FREELANCER VS. AGÊNCIA: QUEM PODE GERENCIAR MELHOR O DESENVOLVIMENTO DO SEU PRODUTO?

By Ubika 16 Min Read

Começar o seu próprio negócio como empreendedor pode ser empolgante, especialmente se você tem uma excelente ideia para um produto. E você já decidiu contratar um desenvolvedor para o desenvolvimento do produto. Mas há um grande desafio: você não consegue se decidir entre contratar um freelancer ou uma agência que o ajudará com o desenvolvimento do MVP (produto mínimo viável).

A verdade é que cada opção tem seus prós e contras, porque muitas empresas cometeram erros ao contratar freelancers ou agências para o desenvolvimento de produtos e ficaram desapontadas.

E se você decidir fazer tudo sozinho, pode estar causando mais mal do que bem. Você deveria se concentrar em criar a estratégia do seu produto, estabelecer conexões de negócios importantes e como penetrar no seu mercado.

Em outras palavras, você deveria se concentrar no que faz de melhor e deixar o desenvolvimento do MVP (produto mínimo viável) para profissionais.

Então, para ajudá-lo a decidir qual opção escolher, vamos começar com quem é um freelancer, o que é uma agência, bem como as principais diferenças entre eles. Ao final deste artigo, você saberá qual opção escolher.

Quem é um Freelancer?

Um freelancer é um indivíduo autônomo que possui um conjunto de habilidades demandadas e vende seus serviços online e offline. Por exemplo, um freelancer pode se especializar em design de UI/UX, desenvolvimento front-end ou análise de dados.

Na maioria dos casos, os freelancers geralmente não são comprometidos com um único empregador ou alguém que paga pelos serviços que eles oferecem em longo prazo, tendo mais de um cliente por vez. Os freelancers geralmente evitam trabalho de escritório ou posições fixas.

O que é uma Agência?

Uma agência é uma empresa que atende outras empresas. As agências geralmente têm uma equipe estabelecida de especialistas que trabalham perfeitamente em conjunto. As equipes de uma agência podem consistir em designers, desenvolvedores, analistas de negócios, gerentes de projeto e gerentes de garantia de qualidade.

Muitas agências que fornecem serviços de desenvolvimento geralmente oferecem uma consulta gratuita sobre a ideia do produto. Elas acompanharão o cliente desde a consultoria inicial até o lançamento do produto.

Quais São as Principais Diferenças Entre um Desenvolvedor Freelancer e uma Empresa de Desenvolvimento de Produtos?

Aqui estão os diferentes pontos-chave entre agências de desenvolvimento de produtos e desenvolvedores freelancers:

Habilidades

A maioria dos freelancers geralmente possui habilidades aprendidas em uma área específica. A primeira coisa que você deve fazer antes de contratar um freelancer é verificar seus portfólios. Isso o ajudará a entender em que esse freelancer se especializa e o que pode entregar dentro de um período estipulado.

Às vezes, alguns freelancers podem se posicionar como um provedor de serviços completos ou pau para toda obra. Mas você sabe que é praticamente impossível dominar várias habilidades demandadas.

Os freelancers, portanto, são úteis apenas para contratar para uma tarefa específica ou projetos pontuais. Por exemplo, se você deseja criar um site WordPress ou adicionar vários recursos ao seu aplicativo móvel existente, um freelancer – como um web designer, um desenvolvedor iOS ou um desenvolvedor Android – pode ajudá-lo sem cobrar os olhos da cara.

Trabalhar com uma agência não exige que você procure um especialista separado para cada tarefa específica. A maioria das agências fornece serviços completos de desenvolvimento de produtos, que incluem:

  • Consulta gratuita sobre a ideia do produto
  • Análise de negócios
  • Validação da ideia de negócio
  • Design de UI/UX
  • Desenvolvimento de MVP (produto mínimo viável)
  • Implantação

Com uma agência, você obtém tudo em um só lugar. Portanto, se você tem uma ideia de produto muito complicada, pode aproveitar os serviços fornecidos por agências de renome, como soluções de CRM ou sistemas de fidelidade, aplicativos web ou móveis, etc.

Os membros de uma equipe em uma agência se acostumaram uns com os outros e possivelmente desenvolveram maneiras únicas de trabalhar de forma eficiente e produtiva. Cada membro da equipe está continuamente tentando se manter no topo de seus respectivos nichos, desenvolvendo e aprimorando suas habilidades.

Isso significa que as agências têm maior probabilidade de ter uma equipe que aprende continuamente novas linguagens de programação, mantendo-se a par das tecnologias e tendências emergentes, compartilhando conhecimento aprofundado enquanto entrega soluções de ponta e atualizadas.

Mas antes de escolher seu contratado, sempre verifique recursos altamente confiáveis, como GoodFirms ou Clutch, para ler resumos de projetos e feedback de outras empresas.

Taxas

A maioria dos freelancers normalmente estabelece taxas mais baixas em comparação com as agências de desenvolvimento de MVP (produto mínimo viável). Os freelancers não lidam com custos indiretos, como seguro de saúde, material de escritório, jantares, etc.

Portanto, se você está procurando uma opção econômica porque está aguardando dinheiro de investidores, está com pouco orçamento ou precisa desenvolver um MVP (produto mínimo viável), os freelancers são o caminho a seguir.

Mas se você decidir contratar diferentes freelancers para lidar com diferentes partes do seu projeto, pode sair bem caro.

Se você precisar recorrer aos serviços de uma agência, deve saber que eles geralmente custam muito mais do que os freelancers cobram. À primeira vista, taxas mais altas podem ser um grande desestímulo e serem vistas como uma desvantagem.

No entanto, as taxas que as agências estabelecem dependem significativamente da região onde a agência está localizada. Por exemplo, se você contratar uma agência na Europa Ocidental, nos EUA, etc., para ajudá-lo com o desenvolvimento do MVP (produto mínimo viável), você precisará assaltar um banco. No entanto, eles entregarão serviços de primeira linha.

Mas as agências de desenvolvimento de produtos na Índia oferecem taxas absurdamente baixas e podem, portanto, fazer você duvidar da autenticidade da entrega de seus serviços.

Agora, as agências situadas na Europa Oriental, no entanto, ficam em algum lugar no meio. As agências nessa região específica oferecem desenvolvedores iOS, desenvolvedores Android e desenvolvedores web qualificados a custos razoáveis.

Essas agências fornecem soluções completas de ponta a ponta para startups e empresas estabelecidas, representando assim uma relação custo-benefício inestimável para o seu negócio.

Você também economizará muito tempo – e dinheiro – ao trabalhar com agências, pois elas trabalham com base no tempo estipulado. Você não terá que se preocupar com microgerenciamento como faria ao trabalhar com vários freelancers distribuídos.

Qualidade do Trabalho

Existem vários freelancers altamente qualificados por aí que são profissionais quando se trata de entregar serviços. Muitos freelancers, no entanto, apenas se concentram em concluir uma tarefa específica – atribuída por um cliente –, receber o pagamento e passar para o próximo cliente disponível.

Na maioria dos casos, os freelancers querem terminar os projetos o máximo possível para poderem começar o próximo. Isso ocorre porque mais clientes ou mais projetos significam mais lucro.

Muitos freelancers realmente não priorizam a qualidade na maioria dos projetos que realizam. E é por isso que você deve ter muito cuidado se estiver procurando contratar um freelancer para o desenvolvimento de produtos.

A melhor maneira de separar o joio do trigo e ter acesso a freelancers altamente qualificados que entregam trabalho de qualidade e priorizam a qualidade em seus negócios é analisar minuciosamente seus portfólios.

Certifique-se de que eles realizaram projetos relevantes para o que você deseja que eles façam para você. Verifique o Upwork, Behance, etc., e examine o feedback deixado pelos clientes com lupa. Você deverá encontrar um ou dois freelancers com um excelente histórico e uma boa reputação.

Por outro lado, relacionamentos de longo prazo com clientes ou organizações, bem como sua reputação profissional, são os principais focos das empresas de desenvolvimento de produtos.

Como a maioria dessas agências possui equipes, elas se concentram ao máximo em entregar qualidade em vez de quantidade excessiva. E é por isso que estão concentrando a maior parte de seus esforços em construir confiança e cultivar relacionamentos significativos.

As agências de desenvolvimento de produtos se esforçam para superar as expectativas de seus clientes para receber um ótimo feedback. Isso, por sua vez, faz com que os clientes mantenham os serviços das agências ou se tornem clientes leais que retornarão para o desenvolvimento de seus próximos produtos.

Digamos que você contrate uma agência para construir um aplicativo móvel para sua empresa, pois você não tem um desenvolvedor Android ou um desenvolvedor iOS como parte de sua equipe ou funcionários. Se algo der errado, a agência fará todo o possível para corrigir quaisquer bugs que possam estar afetando o desempenho perfeito do seu aplicativo móvel.

As agências também possuem os recursos para fornecer soluções de classe mundial para a maioria das startups, desde a ideia inicial até o desenvolvimento front-end e back-end.

Cronogramas

A maioria dos freelancers adora a liberdade que seu estilo de vida oferece, e é por isso que muitos deles acham difícil manter empregos de escritório. Como freelancer, você tem a liberdade de definir seus próprios horários e até mesmo decidir sobre a carga de trabalho.

Os freelancers também trabalham com vários clientes ao mesmo tempo em alguns casos. Portanto, você precisa estar preparado para uma situação em que eles não estejam disponíveis quando você precisar deles.

Digamos que você queira fazer uma adição rápida ao projeto; o problema é que seu freelancer pode ter passado para o projeto de outro cliente, ido de férias, ficado doente, etc. E isso significa que você não poderá fazer essa adição ao seu projeto por um longo tempo.

O horário de trabalho dos freelancers geralmente depende significativamente de quando a inspiração surge. Eles trabalham à noite, durante o horário normal, bem como em feriados e fins de semana. Você não pode controlar facilmente seus horários.

Mas a flexibilidade que os freelancers têm pode ser incrivelmente benéfica em caso de tarefas urgentes.

A maioria das agências de desenvolvimento de produtos, por outro lado, sempre tem horários bem definidos e estabelecidos. As equipes trabalham no horário normal de escritório, das 9 às 17, e podem até fazer horas extras quando a ocasião exige.

Se um desenvolvedor iOS ou um desenvolvedor Android da equipe ficar indisponível devido a doença ou férias, ele é imediatamente substituído por outro indivíduo qualificado.

As agências seguem fluxos de trabalho bem definidos, pois a equipe ajuda cada membro a permanecer organizado e capaz de cumprir os prazos.

Gerenciamento

Se você já gerenciou pessoas dentro de uma organização, sabe que não é uma tarefa que qualquer indivíduo pode realizar. O mesmo se aplica aos freelancers.

Ao contratar um freelancer, você é responsável por muitas coisas: familiarizá-lo com os fundamentos, relatórios, prazos e assim por diante. Você será o único responsável por seu trabalho, pois nenhum outro indivíduo terá controle sobre ele ou poderá avaliar prontamente a qualidade dos serviços que ele fornece.

Se você contratar um freelancer adicional, isso simplesmente significa que você dividirá seu tempo entre eles, garantindo que eles não se desviem enquanto trabalham para entregar seu produto. E, claro, isso significa que você terá que desembolsar mais dinheiro para cobrir o custo da contratação de um freelancer extra para auxiliar no desenvolvimento do produto.

Claro, não há nada de errado em contratar vários freelancers para lidar com diferentes partes do seu projeto. Eles não apenas farão um excelente trabalho, mas também aprenderão a trabalhar de forma mais eficiente juntos. Tudo o que isso lhe custará é o tempo que pode tirá-lo do foco no que você pode fazer pela sua startup.

A maioria das agências de renome tem seus gerentes internos que supervisionam qualquer número de projetos que a equipe está gerenciando por vez. Contratar uma agência de desenvolvimento de MVP (produto mínimo viável) remove a responsabilidade de gerenciar aqueles que estão trabalhando no seu projeto, para que você possa se concentrar mais no que pode fazer, como marketing, estratégia e crescimento.

Uma agência de desenvolvimento de produtos pode reduzir o número de desenvolvedores trabalhando no seu projeto para eliminar custos indiretos. Ou adicionar mais profissionais qualificados para acelerar o desenvolvimento do MVP (produto mínimo viável) para que ele chegue ao mercado a tempo.

Os gerentes de projeto geralmente são responsáveis por cumprir prazos apertados, antecipar falhas, bem como qualquer introdução suave de quaisquer alterações necessárias.

E, claro, como você está trabalhando com uma agência, pode ter certeza de que a equipe já trabalhou em projetos semelhantes no passado e, portanto, desenvolveu seus algoritmos de produtividade e eficiência.

Isso não anula a etapa necessária de analisar detalhadamente seus portfólios de projetos anteriores para ter certeza de que eles podem entregar sua ideia e dentro do período estipulado. O feedback de clientes anteriores ou atuais, bem como suas entregas, devem ser mais do que suficientes para convencê-lo de sua eficácia em projetos de desenvolvimento de produtos.

Então, aí está; estas são as principais diferenças entre freelancers e agências de desenvolvimento de produtos. Você pode decidir qual opção será adequada para o seu negócio, com base no seu orçamento, disponibilidade, experiência e necessidades.

Share This Article
Leave a comment