Qual a diferença entre uma patente para um aplicativo móvel e uma patente para um programa de computador?
Você pode ter se deparado com a palavra “patente” no seu dia a dia. No entanto, apenas uma pequena porcentagem da população está ciente de sua importância total. Uma patente é um privilégio legal concedido a qualquer pessoa que invente algo, incluindo o desenvolvimento de aplicativos móveis, para protegê-lo de quem queira copiar, vender ou roubar, dando-lhes controle total sobre sua proteção.
Uma patente de utilidade é o tipo mais comum de patente. Processos e equipamentos são concedidos a eles por estatuto. As patentes de design são usadas para proteger qualquer tipo de design exclusivo em uma ampla gama de itens manufaturados.
Por que você deve patentear a ideia do seu aplicativo móvel?
Se você tem uma ideia de aplicativo móvel única, deve patenteá-la, pois é possível que ela seja roubada ou que outra pessoa a tenha antes. Outra coisa a considerar é que, se você tiver uma patente formal, poderá usar as leis para cobrar qualquer pessoa que use sua ideia. Você pode fazer uma pesquisa aprofundada sobre pedidos de patente para ver se há outras opções.
Para proteger sua ideia de ser explorada financeiramente por partes não autorizadas, você pode tomar medidas legais contra qualquer pessoa que distribua um clone do seu programa antes ou depois do seu lançamento. Não adianta entrar em disputas legais a menos que você tenha uma patente para comprovar sua ideia.
Quais recursos do seu aplicativo móvel você pode patentear?
Tenho certeza de que você ainda está confuso com o problema da patente de aplicativo móvel. Vamos começar identificando os aspectos do seu aplicativo móvel que você pode patentear. Sim, você não precisa patentear todo o software. Alguns dos recursos do seu aplicativo podem até ser patenteáveis. Estes são alguns deles:
- Mecanismos de proteção da privacidade de dados
- Transações, pagamentos móveis de terceiros, engajamento do servidor e assim por diante.
- Várias características de rede
- A administração de usuários inclui autenticação, segurança e gerenciamento de identidade, entre outros.
- Envio de dados, armazenamento de dados e gerenciamento de banco de dados
- A interação entre telefones celulares e o servidor
- Processamento de interações no servidor e no celular
- O conteúdo é apresentado aos usuários.
Direitos de Patente para Aplicativos Móveis
Dependendo da jurisdição, aplicativos móveis e software têm direitos de patente diferentes. Você precisará investigar os detalhes de como patentear uma ideia de aplicativo em cada país para proteger seu conceito.
Verifique se a sua ideia de aplicativo já foi patenteada
Você nunca se convencerá de que sua ideia de aplicativo é realmente única e inovadora até que possa comprová-la. Milhões de empreendedores e entusiastas estão trabalhando incansavelmente para desenvolver ideias inovadoras de aplicativos. Há uma grande chance de eles já terem registrado a ideia de aplicativo que você está pensando agora.
Verifique se a sua ideia de aplicativo já foi patenteada para eliminar quaisquer incertezas. Verifique se o seu conceito de aplicativo móvel tem patentes atuais ou pendentes. Você deve fazer uma investigação completa para isso; caso contrário, corre o risco de ser enganado e enfrentar ações legais contra si mesmo.
Eles terão um banco de dados funcional com uma lista completa de todas as patentes concedidas ou pendentes, independentemente do país em que você reside. Há uma boa chance de você encontrar inspiração para a sua ideia de aplicativo lá.
Requisitos para um Solicitante de Patente
Patentear sua ideia de aplicativo móvel não é algo que pode ser feito para todo desenvolvimento de aplicativo móvel ou qualquer ideia aleatória. Você deve cumprir critérios específicos para ser elegível para uma patente para seu aplicativo móvel. Cada país, seja Estados Unidos, Reino Unido ou outro, tem seu próprio conjunto de regulamentações que devem ser seguidas à risca.
Para patentear sua ideia de aplicativo móvel, você deve atender a três requisitos essenciais. Vamos analisá-los mais de perto.
- Torne seu aplicativo móvel uma peça de beleza.
- Seu aplicativo móvel deve ser útil e informativo.
- A ideia do seu aplicativo deve ser única e inovadora.
Tipos de Pedidos de Patente
Existem dois tipos de pedidos de patente: patentes de utilidade e patentes de design. Dependendo da originalidade do seu conceito, do tamanho do mercado e do espaço de solução do aplicativo.
Esses pedidos devem ser acompanhados de uma especificação detalhada, uma reivindicação completa e uma descrição escrita do inventor demonstrando a validade da invenção. O custo deste pedido é um pouco maior do que o custo de um pedido provisório.
Como você patenteia uma ideia de aplicativo?
Agora é a hora de aprender como patentear um aplicativo móvel, se você é novo no setor. As etapas são bastante simples se você já está familiarizado com o conceito de patenteamento de um aplicativo móvel, suas qualificações e todas as restrições que o acompanham.
A empresa de desenvolvimento de aplicativos móveis que você escolheu para projetar seu aplicativo provavelmente o ajudará durante todo o processo de patenteamento.
Aqui está um passo a passo de todo o processo de design da sua ideia de aplicativo móvel. Vamos começar:
-
Localize e registre-se com um advogado de patentes. Depois de adquirir a propriedade total e a invenção da sua ideia de aplicativo móvel e analisar todos os aplicativos móveis semelhantes existentes no mercado, é fundamental escolher um advogado de patentes competente. Este é um passo crucial, e você não deve escolher o primeiro advogado que se aproxima ou aparece em uma pesquisa no Google.
Essa estratégia exige uma pesquisa e seleção abrangentes de um advogado de patentes que possa guiá-lo sem problemas através do processo legal. Porque você não está familiarizado com toda a linguagem jurídica, processos e leis, esta é a única explicação. Como consequência, para que o processo ocorra de forma eficaz, o advogado de patentes que você escolher deve ser competente e adaptável.
-
O Desenvolvimento de um Aplicativo Móvel A primeira metade da tarefa foi desenvolver uma ideia de aplicativo móvel inovadora; a segunda metade ainda está por começar. Agora é a hora de revelar seu conceito de aplicativo móvel, o que é crucial depois de contratar um advogado de patentes qualificado.
Você deve demonstrar que sua patente é prática, razoável e atende a todos os critérios de elegibilidade para que o tribunal a conceda. Você deve documentar todo o processo de desenvolvimento, incluindo fluxogramas, ou até mesmo criar um protótipo, se sua ideia exigir, a fim de oferecer prova real de sua invenção ao tribunal.
Também vale a pena lembrar que o código de desenvolvimento ou a técnica não são necessários. O que é patenteado é a funcionalidade que sua ideia de aplicativo móvel oferece.
Se você projetar um fluxograma detalhado da sua ideia de aplicativo móvel, o advogado de patentes ficará grato. Você pode fornecer a ele um fluxograma detalhado para ajudá-lo a entender a funcionalidade e os recursos. O fluxo funcional completo de dados, ações e informações deve ser mostrado neste fluxograma.
-
Use um mecanismo de busca de patentes para descobrir quais patentes estão disponíveis. Mesmo que você tenha feito toda a sua pesquisa por aplicativos e patentes semelhantes, o trabalho de um advogado é profissional e necessário. Após seu envolvimento com um advogado de patentes e divulgação de sua proposta de aplicativo móvel, a próxima etapa é conduzir uma pesquisa de patentes abrangente.
Durante a pesquisa de patentes, seu advogado pesquisa o mundo em busca de aplicativos com funcionalidade ou métodos semelhantes para evitar quaisquer problemas futuros de qualquer pessoa ou organização. Essa pesquisa de patentes pode ajudá-lo a obter sua patente o mais rápido possível.
Você também pode ajudar seu advogado fornecendo a ele a lista de pesquisa que você compilou. Todos os aplicativos com até mesmo um único recurso equivalente devem ser incluídos. Algumas das fases envolvidas na realização de uma pesquisa de patentes são as seguintes:
- Para começar, entenda tudo o que puder sobre o processo de pesquisa de patentes, incluindo o que fazer e o que não fazer, para que você possa atingir seu objetivo.
- Certifique-se de que seu advogado de patentes esteja atualizado sobre sua invenção para fazer uma pesquisa de patentes abrangente. Como consequência, verifique novamente a precisão de sua divulgação de invenção.
- Determine alguns aspectos-chave do seu conceito para buscar em outros aplicativos para preencher as lacunas.
- Comece fazendo uma pesquisa ampla usando o máximo de critérios, frases, palavras-chave e outros elementos possível. Use vários idiomas, mecanismos de busca de patentes e outros recursos para fazer uma pesquisa completa.
- Depois de concordar com uma classificação, faça uma pesquisa sistemática utilizando uma categorização de patentes para ver quais informações você pode encontrar.
- Você pode começar com uma pesquisa de patentes do Google, mas também deve fazer pesquisas não Google para obter os melhores resultados.
-
O pedido de patente Se um pedido de patente provisório ou não provisório é enviado depende do tipo de invenção, tamanho do mercado, área da solução e outras variáveis. Há uma série de outras coisas a serem consideradas ao decidir se deve enviar um pedido provisório ou não provisório.
Suponha que seu objetivo principal seja reduzir o tempo de lançamento no mercado. Você deve enviar um pedido de patente não provisório nesta situação, pois leva menos tempo para as autoridades interessadas concedê-lo.
Vamos ver como ambos os tipos de aplicativos são enviados.
-
Utilização (Provisória) Ao apresentar um pedido provisório, você pode garantir uma data de depósito de patente. Além disso, o depósito de um pedido temporário é menos dispendioso e demorado. As seguintes coisas devem ser fornecidas:
- Uma descrição completa Estes são usados para enfatizar a singularidade da sua ideia de aplicativo móvel. Certifique-se de que seus critérios sejam específicos o suficiente para que todos entendam a singularidade de sua aplicação. Os requisitos consistem em um título curto e adequado, um Contexto que fornece contexto para sua invenção e conceitos de apoio, um resumo que fornece uma visão geral de sua aplicação e uma Descrição completa.
- Ilustrações Esta é a parte mais difícil da técnica, e deve ser concluída corretamente. Você deve deixar claro de quais partes de sua ideia de aplicativo móvel você reivindica a propriedade legal. Você não tem permissão para reivindicar algo que já é propriedade de outra pessoa, mesmo que apenas uma fração dela seja.
- Uso de ilustrações Se o seu aplicativo tiver alguma interface visual, você deve fornecer desenhos com ele. Procure patentes semelhantes que foram depositadas anteriormente se tiver alguma dúvida sobre como adicionar desenhos ou figuras. Você deve incluir representação visual na forma de desenhos, figuras ou fluxogramas para apoiar a ideia do aplicativo e evitar qualquer mal-entendido.
-
-
Envie seu novo processo Agora vem a parte mais crucial de todo o processo. A apresentação do seu pedido de patente é a etapa final e mais significativa no processo de pedido de patente. Quando você tiver concluído todos os processos anteriores corretamente, agora você deve se candidatar.
Para te dar uma ideia, essa abordagem é totalmente baseada em papel e leva muito tempo para ser concluída. No entanto, você não tem outra opção a não ser realizá-la totalmente concentrado. Aqui está uma lista de todos os documentos que você precisará preparar com seu advogado de patentes para o processo de depósito antes de enviar seu pedido.
Quanto custa uma patente de ideia de aplicativo?
O custo de uma patente de aplicativo é determinado por uma variedade de elementos, como o tipo de invenção, categoria de patente e assim por diante. Um pedido de patente provisório pode custar entre US$ 2.000 e US$ 5.000 se você precisar apenas de um número, enquanto um pedido não provisório pode custar entre US$ 10.000 e US$ 15.000. Você pode descobrir mais sobre todas as taxas, mesmo as menores, visitando o USPTO.
Quanto tempo leva para obter uma patente de aplicativo móvel?
Depois de analisar todos os processos em detalhes e avaliar o custo, você pode estar se perguntando quanto tempo levará para o aplicativo ser aprovado. Para ser sincero, leva muito, muito tempo.
O tempo que leva para patentear um aplicativo móvel depende de quantas modificações e rejeições existem. O Facebook, por exemplo, recebeu uma patente após seis anos. Sim, Mark Zuckerberg levou seis anos para obter uma patente sobre o gigante da mídia social.
Como consequência, você deve esperar que leve de 4 a 6 anos para garantir uma patente para sua ideia de aplicativo móvel. Isso, também, depende do número de vezes que seu aplicativo é recusado ou reenviado. Preencha um pedido, certifique-se de que tudo está correto e cruze os dedos para que seja aprovado.
Patentes não são adequadas para todas as pessoas.
Se você está pensando em patentear todas as ideias ou aplicativos que surgem na sua mente, deve pensar novamente, pois não é viável.
Vamos dar uma olhada em alguns métodos para proteger sua ideia de aplicativo móvel.
-
Acordo de Não Divulgação (NDA) Quando você contrata alguém ou terceiriza trabalho para empresas terceirizadas ou até mesmo freelancers, certifique-se de que eles assinem um acordo de não divulgação (NDA). Ao fazer isso, você pode garantir que nenhum dado ou mesmo a menor informação seja vazada ou compartilhada com qualquer pessoa fora da empresa. Eles correm o risco de serem processados por quebra de contrato se o fizerem. Um NDA vincula seus funcionários, ou até mesmo uma empresa de desenvolvimento de aplicativos móvel que você contratou, a manter informações técnicas confidenciais.
-
Direitos Autorais (Copyright) A noção de direitos autorais é difícil de entender. Para começar, tenha em mente que os direitos autorais protegem apenas a representação de uma ideia, não a ideia em si. Um conjunto de direitos concedidos a qualquer autor ou inventor a fim de proteger sua obra é conhecido como direitos autorais. Literatura, arte ou educação podem ser usadas para fazer esse empreendimento. No nosso caso, você pode obter um direito autoral para proteger o código do seu programa e o design da interface do usuário. No entanto, há uma pegadinha: você só pode usá-lo se seu aplicativo for copiado por outra pessoa. Por exemplo, você pode apenas ter direitos autorais sobre o design ou o logotipo do seu aplicativo, não sobre o programa inteiro.
-
Marca Registrada (Trademark) Marcas registradas são usadas para proteger a identidade ou imagem de uma empresa. O logotipo, os anúncios e outros produtos da sua empresa podem ser registrados. Em termos leigos, uma marca registrada impede que outras pessoas usem o nome da sua marca, slogans, logotipo ou qualquer outra coisa que possa ser usada para identificá-la. No nosso caso, você pode registrar o logotipo, os designs, os títulos, os anúncios, os catálogos e outras partes do seu aplicativo móvel para impedir que os concorrentes os copiem. Ao contrário de uma patente, que impede que outras pessoas produzam ou vendam seus produtos, uma marca registrada apenas protege a imagem da sua empresa.
-
Acordo de Não Concorrência (Non-Competition Agreement) Este é exclusivo para seus funcionários, e é ideal para proteger um conceito de aplicativo móvel em nossa situação. Você pode exigir que seus desenvolvedores assinem um acordo de não concorrência, proibindo-os de trabalhar para seus concorrentes enquanto estiverem empregados por você e por um período de tempo após o término do contrato de trabalho. Isso pode garantir que nenhuma das informações confidenciais da sua empresa seja compartilhada com os concorrentes o mais rápido possível, e se o acordo for violado, o funcionário culpado enfrentará consequências legais.