Uma das tendências mais populares nos últimos anos tem sido o crescimento do desenvolvimento de aplicativos híbridos. A maioria das pessoas sabe que está se tornando cada vez mais comum para os desenvolvedores combinarem HTML5, CSS e JavaScript para criar aplicativos móveis. Isso acontece porque essas três tecnologias são padrões no desenvolvimento web. Todas elas são construídas com a compatibilidade entre navegadores em mente, o que significa que funcionarão em praticamente qualquer plataforma sem a preocupação de inconsistências de design.
O desenvolvimento de aplicativos híbridos está mudando, pois é evidente que, no passado, era uma forma de construir aplicativos semelhantes aos nativos usando tecnologias web. No entanto, à medida que os dispositivos móveis aumentaram seu poder de processamento e os desenvolvedores web aprenderam a construir aplicativos cada vez mais complexos, essa linha entre aplicativos nativos e web foi se diluindo.
Além disso, no passado, havia uma clara distinção entre o desenvolvimento de aplicativos nativos e web.
Mas essa distinção está desaparecendo lentamente. O desenvolvimento nativo pode ser caro e demorado, razão pela qual muitas empresas querem explorar o desenvolvimento de aplicativos web.
Este artigo discute para onde o desenvolvimento de aplicativos híbridos está caminhando.
O Que É Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos?
Os aplicativos híbridos não podem ser lançados nas lojas de aplicativos e precisam ser baixados diretamente do seu site. Este processo pode ser não apenas inconveniente, mas também inseguro.
Os aplicativos híbridos são construídos usando HTML5, CSS3 e JavaScript, o que significa incompatibilidades com as últimas versões do iOS ou Android. E embora alguns aplicativos híbridos possam ser enviados por e-mail para outros usuários de iPhone ou Android, este é também um processo arriscado que nem sempre tem garantia de funcionamento.
Os aplicativos móveis nativos podem ser publicados na loja de aplicativos e atualizados automaticamente, sem a necessidade de qualquer download. Apple e Google certificam esses aplicativos e os mantêm atualizados em suas respectivas lojas de aplicativos, então você nunca precisa se preocupar.
Um aplicativo híbrido é um aplicativo online HTML5 que é envolvido em um wrapper nativo. CSS3, HTML5 e JavaScript são usados para criar este tipo de aplicativo móvel. Usando a tecnologia de wrapper, ele é subsequentemente compilado para Android nativo, iOS ou outras plataformas móveis. Em outras palavras, os aplicativos híbridos são páginas online que foram envolvidas em um aplicativo móvel usando o WebView. Aplicativos híbridos são uma mistura de aplicativos nativos e móveis.
A melhor coisa sobre os aplicativos híbridos é que eles podem aproveitar os recursos de qualquer dispositivo e ter funcionalidade integrada. Os aplicativos híbridos dependem de HTML entregue em um navegador incorporado ao aplicativo para o componente do aplicativo web. Os desenvolvedores usam frameworks cross-platform para criar aplicativos híbridos.
Por Que o Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos é o Futuro?
Melhore a Experiência do Usuário
O desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos garante uma experiência de usuário consistente e impecável em plataformas móveis Android e iOS. Além disso, a interface de usuário leve dos aplicativos híbridos resulta em gráficos e carregamento de conteúdo mais rápidos. Por conta da incrível experiência de interface, há uma boa probabilidade de que seu aplicativo seja aprovado rapidamente na loja de aplicativos. Os aplicativos híbridos se adaptam a diferentes telas de dispositivos para permitir uma exibição rápida de dados e um streaming de dados sem problemas, resultando em custo-benefício.
Melhore o Desempenho
Os aplicativos móveis híbridos são mais rápidos e eficientes do que os aplicativos responsivos e progressivos. Eles superam os aplicativos web móveis e sites em termos de desempenho, funcionando sem problemas em sistemas operacionais com uma grande carga de conteúdo ou usuários. Aplicativos com um número maior de usuários têm melhor desempenho em todos os dispositivos. Essa melhoria de desempenho se deve à falta de dependência da conectividade de rede.
Extensão DevOps
O DevOps pode ser estendido a aplicativos móveis por meio de aplicativos híbridos. Desenvolvedores de aplicativos móveis que usam DevOps para seus aplicativos web desejam atualizar seus aplicativos móveis conforme necessário, várias vezes ao dia. Os aplicativos híbridos permitem que você passe de atualizações trimestrais para um cronograma quinzenal. Como resultado, você pode atualizar seu aplicativo web com a frequência que desejar, o que não é possível com aplicativos nativos. Em contraste com o desenvolvimento de aplicativos nativos, o desenvolvimento de aplicativos híbridos exige a automação dos dois aspectos mais importantes do seu processo de integração contínua (CI).
Evite Restrições da Loja de Aplicativos
No mundo do desenvolvimento de aplicativos corporativos, é necessário um tempo de comercialização mais rápido. As restrições das lojas de aplicativos representam um obstáculo para o desenvolvimento de aplicativos móveis nativos. Como resultado, os aplicativos híbridos oferecem uma vantagem considerável para desenvolvedores que desejam atualizar seus aplicativos com mais frequência. Não é necessário reenviar a versão atualizada do programa se as alterações não afetarem o código nativo.
Permita a Reutilização de Código
A maioria dos aplicativos móveis nativos tem uma versão Android ou iOS, que foi criada usando linguagens de programação específicas da plataforma móvel, como Java para Android e Swift ou Objective-C para iOS. Enquanto o desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos permite que você crie aplicativos em uma variedade de linguagens, seus desenvolvedores já estão familiarizados com JavaScript, HTML e CSS. Além disso, o teste de aplicativos móveis tem várias vantagens no desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos. Os desenvolvedores não devem criar scripts de teste separados para diferentes tipos de aplicativos. Acima de tudo, testar contra uma única base de código reduz a quantidade de infraestrutura de teste necessária, ao mesmo tempo em que simplifica o processo de garantia de qualidade (QA).
Aplicativo Híbrido vs. Desenvolvimento de Aplicativos Cross-Platform
Uma das considerações mais importantes para o desenvolvimento de aplicativos híbridos é a experiência do aplicativo nativo. Esse tipo de aplicativo proporcionará aos usuários uma experiência mais suave e contínua do que os aplicativos cross-platform. Outra vantagem do desenvolvimento de aplicativos híbridos é que ele usa menos largura de banda, o que significa que funcionará melhor em conexões de baixa largura de banda.
Por outro lado, os aplicativos cross-platform são construídos por meio de tecnologias web como HTML5, CSS3 e JavaScript. Essas tecnologias funcionam em todas as plataformas, como Android ou iOS, o que significa que os desenvolvedores não precisam codificar em várias linguagens para diferentes sistemas. No entanto, há algumas desvantagens no desenvolvimento de aplicativos cross-platform, como desempenho mais lento e compatibilidade limitada com dispositivos.
A plataforma de código aberto Xamarin, de propriedade da Microsoft, é um dos melhores frameworks de desenvolvimento de aplicativos cross-platform disponíveis atualmente, permitindo que os desenvolvedores compartilhem código entre Android, iOS e Windows, enquanto desenvolvem aplicativos nativos simultaneamente. Como resultado, o produto final é idêntico ao que você obteria se usasse a linguagem local. Também desenvolvemos um aplicativo Android baseado em Xamarin para um de nossos clientes que queria fornecer entretenimento para presos. Este aplicativo foi criado para transmissão e trânsito de dados contínuos de uma única plataforma móvel e tablets personalizados. Com o aplicativo Android baseado em Xamarin, uma experiência de usuário suave e o rastreamento de atividade do tablet em tempo real foram muito úteis.
Aplicativo Híbrido vs. Desenvolvimento de Aplicativos Nativos
O desenvolvimento de aplicativos híbridos é um conceito relativamente novo que foi lançado para atender às necessidades de organizações com um conjunto mais amplo de habilidades. Neste caso, os desenvolvedores podem usar HTML5 e JavaScript para o front-end e combiná-lo com código nativo para o back-end. A principal vantagem dessa abordagem é que ela permite que uma única base de código seja executada em uma variedade de plataformas, o que economiza tempo e dinheiro.
É importante perceber que o desenvolvimento de aplicativos híbridos também não está isento de desvantagens. Uma grande desvantagem é que esses aplicativos geralmente exigem mais trabalho por parte do usuário, pois precisam sincronizar dados entre duas plataformas diferentes.
O desenvolvimento de aplicativos híbridos é uma boa alternativa para startups que buscam começar rapidamente sem gastar muito inicialmente. Mas e quanto a escalar seu negócio, ou fazer mudanças mais complexas em seu aplicativo?
Se você tem pensado em construir um aplicativo híbrido ou web-móvel, deve saber que isso pode te prejudicar mais tarde. Você não consegue enviar atualizações para seu aplicativo facilmente, e há problemas de desempenho e usabilidade.
O desenvolvimento de aplicativos nativos é o caminho a seguir. Com aplicativos móveis nativos, você poderá enviar atualizações facilmente, aproveitar recursos como acelerômetro e GPS, e proporcionar uma experiência de usuário geral melhor.
Flutter com Exemplo de Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos
Com o lançamento do SDK do Flutter, os desenvolvedores agora podem escrever aplicativos em Java e Dart. Isso abre uma nova gama de possibilidades, permitindo que os desenvolvedores usem sua linguagem favorita para programar o aplicativo que estão desenvolvendo.
Antes do Flutter com desenvolvimento de aplicativos híbridos, havia duas maneiras de construir um aplicativo Android ou iOS: uma com Java e outra com Objective-C ou Swift. Então, se você quisesse construir um aplicativo Android, você tinha que usar Java para codificação e ter uma equipe separada para fazer o trabalho de design no Adobe Illustrator. Alternativamente, se você quisesse construir um aplicativo iOS, você tinha que usar Objective-C ou Swift para codificação, mas fazer todo o seu trabalho de design de UI no Photoshop ou Sketch. Com o Flutter, você agora pode usar sua linguagem favorita para o código Java e Dart para o seu trabalho de design de aplicativo híbrido.
Por Que o Flutter Para Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos?
As empresas devem reconhecer que as demandas tecnológicas estão aumentando aos trancos e barrancos todos os dias. Como resultado, há uma necessidade de um framework que possa incorporar suavemente aplicativos desktop e web. Os desenvolvedores de aplicativos Flutter reconhecem isso e, como resultado, o Flutter não está mais limitado a aplicativos móveis.
Sem modificar o código-fonte, os desenvolvedores de tecnologia estão investigando novos horizontes para aplicativos Flutter. O Flutter está gradualmente se tornando um pacote completo de desenvolvimento de aplicativos cross-platform. Como resultado, qualquer pessoa usando um framework diferente do Flutter continuará a usar a abordagem de desenvolvimento cross-platform padrão.
Essa melhoria oferece às empresas uma vantagem competitiva muito necessária e as mantém em uma liga própria. Aqui estão alguns dos benefícios de usar o Flutter para aplicativos híbridos.
Hot Reload
Flutter é um framework de desenvolvimento de aplicativos móveis que torna fácil e rápido construir aplicativos nativos bonitos para iOS e Android. O Flutter renderiza interfaces totalmente nativas, o que significa que os usuários não saberiam se o aplicativo foi desenvolvido com Flutter ou não.
O Flutter Hot Reload é um recurso incrível do Flutter que permite fazer alterações em seu código sem reiniciar seu aplicativo. Isso significa que, assim que você fizer uma alteração em seu código, verá essas alterações refletidas na tela quase instantaneamente, sem ter que recompilar seu aplicativo do zero.
Ele aumenta significativamente a produtividade de um desenvolvedor, reduzindo o tempo consumido durante cada ciclo de iteração do desenvolvimento.
Biblioteca de Animação Rica do Flutter para Desenvolvimento de Aplicativos Híbridos
Flutter é o SDK de aplicativos móveis do Google para desenvolvedores que desejam construir aplicativos de alta qualidade, alto desempenho e altamente escaláveis. O Flutter possui uma rica biblioteca de animação, o que o torna excelente para o desenvolvimento de aplicativos híbridos.
As animações do Flutter são controladas pela classe animation no Flutter. As animações são implementadas em Dart, que pode ser compilado para diferentes plataformas como JavaScript ou Web Assembly.
As classes de animação permitem modificar cada propriedade de um objeto ao longo do tempo. Isso inclui coisas como cor, alfa, posição, escala ou qualquer outra propriedade personalizada que possa ser animada em um widget no Flutter.
Opções de Widgets
Os aplicativos móveis híbridos criados com Flutter são extremamente focados no cliente. Porque permite que os usuários selecionem uma variedade de widgets ao usar o aplicativo móvel. Como a gama de widgets está prontamente disponível, os usuários podem prosseguir com seu trabalho sem dificuldade.
Os widgets são exatamente organizados para que os usuários não tenham dificuldade em descobri-los e utilizá-los. Os widgets não apenas embelezam o aplicativo híbrido, mas também o tornam altamente escalável para os usuários. Os desenvolvedores também podem colocar widgets de forma fluida usando o desenvolvimento de aplicativos Flutter.
A vasta gama de widgets extremamente decorativos do aplicativo aumenta seu apelo visual e o distingue da concorrência.
UI/UX Moderna
Flutter é um framework de UI móvel do Google. O Flutter é uma solução de desenvolvimento de aplicativos cross-platform e híbridos, e também oferece alguns widgets interativos realmente interessantes que você pode usar para construir UI/UX. Um desses widgets é a classe Scaffold, e ela ajuda você a gerar layouts responsivos em Android ou iOS.
Alto Desempenho
Os aplicativos móveis híbridos baseados em Flutter têm uma ótima relação desempenho-custo. Isso significa que, em termos de classificação, as taxas de desenvolvimento de aplicativos Flutter são bastante altas em comparação com outros SDKs. O framework permite que os desenvolvedores criem aplicativos móveis ricos em recursos e cheios de ação em um curto período de tempo. Além de serem rápidos, os aplicativos híbridos são muito estáveis e proporcionam uma experiência de usuário semelhante à dos aplicativos nativos.
O Futuro do Aplicativo Híbrido
Como o framework é suportado pelo Google, ele possui uma comunidade de desenvolvimento considerável. Como resultado, os desenvolvedores que trabalham em um projeto específico podem obter ajuda sempre que precisarem. Além disso, o framework de desenvolvimento de aplicativos cross-platform é otimizado para 60 quadros por segundo em uma base constante. Há um futuro brilhante para este framework, pois mais aplicativos móveis se tornarão híbridos nos anos seguintes.