Empresas ao redor do mundo estão reconhecendo a importância de se adaptar aos rápidos avanços tecnológicos. Melhorar o conjunto de habilidades geral de uma organização pode ajudá-la a garantir novas oportunidades. Como resultado, um número crescente de empresas está recorrendo à ideia de contratar desenvolvedores especializados e remotos para complementar projetos com novas iniciativas de tecnologia. Abordagens alternativas de terceirização, por outro lado, podem ser benéficas. Então, quando você deve contratar um desenvolvedor dedicado para o seu projeto?
Pessoas que criam software são conhecidas como programadores, engenheiros de software e desenvolvedores de software. Essas tarefas interagem e se sobrepõem, e a dinâmica entre agências e comunidades de desenvolvimento varia muito.
Programadores escrevem código fonte que permite aos computadores realizar tarefas, incluindo integrar bancos de dados, processar pedidos online, rotear comunicações, realizar buscas e exibir texto e imagens. Os programadores geralmente recebem instruções de desenvolvedores e engenheiros de software e as executam usando linguagens de programação como C++ ou Java.
Desenvolvedores dedicados empregam ideias de engenharia de software para projetar software e sistemas a fim de resolver problemas. Em vez de resolver para uma instância ou cliente específico, eles constroem soluções usando linguagens de modelagem e outras ferramentas que podem ser aplicadas a dificuldades de forma geral. As soluções de engenharia de software devem aderir a princípios científicos e funcionar em um ambiente do mundo real, como pontes ou elevadores.
Suas funções cresceram à medida que as coisas se tornaram mais complexas, com a adição de microprocessadores, sensores e software. Não apenas mais produtos dependem de software para se destacar no mercado, mas o desenvolvimento de software pode, às vezes, estar ligado ao desenvolvimento mecânico e elétrico.
Os desenvolvedores de software têm um papel menos formal do que os engenheiros e podem estar mais envolvidos em certas áreas do projeto, como o desenvolvimento de código. Eles também são responsáveis por todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software, o que envolve trabalhar em equipes multifuncionais para transformar requisitos em recursos, gerenciar equipes e processos de desenvolvimento e executar testes e manutenção de software.
Em muitos aspectos, o desenvolvimento de software personalizado difere do desenvolvimento de software comercial. O desenvolvimento de software personalizado é o processo de projetar, construir, implantar e manter software para um conjunto específico de usuários, funções ou organizações. O software COTS, por outro lado, é projetado para atender a uma ampla variedade de requisitos, permitindo que seja empacotado, comercializado e fornecido comercialmente.
COVID-19 e desenvolvimento de software
A pandemia atual fez com que as empresas de desenvolvimento de software reconsiderassem o que constitui um ambiente de trabalho normal. Após a COVID-19, um número crescente de empresas adotou o conceito de “Trabalho Remoto”. O desejo das empresas de contratar engenheiros remotos cresceu à medida que todos perceberam que o trabalho remoto não é mais tão ineficiente como antes.
Várias organizações também contratam equipes de desenvolvimento dedicadas de fornecedores de outsourcing como parte de sua estratégia de continuidade de negócios. Empresas de todos os tamanhos, de startups a grandes corporações, se beneficiam da estratégia de contratar desenvolvedores. Independentemente de seu tamanho ou recursos financeiros, as empresas estão cada vez mais expandindo suas equipes de desenvolvimento para lançar novos modelos operacionais baseados em avanços tecnológicos.
Dessa forma, o surto de COVID-19, juntamente com uma crescente dependência de trabalhadores remotos, tornou as equipes de desenvolvimento de software dedicadas o novo normal.
Quando é aceitável contratar uma equipe de desenvolvedores dedicados?
Quando o escopo do projeto não pode ser precisamente especificado e as necessidades podem variar ao longo do processo de desenvolvimento de software, desenvolvedores dedicados são a melhor escolha. O objetivo fundamental desta estratégia é empregar uma equipe que possa compensar quaisquer lacunas de experiência e operar como se fossem seus próprios funcionários.
A ideia de uma equipe de desenvolvimento de software dedicada pode ser benéfica em uma variedade de situações, pois é um modelo de outsourcing flexível que superou a maioria das dificuldades de contratação de freelancers, como prazos perdidos e má comunicação do projeto.
À medida que um número crescente de empresas utiliza desenvolvedores offshore para suas operações, a necessidade de desenvolvedores offshore especializados está em constante expansão. Isso ocorre porque existem várias situações em que a contratação de equipes de desenvolvimento dedicadas compensa enormemente. Vejamos algumas razões:
1. Compensando a falta de conhecimento
A indústria de TI se move em um ritmo alucinante. No setor de TI, novas tecnologias se desenvolvem quase todos os dias, eliminando as mais antigas. Com tantos recursos disponíveis, um desenvolvedor só pode aprender até certo ponto e se tornar um especialista em um pequeno subconjunto de tecnologias.
É possível que a equipe de desenvolvimento interna de uma empresa não tenha a experiência e o conhecimento necessários para um projeto específico. Nesta etapa, desenvolvedores dedicados são necessários. As empresas podem aproveitar as tecnologias mais recentes contratando desenvolvedores profissionais com um conhecimento amplo e profundo de tecnologia.
Em outras palavras, quando um projeto precisa do uso de tecnologias com as quais sua equipe interna não está familiarizada, contratar uma equipe de desenvolvimento remota é a melhor alternativa.
2. Incerteza sobre o escopo de um projeto
Às vezes, pode ser difícil para uma empresa especificar precisamente o escopo de um projeto. Em certas circunstâncias, o processo de desenvolvimento de software leva muito tempo. No entanto, ao contratar um desenvolvedor profissional, a empresa pode conseguir levar adiante tais planos.
Ao recrutar desenvolvedores especializados da Índia ou de outro país com custos de mão de obra mais baixos, você pode diminuir os desvios de cronograma e custos. Tudo o que você precisa fazer é pagar aos desenvolvedores dedicados um salário predeterminado pelas horas trabalhadas, e parte do trabalho da empresa de desenvolvimento será ajudá-lo com o escopo do projeto. Além disso, como os desenvolvedores remotos oferecem flexibilidade de projeto, você pode gerenciar efetivamente quaisquer alterações nos requisitos do projeto.
3. Mantendo parcerias de longo prazo vivas
Certos projetos precisam de uma parceria de longo prazo entre a equipe de desenvolvimento e a empresa. O tamanho da equipe flutua dependendo das necessidades e do desenvolvimento do projeto. A empresa pode, às vezes, empregar um especialista para uma determinada função e, em outras ocasiões, demitir alguém.
Ao contratar equipes de desenvolvimento dedicadas, a empresa pode estabelecer uma parceria separada com o fornecedor de outsourcing. Isso garante que todos os requisitos do projeto sejam atendidos com facilidade.
4. Projetos com orçamento apertado
Quando o escopo de um projeto é limitado, os desenvolvedores remotos se tornam mais importantes.
Vamos imaginar que uma empresa deseja adicionar um novo recurso a um produto existente agora. Em vez de interromper a equipe regular, é melhor contratar um desenvolvedor especializado para essas necessidades de curto prazo. Assim que o novo recurso for lançado, o desenvolvedor contratado pode ser dispensado de suas obrigações.
Também é uma boa ideia contratar uma equipe de desenvolvimento dedicada quando a equipe interna está sobrecarregada de tarefas. Em vez de montar e atrasar projetos, uma empresa pode terceirizar tarefas de alta prioridade para a equipe principal e o restante para a equipe offshore.
Como contratar desenvolvedores dedicados para o seu projeto
As seguintes são as maneiras mais eficazes de contratar desenvolvedores especializados:
As seguintes são algumas das maneiras mais eficazes de encontrar desenvolvedores especializados que atendam às suas necessidades:
1. Empresas de outsourcing de software
As empresas de outsourcing de desenvolvimento de software offshore costumam ser as mais eficazes na construção de equipes talentosas e dedicadas.
Essas empresas funcionam como intermediárias entre pessoas que procuram trabalho e aquelas que procuram mão de obra. Como resultado, elas preferem recomendar empresas de desenvolvimento de software com boa reputação e muita experiência.
Além disso, essas empresas só contratam desenvolvedores que passaram por rigorosos processos de seleção, demonstrando sua eficácia. Isso economiza seu tempo e trabalho de avaliar cuidadosamente cada candidato.
2. Mecanismos de busca na internet
Você também pode procurar equipes de desenvolvimento especializadas usando o Google ou outros mecanismos de busca. Verificar os resultados da pesquisa para obter avaliações e classificações pode lhe dar uma ideia de quão competentes eles são no que fazem.
Você também pode postar suas vagas de emprego em quadros de empregos e sites de leilão. Usando um mecanismo de busca, você pode encontrar muitos engenheiros de software freelancers.
3. Lista de referências
Verifique com outras empresas que contrataram recentemente desenvolvedores especializados para ajudá-las. O conhecimento e as sugestões deles podem ser muito úteis.
No entanto, o tipo de trabalho realizado pela equipe contratada deve ser considerado. Examine as especificações do projeto para ver se elas atendem às suas expectativas.
Como escolher os engenheiros mais dedicados de um grupo de candidatos?
Contrate os serviços de uma equipe de desenvolvimento profissional.
Você precisará comparar e avaliar cada possibilidade depois de encontrar as melhores. As seguintes são as coisas mais importantes a serem consideradas ao procurar uma empresa de desenvolvimento confiável.
Para começar, existem os portfólios.
Olhar para os clientes com quem a empresa trabalhou e o tipo de projetos que realizaram pode fornecer muitas informações úteis. Você também pode entrar em contato com clientes anteriores da organização para saber sobre suas experiências.
2. Um alto nível de profissionalismo
O conhecimento de plataformas, ferramentas e tecnologias por parte dos desenvolvedores dedicados demonstra a experiência de uma empresa. Os desenvolvedores de uma empresa de outsourcing respeitável estariam atualizados sobre as tecnologias, linguagens, bancos de dados e ferramentas de desenvolvimento de software mais recentes.
3. Confiabilidade
Alguns de seus melhores candidatos provavelmente serão de países com fusos horários diferentes do seu. Como consequência, é vital saber com antecedência como eles se sentem em relação a barreiras linguísticas, bem como diferenças culturais e de horas de trabalho.
O número quatro é a comunicação.
Ao entrevistar candidatos, levante o assunto da comunicação e pergunte sobre sua abordagem preferida.
Desenvolvedores dedicados podem ajudar empresas de todos os tamanhos, de pequenas a grandes. Se sua organização carece de conhecimento interno, contratar equipes de desenvolvimento profissional funciona maravilhas. Eles assumem as atividades de sua equipe interna e fornecem as competências especializadas necessárias para produzir aplicativos de alta qualidade. Você pode liberá-los imediatamente após o término do trabalho, proporcionando maior flexibilidade ao seu projeto.
O desenvolvimento de software bem-sucedido tem algumas qualidades importantes.
Saber como usar o desenvolvimento de software para diferenciar marcas e obter uma vantagem competitiva requer uma compreensão completa dos processos e tecnologias que podem ajudar a acelerar a implantação, a qualidade e a eficácia do software.
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que os computadores tomem decisões e aprendam da mesma forma que os humanos. Desenvolvedores e empresas podem construir produtos e serviços que revolucionam setores e os colocam à frente da concorrência, combinando redes neurais, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e habilidades cognitivas. A Prometteur Solutions oferece interfaces de programação de aplicativos (APIs) que permitem que os desenvolvedores se conectem e usem os recursos de IA em seus aplicativos. Você também pode usar a Prometteur Solutions para examinar as especificações do seu produto em busca de ambiguidade, atores obscuros, requisitos compostos ou negativos, unidades ou tolerâncias ausentes, requisitos incompletos e valores não específicos.
Desenvolvimento nativo em nuvem
O desenvolvimento nativo em nuvem é uma técnica para desenvolver aplicativos que aproveitam os recursos da nuvem. Microsserviços, que são componentes pequenos e reutilizáveis que podem ser utilizados em qualquer ambiente de nuvem, compõem um software nativo em nuvem. Os microsserviços são frequentemente empacotados em contêineres e usados como blocos de construção. Devido a esse design, os aplicativos nativos em nuvem podem usar ambientes de nuvem para melhorar o desempenho, a flexibilidade e a extensibilidade dos aplicativos.
Desenvolvimento baseado em nuvem:
Empresas de desenvolvimento de software, como empresas de TI, estão recorrendo à nuvem para gerenciar melhor os recursos e economizar custos. A nuvem pode ser usada como um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) rápido, adaptável e econômico ou como uma Plataforma de desenvolvimento como Serviço (PaaS) nesse método. Um ambiente de desenvolvimento baseado em nuvem pode ser usado para codificação, design, integração, teste e outras tarefas de desenvolvimento. APIs, microsserviços, DevOps e outros serviços, ferramentas e conhecimento de desenvolvimento também podem ser fornecidos.
Blockchain
Blockchain é um livro-razão seguro e conectado digitalmente que diminui o custo e o risco que bancos, agências regulatórias e outros intermediários trazem para a mesa. Ele auxilia na transformação, fornecendo fundos, acelerando operações, reduzindo custos de transação e muito mais. O Blockchain tem muitas possibilidades para desenvolvedores de software. Livros-razão distribuídos e tecnologias Hyperledger de código aberto (link existe fora de ibm.com) estão sendo usados por desenvolvedores para revolucionar a forma como as empresas operam.
A Forrester define low code como “soluções de desenvolvimento de aplicativos e/ou serviços de nuvem que empregam abordagens visuais e declarativas em vez de programação e estão disponíveis para os clientes a um custo baixo ou nenhum em termos de dinheiro e treinamento…” 4 Em uma palavra, é uma estratégia de desenvolvimento que elimina a necessidade de codificação e permite que não codificadores ou desenvolvedores cidadãos construam ou participem da produção de aplicativos mais rapidamente e a um custo menor do que os métodos tradicionais.