A PLATAFORMA WEBFLOW PARA DESIGN DE WEBSITES ÚNICOS

By Ubika 18 Min Read

O mercado está repleto de construtores de sites inovadores que prometem mundos e fundos quando se trata de fornecer soluções universais para desafios de design. No entanto, um construtor de sites se destaca claramente dos demais: o Webflow. O que é o Webflow? E como funciona?

O design de websites se transformou ao longo dos anos, e o tempo de lançamento no mercado desempenha um papel vital no mundo de hoje. Para enfrentar os desafios do design web, designers ou equipes utilizam diversas ferramentas para reduzir o tempo necessário para ir do conceito ao produto pronto para uso. É isso que o Webflow busca fazer: simplificar o processo de design sem sacrificar a qualidade do design e sem a necessidade de codificação.

Neste artigo, você aprenderá como o Webflow funciona e a resposta para uma pergunta que você pode estar se fazendo: ‘Posso usar o Webflow gratuitamente?’ Sem perder mais tempo, vamos mergulhar no assunto.

O que é Webflow?

O Webflow é um kit de ferramentas online de arrastar e soltar para criar websites responsivos e de alto desempenho sem a necessidade de codificação. A ferramenta foi lançada em 2013 para preencher o espaço entre outros softwares “faça você mesmo” como Squarespace, Weebly e Wix. O Webflow também compete favoravelmente com o WordPress, o tradicional sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), e o desenvolvimento web front-end real. Muitos designers profissionais também consideram o Webflow um híbrido entre WordPress e Wix.

Portanto, é seguro definir o Webflow como uma ferramenta de design web no navegador, um sistema de gerenciamento de conteúdo e uma plataforma de hospedagem, tudo em um só.

O Webflow foi criado para superar esses construtores de sites, especialmente em termos de flexibilidade, facilidade de uso e desempenho. E ele ofuscou com sucesso os outros no mundo do design web, à medida que mais designers e tipos visuais agora recorrem ao Webflow. E isso permitiu que designers – de iniciantes a veteranos – liberassem sua imaginação diretamente na web. Muitos desses designers até conseguem pular suítes gráficas como Figma, Sketch e assim por diante.

Como o Webflow Funciona?

Se você está se perguntando como o Webflow funciona, saiba que ele permite que os designers tenham o poder de projetar e programar websites poderosos e intuitivos. Isso significa que designers web e visuais não precisam mais depender consideravelmente de programadores para dar vida a um website.

De acordo com Neal O’Grady no website oficial do Webflow: ‘47% dos seus visitantes esperam que seu website carregue em até 2 segundos, e 40% deles sairão se demorar mais de 3 segundos. Cada segundo de atraso diminui a satisfação do cliente em cerca de 16% e reduz suas vendas em 7%.’

Se o seu website não atender aos critérios acima, você perderá muito dinheiro, pois seu site não será visualizado na maioria das vezes. E o Google não gosta de websites ou blogs que não carregam o mais rápido possível e pode rebaixar seu site nos resultados de pesquisa.

A missão do Webflow é capacitar designers, profissionais criativos e empreendedores a criar entidades visuais para a web. Os usuários podem ter acesso à ferramenta SaaS (software como serviço) para construir webpages totalmente personalizadas e bonitas, sem sacrificar a qualidade ou a flexibilidade, ou forçar os usuários a moldes inflexíveis criados por templates estáticos e pré-definidos.

A base de um website construído com Webflow é um template, e os usuários da plataforma têm acesso a centenas de templates inovadores e com design profissional. Os usuários podem personalizar o template selecionado para que ele seja perfeito para sua marca ou objetivos.

Você descobrirá que o Webflow possui quatro categorias básicas, embora divida seus recursos de construção/edição de templates de sites. As quatro categorias principais são:

  • Designer
  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS)
  • Hospedagem
  • Editor

Para aprender como o Webflow funciona, vamos dar uma olhada em cada uma dessas categorias:

Designer

Todo o poder de HTML, CSS e JavaScript está disponível para os usuários. Mas, em vez de escrever código linha por linha, os usuários podem gerar seus códigos usando o designer visual. Você pode adicionar recursos, mover blocos pré-construídos e personalizar coisas de acordo com sua preferência. Mas nos bastidores, o designer do Webflow gera código limpo e semântico para websites otimizados.

Os usuários que desejam ajustar o próprio código terão todos os recursos do HTML5 e CSS3. Isso inclui suporte para transformações CSS 3D, floats, modelo de caixa, flexboxes e transições personalizadas. Isso permitirá que os usuários desfrutem dos melhores e mais recentes gradientes, tipografia e organização de DM.

Os usuários também terão animações ou interações baseadas em gatilhos que geralmente ocorrem com base em cliques, rolagem, passagem do mouse e carregamento de páginas. Tudo isso é possível sem a necessidade de ter qualquer conhecimento de JavaScript.

Como o Webflow vem com várias funcionalidades, isso também implica que ele tem uma curva de aprendizado acentuada. No entanto, se você é designer há algum tempo e conhece a interface do Adobe, não terá muitos desafios ao usar o recurso Designer do Webflow. A plataforma facilita o design para os usuários, oferecendo uma biblioteca de componentes pré-construídos e personalizáveis.

Tudo o que você cria usando o recurso de designer do Webflow é compatível e responsivo, por padrão, em todos os principais navegadores.

O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) do Webflow

O Webflow também é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) completo e um poderoso construtor e designer de sites. Os usuários podem importar conteúdo de um banco de dados existente, criar webhooks personalizados e exportar conteúdo como JSON para uso em aplicativos móveis nativos.

O CMS do Webflow é focado na flexibilidade e na capacidade. Os usuários podem criar conteúdo sem serem limitados por estruturas de conteúdo centradas em blogs, codificação complexa ou templates. O Webflow oferece esquemas que os usuários podem utilizar para construir e vincular ao design que desejam para seus websites.

De acordo com o Webflow, sua plataforma CMS é muito mais fácil de usar do que o WordPress ou outros sistemas de gerenciamento de conteúdo. Não há atualizações automáticas, nem PHP e nada para instalar, tornando-o a melhor alternativa ao WordPress que você precisa.

Você pode trabalhar com conteúdo que geralmente inclui cores, texto, imagens e números. Se você tiver dados centrados no cliente à mão, pode transformar dinamicamente seu conteúdo para ter páginas personalizadas com base em visitantes segmentados.

Editor do Webflow

Adicionar conteúdo é tão fácil quanto preencher um formulário online ou offline, de acordo com os criadores do Webflow. Você pode publicar seu conteúdo com um clique do mouse. O editor possui uma seção de ‘visualização ao vivo’ que informa sobre quaisquer erros antes que seu conteúdo seja publicado.

Os usuários podem editar as coisas facilmente sem perturbar ou quebrar nenhuma parte do seu website. Você também pode trabalhar com seus colegas em tudo o que criar. O editor possui um histórico detalhado que informa exatamente quem mudou o quê e quando foi feito.

Opções de Hospedagem

O Webflow, como a maioria dos construtores de sites, inclui serviços de hospedagem em seus pacotes. A plataforma hospeda seus websites em uma ‘frota de servidores infinitamente escalável’.

As tecnologias de hospedagem do Webflow estão prontas para lidar com qualquer tráfego que seu website gerar desde o primeiro momento em que você entrar no ar. Isso é possível graças à ‘frota’ do Webflow, que inclui mais de 100 servidores e data centers em todo o mundo. A ‘frota’ também inclui CDNs (redes de entrega de conteúdo) alimentadas por Amazon CloudFront e Fastly.

O Webflow promete – e cumpre – confiabilidade de nível empresarial com o seguinte:

  • Páginas de websites que carregam em milissegundos
  • 99,99% de tempo de atividade
  • Suporte para qualquer nível de tráfego web, graças à sua base Amazon Web Services.

Os usuários também receberão certificados SSL, ferramentas de colaboração e uma infraestrutura compatível com HTTP/2.

Templates do Construtor de Sites Webflow

O Webflow oferece aos usuários mais de 25 templates gratuitos que podem ser usados da maneira que quiserem e 3 wireframes. Há muitos templates para escolher, independentemente de você querer construir um blog, um site de comércio eletrônico ou um site de portfólio básico. Cada um desses templates é responsivo – o que facilita a construção de websites móveis altamente responsivos – e informa os usuários sobre o tipo de site para o qual são mais adequados.

Posso usar o Webflow gratuitamente?

Projetar com o Webflow é gratuito e permanecerá gratuito para sempre. No entanto, para aproveitar o melhor deste construtor de sites, você precisa considerar os planos de preços.

O Webflow é um construtor de sites muito mais sofisticado, especialmente quando comparado a outros construtores de sites como Wix, Weebly, etc. E, naturalmente, os planos de preços refletirão esse fato. O Webflow oferece seis planos de preços; três dos planos são para websites, enquanto os outros três são para lojas online.

O mais barato desses planos de preços que você pode utilizar para que seu website entre no ar custa US$ 12 por mês. Este é o ‘Plano Básico’ do Webflow e o mais barato de longe. Se o seu site exigir alguns elementos padrão, como galerias de imagens, formulários de contato, menus, etc., este é o plano perfeito para você.

O plano CMS do Webflow se concentra principalmente em sites e blogs orientados por conteúdo, enquanto o ‘Plano Business’ é para empresas que buscam comercializar ou escalar para um nível superior. A plataforma também possui Planos de Comércio Eletrônico, que variam desde a venda de alguns produtos – ou seja, o ‘Plano Standard’ – até a venda de produtos em grande quantidade, que é o ‘Plano Plus’.

O ‘Plano Advanced’ cobre marketing e gerenciamento de seus produtos para um público global. O ‘Webflow for Enterprise’ está disponível sob consulta. Nesta etapa, o Webflow assume a construção do seu website em seu nome, e você receberá um suporte enorme durante todo o processo. Mas este plano é adequado apenas para grandes organizações ou empresas.

Portanto, para responder à sua pergunta: ‘Posso usar o Webflow gratuitamente?’ Sim, você pode. Mas seu website não entrará no ar até que você escolha um dos planos de preços.

Segurança e Backups

O Webflow leva a segurança muito a sério, e é por isso que ele fornece backups automáticos. Isso ajuda os usuários a restaurar seus websites para o último ponto de salvamento, caso algo dê errado. E a plataforma também vem com um certificado SSL gratuito, que ajuda a proteger seu site. O certificado de segurança também mostra aos seus visitantes que seu website é confiável para informações pessoais, como detalhes de cartão de crédito, e-mails e assim por diante.

Webflow: Prós e Contras

Todo construtor de sites tem pontos fortes e fracos, e o Webflow não é exceção. É crucial conhecê-los se você quiser saber como o Webflow funciona. Aqui estão os benefícios e desvantagens de usar o Webflow:

Prós

  • Excelente e ampla variedade de templates personalizáveis para escolher, adequados para qualquer tipo de website e conteúdo dinâmico.
  • Níveis impressionantes de personalização de design sem a necessidade de conhecimento de codificação.
  • Otimizado para dispositivos móveis como padrão.
  • Ótima integração e interconectividade.
  • Gerenciadores avançados de JavaScript e CSS permitem controle granular sobre estilos e animações e fácil gerenciamento em todo o site.
  • Implantação fácil e rápida com dois cliques em um ambiente de teste inovador ou em nosso domínio personalizado a partir do Webflow Designer.
  • Certificado SSL integrado sem custo adicional para garantir a conformidade com os padrões atuais de segurança web desde o início.
  • Uma rede de entrega de conteúdo (CDN) integrada, sem custo extra, garante segurança e velocidade para seu site.
  • Hospedagem distribuída avançada com tecnologia Amazon Cloudfront. Isso garante tempo de inatividade mínimo e velocidade máxima de carregamento de página para seus visitantes.

Contras

  • Planos de preços complexos e também caros.
  • Sem suporte telefônico ou chat ao vivo.
  • Interface de usuário intimidante.
  • Interface do construtor de sites não 100% compatível com Microsoft Edge e Firefox.

Conclusão

O Webflow é a plataforma ideal para designers que buscam construir websites altamente responsivos sem codificação. Iniciantes podem achar esta plataforma um pouco desafiadora devido à sua curva de aprendizado acentuada. Mas saber como o Webflow funciona é possível se você se dedicar a isso.

O Webflow pode ter pontos fortes e fracos, e definitivamente não é a plataforma mais fácil ou mais barata de usar. Mas o Webflow se destaca quando se trata de design. Os usuários podem personalizar quase tudo de acordo com suas preferências, sem a necessidade de saber como codificar. Isso faz com que o Webflow pareça incrivelmente avançado sem parecer inacessível.

Os templates são otimizados para dispositivos móveis, bem projetados e cobrem uma ampla gama de setores. Os recursos do Webflow são um tanto limitados, no entanto, e você pode não ter escolha a não ser adotar integrações de terceiros.

Portanto, se você está procurando uma maneira quase perfeita de construir websites detalhados para clientes usando uma plataforma notável que não requer conhecimento de codificação, o Webflow é a melhor opção para você. O Webflow também funciona melhor para indivíduos que já adquiriram alguma experiência no uso de construtores de sites como Weebly, Wix, Squarespace e assim por diante.

Para a pergunta: ‘Posso usar o Webflow gratuitamente?’ você pode começar a construir seu website gratuitamente. No entanto, você pode ter que adicionar um plano de site se quiser entrar no ar. E se você não estiver familiarizado com o Webflow, sempre poderá aproveitar as mais de 100 horas de tutoriais intensivos e altamente informativos. O que é Webflow? Agora você sabe o que é Webflow e o que ele pode fazer por você.

Portanto, opte pelo construtor de websites intuitivo e fácil de usar que lhe dá espaço para ser o mais criativo possível.

Share This Article
Leave a comment