BENEFÍCIOS DO GOOGLE SEARCH CONSOLE PARA A SUA PRESENÇA ONLINE

By Anil G 16 Min Read

Desde 1998, o Google vem revolucionando o setor de buscas, lançando diversas ferramentas para empresas. No entanto, os profissionais de marketing estão falando sobre como o Google Search Console ajuda a melhorar o SEO. Se você quer se tornar um especialista em SEO, vale a pena saber tudo sobre essa ferramenta notável.

Neste guia do Google Search Console de 2020, você aprenderá tudo o que é necessário sobre esta ferramenta gratuita. E como você pode utilizá-la para otimizar websites e aumentar seus rankings. Então, se você está pronto para turbinar seu desempenho nas buscas, vamos começar!

O Que é o Google Search Console?

O Google Search Console, anteriormente conhecido como Google Webmaster Tools, é um serviço gratuito fornecido pelo Google. Ele ajuda os usuários a analisar, manter e também melhorar a presença de seus websites nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs). Esta ferramenta permite que os usuários compreendam e aprimorem a forma como o Google visualiza seus websites.

Qualquer pessoa que opere um website deveria usar o Google Search Console. Espera-se que empreendedores conheçam esta ferramenta e seus recursos notáveis, e aprendam o básico de SEO. Os profissionais de SEO também precisam do Google Search Console para acompanhar o ranking da web e otimizar sites para um melhor posicionamento. Ele também ajuda os profissionais de marketing a tomar decisões baseadas em dados sobre a aparência de seus websites nos mecanismos de busca.

Benefícios do Google Search Console

Então, quais são os benefícios do Google Search Console? Aqui estão eles, sem nenhuma ordem em particular:

1. Ajuda a Encontrar Erros de Indexação

O Google Search Console ajuda os usuários a encontrar erros de indexação e rastreamento em websites. Você pode começar fazendo login na sua conta e adicionando sua propriedade. Depois disso, os rastreadores do Google rastreiam seu site, mostrando quaisquer erros que seu website possa ter. Você pode corrigir os erros e, em seguida, convidar novamente os rastreadores dos mecanismos de busca para rastrear seu site novamente. Fazer isso de tempos em tempos elimina erros que podem afetar significativamente a experiência do usuário em seu website.

É assim que o Google Search Console ajuda a melhorar o SEO, já que a experiência do usuário é um dos fatores que o gigante dos mecanismos de busca considera ao classificar sites nas SERPs.

2. Informa Quais Websites Estão Linkados ao Seu

Quer saber quais websites estão linkados ao seu? O Google Search Console informará o número de websites – e qual website – está linkado ao seu. Tudo o que você precisa fazer é clicar em ‘Tráfego de pesquisa’ no painel. Em seguida, clique em ‘Links para seu site’, e o relatório será apresentado. No entanto, para obter o melhor resultado, você precisa garantir que seu site esteja totalmente otimizado. Isso ajuda o Google a impulsioná-lo para o topo, no seu caminho para classificar seu website na primeira página do mecanismo de busca.

O relatório gerado pelo Google Search Console revelará a oportunidade que você deve aproveitar para criar backlinks adicionais para impulsionar seu website. Backlinks são um fator significativo quando se trata de aumentar a visibilidade do seu website. Rankings orgânicos, por exemplo, dependem massivamente de backlinks. Pesquisas mostraram que o conteúdo com melhor classificação nas SERPs tem o maior número de backlinks. Isso reforça o fato de que o total de backlinks externos é um fator de ranking enorme. Além disso, o número de sites de referência para backlinks também desempenha um papel considerável nos rankings. Isso implica que você precisa de diferentes backlinks, juntamente com o total de backlinks, para desfrutar de posições de alto ranking nos mecanismos de busca.

Obter links de websites com alta autoridade de domínio também é crucial. Portanto, quanto maior a autoridade de domínio de uma página da web com backlink, melhor será o impulso ou aumento que seu site obterá nos resultados de pesquisa orgânica. É por isso que é altamente crucial acompanhar seus backlinks para encontrar os melhores backlinks externos. Então, aproveite os resultados existentes para criar ainda mais backlinks, aumentando assim sua autoridade.

3. Detalha Seus Links Internos e a Presença de Links Quebrados

Uma das práticas essenciais de SEO é o link interno. Um website com uma ótima estrutura de links internos tem o potencial de rankear alto no mecanismo de busca. Qualquer página da web com links para outro website terá uma classificação mais alta com base na autoridade do site de ligação e no “link juice” que recebe. Ninguém gosta de ver ‘ERRO 404’ ao procurar informações relevantes. Com o Google Search Console, você pode facilmente localizar e corrigir esses erros, ajudando assim você a entender seu website da perspectiva do Google.

4. Dá Pistas Sobre Sua Marcação de Schema

O Schema.org ajuda os usuários a configurar seus dados de marcação para os mecanismos de busca. Isso ajuda os mecanismos de busca a saberem os componentes de cada página do seu site. O Google considera isso um fator altamente crucial para o ranking, especialmente quando usado com excelentes práticas de SEO on-page. Entre em contato com seu desenvolvedor para saber mais sobre como o Schema.org pode ajudar seu website.

5. Usabilidade Mobile

Em 2015, o Google proclamou que sites otimizados para dispositivos móveis agora seriam preferidos e rankeados mais rapidamente ou mais alto do que websites não otimizados para dispositivos móveis. Isso não é surpreendente, porque pesquisas aprofundadas mostraram que o mobile responde por até metade do tráfego de websites em todo o mundo. Por exemplo, no primeiro trimestre de 2020, observou-se que os dispositivos móveis foram responsáveis por gerar até 51,92% do tráfego global da web. O tráfego global de websites tem pairado consistentemente em torno da marca de 50% desde 2017. Isso é apenas uma indicação de que você deve levar a sério este guia do Google Search Console de 2020. Os inúmeros problemas que podem ser identificados através do Google Search Console incluem:

  • Fonte Pequena
  • Viewport Não Configurado
  • Conteúdo Flash
  • Conteúdo Não Dimensionado para o Viewport
  • Alvos de Toque Muito Próximos

A esta altura, este guia do Google Search Console de 2020 já deveria ter aberto seus olhos para as oportunidades notáveis que você perdeu até agora.

6. Sitemaps e Mensagens do Site

Sitemaps são mapas do seu site, projetados para guiar os bots do Google por todo o seu website. Os bots do Google sabem a localização precisa de todas as páginas da web. Você poderá identificar o número de páginas da web que foram enviadas, bem como quantas dessas páginas foram realmente indexadas. O Google Search Console também informa os usuários sobre várias mensagens cruciais, como problemas de segurança, erros de rastreamento e assim por diante, por meio de notificações. Em outras palavras, o Google Search Console ajuda os usuários a rastrear todos os detalhes de seus websites. Esses pequenos detalhes podem ser extremamente significativos quando se trata de alcançar melhores rankings.

Como Usar o Google Search Console

Familiarize-se com as Palavras-chave que as Pessoas Usam para Encontrar Você

Se alguém encontra seu website por meio de pesquisa orgânica, é porque usou um termo de pesquisa específico. O Google Search Console revela as palavras-chave mais comuns que direcionam clientes potenciais para seu website por meio de pesquisa orgânica. Se você estiver visualizando o Google Search Console no modelo tradicional, pode clicar na barra ‘Search Analytics’ localizada no meio da página, no painel principal.

Role a página para baixo até ver a lista completa de todas as palavras-chave que os potenciais clientes usaram para encontrar você. Você também verá o número de vezes que uma determinada pessoa clicou no seu link depois de pesquisar cada palavra-chave. Clique em qualquer uma das palavras-chave da lista e você saberá qual página realmente apareceu nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Você também verá informações adicionais, como os países de onde vem seu tráfego quando sua palavra-chave é inserida na caixa de pesquisa. Você também aprenderá o tipo de dispositivo que eles usam para acessar seus websites, bem como o desempenho das inúmeras palavras-chave para as quais você deseja rankear em termos de impressões, cliques e até taxas de cliques (CTR).

Mas no novo Google Search Console, você encontrará essas informações ao clicar na guia ‘Desempenho’ na caixa superior direita do painel principal ou nos menus laterais à esquerda. O Google revelará o número de cliques que cada uma de suas palavras-chave obtém, bem como o número de vezes que seu site aparece em consultas de pesquisa para essa palavra-chave na página principal. Isso é conhecido como impressões. O Google também revela outras categorias, como CTR, posição, etc., quando você clica no triângulo invertido acima da lista.

Esta é uma informação vital que mostra se você está atraindo com sucesso tráfego de qualidade para seu conteúdo com base nas palavras-chave que você segmentou ao lançar sua estratégia de SEO. Ele também mostrará as palavras-chave pelas quais algumas pessoas encontraram você e que você nem sequer considerou segmentar.

Verifique Seu Website para Garantir que Funciona Bem em Dispositivos Móveis

O Google Search Console é a ferramenta ideal para testar e confirmar se seu site atende aos padrões de usabilidade mobile do Google. Verifique a seção ‘Tráfego de pesquisa’ no menu lateral esquerdo e selecione ‘Usabilidade mobile’. Se seu website estiver em excelentes condições, de acordo com os padrões do Google para usabilidade mobile, uma marca de seleção verde aparecerá. Isso indica que seu site tem uma boa aparência e nenhum erro foi detectado.

No entanto, se seu website não tiver uma boa aparência ou não funcionar bem em dispositivos móveis devido ao tamanho pequeno da fonte ou ao uso de flash, você receberá uma mensagem nesta seção específica. A mensagem conterá informações sobre qual é o problema para que você possa tomar medidas para corrigi-lo.

Descubra Suas Páginas Mais Prominentes

Lembre-se de que o Google rankeia páginas da web, não o website inteiro. Você pode se surpreender ao saber que algumas páginas de seus websites rankeam mais alto nas páginas de resultados dos mecanismos de busca do que outras. Em outras palavras, elas têm um desempenho muito melhor nos mecanismos de busca do que outras páginas do seu site. Você pode usar o Google Search Console para encontrar as páginas mais populares, ou seja, aquelas que trazem o tráfego de mais alta qualidade para seu website.

Ao verificar a mesma seção onde você encontrou as palavras-chave para as quais rankeou, você poderá identificar facilmente as páginas populares. Você também pode precisar filtrar e visualizar diferentes subconjuntos de dados. Na seção ‘Search Analytics’, clique no menu ‘Páginas’ e você verá a lista completa de todas as páginas que os potenciais clientes viram e clicaram para acessar seu site. As páginas são organizadas em ordem decrescente de popularidade. As páginas com melhor desempenho estão no topo, seguidas pelas outras.

Descubra os Dispositivos que Seus Visitantes Usam

Espera-se que toda empresa tenha um site otimizado para dispositivos móveis até agora, especialmente desde que o Google anunciou sua preferência por tais websites. Mas, mesmo que você tenha seguido todas as etapas para garantir que seu site tenha uma boa aparência e seja envolvente em dispositivos móveis, ainda é essencial saber o número de visitantes que interagem com seu site. Você também descobrirá o tipo de dispositivo que esses visitantes usam para interagir com seu site.

O Google Search Console facilita a geração dessas informações de qualidade. Ao selecionar ‘Dispositivos’ no menu, você verá a vasta distribuição do número de cliques que você obtém em cada tipo de dispositivo. Você também pode alternar para ver a posição média, taxa de cliques, impressões, etc.

Identifique de Onde Vêm Seus Visitantes

Se você administra uma empresa local que atende a uma região específica, faz sentido gerar tráfego de qualidade que mora nessa área geográfica. Com o Google Search Console, você pode obter dados precisos sobre de onde vem ou onde está localizado seu tráfego de alta qualidade. Isso permitirá que você garanta que está direcionando tráfego da demografia certa. Verifique o menu e selecione ‘Países’. Você verá o número de cliques que seu site recebeu de cada país.

A lista é organizada com o país com o maior número de cliques no topo. Você também pode visualizar as posições de ranking de pesquisa, taxas de cliques e impressões. Este Guia do Google Search Console de 2020 abriu seus olhos para o poder do Google Search Console que muitos profissionais de marketing não estão utilizando.

Você aprendeu como o Google Search Console ajuda a melhorar o SEO, especialmente se você seguir todas as dicas compartilhadas neste artigo. Da próxima vez que alguém lhe perguntar: ‘Quais são os benefícios do Google Search Console?’, você saberá exatamente o que dizer. Acima de tudo, aproveite esta ferramenta gratuita do rei dos mecanismos de busca e comece a ver melhorias significativas em suas páginas de resultados de pesquisa!

Share This Article
Leave a comment