Todo ano, fazemos uma análise aprofundada das tendências que impactarão o mundo da tecnologia e dos negócios no ano seguinte. O que nos fascina tanto nisso? Sabemos que essas inovações terão um impacto direto em nossas futuras iniciativas e serão cruciais para nossos clientes e os clientes deles. Toda empresa de software profissional deve se manter atualizada com as novidades do setor para estar sempre por dentro dos novos desenvolvimentos e entender melhor as demandas dos consumidores modernos.
O que 2022 trará para toda a indústria de TI? Sem dúvida, veremos a evolução de inovações que ganharam popularidade nos últimos cinco anos. Elas foram desenvolvidas e ampliadas a ponto de agora serem encontradas em lojas comuns e no dia a dia das pessoas. Vamos analisar os números e as previsões para ver o que será mais relevante.
O estudo “Gartner Top Strategic Technology Trends for 2022” é um dos mais discutidos sobre novas tecnologias. No entanto, várias fontes sugerem que a lista é a mesma todos os anos, com apenas os nomes mudando. Como dito anteriormente, este será o caso. É por isso que, em 2022, escolhemos os conceitos mais promissores, empolgantes e transformadores para você ficar por dentro. Mesmo que você já os conheça, é fundamental entender como eles estão mudando e como estão afetando nosso ambiente em ritmo acelerado.
Privacidade e Cibersegurança
O acesso à internet já é algo comum, e nossos dispositivos são capazes de muita coisa. Querendo ou não, estamos todos conectados. Com o crescimento da IoT, IA e outras tecnologias, precisamos estar vigilantes em relação à proteção de dados e privacidade se quisermos usar essas ferramentas de forma responsável no trabalho e em casa. Como resultado, muitas empresas estão preparando salvaguardas adicionais para proporcionar o grau máximo de segurança e prevenção contra roubos, invasões e outras dificuldades semelhantes.
A malha de cibersegurança é uma delas, sendo uma arquitetura que combina vários serviços de segurança. Ela foi projetada para ajudar as empresas a protegerem seus ativos.
Outro desenvolvimento nesse campo é a computação de aprimoramento de privacidade, que foi desenvolvida para proteger dados pessoais enquanto são transmitidos por redes públicas. É crucial, devido ao fato de que muitas nações possuem legislação e leis de privacidade em vigor. Para cumprir esses requisitos legais, o software deve ser capaz de utilizar certos tipos de dados, garantindo simultaneamente um alto grau de segurança do usuário.
A Apple oferece salvaguardas de segurança aos seus clientes, e o novo Android possui recursos que permitem aos usuários restringir o acesso a certas informações. Tudo se resume a dar aos consumidores controle sobre quem pode visualizar sua localização, e-mail, número de telefone e outras informações pessoais. Os usuários exigem que tais salvaguardas sejam aplicadas, e as grandes empresas não podem ignorar isso. Como resultado, as empresas digitais precisarão criar seus produtos e serviços com a cibersegurança em mente em 2022 e além.
Criptomoedas e Blockchain
O Bitcoin existe há quase 10 anos, e todos ainda estão curiosos sobre como a tecnologia blockchain e as criptomoedas impactarão nossas vidas. Muitas pessoas não sabem que a criptomoeda é mais do que apenas um tipo de dinheiro virtual que pode ser usado para investir, negociar ou comprar itens. A criptomoeda se transformou em uma indústria com muito a oferecer e muitos obstáculos a superar.
Para começar, o status legal de tais moedas difere muito dependendo de onde são usadas. Algumas nações as legalizaram e as usaram como moeda oficial, enquanto outras as proibiram. Alguns governos desconfiam das formas de pagamento digitais descentralizadas porque estão ligadas a transações duvidosas. Elas também podem ser usadas em regimes não democráticos para trocar informações políticas onerosas e negociar commodities que não estão disponíveis no mercado aberto.
O blockchain, por outro lado, foi desenvolvido como um livro-razão descentralizado em uma rede peer-to-peer. Seu design é ideal para criar programas que exigem um ambiente seguro e criptografado, como transferências de dinheiro, compartilhamento de arquivos, negociação, votação e outros procedimentos. “Cerca de 90% dos bancos dos EUA e da Europa começaram a examinar o potencial do blockchain até 2018”, de acordo com Fortunly.com, e isso se deve às possibilidades que o blockchain oferece. Bilhões de dólares serão investidos nos próximos anos para refinar e usar essa tecnologia para fornecer soluções financeiras, legais, de e-commerce e outras.
Trabalho em Modo Híbrido
Muitos de nós tivemos a oportunidade de experimentar o trabalho remoto como resultado da pandemia. Não queremos voltar, de acordo com pesquisas. Não é surpresa que os trabalhadores afirmem ser mais produtivos em casa. Quase 80% dos funcionários afirmam ser mais produtivos em casa. Eles também gostam do equilíbrio entre vida profissional e pessoal proporcionado por esse método e não querem abandoná-lo depois que a ameaça do coronavírus passar. Em vez de encorajar as pessoas a voltarem aos seus locais de trabalho, devemos nos concentrar em fornecer assistência a cada funcionário, independentemente do método de trabalho escolhido.
Um modelo híbrido, no qual os membros da equipe podem escolher trabalhar no local ou em casa, é um dos conceitos que muitas empresas adotaram. Além disso, não obstante sua localização, um número crescente de organizações recruta profissionais. Como resultado, eles têm acesso aos melhores talentos do mercado. Os empregadores devem começar a adaptar suas operações a essa tendência, pois mais de 70% dos trabalhadores relatam que a capacidade de trabalhar remotamente é um dos elementos mais importantes que os mantém em seus empregos atuais.
Segurança e produtividade são duas das questões mais amplamente abordadas neste setor. Os proprietários de empresas estão preocupados que levar equipamentos e software para fora do escritório possa expor dados críticos a hacking, roubo ou vazamento. Como resultado, todos devemos prestar mais atenção à cibersegurança e implantar salvaguardas (como VPNs) para garantir a segurança de todos os dados internos.
Em relação ao segundo problema, há uma variedade de soluções disponíveis que permitem aos usuários organizar videoconferências, compartilhar dados, modificar documentos, monitorar seu tempo de trabalho e muito mais. Empresas como Google e Microsoft aprimoram seus produtos, enquanto empresas menores surgem com novas ideias para atender às demandas de funcionários remotos em todo o mundo. Em breve, seremos capazes de realizar qualquer coisa sem nunca ter que sair de nossos habitats digitais. Mais trabalhadores provavelmente deixarão seus locais de trabalho em 2022 para trabalhar de onde quiserem.
IA (Inteligência Artificial)
O valor da indústria de IA deve quase decuplicar nos próximos seis anos, atingindo mais de US$ 360 bilhões. Quer nos juntemos ao mundo digital ou permaneçamos offline, já estamos cercados por algoritmos. A automação é agora amplamente utilizada em uma variedade de setores. Nossos celulares e computadores nos auxiliam em nossas atividades diárias. A instalação de dispositivos baratos pode até tornar nossas casas mais inteligentes. A inteligência artificial veio para ficar, e devemos recebê-la.
As tecnologias de voz dependem fortemente da IA, e esta será uma das principais áreas de seu crescimento em 2022 e além. De acordo com a McKinsey, a fala gerada por IA será responsável por 50% de nossas interações com o computador até 2024. O aumento de dispositivos ativados por voz, como alto-falantes inteligentes, é sem dúvida o culpado. Também estamos vendo um boom em bots de fala alimentados por IA que se destacam no atendimento ao cliente.
Algoritmos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo serão empregados em marketing e vendas. Eles ajudarão as empresas a criar perfis de seus possíveis consumidores, a contatá-los com ofertas personalizadas e a concluir transações por meio de um procedimento automatizado e eficiente. A inteligência artificial pode ajudar as organizações de várias maneiras, incluindo produção, análise de dados, segurança e muito mais. Em 2022, é definitivamente uma tendência a ser observada. Ela terá um impacto no setor de TI, que será obrigado a desenvolver software que possa operar em dispositivos habilitados para IA.
Hiperautomação
Em termos da tendência mencionada anteriormente, sem dúvida automatizaremos tudo o que pudermos.
Isso inclui IA, aprendizado de máquina, automação robótica de processos (RPA), ferramentas de baixo código, plataforma de integração como serviço (iPaaS) e outras tecnologias.
Por que confiamos nossas tarefas mundanas e não valorizadas às máquinas?
É uma técnica diferente para expandir qualquer empresa. As empresas podem alcançar escalabilidade e crescimento superiores em um período muito mais curto graças à hiperautomação. Ela aumenta a produtividade dos funcionários, permitindo que se concentrem em atividades que exigem criatividade, pensamento não convencional e brainstorming. Isso também é vital para a satisfação no trabalho deles. Os algoritmos desempenham um papel vital na tomada de decisões graças à análise de dados. Eles ajudam a identificar oportunidades de melhoria, bem como falhas no sistema.
Podemos antecipar a automação em bancos, finanças, seguros, saúde, pesquisa e manufatura até 2022. Empresas que implementarem essa tecnologia precocemente obterão uma vantagem competitiva e economizarão despesas operacionais, o que é fundamental no mercado atual, acelerado e impulsionado pela inovação.
Integração de Dados
Todo indivíduo e empresa no mundo hoje precisa lidar com centenas, senão milhões, de pedaços de dados todos os dias. O gerenciamento de dados tradicional é insuficiente para lidar com isso. Podemos transferir dados entre fontes, independentemente de onde estejam armazenados, graças às tecnologias alimentadas por IA. Essa ideia é conhecida como “data fabric“, e é uma nova arquitetura que não apenas armazena, mas também aprimora automaticamente a eficiência dos dados adquiridos.
Misturamos várias tendências anteriores mais uma vez. O design do data fabric é fortemente influenciado pela inteligência artificial e pela automação. Em geral, não há um único sistema ou tecnologia que possa ser implantado a qualquer momento. Uma empresa que deseja usar o data fabric deve investir em uma variedade de soluções personalizadas e/ou prontas. Você pode estar se perguntando se vale a pena, mas pesquisas sugerem que esse método pode reduzir os esforços relacionados a dados em 70%.
Em 2022, quer você escolha o data fabric ou qualquer outra coisa, a principal tendência será o gerenciamento de dados sofisticado e automatizado que auxiliará na cooperação da empresa e na transmissão de informações. Além disso, permitiremos que as máquinas avaliem e melhorem os dados obtidos para que possamos fazer o melhor uso deles.
Robôs Médicos e Nanotecnologia
A indústria da saúde explodiu em termos de inovação e novas soluções como resultado da epidemia de COVID-19, que começou a se espalhar em 2020. Uma das principais tendências para 2021 foi a telemedicina, que destacamos em nossa postagem sobre previsões de negócios e tecnologia do início deste ano. No entanto, não é a única tendência médica importante da qual devemos estar cientes.
As máquinas não desempenharão apenas um papel importante na indústria. Elas também ajudarão médicos e outros profissionais da saúde em tarefas que exigem precisão cirúrgica. De acordo com pesquisas, processos realizados com a ajuda de robôs são mais eficientes e reduzem a chance de erros. Além disso, são mais higiênicos e amigáveis ao paciente. De acordo com uma pesquisa sobre robótica médica, a indústria deve valer quase US$ 13 bilhões até 2025.
A nanotecnologia, por outro lado, valerá bilhões de dólares nos próximos anos. Ela será utilizada para muito mais do que apenas apoiar o setor de saúde. Ela nos permite realizar micro-ações. Podemos aprimorar o diagnóstico e combater eficazmente certas doenças dessa forma. Tudo isso é possível graças ao atual progresso e desenvolvimento técnico. Esperamos que governos e organizações populares abracem essas soluções para que todos possamos nos beneficiar das possibilidades que elas oferecem.