Seis melhores práticas para DevOps em 2025
Neste artigo, responderemos a algumas perguntas importantes sobre DevOps. As perguntas incluem: O que exatamente você quer dizer com “DevOps”? Quais são algumas das melhores práticas para DevOps? Quantos níveis de técnicas DevOps existem no total? Continue lendo para descobrir as respostas a essas perguntas.
O que é DevOps?
DevOps é um conjunto de métodos, tecnologias e mentalidades que automatiza e combina as atividades realizadas entre as equipes de desenvolvimento e as equipes de operações para ajudar as empresas a entregar valor aos seus consumidores.
A metodologia DevOps pode tornar o processo de implantação de software mais eficiente, eficaz e confiável. O ciclo de vida de desenvolvimento de software (SDLC) pode ser acelerado e mais automatizado se uma empresa implementar as melhores práticas recomendadas por DevOps. Esses métodos auxiliam as equipes de desenvolvimento na criação de procedimentos simplificados, o que, por sua vez, aumenta a produtividade geral das equipes.
Quer contratar desenvolvedores DevOps na Índia para seus projetos de desenvolvimento? Entre em contato conosco agora e vamos discutir seu projeto e começar a trabalhar o mais rápido possível!
Como o DevOps Funciona?
Uma corporação geralmente tem equipes separadas para seus departamentos de desenvolvimento e operações em ambientes mais tradicionais. Por exemplo, a equipe de desenvolvimento escreveria o código, enquanto a equipe de operações seria responsável por implementá-lo e gerenciar a infraestrutura de TI.
Quando há um problema, eles imediatamente começam a apontar o dedo um para o outro, em vez de trabalhar juntos para encontrar uma solução. A falta de comunicação que existe entre esses dois departamentos é extremamente prejudicial e contribui para uma infinidade de problemas para as empresas de desenvolvimento de software.
A técnica DevOps contribui para a melhoria da situação e torna o processo de desenvolvimento de software mais simplificado. No ambiente corporativo, DevOps faz um esforço adicional para eliminar praticamente todos os problemas que estão atualmente presentes e para derrubar as barreiras que separam desenvolvimento e operações. Essa abordagem permite que toda a equipe construa rapidamente capacidades em forma de T e se adapte mais ativamente às mudanças no mercado.
O setor varejista, saúde, finanças, educação e tecnologia são apenas algumas áreas que utilizam extensivamente os princípios DevOps. As vantagens adicionais do uso de DevOps incluem o seguinte:
- Fornecer software de alta qualidade e confiável em tempo hábil.
- Melhor comunicação e coordenação entre as equipes de desenvolvimento, operações e avaliação de qualidade.
- Uma definição de prioridades e administração do trabalho pelas equipes mais eficientes.
Como DevOps desempenha um papel tão significativo na conquista do desenvolvimento de aplicativos, os desenvolvedores devem adquirir conhecimento nesta disciplina. Além disso, as equipes podem aumentar sua confiança em suas habilidades de construção de aplicativos ao abraçar os métodos e ferramentas da metodologia DevOps.
Quais são as seis práticas recomendadas para DevOps?
Adotando uma Abordagem Ágil para o Gerenciamento de Projetos
Por que leva algumas semanas para grandes corporações multinacionais como Google, Microsoft e Facebook atualizarem ou introduzirem novos produtos, mas leva anos para organizações menores realizarem o mesmo?
A resposta está nos métodos ágeis de gerenciamento de projetos. O gerenciamento ágil de projetos é uma técnica iterativa que permite que as equipes de software melhorem o ritmo em que produzem software, aumentem a quantidade de comunicação que ocorre e se adaptem efetivamente às tendências que estão atualmente prevalecentes no mercado.
O Agile difere da técnica mais convencional de Cascata (Waterfall), que tem ciclos de lançamento longos definidos por estágios sequenciais. O Agile, por outro lado, é mais flexível. Kanban e Scrum são duas estruturas usadas pela abordagem ágil. Um estudo descobriu que a taxa de sucesso de projetos ágeis foi aproximadamente uma vez e meia maior do que a de programas Waterfall.
Existem apenas algumas abordagens para o gerenciamento ágil de projetos:
- Forneça uma visão geral dos objetivos e parâmetros gerais do projeto. Este método deve conter os clientes que você deseja atender, os detalhes do produto e suas vantagens, o objetivo final do projeto e como você pretende realizá-lo.
- Estabeleça um fluxo de processo que ajudará sua equipe a desenvolver um aplicativo. Por exemplo, você pode categorizar cada etapa do processo como “a fazer”, “em andamento”, “em revisão” ou “concluído”.
- Realize reuniões diárias com as equipes para revisar o nível de progresso feito no trabalho e quaisquer desafios encontrados durante a execução do trabalho. Isso ajudará suas equipes a operar com mais eficácia e a aproximá-lo de seus objetivos mais rapidamente se você dividir grandes tarefas em atividades menores. Utilize ferramentas como stories, epics e iniciativas para alcançar o mesmo objetivo.
Integrar Vários Procedimentos de Segurança ao Aplicativo
Ao construir um aplicativo, enfatizar a segurança dos dados deve ser seu foco principal. De acordo com os resultados da pesquisa, mais da metade de todas as empresas tiveram dados roubados em algum momento de sua história.
Antes da ascensão do DevOps, as medidas de segurança eram implementadas no final do processo de desenvolvimento de aplicativos. No entanto, em um ambiente que incentiva o DevOps colaborativo, as empresas se conscientizaram da necessidade de integrar a segurança ao DevOps desde o início do processo de desenvolvimento de aplicativos.
Para abordar possíveis falhas de segurança, a metodologia DevSecOps foi desenvolvida.
Aqui estão alguns métodos para colocar o DevSecOps em ação:
- Discuta quaisquer preocupações que você tenha em relação à segurança.
- Automatize suas operações de segurança para reduzir a probabilidade de erros humanos, tempo de inatividade e falhas de segurança.
- Realize uma varredura de vulnerabilidade em todo o ambiente, incluindo ambientes de desenvolvimento, integração e produção.
- Desenvolva as habilidades de sua equipe DevOps interna, ensinando-os a executar as melhores práticas de segurança.
Construindo o programa usando as ferramentas apropriadas.
A construção de software de alta qualidade rapidamente exige que as organizações instalem o conjunto de ferramentas DevOps apropriado em cada nível do ciclo de vida DevOps. Isso permite que a organização produza software usando as ferramentas apropriadas. As fases de planejamento, construção, integração contínua, implantação, monitoramento, execução e feedback contínuo estão todas incluídas em um ciclo de vida DevOps.
Ao longo do ciclo de vida do aplicativo, as equipes de desenvolvimento e operação podem trabalhar com mais eficiência graças à cadeia de ferramentas DevOps. Além disso, você tem a opção de personalizar a cadeia de ferramentas de acordo com as necessidades de sua equipe.
Quer contratar desenvolvedores DevOps em Pune para seus projetos de desenvolvimento? Entre em contato conosco agora e vamos discutir seu projeto e começar a trabalhar o mais rápido possível!
Algumas cadeias de ferramentas DevOps:
- O Jira Software pode ajudar suas equipes a dividir o trabalho em uma série de tarefas menores e mais gerenciáveis, levando a um lançamento mais rápido. Suas equipes serão capazes de melhorar sua cooperação multifuncional, aumentar sua produtividade, simplificar mais facilmente os ciclos de lançamento e resolver problemas mais rapidamente se usarem o Slack.
- Ambientes de desenvolvimento individuais podem ser mais fáceis de configurar com ferramentas específicas, como Puppet e Chef para sua equipe de operações e Kubernetes e Docker para sua equipe de desenvolvedores. Ao ler este artigo, você pode obter mais informações sobre a importância do Kubernetes para DevOps.
- As fases de teste e produção de seu código podem ser automatizadas com a ajuda de ferramentas como Jenkins e Bitbucket, entre outras.
- Você pode fornecer a seus usuários um único painel conectado ao seu repositório de código e ferramentas de implantação usando Bitbucket e AWS CodePipeline. Essas ferramentas fornecem uma visão abrangente de todas as modificações, pull requests e avisos de implantação.
- GetFeedback, Slack e Pendo podem ajudá-lo a integrar sua ferramenta de chat com as plataformas de pesquisa para que você possa coletar e avaliar feedback. Você também pode combinar sua ferramenta de chat com plataformas de mídia social como Facebook e Twitter para coletar comentários em tempo real.
Através do uso de Integração Contínua e Entrega Contínua, abreviado CI/CD.
As metodologias mais eficazes de DevOps
Padrões de excelência DevOps: CI/CD
Integração Contínua (CI) é um método que permite que os programadores incorporem código recém-escrito em um repositório central repetidamente. Por outro lado, a entrega contínua, frequentemente conhecida como CD, é uma automação do processo de entrega de software. O CD inspeciona o código e garante que o código integrado seja enviado para a fase de produção sem problemas ou atrasos.
O estabelecimento de um pipeline de integração e entrega contínua ajuda uma empresa a fornecer produtos acabados a seus consumidores mais rapidamente. O uso de ferramentas CI e CD confere várias vantagens, incluindo a facilitação do alcance de feedback mais rápido para verificar o impacto e a qualidade do código, o fornecimento de transparência aos desenvolvedores para análise de problemas e a facilitação da detecção precoce de bugs por meio do uso de testes automatizados. As quatro etapas da implementação de CI/CD são as fases de commit, build, teste e implantação em produção, respectivamente.
A seguir estão algumas das ferramentas que podem ser usadas na implementação de CI/CD:
- Todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software pode ser mais facilmente automatizado com a ajuda das muitas capacidades e interfaces do Jenkins.
- O Docker é responsável por configurar os servidores e implantar os artefatos no registro para serem testados. Leia o artigo linkado aqui para entender como o Docker pode ser usado para testar e implantar aplicativos da web.
- Use Jenkins ou Cruise Control para auto-hospedar seu aplicativo de integração e entrega contínua.
Através do estabelecimento de observabilidade
É difícil lidar com as complexidades da arquitetura de nuvem e microsserviços. A implementação da observabilidade como uma melhor prática para DevOps, como resultado, ajudará suas equipes DevOps a obter uma compreensão mais profunda do sistema complexo que compreende a nuvem e a arquitetura de microsserviços.
A seguir estão alguns exemplos de abordagens para colocar a observabilidade em prática:
- Selecione uma plataforma de observabilidade que atenda aos requisitos atuais e futuros do seu ambiente, mantendo um custo razoável.
- Sua plataforma escolhida deve ser capaz de analisar dados em várias dimensões e produzir insights que possam ser colocados em ação. Além disso, sua plataforma precisa fornecer a capacidade de criar agregações de métricas personalizadas para que você possa explorar e resolver problemas de desempenho mais rapidamente.
- Sua plataforma de observabilidade precisa ter a capacidade de coletar dados de todos os sistemas e componentes e armazená-los em um local centralizado.
- As plataformas de observabilidade Kubernetes, Splunk, Dynatrace e Honeycomb, juntamente com New Relic, estão entre as melhores disponíveis.
Quer contratar desenvolvedores DevOps em Delhi para seus projetos de desenvolvimento? Entre em contato conosco agora e vamos discutir seu projeto e começar a trabalhar o mais rápido possível!
Quer contratar desenvolvedores DevOps em Mumbai para seus projetos de desenvolvimento? Entre em contato conosco agora e vamos discutir seu projeto e começar a trabalhar o mais rápido possível!
Usando feature flags e canary releases, bem como controlando lançamentos e implantações de código.
O processo de colocar o código em ação em seu local final é conhecido como implantação. O destino final pode ser um servidor, um cliente ou qualquer outra plataforma onde o código deve ser executado para ter sucesso. Os usuários finais podem acessar o código e a funcionalidade desenvolvidos durante a fase de lançamento. As melhores práticas para DevOps que auxiliam na implantação e lançamento adequados do código incluem o uso de feature flags e canary releases, entre outras ferramentas úteis.
Implementando toggles de funcionalidade e canary releases
Os desenvolvedores poderão testar as atualizações dos recursos antes do lançamento e resolver quaisquer problemas que surjam antes que as feature flags sejam implementadas nos códigos. A confiabilidade e a velocidade do código são aprimoradas pelas feature flags, que também oferecem controles essenciais para atualizar programas sem interromper o trabalho das equipes de desenvolvimento.
Você pode implantar as mesmas versões de código em vários ambientes usando feature flags. Declarações condicionais dentro do código-fonte podem ser usadas para incorporar feature flags, se você assim desejar. Além disso, você pode estabelecer suas próprias declarações condicionais e arquivos de controle para monitorar feature flags.
Canary release é uma abordagem DevOps que permite testar os efeitos de um novo lançamento de recurso sem que esse lançamento afete toda a sua base de usuários. Em vez disso, você pode liberar o recurso para um grupo seleto de pessoas para testar quaisquer modificações feitas nos códigos ou componentes.
Você pode desabilitar a nova função completamente se achar que ela pode causar problemas aos usuários, caso decida desabilitá-la. Implantações canary podem ser realizadas com a ajuda de load balancers, AWS, Kubernetes e muitas outras tecnologias. Para utilizar a estratégia de implantação canary, você deve duplicar o ambiente de produção duas vezes e distribuir sua população de usuários proporcionalmente entre os vários load balancers.
Conclusão
O procedimento conhecido como “DevOps” está constantemente sendo aprimorado. A implementação de transformações significativas de TI que contribuem diretamente para o alcance de metas e objetivos de negócios é significativamente facilitada pelo uso de DevOps.
Ao colocar em prática as melhores práticas para DevOps discutidas neste artigo, a equipe de desenvolvimento e a equipe de operações poderão cooperar de forma mais eficaz, permitindo-lhes acelerar o processo de desenvolvimento de software, ao mesmo tempo em que melhoram seu desempenho e confiabilidade.
Precisa recrutar engenheiros DevOps rapidamente a um preço competitivo sem diminuir seus padrões de trabalho? Experimente a Prometteur Solutions. Você pode contratar especialistas DevOps remotos qualificados e bem selecionados usando a Prometteur Solutions. Além disso, agora é possível montar um grupo dos melhores engenheiros DevOps remotos do setor em questão de dias, em vez de semanas.
Como a Prometteur Solutions pode ser uma Parceira no Sucesso de Sua Empresa?
O desenvolvimento de software agora é mais automatizado e rápido do que em qualquer outro momento da história. Como resultado, DevOps é algo que você precisa fazer se quiser acompanhar e se adaptar às exigências em constante mudança de sua empresa.
A Prometteur Solutions pode auxiliar você e sua equipe a estabelecer as bases para DevOps, quebrando silos e introduzindo ferramentas e processos multifuncionais que apoiam uma cultura DevOps. Facilitamos que as equipes infundam testes de segurança abrangentes no momento ideal, na profundidade apropriada, com as ferramentas e metodologias certas e com a experiência adequada, à medida que as organizações fazem a transição de sua cultura de TI para DevOps, concentrando-se na entrega rápida de serviços por meio da implementação de práticas lean e ágeis. Isso ocorre à medida que as empresas decidem focar na entrega rápida de serviços, implementando procedimentos lean e ágeis.
Quer contratar desenvolvedores DevOps em Mumbai para seus projetos de desenvolvimento? Entre em contato conosco agora e vamos discutir seu projeto e começar a trabalhar o mais rápido possível!
Perguntas Frequentes (FAQs)
Quais são algumas das estratégias mais eficazes para usar DevOps?
As seis melhores práticas recomendadas para DevOps para aumentar o desempenho do aplicativo são as seguintes:
- Adotar o Gerenciamento Ágil de Projetos
- Integrar vários procedimentos de segurança ao aplicativo.
- Construir o programa usando as ferramentas apropriadas.
- Incorporar a Integração Contínua e Entrega Contínua (CI/CD) em seu fluxo de trabalho.
- Estabelecer a possibilidade de observação
- Canary releases e feature flags devem ser implementadas.
Qual é a próxima grande novidade em DevOps?
A técnica DevOps está se tornando mais essencial no mundo do desenvolvimento de software. DevOps está constantemente se transformando para se adaptar às exigências em constante mudança das empresas. Portanto, as empresas precisam ficar atentas a novos produtos na área de DevOps.
A seguir estão alguns dos desenvolvimentos mais recentes em DevOps:
- Arquitetura serverless para microsserviços computacionais
- Desenvolvimento de aplicativos e plataformas low-code e no-code
- GitOps
- DevSecOps
- Kubernetes
- Inteligência Artificial e Machine Learning