O Que São Backlinks Dofollow e Nofollow E Qual a Sua Importância?

By Ubika 18 Min Read

Uma conversa sobre otimização para motores de busca (SEO) não está completa sem palavras como dofollow, noindex, nofollow, doindex, meta robots, etc. Todas estas palavras são vitalmente importantes quando se trata de SEO, especialmente a distinção entre backlinks dofollow e nofollow.

O facto é que os bots dos motores de busca utilizam links para perceber as relações entre sites. Eles viajam por toda a internet através de links dofollow e ignoram os links nofollow.

E desde que o Google atribuiu ao atributo ‘nofollow’ uma sugestão para indexação e rastreamento já em 1 de março de 2020, valerá a pena verificar ou perguntar ‘o que são backlinks dofollow e nofollow?’. Deverá também discutir os profundos benefícios que proporcionam, bem como as inúmeras maneiras pelas quais pode utilizá-los.

Neste artigo, os termos ‘dofollow’ e ‘nofollow’ serão explorados para novatos como você ou para aqueles que não estão familiarizados com SEO.

Antes de analisarmos a diferença entre backlinks dofollow e nofollow, considere o seguinte: se mais links externos de alta qualidade apontarem para o seu site ou blog, isso resultará em mais tráfego. O tráfego vem daqueles que clicam nesses links, mas também através dos motores de busca.

Se verificar os 100 principais websites por ranking Alexa, mais de 90 por cento deles têm mais de 2.000 backlinks. Milhões de backlinks apontam para alguns dos websites mais utilizados.

Os backlinks têm algum valor?

O Google e outros motores de busca consideram tanto a quantidade quanto a qualidade dos links de entrada como uma medida do valor geral de um website.

O Google utilizava um sistema de pontos ponderados – conhecido como PageRank – já em 2005, a fim de determinar o quão valiosa uma página em particular é. É o PageRank que determina onde mostrar a página nos resultados de pesquisa.

Este sistema também leva em consideração o valor dos links que apontam para um website ou página. Links de alto valor podem fazer com que o seu website suba na lista dos resultados de pesquisa.

Há algo que possa fazer para garantir que está a obter o tipo certo de backlinks? Como pode sequer ter a certeza de que está a utilizar corretamente os links nofollow e dofollow no seu site?

Tudo começa com a compreensão total da profunda diferença entre backlinks dofollow e nofollow, bem como a forma como pode fazer com que ambos os tipos funcionem a favor do seu website.

Então, vamos analisar a diferença entre backlinks dofollow e nofollow.

O que é um link Dofollow?

Na realidade, um link Dofollow é o estado padrão de um link ou um link sem qualquer atributo Nofollow.

Quando outro site se liga ao seu com um link Dofollow – ou padrão – pode impactar diretamente as classificações nos motores de busca.

Links Dofollow e como afetam as classificações do site

Como mencionado anteriormente, os bots dos motores de busca rastreiam toda a web através de links Dofollow. E à medida que se movem, registam quem está a ligar-se a quem. Estas relações sofrem um tipo de autoridade que os especialistas em SEO chamam de ‘link juice’ de um website para outro.

Por exemplo, se um website respeitável com um PageRank incrivelmente alto se ligar ao seu website, os motores de busca verão o seu site sob uma nova luz. O seu website torna-se mais reputado e pode até aumentar o seu PageRank.

Isto pode aumentar ou impulsionar significativamente a sua classificação nos resultados dos motores de busca.

Como tornar um link dofollow

Quando cria um novo link nos seus sites – como um artigo ou post de blog recente – ele torna-se Dofollow por padrão.

Mas e se encontrar um link Nofollow que aponta para o seu site e desejar que fosse Dofollow? A verdade é que não pode alterar um link Nofollow para Dofollow quando ele está no website de outra pessoa.

Será muito melhor se compreender que tipo de links são Nofollow antes de entrar em contacto com o proprietário do website para perguntar se pode tornar o link ‘follow’ – ou remover a tag Nofollow desse link – para o seu site.

Tenha em mente que existem várias instâncias onde os links Nofollow são relativamente comuns, embora isso não implique que seja uma coisa má.

O que é um Link Nofollow?

Os links dofollow e nofollow parecem exatamente iguais para o utilizador médio do website. Mas os links nofollow geralmente incluem o que é conhecido como um atributo ou um pequeno pedaço de código. Isto informa os bots dos motores de busca para não seguirem o link e geralmente parece assim:

HTML

rel=“nofollow”

O Google afirmou que os links Nofollow não passam nenhum PageRank para o site que está a ser linkado. Isto significa que os links nofollow que apontam para o seu site não afetarão diretamente a posição do seu website nas páginas de resultados dos motores de busca.

Os links nofollow impedem que especialistas em SEO ‘black hat’ lucrem com links intencionalmente colocados na secção de comentários de websites com alta autoridade.

Note que os links de qualquer um dos seguintes tipos de conteúdo são predominantemente links nofollow:

  • Comunicados de imprensa
  • Redes sociais
  • Widgets
  • Fóruns
  • Conteúdo patrocinado
  • Comentários de blog

Portanto, se deseja impulsionar a autoridade do seu site com a construção de links, não invista a maior parte do seu tempo a submeter comunicados de imprensa gratuitos ou a deixar toneladas de comentários em blogs.

Mas, embora os links nofollow não tenham um impacto significativo no seu PageRank ao aumentá-lo, ignorá-los completamente será um grande erro, como descobrirá na próxima secção.

Os links Nofollow têm valor?

Os links nofollow podem não impulsionar diretamente o PageRank do seu site, mas ainda podem contribuir com muito valor das seguintes maneiras:

Os links Nofollow podem aumentar a exposição da marca, trazendo tráfego

A maioria dos links de muitos dos sites de alto tráfego são definidos como nofollow. Mais uma vez, o nofollow dificilmente contribui diretamente para o PageRank do seu site.

No entanto, podem ser uma fonte significativa de tráfego quando os visitantes clicam diretamente para o seu website. As pessoas que chegam ao seu website através de um link de outro website são referidas como ‘referências’ no Google Analytics.

Considere os canais de redes sociais e os websites de notícias; se o seu site estiver linkado a um artigo específico do New York Times, por exemplo, essa referência pode ser uma exposição tremenda e altamente significativa para a sua marca.

Deve também considerar a vantagem da exposição viral em várias redes sociais ou mesmo os votos positivos de uma resposta no Reddit, que se liga ao seu recurso. Um link do Reddit ou do Facebook não terá um impacto direto no seu PageRank, mas poderá acabar com uma fonte extraordinária de tráfego, bem como exposição da marca.

Por exemplo, Neil Patel viu quase 10.000 visitas de referência do popular site de perguntas e respostas, Quora, dentro de um mês.

Os links Nofollow são essenciais para um perfil de backlinks natural

É muito natural que um site possua uma mistura de links dofollow e nofollow que apontam para ele. Na verdade, a atualização Penguin do Google reconheceu que era altamente suspeito que um determinado website tivesse apenas links dofollow e nenhum link nofollow. A suspeita aumenta se todos esses links tiverem o mesmo texto âncora.

É por isso que deve considerar cultivar um perfil de backlinks muito organizado que pareça totalmente natural. Nem sequer precisa de entrar em contacto com cada website que se liga ao seu com um link nofollow apenas para pedir um dofollow.

Os links Nofollow podem ajudar notavelmente a aumentar os seus links dofollow

A exposição que o seu website ganhará com links em sites populares pode trazer uma consciencialização consideravelmente maior. À medida que mais e mais pessoas ouvem falar de si e da sua experiência ou autoridade no seu nicho, as chances de obter muitos links Dofollow aumentarão organicamente.

Como mencionado anteriormente, Neil Patel recebe muito tráfego do Quora. E assume-se naturalmente que ele ganhou mais seguidores e fãs desse tráfego, o que resultará em ainda mais links para o seu conteúdo valioso.

Outros benefícios associados aos links nofollow incluem:

Construção de confiança

Os links que se originam de sites de alta qualidade podem construir muita confiança no seu público-alvo. Isto significa que quanto mais os consumidores virem o nome da sua marca, mais começarão a confiar em si ou na sua marca.

Evitar penalizações de links de saída

Se obtiver links nofollow, não terá que se preocupar com o Google – ou qualquer outro motor de busca – a colocar ações manuais no seu website por causa de links.

Tráfego de qualidade

Sim, foi mencionado anteriormente que os links nofollow podem resultar em muito tráfego. Mas o que realmente deseja é tráfego de alta qualidade que resulte em vendas massivas.

Portanto, se algum link nofollow lhe trouxer leads de alta qualidade e muitas vendas, é um link precioso.

Opções de links Nofollow para o Google

Em setembro de 2019, o Google anunciou 2 novos atributos de link que deram aos webmasters maneiras adicionais de ajudar o Google a identificar a natureza de diferentes links.

HTML

rel=“sponsored”

Se os links forem pagos de alguma forma, o Google sugere a utilização de atributos ‘sponsored’ para descobrir links no seu website que foram criados como parte de patrocínios, anúncios ou quaisquer outros acordos de compensação.

Um atributo ‘sponsored’ parece assim:

HTML

<a href=“http:/www.sample.com/” rel=“sponsored”>Texto âncora </a>

O Google também recomenda marcar os links UGC (conteúdo gerado pelo utilizador) – como posts de fóruns, comentários, etc. como conteúdo gerado pelo utilizador. Mas também acrescentaram que, se os webmasters quiserem reconhecer e recompensar contribuidores confiáveis que fizeram contribuições valiosas consistentemente, poderiam remover este atributo específico dos links.

O atributo de conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) parece o seguinte:

HTML

<a href=http://www.sample.com/ rel=“ugc”>Texto âncora </a>

O Google também sugeriu que deve usar rel=“nofollow” da seguinte forma:

“Use o valor nofollow quando outros valores não se aplicarem e preferir que o Google não rastreie a página linkada ou não a associe ao seu website. Para links dentro do seu website, use o robots.txt.”

Qual a Diferença entre Nofollow e Noindex?

Nos últimos anos, tem havido muita confusão sobre como impedir precisamente que o Google indexe uma página web específica. É, portanto, vitalmente importante que conheça a diferença significativa entre nofollow e noindex.

Como mencionado anteriormente, o nofollow pode ser usado para links individuais. Pode ser adicionado ao <head> de uma página web, o que informa os motores de busca para não seguirem todos os links nessa página específica. Exemplo:

HTML

<meta name=“robots” content= “nofollow” />

Se está a utilizar isto, esperando que os motores de busca ou o Google não rastreiem as páginas web do seu website ao seguirem esta diretiva, tenha em mente que, outrora, costumava informar o Google para não rastrear uma página web através de um link específico. No entanto, isto não impede ou impede o Google de rastrear a página de uma maneira diferente.

E se o Google agora trata todos os nofollow como ‘sugestões’, esta estratégia específica nunca funcionará para si. Se não quiser que o Google indexe ou rastreie uma página específica no seu website, não terá outra escolha senão usar a tag noindex.

Quando pode usar backlinks Dofollow vs. Nofollow no seu website?

A discussão desde o início deste artigo tem sido sobre links dofollow e nofollow em termos de outro webmaster a ligar-se ao seu website. Mas então, faz sentido tentar aproveitar esse atributo nofollow quando se liga a websites de terceiros.

Por exemplo, posts de blog patrocinados, publicidade, anúncios de links de texto, bem como outros links que se originam de relações pagas, devem usar o atributo nofollow. Isto ajuda a deixar claro para o Google que não está a tentar ser manipulador ou a enganar o sistema através de um esquema de links.

Além disso, qualquer conteúdo que possa ser rotulado como ‘não confiável’ também deve usar o atributo nofollow para links. Isto, claro, deve incluir comentários, isto é, se os permitir no seu website.

Se o seu website for alimentado por WordPress, pode obter um plugin que ajuda a gerir links nofollow de forma eficiente.

Como saber se um link é dofollow ou nofollow

Os links dofollow e nofollow são quase idênticos para os utilizadores da web. No entanto, existem algumas maneiras que pode adotar para distinguir a diferença.

Pode verificar os links manualmente ou através de uma extensão do Chrome que destaca rapidamente os links nofollow.

Para verificar uma página web manualmente, primeiro, visualize o código fonte da página. Usando o navegador Chrome, por exemplo, clique no menu ‘Ver’. Em seguida, passe o rato sobre ‘Developer’.

Depois, escolha ‘Ver Código Fonte’ e, na nova janela que se abrirá, verá o código fonte da página web em que se encontra.

Pesquise nessa página por nofollow; para tornar o processo mais rápido, pressione ‘Ctrl F’ para abrir uma barra de pesquisa e digite ‘nofollow’. Se essa palavra específica for usada nessa página web, será destacada.

Verifique todos os links pesquisando ‘a href’ e examine os links para ver quais contêm uma tag nofollow.

Pode usar um plugin para acelerar o processo se estiver a verificar várias páginas em busca de links nofollow. A extensão Nofollow Chrome revelará todos os links nofollow a vermelho.

Dedique algum tempo para garantir que o perfil de backlinks do seu website seja saudável e otimizado. A esta altura, já não deverá estar a perguntar: ‘O que são backlinks Dofollow e Nofollow?’

E como já sabe um pouco sobre a diferença entre backlinks Dofollow e Nofollow, deve começar a pôr esse conhecimento em prática. Lembre-se: quando se trata de backlinks dofollow vs nofollow, os links dofollow ajudarão significativamente a responder à pergunta ‘O que são backlinks Dofollow e Nofollow?’ e a construir PageRank, enquanto os links Nofollow podem trazer muito tráfego valioso e – por extensão – envolvimento.

Share This Article
Leave a comment