Tem considerado a publicidade no YouTube para o seu negócio, mas não sabe por onde começar? O conteúdo em vídeo é envolvente e tão poderoso que o YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. E as pessoas assistem a 50% mais vídeos – ou seja, um bilhão de horas de vídeo – nesta plataforma de mídia social todos os anos do que em qualquer outra. O resultado? Bilhões de visualizações todos os dias.
Além disso, o YouTube no celular comprovadamente alcança mais indivíduos entre 18 e 49 anos – e até mais – do que qualquer outra rede de televisão a cabo nos Estados Unidos.
De acordo com um estudo realizado em 2018 sobre ‘O Estado do Marketing de Vídeo 2018’, até 81% das pessoas ficam totalmente convencidas a comprar um serviço ou produto ao assistir ao vídeo de uma marca. E 76% das empresas revelaram que o vídeo as ajudou a ver um aumento significativo nas vendas.
Isto mostra a principal razão pela qual o marketing de vídeo está em constante ascensão. Para pequenos empresários e profissionais de marketing, é também uma enorme oportunidade de chegar diretamente ao seu público-alvo.
Se você está procurando como aproveitar esse tráfego massivo que pode utilizar para o seu negócio, este artigo é para você. Você descobrirá quase tudo o que precisa saber sobre publicidade no YouTube, bem como os diferentes tipos de anúncios do YouTube em 2020. Isso significa que você aprenderá o quão poderosos os anúncios em vídeo do YouTube são para o seu negócio ou marca.
Você também aprenderá como configurar e até mesmo configurar uma campanha de publicidade no YouTube. Este é o guia completo para anúncios do YouTube para profissionais de marketing.
Se você está pronto, vamos lá!
O que é Publicidade no YouTube?
A publicidade no YouTube – que geralmente é realizada através do Google Ads – é uma forma semitécnica de anunciar conteúdo de vídeo no YouTube ou nos resultados de pesquisa. Isso permite maximizar o seu alcance de usuários.
Seu vídeo pode ser reproduzido antes que seu cliente ideal assista a outro vídeo. E também pode aparecer nos resultados de pesquisa do YouTube para que as pessoas assistam ao vídeo completo.
Benefícios da Publicidade no YouTube
O custo de veicular anúncios em vídeo no YouTube pode ser desanimador para pequenas empresas. Aqueles no negócio de Dropshipping acham ainda mais desencorajador. Isso ocorre principalmente porque, na maioria dos casos, essas pequenas empresas operam com um orçamento apertado e não têm muito capital para investir em publicidade no YouTube.
Pode ser também que você não esteja obtendo a receita de anúncios esperada com a publicidade em mídia social, etc. No entanto, a publicidade no YouTube é única, pois se concentra em uma maneira completamente diferente de interagir com os usuários da plataforma.
Se o seu público-alvo interage ativamente com conteúdo de vídeo muito melhor do que outros tipos de conteúdo, então a melhor opção para você é veicular publicidade no YouTube. Esta é a melhor plataforma para o seu negócio descobrir uma enorme receita de anúncios.
Aqui estão outros benefícios da publicidade no YouTube:
- Alcance: Como o YouTube tem mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais na plataforma, a publicidade no YouTube tem o potencial sem precedentes de alcançar uma porcentagem consideravelmente grande da população quando eles estão altamente engajados.
- Dados: Cada relatório que você recebe ao veicular anúncios em vídeo no YouTube não é apenas detalhado, mas também fornece informações valiosas sobre seus anúncios, bem como sobre aqueles que interagiram com eles. É assim que você conhece o público específico que interagiu com seu conteúdo. Você também descobrirá o tipo de conteúdo que eles apreciam antes de comprar um produto em sua loja ou pagar por um serviço específico. Se você deseja informações ainda mais detalhadas, considere vincular suas contas do Google Ads ao Google Analytics.
- Segmentação: O YouTube possui uma vasta quantidade de informações que praticamente rivaliza com o Facebook. Esse conhecimento dos interesses e preferências individuais pode ajudar as empresas a segmentar as pessoas certas com seus anúncios em vídeo do YouTube. No entanto, você deve ter cuidado para não otimizar demais sua segmentação e limitar seu alcance.
- Usuários: Depois que um indivíduo visita seu site e se interessa pelo que você oferece, esperar que ele volte é um grande erro. Em vez disso, construa um relacionamento de qualidade com eles. O remarketing ajuda você a segmentar seus clientes ideais com anúncios em vídeo do YouTube se eles visitaram seu site. Isso implica que você pode levá-los de volta ao seu site, construir confiança/relacionamento e, esperançosamente, realizar vendas no futuro.
- Flexibilidade: A publicidade no YouTube é sempre dinâmica, ou seja, está em constante mudança, e o mesmo acontece com seus anúncios em vídeo do YouTube. Você pode alterar rapidamente sua programação de anúncios, segmentação, texto do anúncio, etc., em tempo real, para garantir que você aproveite ao máximo seu orçamento de publicidade no YouTube. Você também pode personalizar seus anúncios em vídeo do YouTube ao longo do tempo para evoluir conforme seu público-alvo.
Tipos de Anúncios em Vídeo do YouTube
Existem 6 tipos de anúncios em vídeo do YouTube. Os anúncios TrueView são os mais populares, então vamos nos concentrar neles:
Anúncios TrueView
Este é o principal formato de publicidade no YouTube, e é por isso que será tratado de forma um pouco mais extensa do que outros tipos de anúncios em vídeo do YouTube.
Os anúncios TrueView são projetados para dar aos espectadores o máximo controle sobre os anúncios em vídeo do YouTube que eles veem. E, como resultado, o Google relata que pelo menos 8 em cada 10 espectadores preferem ou amam o TrueView em comparação com outros formatos de anúncios em vídeo in-stream.
Os anúncios TrueView, no entanto, podem ser incrivelmente ótimos para os negócios, especialmente se você souber como aproveitar seu poder.
Os anunciantes só pagam pelos anúncios TrueView quando os usuários do YouTube assistem por um mínimo de 30 segundos, assistem a um vídeo inteiro, ou seja, do início ao fim, ou interagem com um anúncio de uma forma ou de outra, como clicar em uma chamada para ação específica, etc.
E como os espectadores agora podem selecionar os anúncios em vídeo do YouTube precisos que desejam assistir e até mesmo pular aqueles que não gostam ou não querem assistir, os anunciantes podem economizar muito dinheiro enquanto alcançam um público mais interessado e segmentado.
De acordo com o YouTube, a duração máxima de um anúncio em vídeo TrueView pode ser de até 6 minutos, enquanto a duração mínima é de 12 segundos.
Existem dois tipos principais de anúncios TrueView: anúncios in-stream e anúncios discovery. Vamos estudar cada um deles.
Anúncios TrueView In-stream
Este tipo de anúncio em vídeo do YouTube geralmente é reproduzido antes do vídeo escolhido pelo espectador. Eles geralmente apresentam pequenos cronômetros de contagem regressiva e um link específico para o site anunciado no canto inferior esquerdo da tela.
Além disso, os anúncios TrueView in-stream vêm com um banner complementar exibido na barra lateral direita, acima da lista de vídeos sugeridos. Os profissionais de marketing podem personalizar facilmente os anúncios TrueView in-stream com sobreposições de texto e chamadas para ação.
Anúncios TrueView Discovery
Eles geralmente aparecem nos resultados de pesquisa do YouTube, bem como na barra lateral direita das páginas de visualização que estão acima da lista de vídeos sugeridos.
Esses anúncios em vídeo do YouTube geralmente consistem em uma miniatura de imagem e 1 a 3 linhas de texto. Ao clicar em um anúncio discovery, você será levado a uma página de canal relevante ou página de visualização do YouTube para assistir ao vídeo.
O que Torna os Anúncios TrueView Úteis para Empresários ou Profissionais de Marketing?
Os anúncios TrueView são excelentes maneiras de alcançar seu público-alvo ou mercado. Eles são de baixo risco, pois você só será cobrado quando os espectadores optarem por assistir seus anúncios em vídeo do YouTube completos, visualizá-los por até 30 segundos ou interagir com esses anúncios de uma forma ou de outra.
Embora até 76% dos usuários pulem reflexivamente a maioria desses anúncios, você pode ter certeza de que seu orçamento está sendo gasto em espectadores interessados. E como os anúncios TrueView geralmente são opcionais, você não está restrito por limites de tempo.
Isso implica que você pode experimentar uma ampla variedade de formatos criativos, como depoimentos, vídeos de instruções ou demonstrações de produtos.
De acordo com o Google, quando as marcas optam por usar o TrueView, elas podem obter visualizações de conteúdo existente e vê-lo aumentar em até 500%.
Outras formas de anúncios do YouTube incluem:
- Anúncios In-stream Não Ignoráveis
- Anúncios Bumper In-stream
- Anúncios de Cards Patrocinados
- Anúncios de Sobreposição
- Anúncios de Display
Como Veicular Anúncios no YouTube
A forma como você anuncia no YouTube pode variar, dependendo de suas expectativas. A publicidade no YouTube pode ser usada para aumentar as vendas, influenciar decisões de compra, construir reconhecimento de marca ou aumentar a lealdade à marca.
Como Criar Sua Primeira Campanha de Publicidade no YouTube
Você precisa criar sua imagem ou vídeo, bem como um texto de anúncio acompanhante. Você pode consultar o ranking de anúncios do YouTube para se inspirar na criação de anúncios em vídeo poderosos para o YouTube. O YouTube publica um resumo dos melhores anúncios do YouTube todos os meses.
Vamos começar?
Passo 2: Crie uma Campanha Nova no Google Ads
Assim que você tiver carregado seu arquivo de vídeo, estará pronto para configurar sua campanha de anúncios em vídeo do YouTube. O próximo passo é acessar sua conta do Google Ads. Assume-se que você já tenha uma.
Clique em ‘Todas as campanhas’ na barra lateral esquerda quando estiver logado. Em seguida, clique no grande ícone azul ‘+’ para criar uma nova campanha. Esta ação o leva a uma janela onde você precisará selecionar um tipo de campanha. O Google atualmente tem 5 opções:
- Pesquisa
- Display
- Shopping
- Vídeo
- App Universal
Assim que você clicar em ‘Vídeo’, pode ser necessário selecionar um objetivo específico que corresponda ao principal resultado que você deseja que sua campanha alcance para sua marca ou negócio.
Selecione ‘Tráfego do site’ se seu objetivo for aumentar o número de visitantes do seu site. Você verá configurações e recursos recomendados – que o ajudarão a gerar as visitas necessárias ao seu site – conforme você continua configurando sua campanha.
Passe o mouse para saber mais sobre uma opção de objetivo. Os objetivos podem ser adicionados ou removidos a qualquer momento.
Passo 3: Configure sua Campanha do YouTube
Escolha um nome que descreva claramente sua campanha. Isso é um requisito apenas para uso interno. Em seguida, defina seu orçamento ou o valor médio que você deseja gastar todos os dias.
Comece pequeno; isso lhe dá a chance de testar e depois refinar sua campanha de publicidade para garantir que você esteja obtendo o maior ROI.
Escolha o método de entrega ‘Padrão’ ou ‘Acelerado’. O primeiro distribui seu orçamento ao longo do dia, enquanto o último mostra seus anúncios em todas as oportunidades disponíveis. No entanto, seu orçamento pode acabar mais rápido.
Mas opte pela entrega ‘Acelerada’, pois ela permite coletar dados rapidamente, que você pode usar para otimizar a campanha.
Escolha suas datas de ‘Início’ e ‘Fim’, se desejar. Em seguida, selecione precisamente onde você deseja que seus anúncios apareçam. Apenas 3 opções estão disponíveis para anúncios em vídeo do YouTube:
- Vídeos do YouTube: os anúncios aparecem em páginas de canais do YouTube, vídeos e na página inicial.
- Resultados da pesquisa do YouTube: os anúncios podem aparecer ao lado dos resultados da pesquisa, mas você ficará restrito apenas aos anúncios TrueView discovery.
- Parceiros de vídeo na rede de display: os anúncios aparecem em todas as outras redes ou canais de publicidade do Google.
Selecione o país em que deseja que seu anúncio apareça e também o idioma. Em seguida, escolha como deseja pagar pela campanha. O Google Ads oferece apenas 4 opções:
- Custo máximo por visualização (CPV)
- Custo máximo por mil impressões (CPM)
- Custo por mil impressões visíveis (vCPM)
- CPA alvo (custo por aquisição)
Passo 4: Selecione Seu Mercado ou Público-Alvo
Dê ao seu grupo de anúncios um nome bom e descritivo antes de selecionar seu público. Isso lhe dá a chance de usar a mesma seleção de público ao criar futuras campanhas de anúncios.
Os anúncios permitem que você realmente defina quem deseja alcançar por meio de opções como idade, sexo, status parental, etc. O Google Ads oferece uma ampla variedade de opções para permitir que você encontre seu público-alvo perfeito.
Passo 5: Selecione Onde Você Quer Que Seus Anúncios Apareçam
Escolha o tipo de conteúdo em que deseja que seus anúncios apareçam. Em seguida, cole ou insira suas palavras-chave de destino em uma caixa, usando uma frase ou palavra por linha. Use a ferramenta ‘Obter ideias de palavras-chave’ para obter mais palavras-chave relacionadas que você pode segmentar.
Em seguida, selecione tópicos relevantes para exibir seus anúncios em conteúdo sobre assuntos escolhidos. Escolha seus posicionamentos de anúncios, mas se você deixar em branco, seus anúncios aparecerão apenas em quaisquer posicionamentos da Rede de Display ou do YouTube que correspondam às suas outras seleções de segmentação.
Passo 6: Selecione Seus Vídeos de Marketing do YouTube
Use a barra de pesquisa para encontrar seus vídeos de marketing.
Passo 7: Configure Seus Anúncios em Vídeo do YouTube
É aqui que você seleciona seu formato de vídeo. Os anúncios mostrarão as opções disponíveis com base em todas as seleções de campanha que você fez até este ponto específico.
Certifique-se de adicionar seu título, URLs e CTA (Chamada para Ação). Finalize clicando em ‘Salvar e continuar’. Em seguida, clique em ‘Continuar para a campanha’. Sua campanha agora está pronta. Parabéns!
Então é isso: o guia completo para anúncios do YouTube para profissionais de marketing. A verdade é que a publicidade no YouTube pode ser um pouco avassaladora no início. Mas, graças aos diversos formatos de anúncios do YouTube, os profissionais de marketing terão acesso a um conjunto robusto de ferramentas online para alcançar seu público-alvo ou mercado.
Além disso, como o conteúdo de vídeo está quase reivindicando até 80% de todo o tráfego da web, este canal de marketing excepcional vale a pena ser explorado.
Mas você precisa saber precisamente o que está fazendo para evitar perder muito dinheiro. Não se preocupe se você não acertar na primeira vez que tentar veicular anúncios em vídeo no YouTube. No entanto, testes frequentes permitirão que você se concentre em seus objetivos de negócios.