Como o Flutter Ajuda no Processo de Desenvolvimento de um MVP

By Ubika 14 Min Read

A plataforma Flutter e o conceito de Produto Mínimo Viável (MVP) se tornaram elementos essenciais em qualquer discussão sobre soluções de desenvolvimento de aplicativos móveis que economizam tempo. O Flutter complementa o desenvolvimento de MVP por ser de código aberto. O desenvolvimento de aplicativos se torna mais fácil com o Flutter, o que acelera o processo. A interoperabilidade do Flutter com o Firebase também elimina a necessidade de vários backends ao criar um MVP básico. Podemos discutir o resto dos pontos abaixo.

O Que É MVP e Por Que É Tão Importante?

Produto Mínimo Viável (MVP) é uma estratégia na qual uma empresa ou equipe introduz novos recursos na forma mais básica, com a capacidade de testar e refinar o aplicativo em um estágio inicial.

Isso permite que os desenvolvedores identifiquem os principais problemas no aplicativo e usem isso como uma forma de trazer melhorias. Com o uso de Flutter e Firebase, o Desenvolvimento de MVP se tornou uma abordagem muito conveniente para os desenvolvedores de aplicativos construírem seus aplicativos rapidamente e reduzirem o tempo. Se olharmos para o iOS, os aplicativos levam de seis a nove meses para chegar ao ponto de um MVP real, enquanto o Android leva o mesmo tempo.

Com Flutter e Firebase, o desenvolvimento de aplicativos é mais fácil e ainda mais rápido, chegando ao Desenvolvimento de MVP mais rapidamente. Aqui estão alguns pontos-chave sobre como Flutter e Firebase contribuem para o desenvolvimento de MVP.

Os desenvolvedores veem a necessidade de identificar um produto completo (MVP) antes de fazer um investimento. Muitas vezes, a falta de confiança pode se refletir na velocidade com que um desenvolvedor criou um produto.

Um aplicativo Flutter geralmente é desenvolvido de forma que não precise incluir uma base de código extensa, sendo, portanto, útil também para o desenvolvimento com pouco código. Para o empreendedor, é muito fácil migrar o código com os recursos e funções para o Desenvolvimento de MVP.

Aplicativos Flutter podem ser desenvolvidos em uma arquitetura simples para prototipar rapidamente para os clientes ou testar a versão do aplicativo. O Flutter não requer nenhum código boilerplate extra, mas com seus ricos recursos, é possível gerar aplicativos Flutter mais sofisticados em uma fração do tempo.

Então, Por Que Flutter?

O desenvolvimento rápido com Flutter não se restringe a uma janela de dois meses. Todas as atualizações podem ser lançadas no próximo trimestre e seus aplicativos podem ser lançados dentro de um mês após o lançamento do aplicativo principal. Além disso, o Flutter se concentra em tornar seu aplicativo interativo com elementos virtuais, como barras de pesquisa, caixas de dados e widgets de entrada. Isso reduz o ponto de entrada do desenvolvedor, fazendo com que ele desvie o foco para a interface do usuário (UI). O Flutter simplifica o processo de desenvolvimento e cria um ambiente melhor para testes e depuração.

O lançamento do Flutter para iOS criou novas possibilidades para os desenvolvedores Android migrarem seus aplicativos para iOS. Usando Flutter, os aplicativos Flutter podem ser entregues no menor tempo possível, pois ele é capaz de tornar os aplicativos interativos dentro de 60 segundos após adicionar uma única linha de código.

Projetos como o Duet são construídos com Flutter. Além disso, o Flutter pode ser uma ferramenta para criar aplicativos simples. Desenvolvedores Flutter podem criar UIs que são ótimas em simular o mundo real, enquanto se concentram em fornecer uma ótima experiência ao usuário.

O Que Torna o Flutter uma Parte Proeminente da Indústria de Aplicativos?

Recursos do Flutter, como seu suporte para código seguro e inteligente, oferecem às empresas a capacidade de construir aplicativos complexos em um tempo incrivelmente rápido. Espera-se que o Flutter revolucione o desenvolvimento de aplicativos móveis, oferecendo uma variedade de recursos que ajudarão no desenvolvimento dos melhores aplicativos Android e iOS no futuro.

O Flutter Suporta Capacidades Multiplataforma.

O Flutter também usa o conceito de conexão atividade-X entre o código front-end e o sistema back-end. Atividade se refere ao código compartilhado que é executado no mesmo processo e na mesma thread, tanto no front-end quanto no back-end. A atividade é mantida sincronizada e gerenciada entre os dois lados. Fazer a conexão entre o back-end e o front-end permite que os desenvolvedores construam um aplicativo móvel completo.

Desenvolvimento de Aplicativos Móveis com Flutter

A adoção do Flutter está crescendo tremendamente. Na verdade, o Flutter está se tornando o novo padrão ouro para o desenvolvimento de aplicativos móveis e é usado na produção de milhares de aplicativos. Ele está mudando a forma como os desenvolvedores criam aplicativos na plataforma, fornecendo uma plataforma com várias ferramentas, ao mesmo tempo em que traz consistência ao processo de desenvolvimento front-end e simplifica a configuração do back-end. O Flutter também pode ser usado para aplicativos web.

Um fator importante que está fazendo com que os desenvolvedores escolham o Flutter em vez de outras estruturas de desenvolvimento de aplicativos é que o tipo de aplicativo desenvolvido com ele não tem limitação. Com o Flutter, os desenvolvedores não precisam se concentrar em qual linguagem de programação podem usar ou em qual linguagem podem escrever seu aplicativo.

Projetando o Aplicativo

Como o Flutter roda em JavaScript, ele possui um forte conceito de modularidade. Isso significa que, a longo prazo, seu aplicativo pode ter várias visualizações que podem ser extraídas de uma biblioteca. No desenvolvimento de MVP, isso é especialmente importante, principalmente quando você não tem tempo para os recursos mencionados acima. O objetivo da modularidade é dividir o esforço no desenvolvimento entre módulos, em vez de resolvê-lo dentro dos individuais.

Você pode criar um aplicativo do zero ou usar uma ferramenta como o Flutter Native se quiser um aplicativo Flutter tradicional. Mas isso não acontece sem um “plus” no Flutter. Você pode escrever o código para um aplicativo real em JavaScript e HTML. A interface em JavaScript é chamada UIButton e todo o código é um controle HTML normal com muitos atributos.

Construindo o Aplicativo

Não há necessidade de escrever tudo do zero. O IDE permite construir um aplicativo Flutter do zero. O Flutter App Builder permite construir um aplicativo móvel Flutter rapidamente. Não exige que você escreva muitos códigos ou seja muito experiente em escrever códigos.

Você também pode compartilhar a compilação do seu aplicativo com membros da equipe ou em qualquer lugar. Você pode integrar código personalizado em seu aplicativo Flutter, mantendo o controle de versão fácil e seguro. Ao testar um novo aplicativo, você não precisa usar a infraestrutura Android ou iOS do Firebase. Em vez disso, o Flutter oferece uma integração de primeira classe com o Google Cloud Firestore. Construir um MVP com Flutter oferece muitos recursos excelentes para ajudar os desenvolvedores a ter uma visão mais clara da experiência geral do aplicativo.

Testando o Aplicativo

O Flutter adota um conceito realista e, portanto, se você estiver construindo um aplicativo MVP, não precisará gastar muito tempo com otimização e verificação se o aplicativo funciona sem problemas. Se você estiver criando o aplicativo como uma equipe Scrum, terá uma pessoa para lidar com o aplicativo por vez. E se você fizer parte de um processo de desenvolvimento ágil, poderá testar o aplicativo com o mínimo de esforço em poucas horas.

Projetar recursos de UX com Flutter não é ciência de foguete. Quase todos os aplicativos Flutter são construídos com base nos princípios do Material Design. Assim, não há necessidade de o usuário se adaptar a diferentes padrões de design e interatividade. Assim, os desenvolvedores podem construir o aplicativo em um modelo de aplicativo de página única e, em seguida, usar as bibliotecas Flutter para criar a interface.

Por Que o MVP É Tão Importante?

Em alguns casos, um MVP é necessário para verificar se ele atende à funcionalidade básica necessária para um aplicativo robusto, maduro e estável. A etapa mais importante antes da existência de um Desenvolvimento de MVP é fazer uma pesquisa completa sobre seu mercado-alvo e a forma como eles aceitariam um aplicativo. Se um MVP não funcionar, todo o dinheiro gasto pelo desenvolvedor, pela loja de aplicativos (Google Play) e até pelos usuários seria desperdiçado.

Flutter para Desenvolvimento de MVP + Requisitos de Recursos Reduzidos

Em vez de dividir os projetos de desenvolvimento em fases, o código é isolado em tarefas de desenvolvimento menores com a ajuda de mobile e web, exigindo menos recursos. O processo de desenvolvimento de aplicativos não precisa ser dividido em diferentes plataformas móveis, exigindo energia e tempo adicionais. No mundo do Flutter, os engenheiros podem trabalhar em um único espaço de trabalho, passando por todos os níveis de desenvolvimento de aplicativos simultaneamente. O processo ajuda os desenvolvedores de aplicativos a alcançar 3 vezes a velocidade de desenvolvimento.

A velocidade do desenvolvimento de aplicativos é um dos maiores desafios enfrentados pelos desenvolvedores de aplicativos. Como resultado, tornou-se o motivo mais comum para os desenvolvedores não alcançarem o público. Na era dos ciclos de desenvolvimento otimizados, o Flutter mitiga isso. O tempo e o esforço gastos na tarefa de criar aplicativos Flutter podem ser significativamente reduzidos.

Todo mundo sabe que a velocidade do desenvolvimento de aplicativos é um dos maiores desafios enfrentados pelos desenvolvedores de aplicativos. Como resultado, tornou-se o motivo mais comum para os desenvolvedores não alcançarem o público. Na era dos ciclos de desenvolvimento otimizados, o Flutter mitiga isso. O tempo e o esforço gastos na tarefa de criar aplicativos Flutter podem ser significativamente reduzidos otimizando o processo de desenvolvimento para Flutter.

O Fluxo de Desenvolvimento do Flutter É Livre de Complicações e Lindamente Estilizado

O design é a principal consideração que pode ajudar os desenvolvedores de aplicativos a alcançar os resultados desejados. O Flutter, como uma estrutura de código aberto, pode ajudar a alcançar ciclos de desenvolvimento rápidos com a ajuda de código e design responsivos e compactos. A equipe do Flutter adotou o Material Design como o kit de UI padrão, oferecendo uma interface de usuário elegante, e aproveitou HTML e CSS para criar os aplicativos Flutter.

Os usuários do Flutter também podem usar modelos pré-fabricados como App Builder, App Scroll, Image Gallery e Widget Builder. Há uma variedade de modelos nativos do Flutter que foram desenvolvidos por usuários e há ainda mais opções na Play Store e na App Store.

O Flutter Promove a Evolução do Processo de Desenvolvimento de Aplicativos

Os aplicativos móveis estão atualmente passando por uma grande transformação que envolve várias tecnologias que visam torná-los mais dinâmicos e performáticos em diferentes dispositivos, e a plataforma Flutter torna o processo de desenvolvimento mais eficiente, permitindo um código de UI mais dinâmico, extensível e reutilizável em diferentes dispositivos e tamanhos de tela.

O Flutter oferece muitos recursos excelentes, como o Performance Testing com Flutter Measurement, algo ainda inédito em outras plataformas de desenvolvimento de aplicativos móveis. O Flutter oferece toda a capacidade de implementar interfaces responsivas. E o Flutter também vem com alguns recursos interessantes, como acesso total às APIs Android e IBA. E, como você pode esperar, o Flutter, com seu nível gratuito, está disponível para todos os desenvolvedores.

À medida que o Flutter continua a evoluir, ele traz mais recursos e aprimoramentos. Portanto, é importante que você entenda a plataforma Flutter, seus recursos e necessidades. Há uma oportunidade de criar soluções dinâmicas, escaláveis, performáticas e simplificadas em termos de processo. É por isso que você deve ficar de olho no Flutter e no crescimento positivo que ele demonstra.

Share This Article
Leave a comment