O universo de TI passou por uma mudança dramática na última década, e é mais do que justo e necessário que as organizações façam o mesmo. Mas para competir no mesmo nível de seus concorrentes, essas startups podem precisar decidir entre trabalhar com desenvolvedores Full Stack altamente qualificados ou com Desenvolvedores Especializados.
A grande questão é: é melhor contar com um especialista ou com um profissional “pau para toda obra”? Para responder a essa pergunta de forma eficaz, vamos primeiro entender quem são os desenvolvedores full stack e os especializados.
Quem é um Desenvolvedor Full Stack?
Desenvolvedores full stack são profissionais que conseguem trabalhar com eficiência tanto no front-end (o que o usuário vê) quanto no back-end (os bastidores) de um aplicativo ou website. Eles são programadores altamente capacitados, que podem atuar em projetos que envolvem a criação de bancos de dados, websites voltados para o usuário e até mesmo colaborar com diferentes clientes ainda nas fases de planejamento do projeto.
Em outras palavras, os programadores full stack têm experiência e domínio nas seguintes áreas:
- Design de UI/UX
- Desenvolvimento Front-end (React, Angular, Vue.js, Node.js)
- Linguagens de marcação (CSS, HTML)
- Desenvolvimento Back-end (.NET, Java, PHP)
- Testes de software (Katalon Studio, Selenium, TestComplete, Postman)
- Bancos de dados (MongoDB, Firebase, MySQL, PostgreSQL)
- Arquitetura, escalabilidade e o planejamento do projeto
Ao contrário do que muitos no mundo dos negócios pensam, os engenheiros de software full stack não necessariamente escrevem cada linha de código sozinhos. Na maioria dos casos, eles passam a maior parte do tempo trabalhando no código do front-end ou do back-end.
Mais do que isso, escrever código é apenas uma pequena parte do trabalho de um desenvolvedor full stack. Isso porque existe uma grande variedade de frameworks, ferramentas customizáveis e bibliotecas disponíveis que os desenvolvedores podem utilizar e implementar prontamente, em vez de escrever tudo do zero.
Essa é a principal razão pela qual um conhecimento competente e abrangente na implementação de ferramentas e frameworks de front-end e back-end torna os desenvolvedores full stack prospectos tão atraentes para empresas ou organizações que estão contratando.
Quem é um Desenvolvedor Especializado?
Como você já deve imaginar, os desenvolvedores especializados são experts em uma disciplina específica, e todo o seu trabalho gira em torno dela. Claro, isso não significa que os desenvolvedores especializados não tenham o mesmo entendimento e habilidade para construir e entregar aplicativos, assim como os desenvolvedores full stack seniores.
A diferença principal é que os desenvolvedores especializados são os experts de referência para assuntos ou áreas específicas, como design de banco de dados, entity framework, design e modelagem de domínio.
Agora que você conhece a diferença básica entre desenvolvedores full stack e especializados, vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada profissão.
Desenvolvedores Full Stack: Vantagens
Versatilidade
Desenvolvedores full stack são versados em diversas etapas do desenvolvimento de software, como testes de QA, front-end, arquitetura de código, back-end e muito mais. É essa versatilidade que os ajuda a identificar e resolver rapidamente problemas multidisciplinares, especialmente quando vários desenvolvedores trabalham em diferentes aspectos de um projeto. Se um desenvolvedor full stack não estiver disponível, os desenvolvedores especializados não terão outra opção a não ser convocar uma reunião. O problema seria identificado apenas nessa reunião, em um processo que pode ser demorado e afetar o resultado final ou o prazo de lançamento do produto no mercado.
Flexibilidade
Os programadores full stack oferecem excelente flexibilidade. Por terem conhecimento profundo tanto do lado do cliente (front-end) quanto do lado do servidor (back-end), é incrivelmente fácil para eles alternar entre várias tarefas. Isso significa que, com um desenvolvedor full stack na equipe, o tempo de desenvolvimento é consideravelmente reduzido, pois os mal-entendidos entre as áreas são eliminados instantaneamente ou simplesmente não existem. Quando um full stack assume a liderança de um projeto, geralmente não é necessário que o desenvolvedor de back-end precise marcar uma reunião para explicar um problema para o desenvolvedor de front-end, e vice-versa.
Custo
Na hora de contratar, trazer um único desenvolvedor full stack para a equipe pode facilmente substituir dois – ou até mais – desenvolvedores especializados. Isso significa que contratar e trabalhar com um desenvolvedor full stack pode reduzir significativamente a mão de obra necessária para um projeto. No final das contas, o resultado é a redução do custo de contratação.
Aprendizado Rápido
Desenvolvedores full stack possuem conhecimento abrangente, o que lhes dá a capacidade de aprender novas tecnologias ou conjuntos de habilidades específicos de forma rápida e em um curto espaço de tempo.
Identificação Rápida de Problemas
Se há um grupo de profissionais que identifica problemas com agilidade durante um projeto, são os desenvolvedores full stack. Eles têm uma percepção apurada para identificar e resolver questões que surgem no caminho. Isso acontece porque eles normalmente têm consciência de cada etapa do desenvolvimento de software. Eles podem reduzir significativamente o tempo necessário para diagnosticar e resolver problemas rapidamente.
Menos Reuniões
O envolvimento de desenvolvedores full stack em um projeto reduz significativamente o número de reuniões necessárias entre os membros da equipe. Isso ajuda a economizar um tempo precioso, garantindo que o projeto também seja entregue dentro do prazo estipulado.
Entrega Ágil
Como os desenvolvedores full stack possuem habilidades completas, eles são especialistas em alternar entre o lado do servidor (back-end) e o lado do cliente (front-end). Isso os torna muito mais independentes se comparados aos programadores especializados. Além disso, o desenvolvimento full stack normalmente minimiza o tempo total de desenvolvimento.
Mas como tudo na vida, onde há vantagens, também existem algumas desvantagens. Confira agora as desvantagens de trabalhar com desenvolvedores full stack.
Desenvolvedores Full Stack: Desvantagens
Controle de Responsabilidade
Ter uma equipe de desenvolvedores full stack proficientes trabalhando no seu projeto parece ótimo, até você descobrir que eles podem não dividir o trabalho em tarefas menores. Em vez disso, muitas vezes trabalham em partes coesas e grandes do projeto. Isso pode se tornar um desafio para outros membros da equipe e até para os clientes, que terão dificuldade para verificar, regular ou definir o que foi concluído em cada etapa.
Dificuldade em Accompanyar as Novas Tecnologias
Os desenvolvedores full stack atuam em uma ampla variedade de campos, graças à sua proficiencia em inúmeros programas. No entanto, isso pode ser uma grande desvantagem, pois fica bastante difícil para eles se manterem atualizados com as mais recentes ferramentas, tendências e tecnologias que evoluem dia após dia.
Gestão de Tempo Propensa a Riscos
Quando vários desenvolvedores full stack trabalham em aspectos principais de um projeto, pode surgir um risco considerável de má gestão do tempo. Isso geralmente acontece porque situações de alta carga de trabalho com vários clusters de tarefas inacabadas podem aparecer. E isso pode prejudicar todo o projeto ou até travá-lo, já que os programadores full stack estariam sobrecarregados, tentando completar inúmeras tarefas pendentes em vez de focar em novas atividades.
Dificuldade no Acompanhamento do Projeto
Diferente dos desenvolvedores especializados, os full stack geralmente não acreditam em estratégias de “dividir e conquistar”. Eles costumam trabalhar em partes grandes de uma vez. E a complexidade do projeto torna difícil identificar o progresso ou monitorar tarefas específicas.
Disponibilidade Limitada
Recrutar uma equipe completa de desenvolvedores full stack é um dos desafios mais difíceis que muitas empresas enfrentam. Isso se deve à sua falta de disponibilidade no mercado na maior parte do tempo. Na maioria dos casos, os desenvolvedores full stack assumem seções vastas de qualquer projeto, tornando-se recursos confiáveis no centro das operações. E pode ser muito difícil substituir esse perfil quando necessário.
Desenvolvedores Especializados: Vantagens
Sempre Atualizados com as Últimas Tecnologias e Tendências
Como os desenvolvedores especializados possuem áreas de atuação altamente específicas, é incrivelmente fácil para eles se manterem atualizados com as últimas tendências do universo tecnológico que são relevantes para o seu campo de interesse. Eles dominam sua área específica na ponta da língua.
O Projeto Entregue é Sempre de Alto Padrão
Um dos benefícios mais significativos de contratar e trabalhar com desenvolvedores especializados é que os clientes sempre recebem um trabalho excepcionalmente bem-feito. Esses profissionais são altamente qualificados e bem-versados em sua tecnologia específica. Portanto, a qualidade do trabalho que entregam é sempre superior e de alto padrão quando comparada à de desenvolvedores full stack.
Alocação de Responsabilidades Facilitada
Quando desenvolvedores especializados trabalham em um projeto, a alocação de responsabilidades se torna incrivelmente mais fácil, eficiente e clara. Isso garante que todos os membros da equipe saibam exatamente o que é esperado deles, de acordo com as necessidades do projeto.
Acompanhamento do Projeto Simplificado
(Aqui, ajustamos o conteúdo para refletir uma vantagem do especialista, corrigindo a repetição do texto anterior).
Diferente da abordagem de alguns desenvolvedores full stack, os especializados seguem perfeitamente a estratégia de “dividir e conquistar”. Todo o trabalho pode ser facilmente dividido em tarefas menores e gerenciáveis, cada uma sendo tratada por um desenvolvedor especializado na equipe. Isso torna o progresso do projeto muito mais fácil de identificar e monitorar.
Fácil Contratação
Com base nos requisitos de um projeto, qualquer organização pode selecionar o número desejado de profissionais entre os recursos humanos disponíveis no mercado. Portanto, os desenvolvedores especializados são mais fáceis de contratar para projetos, pois estão quase sempre disponíveis.