CORE WEB VITALS

By Anil G 19 Min Read

À medida que o Google revela seus planos de implementar novas métricas – os Core Web Vitals – para medir a qualidade da experiência do usuário (UX) em sites online, as quais desempenharão papéis significativos em SEO e no ranking do Google, algumas perguntas têm surgido nas mentes de proprietários de sites, profissionais de marketing, especialistas em SEO e gurus da web. Algumas dessas perguntas são: o que são os Core Web Vitals? Como faço para passar nos Core Web Vitals? E qual a necessidade de SEO em uma empresa em crescimento?

Neste artigo, vamos detalhar todas as respostas para fornecer informações suficientes sobre SEO e os Core Web Vitals.

O Que São Os Core Web Vitals?

Uma das perguntas mais importantes que este artigo responde é: o que são os Core Web Vitals?

Os Core Web Vitals são métricas para medir o desempenho de páginas da web com base na experiência do usuário, o que é muito significativo no ranking do Google de um site. De acordo com o Google, as três métricas dos Core Web Vitals são:

  • Largest Contentful Paint (LCP) – Velocidade de Carregamento
  • First Input Delay (FID) – Interatividade
  • Cumulative Layout Shift (CLS) – Estabilidade Visual

Os Core Web Vitals usam velocidade, interatividade e estabilidade visual para diagnosticar o desempenho do seu site e obter um detalhamento dos relatórios de cada página.

Largest Contentful Paint (LCP) – Velocidade de Carregamento

Uma boa velocidade de carregamento da página deve ser a primeira coisa a vir à mente sempre que a pergunta (o que são os Core Web Vitals?) surgir.

O LCP é usado para medir a velocidade de carregamento de uma página da web, marcando o período de tempo de carregamento da página. Para uma boa experiência do usuário, o Largest Contentful Paint em todos os dispositivos não deve ser superior a 2,5 segundos de carregamento completo da página. Se o Largest Contentful Paint de uma página estiver além de 2,5 segundos, significa que há necessidade de otimizações para atender às demandas de carregamento do usuário. O LCP pode ser medido com ferramentas de campo ou ferramentas de laboratório, e essas ferramentas de campo incluem Page Speed Insight, Chrome User Experience Report, Web Vitals e Search Console. As ferramentas de laboratório incluem WebPageTest, Lighthouse e Chrome DevTools.

First Input Delay (FID) – Interatividade

Enquanto a pergunta, o que são os Core Web Vitals, ainda persiste, outra métrica a ser considerada é a interatividade.

O First Input Delay (FID) mede a interatividade da web, focando na capacidade de resposta de uma página da web. O FID vai além de apenas medir a velocidade de carregamento de uma página, focando em quão bem e quão rápido o usuário pode interagir com o conteúdo da web, quantificando a experiência e os sentimentos do usuário ao interagir com a página da web. A interatividade é calculada pelo intervalo de tempo entre a solicitação do usuário por conteúdo em uma página da web por meio de um clique e quando as solicitações foram totalmente processadas. Um bom FID geralmente é inferior a 100ms. Se o processo levar mais de 100ms antes que o evento clicado seja processado, melhorias devem ser feitas para uma melhor interatividade.

Cumulative Layout Shift (CLS) – Estabilidade Visual

A estabilidade visual nas páginas da web é a última métrica a ser considerada em respostas detalhadas à pergunta: o que são os Core Web Vitals?

O CLS, que se refere à estabilidade visual dos layouts de uma página da web, quantifica o número de mudanças de layout inesperadas em uma página da web. Um Cumulative Layout Shift causa muitos danos e afeta negativamente a experiência do usuário. Os movimentos inesperados do conteúdo da web podem confundir e frustrar o leitor. Se os textos, imagens e vídeos de um site se moverem, mudarem de forma e tamanho inesperadamente, esse ajuste inesperado pode desorientar o leitor e proporcionar uma má experiência na sua página da web.

O Cumulative Layout Shift (CLS) fornecerá um relatório detalhado desse problema, medindo as experiências em tempo real dos usuários na sua página da web. O CLS mede todas as mudanças de layout inesperadas em uma forma da web, concentrando-se em elementos de tração instáveis e de distância. O CLS relata o total das pontuações de mudança de layout. Uma boa pontuação de Cumulative Layout Shift está entre 0,1 e abaixo. O CLS existe para garantir que os proprietários de sites criem páginas da web que proporcionem aos seus usuários uma experiência agradável ao usar seu site, sem lidar com mudanças inesperadas nos layouts das páginas da web.

Como Faço Para Passar Nos Core Web Vitals?

Agora que respondemos à pergunta: o que são os Core Web Vitals? A próxima pergunta a ser respondida é a segunda que continua surgindo desde que o Google anunciou a implementação das três métricas em 2021: como faço para passar nos Core Web Vitals?

Você só pode passar nos Core Web Vitals analisando o desempenho do seu site usando essas três métricas: Largest Contentful Paint (LCP) – velocidade de carregamento, First Input Delayed (FID) – interatividade e Cumulative Layout Shift (CLS) – estabilidade visual.

1. Largest Contentful Paint (LCP) – Velocidade de Carregamento

Vários fatores influenciam a velocidade de carregamento da sua página da web, e otimizá-los da melhor maneira para proporcionar aos usuários uma experiência agradável é uma excelente forma de passar nos seus Core Web Vitals. Acertar o seu LCP oferece uma boa chance de passar nos Core Web Vitals. Para acertar o seu LCP, você deve fazer o seguinte:

Imagens e Vídeos

Otimizar as imagens e vídeos nas suas páginas da web é excelente para passar nos seus Core Web Vitals. Imagens e vídeos são os fatores mais influentes que causam atrasos no carregamento das páginas da web. Se você puder otimizá-los, a velocidade de carregamento do seu site se tornará mais rápida e melhor, o que ajudará você a passar na pontuação dos Core Web Vitals. Você pode otimizar suas imagens reduzindo as dimensões da imagem de fundo e substituindo-as por cores de fundo. Especialistas afirmam que as imagens de fundo têm pouco ou nenhum impacto em dispositivos pequenos (geralmente o que a maioria dos seus usuários usa para acessar suas páginas da web); você pode removê-las e usar cores de fundo para melhorar a velocidade de carregamento.

Os arquivos de vídeo estão se tornando mais importantes e valiosos na web, principalmente porque a publicidade em vídeo está se tornando muito popular. No entanto, nem todos os usuários estão interessados em assistir a vídeos em sites visitados. Você pode otimizar seus vídeos usando placeholders de imagem para serem carregados apenas quando clicarem na imagem. Isso significa que o vídeo não precisa carregar junto com outros conteúdos da página da web. Ele só carrega quando o usuário demonstra interesse clicando na imagem que leva ao vídeo.

Se você deseja fazer o upload de seus vídeos na sua página da web, coloque-os abaixo da dobra; dessa forma, seus usuários poderão ler algum conteúdo antes de assistir aos seus vídeos e, dessa forma, o vídeo já terá terminado de carregar antes que o usuário chegue a ele. Outras maneiras de otimizar seus vídeos para um carregamento mais rápido incluem lazy loading, uso de imagens WebP e otimização dos tamanhos dos arquivos de imagem e vídeo. Fazer tudo isso melhorará significativamente o desempenho de carregamento da sua página da web, aumentando assim suas chances de passar nos Core Web Vitals.

Então, sim, como faço para passar nos Core Web Vitals? Otimize as imagens e os vídeos do seu site e você estará alguns passos mais perto.

Otimize Suas Fontes JavaScript

O JavaScript pode influenciar o LCP do seu site, daí a necessidade de garantir que ele esteja otimizado para acelerar o carregamento. Além disso, vários recursos JavaScript agora estão presentes em CSS3 e HTML5; otimize isso reformulando e reduzindo seu código JavaScript o máximo possível. Isso melhorará a velocidade de carregamento do seu site, posicionando-o para passar nos Core Web Vitals.

Certifique-se de que seu servidor seja rápido.

Às vezes, o servidor que hospeda suas páginas da web pode estar fazendo com que sua página da web obtenha uma pontuação baixa no LCP, dando assim ao seu site uma pontuação baixa nos Core Web Vitals. Certifique-se de estar no servidor correto que permite que seu site carregue mais rápido e melhor. Algumas empresas de hospedagem de sites têm pacotes mais lentos e mais rápidos, então assine os pacotes mais rápidos.

Ok, então, depois de otimizar seus vídeos, imagens e agora JavaScript e fazer um upgrade para um servidor mais rápido apenas para ter certeza, mas você ainda não encontrou as respostas para sua pergunta: como faço para passar nos Core Web Vitals? Não se preocupe. Você está indo bem, há outras coisas a considerar fazer.

2. First Input Delayed (FID) – Interatividade

Aha! A velocidade de carregamento foi otimizada, agora vamos analisar outra resposta para como faço para passar nos Core Web Vitals?

Estas são as métricas usadas para calcular a rapidez com que seu site responde (processa) aos cliques do usuário. Como isso tem muito a ver com event listeners, o JavaScript é o fator mais influente responsável pela interatividade das suas páginas da web. Certifique-se de otimizar os scripts do seu site para interagir muito rapidamente quando o usuário clicar no botão.

A métrica FID só pode ser avaliada usando o laboratório de campo, pois requer atividade real do usuário em sua página da web antes de medir a velocidade de processamento dos cliques. Certifique-se sempre de que o tempo de resposta do seu site seja de cerca de 100 milissegundos. Isso passaria nos Core Web Vitals para uma experiência de usuário agradável.

3. Cumulative Layout Shift (CLS) – Estabilidade Visual

Ótimo! A velocidade de carregamento está boa. A interatividade também está boa, mas você ainda não viu o resultado desejado, então a pergunta de como faço para passar nos Core Web Vitals ainda está na sua cabeça. Bem, isso acontece porque ainda há algo mais a fazer: estabilidade visual.

Suas páginas da web não devem ter textos, imagens e vídeos se movendo inesperadamente enquanto o usuário está nas páginas da web. As mudanças de layout são falhas e podem impedir que seus sites passem nos Core Web Vitals, pois não proporcionam uma experiência de usuário agradável. A mudança de layout inesperada é influenciada por vários fatores, incluindo layouts CSS, fontes, anúncios, imagens, vídeos e conteúdo dinâmico.

Otimize Seu CSS

Embora o CSS desempenhe um papel significativo no design de suas páginas da web, é crucial garantir que ele esteja bem otimizado, especialmente nas larguras e alturas dos layouts para diferentes dispositivos. Além disso, considere usar o estilo CSS inline para projetar a parte fundamental dos designs de suas páginas da web (use CSS inline onde for necessário).

Imagens e Vídeos: Certifique-se sempre de que as imagens e os vídeos em suas páginas da web tenham atributos de largura e altura. Fazer isso permite que os navegadores da web os posicionem corretamente enquanto carregam.

Posicionamento de Anúncios:

Certifique-se sempre de projetar espaços e layouts para anúncios. Além disso, tenha imagens de fallback caso os anúncios sejam bloqueados.

Portanto, otimizar seu site para uma boa pontuação nos Core Web Vitals envolve diagnosticar e fazer todas as melhorias necessárias em seu site usando três métricas: LCP, FID e CLS. Simplificando, use as métricas para melhorar a experiência do usuário do seu site.

Os Core Web Vitals não tornam outras ferramentas relevantes para diagnosticar e otimizar páginas da web e a experiência do usuário ineficazes. Em vez disso, será uma ferramenta sólida e fácil de usar para a otimização de páginas da web. Os Core Web Vitals enfatizam a importância e a necessidade de uma excelente experiência de página da web para um melhor ranking e uma experiência de usuário agradável.

A Necessidade de SEO Em Uma Empresa Em Crescimento?

As pessoas costumam perguntar: por que SEO, se você pode usar plataformas de mídia social online e publicidade online paga para promover sua empresa? Elas também perguntam: qual a necessidade de SEO em uma empresa em crescimento?

SEO é sobre pessoas e mecanismos de busca. Existem muitos benefícios do SEO no crescimento de negócios/empresas. Um bom exemplo da necessidade de SEO em uma empresa em crescimento é que ele direciona mais tráfego para um site usando resultados orgânicos de mecanismos de busca. O SEO é usado para atrair visitantes genuínos para o site da sua empresa. Os visitantes que são direcionados para o seu site em tráfego significativo são genuínos porque precisam do seu produto e serviços.

Coleta e Análise de Dados

Outra necessidade de SEO para uma empresa em crescimento é que ele pode ser usado para coletar dados online relevantes sobre o que as pessoas mais pesquisam na internet. O SEO presta atenção às coisas que as pessoas querem ou precisam, incluindo as palavras que usam em suas atividades e pesquisas online. Ele usa esses dados para conectar essas pessoas aos negócios online relevantes que oferecem os serviços e vendem os produtos que elas estão procurando na internet.

Visibilidade e Construção de Confiança

As necessidades de SEO não param na geração de tráfego para sites, pois é uma boa ferramenta para uma campanha de marketing bem projetada, e um site de empresa com otimização SEO contribui muito para construir confiança e dar à sua empresa melhor visibilidade para muitas pessoas na internet. O SEO ajudará o site da sua empresa a ter uma classificação mais alta no Google, ganhar a confiança de seus clientes e aumentar a credibilidade da sua empresa.

SEO É Economicamente Viável

As campanhas de marketing de SEO são mais baratas do que o marketing online pago, portanto, a relação custo-benefício é uma necessidade do SEO em uma empresa em crescimento. As campanhas de SEO são mais econômicas em comparação com as mídias sociais e outras campanhas de marketing pagas. O SEO traz resultados duradouros, dos quais sua empresa continuará a se beneficiar ao longo do tempo. Ele fará com que sua marca esteja presente no lugar certo quando as pessoas precisarem dela.

O SEO Aumenta o Tráfego e a Taxa de Conversão

Uma necessidade profunda do SEO em uma empresa em crescimento é que ele é excelente para dar ao seu site uma classificação superior em outros mecanismos de busca. Isso, sem dúvida, trará muito mais pessoas para visitar sua empresa, permitindo que você as envolva, forme relacionamentos e converta vendas.

Concluindo

De fato, embora seja um fato que o SEO é de grande necessidade para o crescimento da sua empresa, às vezes pode não produzir os resultados esperados, especialmente quando não é bem utilizado pelos mercados. Às vezes, os resultados esperados podem vir em pouco tempo ou exigir paciência e trabalho árduo antes de render resultados positivos.

Share This Article
Leave a comment