Como o Offshoring Economiza Tempo e Dinheiro

By Ubika 15 Min Read

Offshoring pode ser um desafio para muitas empresas. É comum que as empresas contratem funcionários no país de destino para supervisionar o processo e garantir que tudo corra bem. Entrar em contato com pessoas diferentes para um projeto pode ser difícil e caro, mas é necessário contratar pessoas que entendam seu negócio e os aspectos culturais do país para onde você deseja realocar sua empresa.

O processo de realocar sua unidade de negócios para um país diferente onde os custos operacionais são mais baixos é conhecido como offshoring. É uma das formas mais eficazes de delegar a tarefa a uma equipe terceirizada em uma região onde o desenvolvimento é mais acessível e todas as necessidades do cliente são atendidas.

Ao longo da última década, os negócios evoluíram enormemente, e mais empresas de software, serviços de TI e produtos estão cada vez mais terceirizando projetos para equipes offshore de baixo custo. Muitas organizações que dependem apenas de expertise interna se beneficiaram do offshoring de seus projetos como resultado dos avanços técnicos. Apesar de o método ter uma longa história, os empreendedores perceberam recentemente que ele é mais produtivo e se adapta melhor aos seus orçamentos.

Quase 54% de todas as empresas atualmente utilizam assistência de terceiros. As empresas gastarão cerca de US$ 80 bilhões em offshoring em 2020-2021, de acordo com a ‘Statistica’, e 78% dos proprietários de empresas confiam em seus parceiros de offshoring. A razão para isso é que você economiza tempo e dinheiro, ao mesmo tempo em que adquire as habilidades necessárias para fazer o trabalho de forma mais rápida e eficaz.


Quais são algumas das maneiras pelas quais o offshoring pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro?

Atualmente, as empresas estão terceirizando a fabricação para nações em desenvolvimento com pessoal qualificado que pode oferecer tarifas mais baratas para as empresas gerarem lucros e, ao mesmo tempo, explorar a força de trabalho. Para proteger esses trabalhadores, precisamos fornecer-lhes melhores salários, melhores condições de trabalho e uma oportunidade de ascensão na força de trabalho, transferindo o trabalho para eles. Devido aos seus baixos custos de desenvolvimento de produtos, o offshoring se torna muito econômico em países em desenvolvimento.

Cobrimos todas as suas despesas.

Você não precisa pagar pela infraestrutura, recursos, programas de treinamento ou custos de equipamento relacionados à formação de uma equipe, pois as equipes offshore operam em um país estrangeiro. O provedor de serviços cuida de tudo, minimizando assim o custo total.

Recrutamento em um curto período de tempo

Empresas de recrutamento offshore podem ser caras e demoradas. Você precisa investir muito tempo em entrevistas, triagem de currículos e passar por pilhas de aplicativos. Já pensou em terceirizar suas necessidades de pessoal offshore para uma empresa profissional? Você está com sorte porque somos a melhor empresa de recrutamento offshore! Facilitamos tudo para você. Tudo o que você precisa fazer é nos dizer o que está em sua lista de desejos para o membro da equipe dos seus sonhos — nós faremos o resto.

Na maioria das vezes, os provedores de serviços cuidam do recrutamento da equipe offshore, o que o isenta da obrigação de selecionar e contratar pessoal. A formação da equipe também é mais simples e rápida, pois eles normalmente têm alguns de seus membros experientes da equipe interna.

Profissionais que receberam treinamento

Profissionais em modelos offshore são frequentemente bem-informados e podem nem precisar de treinamento para ingressar. Além disso, o offshoring proporciona acesso a um pool maior de talentos de outros países, trazendo novas ideias e perspectivas para a mesa.

Vantagens fiscais e regulatórias

Para atrair clientes internacionais, os países em desenvolvimento frequentemente oferecem reduções de impostos e incentivos financeiros. Isso pode beneficiar o negócio offshore, pois eles serão aliviados de custos fiscais adicionais que geralmente excedem o orçamento do cliente.


Como o offshoring funciona na Prometteur Solutions?

Quando um cliente nos procura com um projeto, a primeira coisa que fazemos é agendar uma série de reuniões para examinar minuciosamente o escopo do projeto. Após muitas discussões e análises, o cliente recebe uma documentação extensa descrevendo os tipos de necessidades que uma equipe exigiria, como cargos, KPIs, horas de trabalho, o número de especialistas atuais, e assim por diante.

Após a conclusão desses elementos, o custo total é documentado de forma transparente e entregue ao cliente. Você pode então decidir se nosso modelo é apropriado para as necessidades da sua empresa. Se o cliente aceitar os termos, a equipe de recrutamento é notificada imediatamente, e o processo de formação de uma equipe de desenvolvimento dedicada começa.

Formação da Equipe

Através de triagem e recrutamento, formamos uma equipe dedicada.

Assim que o cliente aprova, a equipe de RH começa a selecionar membros da equipe interna que são uma combinação perfeita para a expertise necessária. Se um perfil estiver faltando, a posição é preenchida recrutando de fora da empresa.

O candidato escolhido deve passar por várias rodadas de testes para que a Prometteur Solutions possa confirmar que o indivíduo contratado é altamente competente e possui expertise específica no domínio. Da mesma forma, a equipe completa é construída em duas a três semanas, e os indivíduos são treinados em tecnologia especializada se o projeto exigir.

Finalmente, a equipe completa é integrada, e nós auxiliamos os membros da equipe na obtenção das licenças de software e controles de segurança apropriados durante o processo. Os procedimentos são iniciados quando todo o hardware e software foram verificados novamente quanto à eficácia.

Iniciação do Projeto

Começamos a trabalhar no produto, mantendo o cliente informado.

O arquiteto de soluções projeta o design do produto e o desenvolvimento começa assim que a equipe é treinada em expertise específica do domínio.

O cliente é atualizado sobre todos os desenvolvimentos e recebe autonomia para direcionar a equipe para atender às suas necessidades. Além disso, o cliente tem controle total sobre as responsabilidades dos membros e pode criar ou atualizar a hierarquia conforme necessário. Conversas provisórias e comunicação frequente garantem que a equipe permaneça no caminho certo, além de auxiliar os clientes a avaliar e alterar as necessidades em caso de mudanças de escopo ou de funcionalidades.

Isso garante que todas as iterações necessárias sejam concluídas ao mesmo tempo, em vez de esperar pelo teste de QA. Afirmamos oferecer itens prometidos pela primeira vez, pois os defeitos são eliminados em primeira mão.

Suporte a Longo Prazo

Oferecemos suporte e manutenção com serviço completo.

Nossos funcionários operam de acordo com os fusos horários de nossos clientes. Na Prometteur Solutions, garantimos que nossos clientes tenham acesso a suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, e que, uma vez que o produto esteja online, nossa equipe ajude a mantê-lo de acordo com o contrato.

Além disso, nossa equipe realiza inspeções periódicas para novas funcionalidades que podem ser introduzidas para tornar o produto mais estável e contínuo. Como resultado, nossos clientes podem contar conosco não apenas para assistência técnica até o lançamento do produto, mas também depois. Eles assumem a responsabilidade pela equipe e são capazes de analisar cada detalhe para obter os melhores resultados de nossa parte.


Modelos de Offshoring e como funcionam

Construir, Operar e Transferir (Build, Operate, Transfer – BOT)

Build, operate, and transfer são as três fases principais deste paradigma. A fase de “construção” inclui toda a P&D, bem como o recrutamento de recursos. O provedor de serviços cuida de tudo, desde o planejamento do número de funcionários até a triagem de recursos, recrutamento, treinamento, integração e requisitos de infraestrutura. O cliente, por outro lado, tem controle total sobre as operações. A Prometteur oferece a você a capacidade de criar a hierarquia como você bem entender para que possa adquirir o melhor produto do mercado.

A fase de operação denota o início do processo de desenvolvimento, que inclui codificação, atualizações e administração do produto, bem como manutenção e suporte. Consultoria técnica e de marketing, administração de folha de pagamento e tarefas de RH estão acontecendo ao mesmo tempo.

Quando você estiver pronto para iniciar um negócio local, enviaremos uma equipe completa a um preço fixo. Você mantém o controle de sua equipe e conhecimento do produto em todos os momentos. Também podemos ajudá-lo a registrar seu negócio, encontrar um escritório e configurar procedimentos.

Tempo e Material / Horário

Clientes com projetos de longo prazo, onde as necessidades mudam frequentemente e o escopo do trabalho é incerto, bem como as cargas de trabalho variáveis da equipe de desenvolvimento, se beneficiam da abordagem de tempo e material. Essa abordagem oferece ao cliente controle total sobre o projeto, permitindo que ele altere ou modifique as especificações do projeto a qualquer momento. Além disso, quando as necessidades do projeto mudam, o tamanho da equipe e os recursos dedicados a ele podem ser rapidamente ajustados, economizando tempo e dinheiro.

Vantagens da cobrança por hora / tempo e material

  • Este paradigma funciona bem para projetos enormes e de longo prazo com um resultado final inesperado.
  • Clientes e provedores de serviços se beneficiam deste paradigma de baixo risco.
  • O orçamento geralmente é flexível e há risco mínimo de falha.
  • O cliente tem considerável influência sobre o projeto, bem como quaisquer melhorias sob demanda feitas ao longo do projeto.

Desvantagens

  • As datas de conclusão do projeto podem ser flexíveis ou indeterminadas.
  • Devido a mudanças imprevistas que podem afetar o custo total de desenvolvimento, o orçamento estimado pode diferir do orçamento final.
  • O cliente tem o poder de fazer modificações ou supervisionar todo o processo de desenvolvimento.
  • Prazos desconhecidos.
  • Quaisquer adições de funcionalidades ao projeto podem ter uma influência direta no tempo de lançamento do produto no mercado.
  • O orçamento não é especificado.
  • Devido à imprevisibilidade do tempo necessário para desenvolver e implantar funcionalidades, o preço do projeto sob esta abordagem é sempre provisório. Os proprietários de produtos são frequentemente responsáveis por todas as iterações, bem como pelo processo de desenvolvimento. O cliente perde tanto os desenvolvedores quanto a expertise em desenvolvimento de produtos.

Modelo de Preço Fixo

Para projetos de curto prazo com requisitos específicos e bem documentados, o outsourcing de preço fixo é ideal. Ele tem um escopo e requisitos de projeto definidos, bem como um cronograma de entrega e orçamento fixos. A empresa offshore pode fornecer um cronograma e um preço estimado com base no escopo e na complexidade do projeto quando o cliente fornece um prazo e um conjunto específico de requisitos para o produto final que provavelmente não mudará durante o projeto.

Durante a conversa, as etapas de desenvolvimento são definidas, e o processo é seguido usando uma abordagem em cascata (waterfall). Além disso, embora esta abordagem de engajamento não exija supervisão do cliente, ela implica certos riscos relacionados ao escopo para ambos os lados, pois quaisquer desvios do plano inicial resultariam em custos extras.

Vantagens

  • Bom para projetos de pequeno e médio porte com necessidades e resultados bem definidos desde o início.
  • Antes do início do projeto, o custo e o cronograma são cuidadosamente estabelecidos.
  • Como os provedores de serviços gerenciam o desenvolvimento e as entregas de ponta a ponta, o cliente requer muito pouca supervisão.
  • Há pouca chance de perder dinheiro, pois as condições de pagamento são claramente estabelecidas.

Desvantagens

  • Planejar e documentar cada etapa ou necessidade é um procedimento demorado.
  • Foco em concluir o escopo de trabalho acordado, não em produzir um resultado superior.
  • Há uma boa chance de você ter um produto que não se encaixa no mercado.
  • É muito difícil fazer ajustes em um projeto uma vez que ele foi iniciado, tanto durante quanto após sua conclusão.
  • Em termos de lidar com recursos extras e solicitações de modificação, há menos flexibilidade.
  • O controle do cliente é limitado porque a empresa lida com todo o processo de desenvolvimento.
Share This Article
Leave a comment