências de domínios com autoridade incrivelmente alta. Sites onde você pode obter backlinks de alta qualidade incluem Huffington Post, BBC, Mashable, etc.

Sempre Busque Altos Volumes de Backlinks

Também é uma boa prática buscar um volume significativamente alto de backlinks. Conseguir alguns backlinks de alta qualidade para o seu site é incrível e louvável.

Mas a maioria dos backlinks geralmente surge de domínios com autoridade muito baixa. Isso não tem problema, é claro, pois quanto mais domínios linkarem para o seu site, mais referências você poderá gerar de comunidades online. E a parte boa é que os principais mecanismos de busca notarão e agirão de acordo.

E é assim que se verifica os backlinks no Google Analytics. Pode ser necessário seguir os passos algumas vezes antes de pegar o jeito. Você também pode usar as técnicas avançadas depois de entender o básico.

Conhecer os fatores por trás do backlinking – como a qualidade e o volume dos backlinks – é crucial. Você poderá se concentrar mais em gerar um volume incrivelmente alto de backlinks de alta qualidade de domínios com alta autoridade.

Verificar os backlinks no Google Analytics permitirá que você saiba de onde você está obtendo a maior parte do tráfego que visita seu site. Isso permitirá que você se concentre mais na construção de mais backlinks de alto desempenho e corrija quaisquer anomalias que possam afetar aqueles que atualmente têm um desempenho notável. Esforce-se para aprender como verificar os backlinks no Google Analytics para cada um de seus sites e você estará pronto!

Share This Article
Leave a comment