Estamos vivendo em um mundo de digitalização acelerada. A indústria de desenvolvimento de aplicativos está em constante evolução, a um ritmo exponencial. Com o avanço da IoT, IA e 5G, o futuro do desenvolvimento de aplicativos híbridos nunca pareceu tão promissor. É vital que as empresas abracem essa mudança e a usem a seu favor.
Sim! Uma nova era no desenvolvimento de aplicativos está no horizonte, e será uma era de aplicativos híbridos. Em um artigo recente da Forbes, foi relatado que o desenvolvimento de aplicativos híbridos será um foco importante para os desenvolvedores em 2023. Isso se deve ao aumento das empresas “mobile-first” e “cloud-native”. Nesta postagem do blog, vamos explorar o que é o desenvolvimento de aplicativos híbridos, como ele pode beneficiar seu negócio no futuro e muito mais.
O desenvolvimento de aplicativos híbridos está se tornando mais popular por duas razões:
- Ele aborda as limitações dos aplicativos nativos.
- Ele melhora as deficiências dos aplicativos web.
Os desenvolvedores que dominam essas tecnologias serão capazes de entregar o melhor produto possível.
O Que é o Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos?
Como o nome sugere, o desenvolvimento de aplicativos híbridos envolve o uso de tecnologias nativas e web. Ele combina o melhor dos dois mundos para oferecer o melhor de ambos. Além de economizar custos de desenvolvimento, também exige menos habilidades a serem contratadas. Desenvolvedores de aplicativos e empresas agora podem se dar ao luxo de contratar talentos altamente qualificados para o desenvolvimento de aplicativos híbridos.
Usando componentes WebView, um aplicativo móvel híbrido parece ser um aplicativo móvel comum. Um WebView é um tipo de contêiner que pode exibir informações online do que parece, para o usuário comum, ser um simples aplicativo móvel nativo. Se necessário, a maioria dos desenvolvedores competentes incluirá partes nativas em seu aplicativo híbrido para utilizar a funcionalidade de hardware do dispositivo.
Por Que o Desenvolvimento Híbrido é o Futuro dos Negócios?
Apesar do burburinho e de tudo o que foi escrito, os aplicativos híbridos podem fazer mais do que apenas complementar os aplicativos móveis tradicionais. Na verdade, eles são mais adequados para o futuro do desenvolvimento de negócios. Com a maioria dos aplicativos atuais incluindo tudo, desde comércio até análises, agora é possível criar aplicativos que integram várias outras funcionalidades em um único app. Isso significa que clientes e empresas estão realmente obtendo o que querem, como querem e o que precisam quando precisam.
Aplicativos híbridos oferecem aos usuários tudo o que eles precisam, ao mesmo tempo em que proporcionam a empresas e desenvolvedores uma maneira flexível de integrar o que for necessário. Por exemplo, o marketing móvel ainda é uma indústria emergente.
O Que Implica o Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos?
Um aplicativo híbrido pode ser desenvolvido aproveitando o imenso poder da nuvem para reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento. Criamos aplicativos que se sobrepõem a uma plataforma existente, como um sistema ERP, que é então conectado a uma nuvem específica. Esse tipo de aplicativo híbrido elimina a necessidade de custos de infraestrutura caros, resultando em um aplicativo rápido, acessível e escalável, flexível para qualquer negócio.
Além disso, o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma não é o mesmo que o desenvolvimento de aplicativos híbridos. Embora ambos os termos sejam frequentemente usados de forma intercambiável, o desenvolvimento multiplataforma se refere a um método mais nativo no qual os desenvolvedores escrevem seu código em JavaScript e utilizam tecnologias de ponte para permitir que o código seja compartilhado entre plataformas.
Aplicativo Híbrido vs. Aplicativo Nativo
Um aplicativo híbrido é basicamente um wrapper para um sistema operacional (SO) ou plataforma móvel que permite usar um ou mais recursos nativos do dispositivo. Esse tipo de aplicativo pode ser multiplataforma, o que significa que pode funcionar em vários sistemas operacionais. No entanto, os aplicativos híbridos geralmente são direcionados a um SO porque o código subjacente é específico para esse SO.
Por outro lado, o desenvolvimento de aplicativos nativos refere-se à codificação de um aplicativo especificamente para uma interface de programação de aplicativos (API) e não à sua compilação cruzada para outras plataformas. A base de código para esse tipo de aplicativo geralmente é escrita na linguagem de programação associada à API fornecida, como Java para aplicativos Android ou Objective-C para aplicativos iOS.
Por Que Escolher o Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos?
O desenvolvimento de aplicativos híbridos é uma maneira econômica para as empresas alavancarem seus recursos existentes, ao mesmo tempo em que aprimoram seus produtos e serviços. As empresas podem implementar e implantar o aplicativo por conta própria, enquanto terceirizam alguns dos detalhes mais tediosos para um desenvolvedor externo.
Benefícios do Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos
O desenvolvimento de aplicativos híbridos é a nova onda, o novo “cool”, e a nova forma de fazer as coisas. Os benefícios do desenvolvimento de aplicativos híbridos são imensos. Ele oferece todos os benefícios do desenvolvimento de aplicativos nativos, com o benefício adicional de poder usar tecnologias web. Então, quais são os benefícios do desenvolvimento de aplicativos híbridos?
Escalabilidade
Aplicativos híbridos são mais fáceis de expandir, já que compartilham uma única base de código. Expandir e aprimorar seu aplicativo híbrido não precisa ser difícil. As atualizações de versão, por exemplo, são limitadas a uma única base de código, e as interfaces com outros aplicativos são igualmente limitadas. Ao dimensionar, uma única base de código implica em compatibilidade mais estável.
Por definição, o desenvolvimento de aplicativos híbridos garante um alto nível de reutilização de código. Como os desenvolvedores criam apenas uma parte do código, os custos iniciais de desenvolvimento e manutenção são mantidos no mínimo, ou pelo menos dentro do razoável.
Eficiência
Desenvolvedores perdem tempo tentando encontrar a plataforma certa para escrever código. Existem muitas plataformas, todas com suas próprias limitações e complexidades, o que dificulta encontrar aquela que se adapta à tarefa em questão.
Isso deixa os desenvolvedores com uma miríade de problemas a serem resolvidos – desde não conseguir escrever o código certo para a plataforma certa até ter sua própria experiência diminuída ao alternar entre sistemas.
Economize tempo e dinheiro usando apenas uma base de código. Independentemente do que você está escrevendo, você pode usar uma única linguagem e SDK para construir aplicativos em qualquer dispositivo ou sistema operacional – produtos Apple, dispositivos Android ou navegadores web. O desenvolvimento de aplicativos híbridos oferece aos desenvolvedores de aplicativos móveis a vantagem de usar uma única base de código para um desenvolvimento mais rápido.
A capacidade de trocar código de uma plataforma para outra incentiva um processo de desenvolvimento de software mais ágil, no qual o código é mais fácil de criar e manter.
TTM (Tempo de Lançamento no Mercado)
Da mesma forma, o aumento da eficiência leva ao aumento da velocidade. Quando os desenvolvedores utilizam o desenvolvimento de aplicativos híbridos em vez do desenvolvimento de aplicativos nativos, o processo geral de desenvolvimento de software é significativamente encurtado.
Você pode lançar simultaneamente seu aplicativo na Google Play Store e na Apple App Store assim que terminar de desenvolvê-lo.
Você terá bastante tempo para anunciar seu software e obter um lucro rápido. Você também pode começar a coletar feedback sobre seu aplicativo e fazer as alterações conforme necessário.
Custo
O custo do desenvolvimento de aplicativos híbridos é uma das vantagens mais evidentes. Para garantir a acessibilidade, as empresas de TI que desejam se tornar nativas para o desenvolvimento de aplicativos móveis devem criar vários aplicativos separados para as diferentes plataformas nas quais pretendem implantar seus aplicativos. Na maioria das vezes, isso dobrará o custo de desenvolvimento, especialmente se essas empresas precisarem encontrar equipes de desenvolvimento especializadas que estejam familiarizadas com a tecnologia específica da plataforma que devem utilizar.
Quais São as Ferramentas Mais Populares para Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos?
Para o desenvolvimento de aplicativos híbridos, há uma variedade de tecnologias para escolher. Ionic e suas tecnologias relacionadas, no entanto, são de longe uma das ferramentas mais populares para o desenvolvimento de aplicativos híbridos.
Visual Studio
Visual Studio é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para edição de código. O Visual Studio serve como uma tela para o Ionic. Sua principal função é servir como pano de fundo para o desenvolvimento e depuração de aplicativos Ionic.
Apache Cordova
Apache Cordova é um framework de desenvolvimento móvel de código aberto, geralmente abreviado para apenas ‘Cordova’. O Cordova encapsula seu aplicativo web em um contêiner nativo usando WebViews com a ajuda do Ionic.
O Cordova conecta os componentes de UI específicos da plataforma do Ionic com os recursos e soluções adicionais que você precisará para desenvolver um aplicativo móvel semelhante ao nativo.
Ionic
Ionic é um framework e/ou kit de desenvolvimento de software (SDK) baseado em HTML5. HTML5 é a versão mais recente da Linguagem de Marcação de Hipertexto (HTML), que é usada para renderizar e organizar texto em sites.
O parceiro do HTML, as Folhas de Estilo em Cascata (CSS), controla os componentes estéticos de uma página web, como fontes e cores. O HTML5 descreve páginas web usando JavaScript e CSS. O HTML5 tem o benefício adicional de ser capaz de lidar com imagens e vídeos, além de texto.
Os recursos do Ionic incluem: o framework JavaScript AngularJS, Plugins para Apache Cordova, Interface de linha de comando para Ionic (CLI).
Uma Olhada em Alguns Aplicativos Híbridos em Destaque em 2021
A criação de aplicativos híbridos ainda é uma escolha popular para alguns dos aplicativos mais conhecidos nas lojas de aplicativos hoje, apesar de suas capacidades de desempenho.
Instagram é uma plataforma de rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. Mark Zuckerberg, que controla tanto o Instagram quanto o Facebook, afirmou que seu pior erro foi desenvolver aplicativos móveis usando HTML5 em vez de código nativo.
No entanto, a solução de Zuckerberg, React Native, não se enquadra na categoria nativa. O React Native, por outro lado, emprega JavaScript, mas consegue produzir componentes de UI nativos por meio de algumas técnicas notáveis.
Amazon App Store
A Amazon App Store é semelhante a qualquer outra loja de aplicativos, oferecendo uma seleção diversificada de jogos e aplicativos. Apesar de a Amazon App Store estar disponível apenas para Android, o desenvolvimento de aplicativos híbridos do aplicativo móvel é alimentado por HTML5.
Uber
O Uber é um dos poucos aplicativos de compartilhamento de viagens que conquistou o mundo ao oferecer preços significativamente mais baixos do que os serviços de táxi tradicionais. O software possui uma interface de usuário simples que ajuda no transporte de pessoas para e de seus locais diários, exigindo nada mais do que alguns cliques e alguns minutos de espera do usuário.
O Uber faz uso de uma série de tecnologias diferentes. Embora o JavaScript seja usado para a maioria da lógica de negócios, a pilha de tecnologia do Uber também inclui Java e Objective-C.
Evernote
Evernote é um aplicativo híbrido de anotações que pode ser útil até mesmo para as pessoas mais ocupadas. Isso se deve ao seu extenso conjunto de recursos, que inclui ferramentas de formatação, anexos de mídia e sincronização de vários dispositivos. A arquitetura do Evernote é inegavelmente complicada, mas é inegavelmente híbrida.
Apple App Store
A App Store da Apple nem precisa ser mencionada. Quando os usuários de iOS querem comprar e instalar aplicativos, eles vão a esta loja. Ironicamente, a loja de aplicativos é híbrida em vez de nativa. Embora existam alguns aspectos nativos, a Apple App Store, em última análise, favorece a criação de aplicativos híbridos.
O Twitter é um tipo diferente de plataforma de mídia social que também é um exemplo típico de desenvolvimento de aplicativos híbridos. O Twitter, por outro lado, favorece pequenas rajadas de texto (não mais que 140 caracteres) em troca de imagens e vídeos. O Twitter oferece dois aplicativos móveis diferentes: Twitter e Twitter Lite. O primeiro é uma espécie natural, enquanto o último é um híbrido. O Twitter Lite é um Progressive Web App (PWA) (PWA).
PWAs são únicos em relação aos aplicativos híbridos e multiplataforma, pois dependem apenas da tecnologia web.
Conclusão
Nem todo mundo é uma boa opção para o desenvolvimento de aplicativos híbridos. Você viu por si mesmo que o desenvolvimento de aplicativos híbridos tem seu próprio conjunto de desvantagens, sendo a mais proeminente uma menor capacidade de alto desempenho.
O desenvolvimento de aplicativos híbridos, por outro lado, tem inúmeras vantagens. Tem o potencial de economizar seu tempo e dinheiro. Saber que o desenvolvimento de aplicativos híbridos é responsável por alguns dos aplicativos mais populares da atualidade aumenta o argumento da relevância do desenvolvimento de aplicativos híbridos.
Tem mais algum conteúdo que gostaria de traduzir ou precisa de ajuda com seus blogs de tecnologia?