CONSTRUINDO APLICATIVOS WEB & MOBILE USANDO AMAZON HONEYCODE SEM CODIFICAR DO ZERO

By Anil G 16 Min Read

Sempre quis construir aplicativos web e mobile sem escrever código? Bem-vindo ao Amazon Honeycode, uma nova plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis que é uma ferramenta de desenvolvimento low-code/no-code leve e totalmente gerenciada, que permite aos usuários construir aplicativos web e mobile sem usar nenhuma linguagem de programação.

O Honeycode, uma nova plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis, ainda está em modo beta e fará parte da Amazon Web Services (AWS) para permitir que usuários sem nenhuma experiência em codificação comecem o mais rápido possível. Ele é voltado para empresas ou indivíduos que precisam de aplicativos móveis ou web para rastrear tarefas como:

  • Agendamento de eventos
  • Aprovações de processos
  • Pesquisas de clientes ou usuários
  • Gestão de relacionamento com o cliente
  • Relatórios sobre o progresso ou atividades de tarefas dos funcionários
  • Listas de tarefas
  • Rastreamento de conteúdo ou inventário

Esses aplicativos web ou mobile podem variar em complexidade, desde aqueles que rastreiam as atividades de pequenas empresas até aqueles que gerenciam grandes projetos para vários departamentos ou equipes. Os dados de back-end são armazenados na AWS, aos quais se pode acessar facilmente quando necessário.

Como Tudo Começou

Já não é novidade que as planilhas de hoje preenchem uma lacuna vital entre o código personalizado e os aplicativos padronizados produzidos por equipes de desenvolvedores altamente qualificados. Mas, por mais versátil que uma ferramenta seja, haverá limitações ao que ela pode realizar.

Empresas que precisam manter projetos e atividades contínuas orientadas por dados geralmente têm duas opções: criar e compartilhar planilhas com os dados necessários ou esperar ou contratar um desenvolvedor para construir o tipo certo de aplicativo.

Por exemplo, compartilhar dados entre vários indivíduos e várias planilhas é bastante desafiador. Não é muito diferente de gerenciar grandes quantidades de dados. Também é desafiador quando se trata de integração e automação. Estes geralmente requerem os serviços de indivíduos com habilidades e proficiência especiais.

Aplicativos personalizados podem oferecer melhores opções quando comparados a uma planilha. Mas uma grave falta de recursos de TI e desenvolvedores é uma indicação de que aplicativos personalizados raramente são desenvolvidos. As planilhas também são severamente limitadas, pois não foram originalmente projetadas para operar como aplicativos totalmente funcionais.

O advento do Amazon Honeycode, uma nova plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis, veio para eliminar esse problema. Qualquer pessoa pode construir aplicativos sem codificar usando este serviço notável. Ele emprega o modelo de planilha familiar e permite que os usuários comecem em minutos. Usuários muito familiarizados com fórmulas e planilhas não devem ter nenhum desafio com o AWS Honeycode. Isso porque ele vem carregado com vários recursos avançados, incluindo tabelas, planilhas, fórmulas, valores, etc.

Esses recursos avançados permitem que os usuários construam aplicativos altamente personalizados. O Honeycode também inclui vários modelos para aplicativos que você e sua equipe podem começar a usar imediatamente. Ele tem uma paleta incrivelmente substancial de objetos de interface do usuário, como listas, botões, campos de entrada, etc. Esses são recursos essenciais de qualquer aplicativo.

Os usuários do Honeycode poderão definir ações para gerar notificações e e-mails. Ele vem com funções integradas que replicam ou reproduzem de forma inteligente planilhas existentes. Por exemplo, FindRow é uma das funções encontradas no Honeycode e é uma versão dinâmica do Vlookup com o mesmo atributo.

O Amazon Honeycode é algo em que a Amazon investiu pesadamente. No entanto, chegou um pouco tarde ao mercado porque Google e Microsoft têm ofertas semelhantes. O AppSheet do Google e o Power Apps da Microsoft existem há algum tempo. No entanto, a Amazon afirmou que o Honeycode ajudará a acelerar as tarefas contínuas e orientadas por dados, bem como a produtividade das organizações.

Por Que Amazon Honeycode?

O desenvolvimento e o lançamento do Amazon Honeycode ajudarão a Amazon Web Services a estender seu público muito além de programadores ou desenvolvedores de aplicativos. De acordo com o Gartner no ano passado, estimou-se que as abordagens low-code/no-code representariam mais de 65% do desenvolvimento de aplicativos dentro das organizações até 2024.

A Forrester previu até que o mercado de construção de aplicativos low-code cresceria significativamente a uma taxa de 50% ao ano, para mais de US$ 21 bilhões até 2024. Isso mostra que o Amazon Honeycode veio para ficar, e não há volta.

A Amazon, numa tentativa de atrair clientes, adotou atualmente o modelo freemium para o Honeycode. Os usuários podem construir aplicativos sem codificar com até 20 indivíduos gratuitamente. No entanto, pessoas que criaram aplicativos, mas precisam de maior capacidade de armazenamento ou mais usuários, terão que pagar pelo que desejam.

Recursos do Amazon Honeycode

A seguir, estão alguns dos recursos presentes no modo beta desta nova plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis:

  • Construa aplicativos sem codificar: Empresas em todo o mundo estão crescendo a um ritmo incrivelmente rápido. Acompanhar essas empresas em crescimento é um desafio quando se trata de desenvolver aplicativos/soluções/software. O Amazon Honeycode fornece as soluções necessárias, pois qualquer pessoa pode construir aplicativos sem codificar com rapidez. Isso possibilita que você e sua equipe gerenciem dados de negócios obtidos de várias fontes.
  • Modelos prontos: O Amazon Honeycode vem carregado com vários modelos para alguns dos aplicativos comuns que a maioria das pessoas pode usar com suas equipes o mais rápido possível. Tudo o que você precisa fazer é fornecer o banco de dados com o valor necessário, e estará tudo pronto. Aqui estão alguns dos modelos prontos no Honeycode:
    1. Rastreador de Conteúdo
    2. Rastreador de Tarefas da Equipe
    3. Gerenciador de Inventário
    4. Gerenciamento de Eventos
    5. Aprovações de Pedidos de Compra
    6. Lista de Tarefas Simples
    7. Aprovação de Orçamento
    8. Agenda Semanal de Demonstrações
    9. Relatório de Ausências
    10. Agente de Serviço de Campo
    11. Agenda de Demonstrações, etc.
    Os modelos vêm carregados com uma planilha já preenchida com dados relevantes que você ou sua equipe podem modificar prontamente, com base no tipo de tarefa. Além dos limites de alterar os valores reais na planilha, você também pode brincar com a ordem das colunas, formatação, bem como outros atributos.
  • Atualize a qualquer momento, acesse de qualquer lugar: O Amazon Honeycode é uma solução SaaS (Software como Serviço) baseada na nuvem. Os usuários podem acessá-lo de qualquer parte do mundo através de qualquer dispositivo, permitindo que você gerencie seus inúmeros aplicativos usando aplicativos Android e iOS. O Honeycode também vem com recursos incrivelmente simples de arrastar e soltar para projetar seu aplicativo, facilitando a construção de aplicativos sem codificar. Eles são tão fáceis quanto a planilha do Excel que você alimenta no banco de dados. Assim que terminar de alimentar o banco de dados, você pode simplesmente usar ações baseadas em eventos e conectores para realizar suas tarefas.

Começando com o Amazon Honeycode

Para começar com o Honeycode, inscreva-se gratuitamente no site beta. Em seguida, faça login na sua conta. A primeira coisa que você verá é “Meu Drive” junto com os filtros, várias pesquisas e opções de visualização. A primeira coisa que você deve fazer é criar uma pasta de trabalho projetada para armazenar seus aplicativos e dados orientados por dados.

Você pode importar dados de uma planilha ou arquivo CSV. Você também pode começar do zero ou de uma tabela vazia se não tiver dados anteriores. Se você ou sua equipe tiverem atividades específicas em mente, podem escolher facilmente entre qualquer um dos modelos integrados e prontos, que incluem modelos para rastreamento de clientes, gerenciamento de inventário, pesquisas, aprovações de pedidos de compra e assim por diante.

Depois de fazer login, a tabela de Tarefas é exibida e se parece com uma planilha tradicional.

Os usuários do Honeycode também podem personalizar esses aplicativos web ou mobile a qualquer momento, e essas alterações serão implementadas imediatamente. Você pode aproveitar uma coleção de ações internas acionadas por eventos que podem gerar notificações por e-mail e ajustar tabelas prontamente.

O Honeycode vem carregado com uma infinidade de funções integradas. A maioria dessas funções é familiar para usuários de planilhas ou CSV existentes, juntamente com iniciantes nesta nova plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis.

O Construtor de Aplicativos Honeycode

Analisando mais de perto o construtor de aplicativos, você verá quatro telas nomeadas “Minhas Tarefas”, “Editar”, “Adicionar Tarefa” e “Todas as Tarefas”. Cada uma dessas telas possui layouts web e mobile. Telas recém-criadas, juntamente com aquelas no aplicativo, têm seus layouts vinculados. Qualquer alteração feita em qualquer uma dessas telas é refletida nas outras. Você pode exercer mais controle desvinculando os layouts ou a apresentação ou apenas para diferenciar um do outro.

Objetos que aparecem em uma tela específica podem referenciar dados em tabelas. Por exemplo, o objeto “Lista” exibido na tela “Minhas Tarefas” filtra as linhas da tabela “Tarefas”, selecionando assim as tarefas não concluídas e ordenando cada uma delas por data de vencimento. Ao executar aplicativos, os objetos dentro da “Lista” são então replicados, um por tarefa.

Objetos nas telas podem iniciar ações e executar automação. Por exemplo, o botão “ADICIONAR TAREFA” navega suavemente para a tela “Adicionar Tarefa”. A tela “Adicionar Tarefa” então gera os valores que especificam a nova tarefa, enquanto o botão “ADICIONAR” usa automação que grava os valores em cada tabela “Tarefa”.

APIs do Amazon Honeycode

Aplicativos externos também podem empregar as APIs do Honeycode para trabalhar em conjunto ou em estreita colaboração com os aplicativos que você cria com o Honeycode. Essas funções incluem:

  • GetScreenData: Recupera dados de qualquer tela de um aplicativo Honeycode
  • InvoleScreenAutomation: Invoca uma ação ou automação definida na tela de um aplicativo Honeycode.

Criando Aplicativos Personalizados com o Honeycode

Na maioria dos casos, para criar aplicativos personalizados para empresas, as empresas precisam depender fortemente de sua equipe de TI para conectar efetivamente os aplicativos aos bancos de dados e desenvolver melhores interfaces de usuário equipadas com funcionalidade robusta.

De acordo com a Amazon, a solução para a natureza estática das planilhas envolve enviá-las por e-mail de um lado para o outro. Mas o envio de e-mails agrava facilmente a ineficiência, pois o e-mail é extremamente lento. O e-mail não escala e também introduz erros de sincronização de dados e controle de versão.

É por isso que a maioria dos usuários geralmente prefere que aplicativos personalizados sejam desenvolvidos para eles. Mas então, a demanda por programação personalizada supera em muito a capacidade dos desenvolvedores. Isso criou uma situação desconfortável em que as equipes que precisam de aplicativos personalizados têm que esperar que desenvolvedores ocupados ou proficientes liberem seu tempo ou contratar consultores caros para ajudar na construção de aplicativos.

No entanto, o Honeycode simplifica prontamente todo o processo de ponta a ponta de desenvolvimento de aplicativos web e mobile, fornecendo recursos intuitivos.

Os usuários também podem escalar o aplicativo de forma eficaz e eficiente, pois ele aproveita todas as funcionalidades da Amazon Web Services. Isso acontece porque os dados obtidos dos aplicativos Honeycode são coletados e processados pelo banco de dados construído na AWS. A Amazon declarou que o banco de dados pode ser escalado para até 100.000 linhas por pasta de trabalho. Os usuários poderão então construir aplicativos web e mobile sem escrever código ou se preocupar com a estrutura ou infraestrutura subjacente.

Por enquanto, os usuários podem não conseguir introduzir fontes de dados externas, embora se espere que isso esteja no roteiro da empresa trilionária.

Construir aplicativos web e mobile sem escrever código é um processo que envolve adicionar dados, projetar telas de aplicativos e organizar layouts. Se você souber o caminho, pode seguir os passos sozinho. Mas, caso contrário, procure a ajuda dos assistentes integrados do Honeycode.

Iniciantes em programação visual podem tropeçar nos passos antes de pegar o jeito. Verifique o canto inferior direito da tela para acessar a ajuda do Honeycode oferecida pela Amazon. É aqui que você pode aprender mais sobre como usar o construtor de aplicativos, como personalizar seus aplicativos web e mobile, bem como como personalizar suas exibições e dados.

O Amazon Honeycode é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos móveis leve, fácil de usar e nova, com muita potência, que permite aos usuários construir aplicativos sem codificar. Você e sua equipe podem construir aplicativos web e mobile inovadores – através do Construtor Honeycode – que vocês podem utilizar imediatamente. O Honeycode fará todo o trabalho pesado para você, automatizando o processo de construção de aplicativos web e mobile interativos, pois gerencia o banco de dados, a interface do usuário e a lógica de negócios. Esses são elementos vitais que compõem qualquer aplicativo de negócios.

Esta nova solução da Amazon é voltada principalmente para indivíduos e organizações que desejam criar aplicativos inovadores e orientados por dados, mas não possuem expertise em codificação. O Amazon Honeycode ainda está em beta, ou seja, na fase preliminar ou de teste através da Amazon Web Services.

De acordo com Gartner e Forrester, o Amazon Honeycode veio para ficar, o que revelou que as abordagens low-code/no-code crescerão para mais de US$ 21 bilhões até 2024.

Share This Article
Leave a comment