O QUE É O GOOGLE TREND E POR QUE VOCÊ PRECISA DELE?

By Ubika 17 Min Read

Muitos empreendedores sempre se perguntaram: “para que serve o Google Trends?”. Mas, o Google Trends não é uma ferramenta de SEO comum ou padrão. Aqueles no universo de Dropshipping e eCommerce acham o Google Trends bastante útil, especialmente quando se trata de informá-los sobre as tendências sazonais de alguns produtos ou até mesmo do seu nicho. Ele pode ser usado para superar seus concorrentes, rastreando suas posições de forma inteligente.

Neste guia passo a passo sobre o Google Trends, você descobrirá algumas informações vitais que poderá utilizar a seu favor se você tem um negócio online. Você também aprenderá como usar o Google Trends para pesquisa de palavras-chave, bem como algumas dicas importantes que você deve ter em mente

O Google Trends se refere a um recurso de pesquisa de tendências que mostra o número de vezes que um termo específico é inserido manualmente no motor de busca do Google. Isso é relativo ao volume total de pesquisa do site durante um período especificado. Então, para que serve o Google Trends? O Google Trends pode ser empregado para pesquisa comparativa de palavras-chave, bem como para descobrir picos no volume de pesquisa de palavras-chave desencadeados por eventos.

O Google Trends também fornece dados de pesquisa relacionados a palavras-chave, e isso inclui o índice de volume de pesquisa, bem como informações geográficas sobre os usuários do motor de busca.

Os usuários podem explorar facilmente o Google Trends visitando a ferramenta online e verificando as palavras-chave ou pesquisas que estão atualmente em alta. E você pode se aprofundar ainda mais para obter informações adicionais.

Por exemplo, o Google Trends compartilhou recentemente informações relevantes sobre pesquisas em alta relacionadas ao coronavírus, como os principais termos de pesquisa altamente relevantes nos Estados Unidos, juntamente com as principais consultas de pesquisa de “como fazer” em cidades ou estados específicos.

Você também pode inserir um termo de pesquisa específico na caixa de pesquisa localizada na parte superior da ferramenta online para ver como o volume de pesquisa variou para esse termo específico em diferentes locais e ao longo do tempo. Você pode alterar o período, a localização, o tipo de pesquisa (notícias, web, YouTube, compras), o setor ou a categoria para obter dados mais detalhados ou ajustados.

Aqui estão os recursos do Google Trends que os empreendedores podem utilizar para seu benefício:

Use o Google Trends para Encontrar Nichos Relevantes

O Google Trends é uma ferramenta online gratuita, mas vital, que pode ser explorada para encontrar um nicho que está em ascensão meteórica.

Se você está procurando um novo nicho para explorar, pode visitar o Google Trends e alterar o período de “Últimos 12 meses” para “2007 – presente”. Fazer isso permitirá que você veja se o volume de pesquisa está aumentando ou diminuindo. Além disso, também permite que você veja as tendências sazonais de uma só vez.

Digamos que você insira um produto específico que está em alta no Google Trends. Você poderá verificar se o produto tem crescido nos últimos meses ou até anos.

Você pode ver um pico repentino em um determinado mês e quedas acentuadas no mês seguinte. Claro, isso não quer dizer que você não possa capitalizar as vendas do produto. A única coisa é que este produto de tendência específica exigirá um monitoramento adicional por um tempo maior.

Se você inserir um nicho razoavelmente estável no Google Trends, como moda feminina, verá pequenas quedas no gráfico. O volume de pesquisa para este nicho específico é relativamente estável na maior parte do tempo. Você notará aumentos ou quedas ao longo de alguns anos, o que é um fenômeno bastante normal.

As quedas e os aumentos revelam as tendências sazonais das pesquisas que ocorrem no motor de busca do Google. Na maioria dos casos, outubro a dezembro geralmente vê um aumento nas pesquisas, com uma queda acentuada em janeiro.

Isso, no entanto, não é uma indicação de que você deva simplesmente sair por aí e entrar no nicho de moda feminina abrindo uma loja imediatamente em janeiro. É uma indicação de que você pode experimentar uma diminuição significativa no tráfego da web nesta época do ano.

Uma moda passageira é um interesse de curto prazo seguido com zelo exagerado, o que também pode ser observado no Google Trends. Existem termos de pesquisa que, quando você os insere no Google Trends, verá zero pesquisas por vários meses e, em seguida, um aumento repentino e acentuado na atenção nos meses seguintes, seguido por um declínio acentuado.

Um gráfico como esse informa que, se você estivesse considerando lançar essa ideia de negócio, ela não seria mais lucrativa.

Se você ainda está se perguntando para que serve o Google Trends, também deve saber que pode usar esta ferramenta online para encontrar tópicos de nicho por região. Profissionais de marketing digital e empreendedores segmentam o público com base em seus países de origem ao fazer publicidade.

Você sabia que mais de 325 milhões de pessoas vivem apenas nos Estados Unidos? O público na Louisiana ou em Los Angeles certamente não é o mesmo público de Nova York. Isso significa que você pode segmentar seu público com base em sua localização.

Ao veicular anúncios no Google ou no Facebook, você pode promover seus produtos em estados específicos ou até mesmo cruzar referências de todos os estados para determinar precisamente onde houve um aumento nas tendências.

Essa ação aumentará ainda mais suas chances de conseguir vendas massivas sem que você esgote seu orçamento de publicidade ou desperdice dinheiro segmentando lugares onde o interesse em seu produto está em baixa.

Você pode navegar pelo Google Trends para ver os tópicos que estão atualmente capturando a imaginação do público. Você pode usar as informações ou o tópico em alta que você obtém desses dados em suas campanhas de marketing, como um anúncio no Facebook, um e-mail marketing ou até mesmo um spot de rádio. Isso pode aumentar significativamente o engajamento de seus anúncios.

Saber como usar o Google Trends para pesquisa de palavras-chave ajudará muito o seu negócio. Digamos que você venda bolsas femininas em sua loja de comércio eletrônico. O Google Trends pode mostrar que as pesquisas por este produto também são relativamente estáveis, o que é um bom sinal.

Mas você pode querer descobrir as palavras-chave específicas para segmentar ou buscar, bem como como nomear especificamente suas categorias de produtos e como otimizar facilmente uma postagem de blog sobre o tema de bolsas femininas.

Verifique as “Consultas relacionadas”, que estão localizadas no lado direito da seção “Tópicos relacionados”. Para “bolsas femininas”, você verá as seguintes palavras-chave:

  • Bolsas femininas
  • Bolsas de couro femininas
  • Louis Vuitton
  • Bolsas femininas Macy’s, etc.

Essas palavras-chave mostram que essas consultas relacionadas são inseridas no motor de busca do Google. Essas palavras-chave têm grandes volumes de pesquisa e fazem muito sentido. Você pode segmentar essas palavras-chave ao veicular anúncios no Google. Agora, você sabe como usar o Google Trends para pesquisa de palavras-chave.

Os dados do Google Trends podem ser facilmente usados para informar todas as suas campanhas sazonais. Ele pode ajudar no controle de estoque, bem como no planejamento de custos. Além disso, você pode usar o Google Trends para encontrar termos de pesquisa irrelevantes em alta que você pode definir como palavras-chave negativas. Isso garante que uma pesquisa em alta não afete seus custos.

Promova sua Loja de Comércio Eletrônico em Torno de Produtos Sazonais

Se você já está no mercado ou está apenas começando, é vital ter em mente que as tendências sazonais desempenham papéis cruciais no sucesso de um negócio. A verdade é que, ao longo do ano, haverá períodos de pico e quedas também, o que pode impactar significativamente suas vendas mensais.

Durante os períodos de pico ou temporada, as vendas e a concorrência aumentarão dramaticamente com força total. Durante as quedas, no entanto, você pode optar por vender produtos sazonais. Estes podem ser produtos que complementarão naturalmente aqueles que você já tem ou vende em sua loja de comércio eletrônico. No entanto, eles devem ser uma excelente combinação para a baixa temporada.

O marketing de conteúdo é uma das estratégias cruciais que os principais empreendedores e profissionais de marketing digital usam para obter mais tráfego na web. É assim que se aumenta a conscientização da marca de forma conveniente e acessível para conseguir mais clientes.

Portanto, criar conteúdo de blog para o seu site pode aumentar drasticamente o seu negócio. Uma das maneiras de gerar tráfego de qualidade e ver picos repentinos no tráfego de pesquisa no Google Trends é através do que é conhecido como “atualização de conteúdo” (content freshness).

Então, o que é atualização de conteúdo, você pergunta? Atualização de conteúdo se refere à sua capacidade de remover informações ou conteúdo desatualizado, adicionar detalhes ou dados novos e frescos, e republicar esse conteúdo em seu blog de marketing.

Mas como o Google Trends se encaixa nessa estratégia específica? A verdade é que você sempre precisará de atualização de conteúdo, especialmente se começar a notar que está perdendo gradualmente sua posição no Google. Mas, então, você também pode usar a atualização de conteúdo para melhorar seu desempenho, coordenando-o em torno da temporada de pico de um determinado termo de pesquisa, graças ao poder que o Google Trends oferece.

A atualização de conteúdo pode levá-lo ao topo dos resultados de pesquisa para uma determinada palavra-chave. Implante essa estratégia em seus artigos de SEO ou postagens de blog de alto desempenho para aumentar significativamente o tráfego da web em pouco tempo. Você pode implantar o método discutido em como usar o Google Trends para pesquisa de palavras-chave.

Você sabia que pode usar o Google Trends para rastrear seus concorrentes e ver o desempenho deles em relação à sua marca?

Você pode utilizar o recurso “Comparar” e comparar até 5 concorrentes ou termos de pesquisa. E à medida que sua marca conquista um público de pesquisa muito maior, você pode usar rapidamente a comparação do Google Trends para se manter bem à frente de seus concorrentes.

Se você descobrir que alguns de seus concorrentes parecem estar crescendo a uma taxa sem precedentes, você já deve saber como começar a analisar seus respectivos canais de marketing para entender precisamente o que eles estão fazendo, para que você possa fazer melhorias. Este é mais um ótimo ponto que responde à pergunta “para que serve o Google Trends?”.

Crie Conteúdo Informativo sobre Tendências Atuais

Ao visitar a página inicial do Google Trends, você encontrará uma seção marcada como “Pesquisas em alta”. As pesquisas em alta são conhecidas como os tópicos mais quentes do momento. Então, você pode mergulhar nessa seção navegando pelas pesquisas em alta diárias, tendências de pesquisa em tempo real e até mesmo pesquisar por país.

De acordo com pesquisas, as pesquisas em alta geralmente giram em torno de notícias de celebridades. Se você for versátil o suficiente, poderá encontrar conteúdo ou histórias que geram burburinho e que você pode facilmente relacionar ao seu nicho. Isso permitirá que você atraia públicos altamente relevantes de volta ao seu site e também pode aumentar a eficácia dos anúncios de remarketing.

Cobrir notícias relevantes ou compartilhar esse conteúdo no blog da sua loja pode ajudá-lo a gerar um tráfego orgânico massivo para o seu site.

Ele também permite que você aproveite hashtags em alta no Instagram e no Twitter para compartilhar suas postagens ou artigos de blog que geram burburinho. Isso pode até mesmo render mais engajamento nas redes sociais e seguidores no Twitter quando implementado de forma inteligente no momento certo.

Bem, o Google é proprietário do YouTube, então faz muito sentido que o impacto do Google Trends possa ser sentido no YouTube. O Google Trends, na maioria dos casos, é usado para melhorar o desempenho de um site. Mas você sabia que pode usar esta excelente ferramenta gratuita para melhorar consideravelmente o alcance de suas mídias sociais no YouTube, para ser preciso?

A maioria dos vloggers e blogueiros cria novos conteúdos de vídeo antes de um novo ano para ter uma vantagem inicial no tráfego. Você pode criar vídeos centrados em seus produtos e postá-los no YouTube em janeiro para capitalizar rapidamente os dados que você acabará descobrindo no Google Trends.

Em seguida, envie e-mails para sua lista por volta de março e setembro, respectivamente, para aumentar novamente a popularidade de seus vídeos. Quando o Google perceber que você está tentando promover conteúdo de vídeo mais antigo, o mecanismo de busca provavelmente o recompensará com uma posição mais alta nas páginas de resultados de pesquisa do site de compartilhamento de vídeos. Isso ajudará você a obter ainda mais visualizações.

Então, para que serve o Google Trends? A esta altura, você já sabe que o Google Trends permite que você faça planos antes das tendências sazonais para encontrar ou descobrir qualquer nicho em rápido crescimento. Você aprendeu como usar o Google Trends para pesquisa de palavras-chave, bem como obter insights que ajudarão a tornar sua marca um sucesso retumbante.

Aplicar as dicas compartilhadas neste guia passo a passo sobre o Google Trends deve colocá-lo alguns passos à frente de seus concorrentes mais difíceis, para que você possa dominar seu nicho.

Share This Article
Leave a comment