Bem-vindo a este tutorial completo de teste de jogos
Bem-vindo a este tutorial completo de teste de jogos, onde nos aprofundamos nas complexidades das técnicas eficazes de teste.
Estamos muito felizes em ajudá-lo a embarcar em uma jornada épica sobre o tema para ajudá-lo a descobrir segredos, conquistar bugs e dominar a arte.
Portanto, prepare-se para aprimorar suas habilidades de teste de jogos!
Vamos lá.
Introdução a um Guia para Iniciantes em Teste de Jogos
Existem vários benefícios em passar por tutoriais de teste de jogos como uma etapa de preparação em sua jornada de testes.
Como iniciante, você encontrará alguns desafios complexos que exigirão abordagens estratégicas para superá-los. O conhecimento adquirido com tutoriais de teste de jogos desempenhará um papel vital para ajudá-lo a navegar e se manter à frente.
É muito importante saber disso. A fase de teste do desenvolvimento de jogos desempenha papéis fundamentais para o sucesso do desempenho pós-lançamento de qualquer jogo. É a etapa final antes de um jogo ser lançado e permite que os desenvolvedores identifiquem quaisquer problemas que possam surgir durante o gameplay.
O teste também ajuda os desenvolvedores a garantir que seu produto atenda a todos os padrões de qualidade e proporcione uma experiência agradável aos jogadores.
Adoraríamos adicionar isso para você neste tutorial de teste de jogos. O teste de jogos envolve muito tentativa e erro, bem como feedback de testadores que jogam o jogo para encontrar bugs ou problemas com o jogo.
Isso requer muita paciência e atenção aos detalhes, mas pode fazer toda a diferença entre um lançamento bem-sucedido e um que falha devido a problemas técnicos ou experiência do usuário ruim.
Estas são mais razões pelas quais você precisa dos melhores tutoriais de teste de jogos para ajudá-lo a melhorar o desempenho do seu aplicativo.
Alternativamente, você pode acompanhar um guia para iniciantes em teste de jogos para aprender os fundamentos e as melhores práticas.
Quem é um Testador de Jogos e Por Que Ele Precisa de Técnicas e Dicas de Teste de Jogos?
Para dizer o mínimo, os testadores de jogos são como os heróis desconhecidos da indústria de jogos. Eles são empregados por empresas de desenvolvimento de jogos para testar videogames antes de serem lançados ao público.
Os testadores de jogos desempenham um papel vital para garantir que o jogo esteja livre de bugs e atenda a todos os padrões de qualidade definidos pela empresa. Eles também fornecem feedback sobre o quão bem o jogo funciona, seus gráficos, efeitos sonoros e outros recursos.
Os testadores de jogos usam as melhores técnicas e dicas de teste de jogos para realizar testes com o objetivo de melhorar a experiência do usuário.
As empresas de teste de jogos oferecem serviços especializados para garantir que um jogo esteja pronto para o lançamento. Para isso, os testadores de jogos seguem processos passo a passo de teste de jogos.
Como testador de jogos, você precisará melhorar suas habilidades de teste de jogos e acompanhar as tendências da indústria. Aprender novas habilidades com tutoriais completos de teste de jogos pode ajudá-lo a aprimorar suas técnicas de teste de jogos.
Melhores Práticas de Teste de Jogos: O Que um Testador de Jogos Faz?
Agora que você leu este tutorial de teste de jogos até este ponto, é hora de ver o que os testadores de jogos fazem.
O teste de jogos é uma parte crítica do processo de desenvolvimento de jogos.
Os testadores garantem que os jogos estejam livres de bugs e falhas e atendam aos padrões de qualidade definidos pelos desenvolvedores. Eles também fornecem feedback aos desenvolvedores sobre como melhorar o design geral e o gameplay do jogo.
Os testadores de jogos geralmente trabalham para uma empresa de teste de jogos ou como contratados independentes. Eles testam diferentes aspectos de um jogo, como gráficos, som, controles, design de níveis e mais.
Eles estão familiarizados com todos os aspectos do jogo para avaliar com precisão cada aspecto e fornecer feedback.
Os testadores de jogos se comunicam de forma eficaz com desenvolvedores e outros membros da equipe para resolver quaisquer problemas corretamente antes de liberar a versão final do jogo. Com a ajuda deles, os desenvolvedores podem garantir que seus jogos sejam agradáveis para jogadores ao redor do mundo.
É uma das melhores práticas de teste de jogos que os testadores conheçam o jogo e suas mecânicas. Eles devem pensar como os jogadores ideais e imaginar todos os cenários possíveis durante o gameplay.
Nesta seção do nosso tutorial de teste de jogos, você deve sempre se lembrar disso.
As empresas de teste de jogos empregam profissionais experientes que têm atenção aos detalhes. Eles se esforçam para garantir que cada aspecto do jogo funcione conforme o pretendido. O objetivo é que os jogadores possam desfrutar de uma experiência imersiva sem quaisquer problemas técnicos ou falhas.
Processo de Teste de Jogos Passo a Passo: As Principais Responsabilidades do Testador de Jogos
Gostaríamos de informá-lo sobre as principais responsabilidades do teste de jogos nesta seção do nosso tutorial de teste de jogos.
Os testadores de jogos são responsáveis por encontrar e relatar quaisquer bugs ou problemas em um jogo antes de ser lançado ao público.
Eles jogam o jogo várias vezes, procurando por falhas ou problemas que possam fazer com que o jogo funcione incorretamente.
Eles também fornecem feedback sobre como melhorar a experiência de gameplay.
Além disso, podem ser solicitados a testar novos recursos e conteúdos antes de serem adicionados à versão final de um jogo. Como tal, os testadores de jogos possuem excelentes habilidades de resolução de problemas e podem trabalhar de forma independente com pouca supervisão.
Processo de Teste de Jogos Passo a Passo
Em todas as plataformas, o ciclo de desenvolvimento do jogo é composto por segmentos conhecidos como marcos. Os marcos indicam que o jogo atingiu um determinado estágio de desenvolvimento. Normalmente, os marcos são: primeira versão jogável, fase alfa, fase beta, fase ouro e fase pós-lançamento.
A versão jogável inicial é semelhante a uma versão demo, pois a sensação do jogo é observada e revisada.
Para o bem deste tutorial de teste de jogos, o teste é usado para identificar problemas no jogo para que possam ser corrigidos.
Existem dois tipos de testes: teste de caixa preta e teste de caixa branca. O objetivo de teste e os processos básicos são mínimos (por exemplo, planejamento de teste, design de teste, execução de teste, teste de regressão e relatório de problemas), mas seu propósito enfatiza diferentes aspectos do jogo. Vamos descobrir quais são esses métodos:
Teste de Caixa Preta
Foca na jogabilidade ou nos componentes funcionais do jogo. Por exemplo, avaliar a interface do usuário (por exemplo, o uso de botões e menus de seleção), o “look and feel” (por exemplo, designs e animações) e o próprio gameplay.
Para o teste de caixa preta, o testador de jogos deve entender como jogar o jogo, como usar o controle e compreender o fluxo e as regras do jogo.
Teste de Caixa Branca
Foca no design e na integração do software do jogo. Por exemplo, o uso de banco de dados, pipelines, a integração/reconciliação de segmentos do jogo, como o motor de IA, motor de renderização, som, e assim por diante.
O testador de jogos deve entender código para realizar o teste de caixa branca. O testador de software usa um ambiente de depuração em tempo de execução para testar o código ou seções do código com entradas, como alteração de variáveis, dados, e assim por diante, e analisa os resultados do teste.
Tipos de Bugs em Teste de Jogos
Crashes
Neste tutorial de teste de jogos, identificamos crashes como um dos problemas mais prevalentes. Isso ocorre quando um jogador solicita que o videogame execute uma ação que não estava planejada ou que os criadores não anteciparam, e o aplicativo trava.
Este problema pode ser causado por diferentes fatores. Na realidade, as opções tecnológicas são tantas que é necessário muito pensamento criativo para descobrir e duplicar falhas que causam o crash de um videogame, além de identificar com precisão o que está causando o problema.
Bugs no Motor de Colisão
O segundo tipo identificado de bugs neste tutorial de teste de jogos é o bug no motor de colisão.
Este é um defeito bastante típico em ambientes modelados em 3D. Ocorre quando os jogadores podem atravessar locais que não deveriam ser acessíveis, como ao passar por paredes e portas.
Também se manifesta quando objetos e outros personagens podem ser atravessados como se não estivessem lá. Nenhum desses é um evento típico pretendido pelos criadores, a menos que o objetivo seja fazer o jogador se sentir como se estivesse em algum tipo de existência incorpórea.
Caso contrário, a colisão de materiais é esperada para funcionar como na vida real. Este erro surge quando desenvolvedores ou designers negligenciam algo ao delimitar zonas e objetos.
Isso pode arruinar a experiência do jogo quando os jogadores ficam presos em uma área/item, ou quando uma barreira invisível impede o jogador de atravessar os cenários corretamente. Às vezes, o jogador pode ver seu personagem despencar no nada.
Bugs de Navegação
Este tutorial de teste de jogos também identifica bugs de navegação em videogames porque às vezes eles quebram. Às vezes, menus do jogo são codificados incorretamente, fazendo com que um botão leve ao menu errado.
Um menu indisponível ou o jogador ficar preso em um menu do qual não consegue sair.
Isso é frequentemente devido a problemas lógicos com a programação da navegação, que fazem uma operação indesejada ocorrer ou se bloquear.
Bugs de Gameplay
Um bug de gameplay ocorre quando um videogame falha ao realizar uma ação que deveria executar de acordo com as regras do jogo. Também ocorre quando ele realiza uma ação de maneira inesperada.
Enquanto preparávamos este tutorial de teste de jogos, observamos que ele se manifesta de literalmente infinitas maneiras. Como quando um elemento não se comporta como deveria no contexto fornecido ao jogador.
Elementos que deveriam ser destruíveis, mas não são (ou vice-versa), ações com consequências inesperadas ou ferramentas e armas que não têm efeito sobre inimigos ou o ambiente. Não é incomum ouvir coisas como “o inimigo está bugado” ou “a arma está bugada”, e assim por diante.
Isso indica que o jogo não está funcionando como esperado em relação àquela característica específica de gameplay.
Freezes
Nossa pesquisa para este tutorial de teste de jogos também encontrou freezes como um bug comum.
Ele é ativado quando o videogame não está programado para realizar nada que o jogador solicita, e o jogo simplesmente congela.
É bastante similar ao bug de crash, e frequentemente é colocado na mesma categoria. Pode surgir por várias razões, como em qualquer problema, mas uma das mais comuns é estouro de memória. Nesta situação, o problema está nos requisitos mínimos do sistema do videogame.
Outra causa comum de freezes é quando o videogame emprega assincronismo na execução de tarefas e quando uma tarefa espera que outra termine, mas a última falha ou não conclui.
Isso é especialmente prevalente ao trabalhar com dados que foram baixados de um servidor.
Bugs de Compras In-Game
Este é um problema sério, pois os consumidores podem ficar extremamente insatisfeitos e irritados quando suas compras não são reconhecidas pelo aplicativo. Claro, as pessoas pagaram pelo jogo, mas ele falhou em cumprir suas promessas.
Em nossa pesquisa de tutorial de teste de jogos para bugs, isso surge de várias formas e por diversas causas. Mas os três mais prevalentes são os seguintes:
-
O jogo trava durante uma transação, mas não reconhece a compra mesmo após ter sido cobrada.
-
O videogame impede que um item seja comprado novamente porque detecta que ele já foi adquirido, mesmo que a compra não tenha ocorrido.
-
O videogame não permite que o usuário compre um item exibido na loja, pois o item não está registrado na loja de aplicativos, mas está programado para ser exibido na loja do videogame.
Bugs Visuais
Também encontramos bugs visuais como um bug comum durante nossa pesquisa abrangente de tutorial de teste de jogos. Isso ocorre quando um videogame falha em exibir suas imagens como planejado.
O problema está na velocidade da unidade de processamento gráfico (GPU) ou quando a GPU específica do dispositivo é incompatível com a forma como o jogo foi desenvolvido.
Outras causas são mais fáceis de resolver, como quando arquivos de textura foram rotulados incorretamente, impedindo que o jogo os carregue quando necessário.
Bugs de Som
Bugs em efeitos sonoros e música podem assumir várias formas. Um som pode estar muito alto ou muito baixo de maneira inesperada. Um efeito sonoro ou música toca no momento errado ou continua a tocar em loop.
Às vezes é porque o jogo está procurando um arquivo de som com um nome errado. Por exemplo, suponha que um jogador interaja com um elemento que inclui um som, mas o som continua tocando em loop depois que o contexto passou.
Bugs de Atualização
Hoje em dia, todos os videogames são atualizados baixando-os imediatamente da Internet. No entanto, os desenvolvedores às vezes são obrigados a atualizar com tanta frequência que um videogame deixa de ser lucrativo.
Enquanto preparávamos este tutorial de teste de jogos, notamos que algumas atualizações podem arruinar um jogo. Por exemplo, quando deletam dados salvos, tornam certos aspectos indisponíveis de forma que quebra o jogo, ou causam o crash do jogo.
Esse tipo de problema é corrigido com novas atualizações e patches que abordam questões causadas por lançamentos anteriores.
Isso geralmente resulta em pessoas extremamente irritadas e avaliações muito negativas. É crítico sempre realizar uma QA Pass em vários dispositivos com diferentes níveis de progresso do jogo sempre que uma atualização for lançada.
Bugs de Salvamento
Um erro de salvamento bastante comum é apenas salvar configurações em vez do progresso do jogo. Os jogadores ficam frustrados porque são forçados a atualizar suas configurações toda vez que executam o jogo.
Bugs de Carregamento de Recursos
Quando um videogame carrega seus recursos, ele pode fazê-lo erroneamente, no local errado, no ar, abaixo do chão ou nem carregar.
Esse tipo de bug com carregamentos disfarçados é bastante comum quando um jogador atravessa de uma área para outra, e enquanto o videogame carrega a nova área, alguns recursos são perdidos porque não houve tempo suficiente para carregá-los, o que acontece em jogos onde o jogador pode se mover mais rápido do que o tempo de carregamento.
Ou, ainda mais crítico, quando o personagem do jogador carrega dentro de um item, ou em uma circunstância onde a morte é garantida, como uma queda livre, ou no meio de uma tarefa impossível.
Bugs de Localização de Texto
Os jogos geralmente incluem texto, e existem várias dificuldades que podem surgir na escrita, desde erros ortográficos arcaicos até problemas graves de gramática que não são exclusivos dos videogames.
Esses problemas são frequentemente identificados por equipes especializadas de QA (equipes de Localização de QA) que são fluentes em diversos idiomas. Na realidade, é costume que a Localização de QA seja realizada pela mesma equipe que traduziu o jogo para outros idiomas.
No entanto, como traduções excelentes podem ser caras, muitos jogos móveis atualmente não afirmam oferecê-las. Em vez disso, o objetivo é que o jogo seja apenas “compreensível”.
Como resultado, eles frequentemente empregam sistemas de tradução automática, como o Google Translate. Utilizar uma equipe de Localização de QA para um jogo traduzido pelo Google torna-se exagero nessas circunstâncias.
No entanto, falhas de localização de texto podem ser mais sérias do que erros ortográficos ou gramaticais.
De fato, certos idiomas têm caracteres especiais que o jogo pode não suportar (e o jogo pode simplesmente exibir quadrados em vez de letras), enquanto outros exigem comprimentos de texto variados para a mesma área de exibição.
Quando isso acontece, o texto fica desalinhado ou grande ou pequeno demais para a tela, tornando-o ilegível.
Essa é a principal razão pela qual ter indivíduos na equipe de QA verificando o jogo em vários idiomas é sempre uma boa ideia. Mesmo que não compreendam a língua, eles serão capazes de identificar alguns desses problemas.
Técnicas e Dicas de Teste de Jogos
Neste tutorial de teste de jogos, gostaríamos de compartilhar algumas técnicas e dicas de teste de jogos.
Existem dois tipos de casos de teste: um que analisa o funcionamento do jogo e é conhecido como Teste Positivo. O outro é conhecido como Teste Negativo, e envolve examinar a durabilidade do jogo e a quantidade de resistência (também chamado de teste de carga ou teste de estresse).
Cenários de teste “Negativos” são criados com “forçar o jogo” como a maior prioridade. Como resultado, o testador de jogos testará cenários incomuns e determinará se o jogo entende como reagir e responde de maneira eficiente.
Teste Combinatório
O teste combinatório é uma técnica de design experimental usada para teste de software comercial e criação de casos de teste.
O teste combinatório para teste de jogos aumenta a eficiência do desempenho do teste, produz resultados de alta qualidade, reduz custos e garante contenção precisa de fases.
Usando este teste, cada sequência potencial de valores de parâmetro é incorporada. Opções de parâmetro incluem componentes do jogo, funções, eventos, características de personagens, opções de jogo, configurações, opções de personalização, e assim por diante.
Teste de Compatibilidade
A maioria da programação de jogos é feita em laptops ou PCs. No entanto, vários jogos podem ser projetados para diferentes dispositivos, como smartphones, consoles de jogos, comunicadores, etc.
A criação do jogo é feita nos sistemas de teste desses dispositivos; no entanto, os resultados podem diferir muito do original. Como resultado, ao iniciar o jogo no dispositivo original, alguns problemas podem surgir posteriormente.
Além disso, a autorização da programação deve ser cuidadosamente considerada. Se houver erros, o jogo pode ser devolvido para correção, o que leva mais tempo e custa dinheiro. Portanto, é crítico determinar se o jogo atende aos requisitos dos dispositivos.
Teste Funcional
O objetivo é mais provável de detectar desvios das necessidades funcionais. Tudo se resume a percorrer o jogo repetidamente, identificando falhas e situações nas quais elas podem ser corrigidas.
Teste de Estresse ou Carga
Teste de Estresse ou Carga: Como resultado, o testador de jogos pode testar o desempenho do sistema em condições adversas. O teste de carga facilita a identificação e correção de partes de código potencialmente perigosas em tempo real.
Teste para cenários incomuns, como carregar o jogo sem cartão de memória, e então executá-lo por 48 horas para ver como ele se comporta.
Teste de Recursos
Este teste é realizado para garantir que os recursos do jogo funcionem corretamente. Casos de teste detalhados são mais adequados para abordar características distintas.
Experimentos baseados em tarefas exigem um alto grau de detalhe. Quando há uma variedade de recursos para diferentes estados do jogador, os frameworks de teste se tornam mais convenientes e eficazes.
Teste Ad Hoc
O teste ad hoc também é chamado de teste genérico às vezes. É um teste menos estruturado. O teste ad hoc permite que o testador examine caminhos baseados no instinto.
O teste ad hoc é classificado em duas categorias:
-
Teste livre, que envolve testar um jogo sem qualquer planejamento ou documentação.
-
Outro tipo de teste é o teste direto, que é um teste solo realizado espontaneamente para responder a um tópico específico.
Árvores de Teste
Uma árvore de teste é uma técnica de usabilidade para organizar casos de teste que ajuda na seleção de um conjunto adequado de testes para uma configuração específica de modificação de código.
A árvore de teste melhora a compreensão geral de características complexas do jogo e lida com funções potencialmente complexas, especialmente quando essas funções interagem com outros princípios, elementos e funções do jogo.
A árvore de teste é criada dividindo os itens em subconjuntos até que os nós inferiores identifiquem quais elementos usar ou especificar durante o teste do jogo.
Teste de Caminho Crítico
O teste de caminho crítico é um método para identificar caminhos críticos em um jogo. Esse tipo de abordagem de teste identifica as circunstâncias que levam a falhas.
Teste de Fumaça
É usado para testar uma nova gravação de CD. O termo “Teste de Fumaça” vem de uma instalação de engenharia que testa novos motores automotivos.
Antes de colocar um novo motor na estrada, os engenheiros apenas o ligavam e verificavam se funcionava. Se saísse fumaça do motor, eles sabiam imediatamente que algumas peças não estavam funcionando corretamente.
O testador de jogos simplesmente executa o jogo e, se ele continuar travando, o testador saberá que algumas partes estão defeituosas.
Teste de Regressão
Essa forma de teste de jogos é usada para retestar os elementos inalterados do produto. Aqui, os casos de teste são rechecados para garantir que as partes anteriores da aplicação ainda estão operacionais e que novas modificações não introduziram novos erros ou vulnerabilidades.
Play Test
O play testing é uma técnica usada pelos testadores de jogos para analisar características não úteis, como variáveis de diversão, equilíbrio, níveis de dificuldade, etc. Para testar o fluxo de trabalho, uma equipe selecionada de testadores joga as versões inacabadas do jogo.
Teste de Limitação
Os jogos frequentemente são traduzidos para os idiomas dos países onde se espera que sejam vendidos. É comum que os tradutores não consigam fornecer uma interpretação perfeitamente precisa que seja completamente consistente com os eventos do jogo.
De fato, mesmo que lido corretamente, pode não refletir a situação e pode irritar os falantes locais. Como resultado, após a localização, é benéfico testar o jogo com locais dos países onde o jogo final será oferecido.
Teste Multijogador
O teste multijogador é um desafio completamente diferente. Ao longo do jogo, vários jogadores interagem com o mundo do jogo, servidores de jogo, oponentes controlados por PC e uns com os outros. Números tão grandes têm o potencial de serem desastrosos.
Além disso, frequentemente exige uma equipe completa de testadores de jogos, várias decisões difíceis baseadas em risco e a necessidade de dedicar quantidades indefinidas de tempo e energia testando cenários alternativos.
Entender as configurações de jogos multijogador e como testar bem em grupo é um conhecimento necessário para este tipo de abordagem de teste de jogos.
Teste de Som
O teste de som é prevalente em todos os itens que produzem som ou reproduzem mídia. No entanto, os jogos têm aspectos únicos que outros softwares não precisam examinar na mesma extensão.
A música do jogo deve imergir o jogador no jogo e melhorar a jogabilidade. O som não deve apenas tocar sem perder ou falhar em componentes, mas também deve contribuir para a jogabilidade. Isso exige amplas habilidades sonoras, bem como um entendimento específico do áudio em jogos.
Conclusão
Esperamos que você tenha apreciado nosso post de blog sobre o guia do iniciante para teste de jogos. Tutorial de teste de jogos. Discutimos os aspectos importantes do teste de jogos. Discutimos técnicas e dicas de teste de jogos e o processo passo a passo de teste de jogos.
Também abordamos os tipos de bugs a serem observados no teste de jogos e as melhores práticas de teste de jogos.
Obrigado por ler nosso tutorial de teste de jogos. Desejamos a você todo o sucesso em sua jornada de teste de jogos.
Você sempre pode entrar em contato conosco para qualquer assistência ou ajuda.