COMO MELHORAR O SEO ORGÂNICO COM O GOOGLE ADWORDS

By Ubika 15 Min Read

Você está elaborando uma campanha estratégica no Google AdWords, esperando ver uma melhora significativa no tráfego orgânico e no ranking? Vale muito a pena descobrir como SEO e AdWords trabalham juntos, ou como o Google AdWords ajuda a impulsionar o SEO orgânico, já que o primeiro impacta sua visibilidade e posição nos mecanismos de busca para termos-chave.

O Google já declarou diversas vezes que anunciar com o AdWords não irá, necessariamente e diretamente, melhorar o ranking de busca orgânica. Mas existem várias maneiras que você pode adotar, que envolvem utilizar o AdWords para aprimorar significativamente sua estratégia de SEO.

Por exemplo, você pode rapidamente utilizar dados de PPC para obter insights profundos que eventualmente se transferirão para a busca orgânica, economizando assim muito tempo e dinheiro no processo. Você pode configurar uma campanha no AdWords, ativá-la e, em uma noite, gerar um grande volume de tráfego em escala. O SEO, por outro lado, pode levar até 12 meses para começar a apresentar resultados substanciais e quantificáveis.

Vamos supor que você gaste $2.000 por mês com SEO; ao final de 12 meses, você pode ter investido até $24.000 antes mesmo de saber se suas táticas de SEO funcionaram conforme o planejado.

Isso tudo é ótimo, mas e se você acabar rankeando para palavras-chave que não trazem o tráfego orgânico desejado? Ou se traz tráfego suficiente, mas não resulta em vendas?

No entanto, você pode utilizar os dados do AdWords para dar o pontapé inicial em uma nova estratégia de SEO. É assim que SEO e AdWords trabalham juntos, pois você acabará minimizando consideravelmente o risco ao testar ideias e criar provas de conceito. Você também pode explorar seus dados de Pay-Per-Click para veicular anúncios a fim de fortalecer e reforçar uma estratégia de SEO existente ou resultados de busca orgânica.

A pesquisa paga ajuda a busca orgânica? É isso que você descobrirá ao final deste artigo. Até lá, você terá descoberto como o Google AdWords ajuda o SEO orgânico.

Por Que Você Deveria Utilizar os Dados do AdWords?

A maioria das organizações que iniciam sua estratégia de SEO geralmente começa com ferramentas inovadoras do setor – como SEMrush, Ahrefs e Moz – que determinam oportunidades de segmentação de palavras-chave.

Conselhos gerais de SEO irão implorar que você procure palavras-chave relevantes com baixa concorrência, mas com um volume incrivelmente alto. E então crie conteúdo em torno de sua pesquisa para envolver totalmente os usuários da busca.

Mas então, supondo que as palavras-chave sejam comumente pesquisadas e fáceis de segmentar, encontrar sucesso deveria ser muito simples, não é? Nem sempre é o caso.

As ferramentas do setor mencionadas anteriormente podem realmente ajudá-lo a descobrir rapidamente como gerar um tráfego massivo dos mecanismos de busca. Mas a única maneira de o tráfego ser útil para você é se ele resultar em conversões ou vendas. É aqui que os dados do AdWords brilham.

Você sabia que pode usar dados de suas campanhas de PPC para analisar os termos que geram mais conversões prontamente? Você pode desbloquear uma estratégia de SEO que proporcionará um ROI (retorno sobre o investimento) incrivelmente alto, desde cadastros até compras.

Até 50% dos profissionais de marketing afirmam que seu maior desafio em termos de marketing de conteúdo é a falta de tempo. E como as estratégias de SEO podem consumir muito do seu tempo, você pode considerar impulsionar a estratégia com o AdWords. Você pode adotar estratégias que mostraram como o Google AdWords ajuda o SEO orgânico.

Como SEO e AdWords Trabalham Juntos

A seguir, veremos como SEO e AdWords funcionam em conjunto.

Você pode utilizar os dados e recursos do AdWords para impulsionar o crescimento da sua busca orgânica das seguintes maneiras:

Acelere Seus Resultados Usando Remarketing

Retargeting ou remarketing é o processo de exibir anúncios segmentados para aqueles que já visitaram seu site ou interagiram com sua marca de alguma forma.

Esta é uma ferramenta excepcional e poderosa que você pode implantar ao buscar os 98% dos indivíduos que visitaram seu site sem realizar nenhuma ação ou comprar seus serviços ou produtos.

Assume-se que esses visitantes já conhecem sua marca, pois interagiram com ela de alguma forma. Eles são muito mais propensos a responder a anúncios de retargeting do que estranhos aleatórios na internet.

O remarketing comprovadamente melhora os resultados de SEO de duas maneiras distintas e significativas:

  • Conheça melhor seus clientes em potencial: Ao analisar sua lista de remarketing, você pode aprender mais sobre seus clientes em potencial. Você pode aproveitar fatores como seus interesses de longo prazo, bem como o que eles estão realmente procurando comprar, para refinar os tipos de palavras-chave e conteúdo que você deve empregar em sua estratégia de SEO. Você pode obter mais informações acessando sua conta do AdWords. Verifique o canto superior direito da sua conta e clique no menu “Chave Inglesa”. Em seguida, navegue até “Biblioteca compartilhada” > “Gerenciador de público-alvo”. À esquerda, você verá a guia “Insights do público-alvo”. Clique na guia e você obterá todos os detalhes valiosos quando se trata de remarketing para o público de sua escolha.
  • Recapture ou reconquiste visitantes não convertidos: Pesquisas mostraram que são necessárias cerca de 5 ou mais impressões de marca antes que um cliente potencial se torne um cliente pagante, fazendo uma compra, pelo menos 80% das vezes. O remarketing permite que você alcance seu público várias vezes de forma fácil e econômica. Isso também permite que você extraia convenientemente o máximo valor de cada um de seus visitantes de busca orgânica, especialmente aqueles que não convertem imediatamente.

O remarketing também comprovadamente melhora a lembrança da marca, o que torna ainda mais provável que eles pesquisem diligentemente o nome da sua marca ou loja de comércio eletrônico muito mais tarde por meio da busca orgânica.

Permanecer na mente do seu público gera confiança, e eles estarão mais do que dispostos a compartilhar seu conteúdo com seus amigos ou contatos, ganhando assim muitos backlinks legitimamente.

Ainda se perguntando “a pesquisa paga ajuda a busca orgânica?”, continue lendo para descobrir!

CTRs de Anúncios (Taxas de Cliques)

A taxa de cliques pode ser definida como a porcentagem de indivíduos que clicaram em um anúncio específico, e é uma das métricas mais importantes a serem observadas ao determinar como o Google AdWords ajuda o SEO orgânico ou como SEO e AdWords trabalham juntos.

Normalmente, uma alta taxa de cliques (CTR) é uma indicação de que o anúncio está bem escrito. Muitas pessoas viram o anúncio e foram convencidas o suficiente para interagir e responder a ele.

Se você traduzir suas altas taxas de cliques diretamente da sua conta do AdWords para os snippets de busca orgânica, isso trará dividendos incríveis. Um aumento na sua taxa de cliques de busca orgânica trará mais tráfego diretamente dos seus rankings existentes, ao mesmo tempo em que o ajudará a melhorar seus rankings também. Isso acabará criando o que é conhecido como um “efeito volante”, onde você gera ainda mais tráfego.

Isso ocorre porque a taxa de cliques é um dos principais fatores que o “RankBrain”, o algoritmo de aprendizado de máquina do Google, analisa para determinar se seu site merece ou não melhores rankings.

Mas então, é preciso ter cuidado para não prometer demais e entregar de menos. Em outras palavras, tome cuidado para não otimizar as taxas de cliques às custas do tempo de permanência e da taxa de rejeição.

Verifique sua conta do AdWords para ver se você consegue encontrar alguma tendência, padrão ou denominadores comuns de palavras-chave e anúncios com alto CTR. Você pode ter que realizar alguns testes se não conseguir encontrar insights acionáveis em pouco tempo.

Relatórios de Termos de Pesquisa

Outra excelente maneira de descobrir como SEO e AdWords trabalham juntos é analisando os relatórios de Termos de Pesquisa. Palavras-chave são as frases que você segmenta no AdWords, enquanto termos de pesquisa se referem às frases que as pessoas ou usuários de mecanismos de busca realmente digitam na caixa de pesquisa do Google.

O relatório de Termos de Pesquisa do AdWords mostra as frases exatas que as pessoas estão digitando na caixa de pesquisa, acionando assim seus anúncios. Isso permitirá que você segmente essas frases com SEO.

Você pode ver isso ao acessar a seção “Palavras-chave” na sua conta do AdWords. Clique na guia “Termos de pesquisa” localizada na parte superior para ver as frases ou palavras que obtêm muitas impressões. Descubra os termos que estão trazendo seu público-alvo para seu site e que acabam convertendo-os em clientes fiéis.

Ao entender e retargetizar essas tendências, você terá uma perspectiva muito melhor de como o Google – e os usuários que utilizam o mecanismo de busca número 1 – respondem às suas campanhas de PPC.

Lembre-se – em sua busca para aprender como o Google AdWords ajuda o SEO orgânico – que uma estratégia de otimização para mecanismos de busca bem-sucedida segmenta apenas palavras-chave com base na intenção do usuário e não apenas no volume de busca. Por exemplo, palavras-chave curtas e altamente competitivas podem ter vários milhões de impressões de anúncios.

No entanto, concentrar seu foco principal em segmentar essas palavras-chave curtas organicamente não vale a pena, especialmente se as pessoas que fazem essas pesquisas não clicarem no seu site e não se converterem em leads ou clientes pagantes. Isso além da extrema dificuldade de rankear bem para palavras-chave supercompetitivas.

Dados de Público-Alvo da Rede de Display

Uma coisa que fica abundantemente clara quando se trata de fatores externos, apesar da ausência de fatores de ranking do Google: backlinks são altamente essenciais.

A Backlinko analisou até 1 milhão de resultados de mecanismos de busca e descobriu que URLs que ocupam os primeiros lugares na primeira página do Google têm nada menos que 200 domínios de referência apontando backlinks para eles.

No entanto, construir esse número incrível de links para cada página que você deseja rankear no Google pode ser desafiador. É aqui que os dados da Rede de Display do Google entram em ação.

Se você já está veiculando anúncios de display, pode usar esses dados para encontrar excelentes e notáveis oportunidades de construção de links para melhorar significativamente seus rankings.

Você pode fazer isso acessando o relatório de “Posicionamentos” em uma campanha de display. Em seguida, verifique e clique na guia “Onde os anúncios foram exibidos” que está na parte superior. Isso revelará uma lista de sites onde seus anúncios foram exibidos, juntamente com o desempenho de cada um.

Classifique por conversões ou cliques e, em seguida, considere o que você vê. Então, para cada entrada que parecer muito promissora:

  • Clique nos anúncios de display para acessar o site e verifique se o site tem um público altamente engajado que possa estar potencialmente interessado em sua empresa.
  • Em seguida, utilize qualquer ferramenta como Moz ou Ahrefs para verificar a autoridade de domínio do site. Isso lhe dará uma ideia aproximada, mas excelente, de quão valioso será um link desse site específico.
  • Para sites que são muito bons, tente entrar em contato para obter um backlink deles por meio de guest posting ou qualquer outro método válido de construção de links que você possa implantar. Esta é uma ótima estratégia para ajudar com a pergunta “a pesquisa paga ajuda a busca orgânica?”.

Esta é uma das maneiras mais fáceis de encontrar sites relevantes para gerar backlinks. Isso permitirá que você aproveite ao máximo os dados da sua campanha de PPC.

Share This Article
Leave a comment