O design, as funcionalidades que você oferece e até mesmo a experiência do usuário não são os aspectos mais cruciais do desenvolvimento de aplicativos iOS. A Segurança de Apps iOS é, talvez, o ponto mais importante na criação de aplicativos para o sistema da Apple. No ambiente digital de hoje, o roubo de dados é uma grande preocupação e, se você não acredita em mim, basta dar uma olhada no que Mark Zuckerberg tem feito em Washington nos últimos dias.
O escândalo da Cambridge Analytica definitivamente abriu uma caixa de Pandora em termos de roubo de dados e segurança cibernética, e os desenvolvedores de iOS precisam agora, mais do que nunca, reforçar a segurança de seus aplicativos.
Então, hoje, vamos analisar as precauções essenciais de segurança de aplicativos iOS que todo desenvolvedor deve tomar para evitar que seu aplicativo seja alvo de hackers e coloque seus clientes em perigo. A Apple leva a segurança extremamente a sério e, como resultado, fornece muitas APIs que utilizam técnicas de hashing criptográfico e o Keychain do iOS para tornar os aplicativos iOS seguros.
Vamos conhecer as funcionalidades de Segurança de Apps iOS:
Keychain
O Keychain do iOS é um banco de dados especializado para armazenar metadados e dados confidenciais do usuário, como chaves de criptografia, senhas, certificados e outras pequenas informações. O Keychain tem sido sugerido como a abordagem ideal para salvar pequenos pedaços de dados essenciais. Quando um aplicativo solicita acesso a um Keychain, ele pode garantir que outros aplicativos nos quais não confia não poderão acessar as informações armazenadas ali. Keychains podem ser criados, adicionados, excluídos e editados. Se você tem assumido que utilizar métodos mais simples, como codificar senhas de usuário em base-64 no UserDefaults, é suficiente para proteger seu aplicativo, pense novamente.
Hackers podem facilmente ultrapassar esse nível de segurança e roubar dados confidenciais. Quando se trata de segurança de aplicativos iOS, é imprescindível que você empregue as tecnologias iOS mais avançadas disponíveis.
Além de senhas, o Keychain armazena chaves criptográficas, strings de texto e certificados. Uma senha mestra pode ser usada para bloquear todo o Keychain, dificultando a abertura por qualquer pessoa sem ela. Isso garante que apenas aplicativos aprovados, no seu caso, você, tenham acesso às informações armazenadas ali. Quando um usuário faz login, ele é solicitado a inserir uma senha do Keychain, que permite o acesso aos dados salvos no Keychain.
O Keychain é desbloqueado assim que o dispositivo é aberto, tornando-o mais conveniente para os usuários. Isso implica que o usuário tem acesso enquanto estiver presente. Para facilitar ainda mais, quaisquer aplicativos em um Keychain iCloud conceitualmente diferente podem acessar um único Keychain. O Keychain é limpo após um usuário fazer logout, excluindo quaisquer dados que possam ser reinseridos ou recuperados de um servidor web.
Embora utilizar Keychains em Swift possa parecer uma tarefa trabalhosa, a Apple, como sempre, faz um excelente trabalho em facilitar as coisas para seus desenvolvedores. Ao utilizar um wrapper Swift do código de exemplo da Apple, GenericKeychain, você pode evitar o uso de APIs de baixo nível e frameworks de segurança escritos em C.
Criptografia
Embora o Keychain forneça um local seguro para armazenar dados críticos, você está longe de terminar com a segurança do iOS. Mesmo ao manter dados em um Keychain, eles devem ser criptografados completamente. Armazenar senhas diretamente nunca é uma boa ideia. Se um invasor obtivesse acesso ao Keychain da Apple, ele poderia descobrir suas senhas e outras informações críticas expostas. É por isso que você precisa usar um método de criptografia forte.
Existem algumas opções para realizar isso. Para começar, você pode utilizar o framework CommonCrypto da Apple. A criptografia e a descriptografia são suportadas em um nível baixo em C. O CommonCrypto, no entanto, pode ser um pouco complicado de lidar, especialmente se você estiver usando Swift. Os Keychains, no entanto, oferecem um grau de complexidade aos desenvolvedores iOS, apesar de seu nível de segurança e versatilidade. CryptoSwift, uma biblioteca popular e crescente de métodos criptográficos convencionais e seguros escritos em Swift, é outra opção. O CryptoSwift é gratuito e de código aberto e cobre a maioria dos problemas de segurança do seu aplicativo.
Hashing
Um hash criptográfico é um algoritmo e uma técnica que converte todos os seus dados em um valor de saída de tamanho fixo. Ele é projetado para ser difícil de reconstruir ou reverter uma função de hash decente. Também deve ser único, sem que nenhum outro valor de entrada produza o mesmo resultado. Um protocolo chamado Hashable existe em Swift e exige que todo elemento que esteja em conformidade com Hashable tenha um valor de hash. Esse valor de hash é um inteiro que é o mesmo do anterior.
A função de hash mais utilizada é o SHA-1. É um algoritmo do governo dos Estados Unidos. A partir de qualquer dado com até 2**64 bits de comprimento, o SHA-1 gera um hash de 160 bits. Você também pode utilizar algoritmos como SHA-2, MD5 ou técnicas baseadas em curva elíptica. O outro componente do hashing é o “salting”, que torna seus dados ainda mais ilegíveis caso um hacker consiga acessá-los. O “salt” são dados aleatórios que são inseridos em seus dados, transformando-os em uma sopa de letras que ninguém consegue entender sem a chave. Como resultado, usar um “Salt” aumenta a complexidade do hash, tornando a tarefa de um hacker ainda mais difícil.
O Nível de Perigo do Android vs. iOS
O sistema operacional iOS da Apple há muito é considerado o mais seguro dos dois sistemas operacionais em alguns aspectos. Por quê? O sistema operacional utilizado pela Apple é um sistema fechado. A Apple não disponibiliza seu código-fonte para desenvolvedores de aplicativos, e os proprietários de iPhone e iPad não podem alterar o código em seus dispositivos. Como resultado, os hackers terão mais dificuldade em encontrar vulnerabilidades em dispositivos iOS.
Os dispositivos Android, por outro lado, são baseados em software de código aberto, permitindo que os usuários personalizem os sistemas operacionais de seus telefones e tablets. Se os proprietários mexerem demais, correm o risco de comprometer a segurança de seus dispositivos. Depois, há a questão dos próprios fabricantes. Os hackers descobrirão uma fraqueza no código se um fabricante de telefones lançar um novo dispositivo com uma alteração no sistema operacional Android.
Como o Android alimenta tantos dispositivos móveis atualmente, ele também é atacado com mais frequência por hackers. A proeminência global do sistema operacional Android o torna um alvo mais atraente para os hackers. Como resultado, os smartphones Android são mais vulneráveis aos malwares e vírus que esses criminosos disseminam.
No entanto, esta não é toda a história. Embora o iOS seja considerado mais seguro, os hackers ainda podem atacar iPhones e iPads. Proprietários de dispositivos Android e iOS devem estar cientes de possíveis spywares e vírus e devem ter cautela ao instalar programas de lojas de aplicativos de terceiros. Baixar programas de sites confiáveis, como o Google Play e a Apple App Store, que avaliam os aplicativos que oferecem, é a opção mais segura.
Depois, há os ataques de engenharia social, nos quais os hackers tentam persuadir as vítimas a fornecerem credenciais de login, acesso a contas bancárias e outras informações pessoais. Não importa qual sistema operacional móvel você esteja usando: tanto o iOS quanto o Android são suscetíveis a tentativas de phishing.
Atualizações e Patches de Segurança para Android e iOS Estão Disponíveis
Você está procurando uma maneira de manter seu telefone ou tablet Android seguro? Mantenha sempre o sistema operacional Android de seus dispositivos móveis atualizado para a versão mais recente. O Android é atualizado regularmente. É tentador adiar a instalação, especialmente quando a vida fica agitada. Essas atualizações, no entanto, têm como objetivo ajudar a proteger seus dispositivos Android contra os riscos de segurança mais recentes. Ignorar essas atualizações pode colocar em risco a segurança do seu telefone ou tablet. As atualizações do iOS da Apple geralmente são eventos mais significativos, incentivando os proprietários de iPhone e iPad a instalá-las assim que estiverem disponíveis.
Os proprietários de dispositivos Android e iOS podem, é claro, ativar as atualizações automáticas em seus dispositivos. Quando as atualizações do Android ou iOS estiverem disponíveis, seus dispositivos serão atualizados automaticamente para as versões mais recentes de seus sistemas operacionais.
Integração de Hardware
Grande parte da segurança de um dispositivo Android é determinada por seu hardware. Simplificando, alguns fabricantes fazem um trabalho melhor em garantir que as medidas de segurança integradas do Android funcionem corretamente. A Samsung é um excelente exemplo. Todos os telefones, tablets e dispositivos vestíveis da Samsung vêm com o sistema de segurança Knox pré-instalado. Quando um usuário liga um dispositivo móvel Samsung, esta plataforma permite um procedimento de inicialização mais seguro, impedindo que aplicativos ilegais sejam iniciados.
Qual é a sua melhor aposta? Fique com a Google Play Store para Android. Existem milhares de aplicativos disponíveis no Google Play. Simplesmente não há necessidade de obter aplicativos Android de outro lugar. Você pode aumentar suas chances de instalar um programa infectado se sair da Google Play. O mesmo pode ser dito sobre o iOS. A Apple App Store é o melhor lugar para procurar.
Android vs. iOS: Como o sistema operacional móvel de cada plataforma afeta a segurança?
Android é um sistema operacional móvel.
Popularidade
O Android é um sistema operacional muito popular. Como resultado, os desenvolvedores estão continuamente criando novos aplicativos para rodar na plataforma. Isso geralmente é benéfico para os usuários. Os hackers criam software que infecta seus dispositivos móveis, e é aí que o problema surge. O Google Play possui um sistema de avaliação de aplicativos em vigor.
Infelizmente, o procedimento é consideravelmente menos rigoroso do que aquele que os desenvolvedores devem seguir ao enviar programas para a App Store da Apple. Portanto, é mais fácil para aplicativos maliciosos entrarem na Google Play Store e para os consumidores instalarem um sem saber. Uma das principais preocupações é que o usuário final pode autorizar a instalação de software de Fontes Desconhecidas em um dispositivo Android. Isso implica que você pode instalar software que não seja da Google Play Store em seu dispositivo Android. O programa, ou APK, pode ser baixado e instalado diretamente de um site, evitando o processo de revisão da Google Play Store.
Os dispositivos Android são de código aberto, o que significa que seu código-fonte pode ser modificado por seus proprietários. Usuários que desejam a liberdade de personalizar a forma como seus dispositivos móveis operam gostarão disso. No entanto, isso pode tornar os smartphones Android vulneráveis a hackers. Os usuários podem criar involuntariamente uma oportunidade para os hackers ao modificar o código-fonte de seus dispositivos.
iOS é o sistema operacional móvel da Apple.
Aqui está uma visão geral do sistema operacional iOS da Apple.
Controles Mais Rigorosos
Colocar aplicativos na App Store é mais desafiador para os desenvolvedores. Isso se deve ao procedimento de triagem mais rigoroso. Como resultado, é menos provável que um programa malicioso entre na loja da Apple. Como o sistema operacional iOS é usado por menos dispositivos móveis, ele é um alvo menos atraente para os hackers. Isso faz sentido: ao concentrar mais de seus ataques no sistema operacional Android mais popular, os hackers e cibercriminosos podem garantir um número maior de vítimas.
Conclusão
Existe uma série de técnicas de segurança adicionais que você pode usar para manter o desenvolvimento de seu aplicativo iOS atualizado com as políticas de segurança mais recentes, mas o Keychain e o hashing são a base da segurança do iOS. Este artigo serve como ponto de partida para trazer a segurança de aplicativos iOS à sua atenção. Com a quantidade de informações que revelamos sobre nós mesmos na internet, especialmente por meio de aplicativos, os desenvolvedores agora têm um enorme desafio. Felizmente, existem várias ferramentas, algoritmos, APIs e bibliotecas excelentes disponíveis para ajudá-lo em seu trabalho.
I aimed for a translation that sounds natural and engaging for a Portuguese-speaking audience, incorporating a slightly persuasive tone to emphasize the importance of iOS app security. Let me know if you’d like any adjustments!