O que implica ter uma equipe de desenvolvimento dedicada?
Uma equipe de desenvolvimento dedicada é um grupo de programadores que gerencia projetos de desenvolvimento de software de longo prazo para startups, pequenas empresas e grandes organizações. Quando a velocidade é crucial, esses programadores não são freelancers; eles trabalham em tempo integral ao lado de programadores internos para projetar e manter software.
Qual é a definição de um modelo de equipe dedicada?
Um modelo de equipe dedicada ocorre quando um cliente contrata uma equipe de especialistas em software de ciclo completo para implementar um projeto por um longo período. Os profissionais de TI trabalham em tempo integral para você como se fossem funcionários internos, mas remotamente.
Um provedor de serviços de engenharia de software determina quais habilidades são necessárias para a entrega do produto após analisar uma especificação técnica e montar uma equipe de desenvolvimento dedicada de acordo.
Especialistas estão sempre disponíveis para discutir problemas e concluir tarefas. Além disso, o tamanho da equipe é ajustado para atender aos requisitos atuais do projeto. Se, por exemplo, os prazos se tornarem mais rigorosos, um provedor de serviços de TI pode conectar outros especialistas de sua equipe ao desenvolvimento de soluções de software.
Construir um site ou aplicativo móvel exige menos esforços de gerenciamento de sua parte, porque um parceiro de TI confiável designa um gerente de projetos de desenvolvimento de software. Como resultado, você pode se concentrar em suas atividades de negócios principais. No entanto, graças a reuniões presenciais e virtuais, relatórios regulares e acesso a um sistema de controle de tempo, você tem controle total sobre o processo de desenvolvimento.
Uma equipe de desenvolvimento dedicada típica consiste nos seguintes indivíduos qualificados:
- Desenvolvedores front-end/back-end/full-stack produzem programas do lado do cliente e do servidor.
- Designers de UI/UX criam interfaces de usuário simples, responsivas e envolventes.
- Engenheiros de DevOps coordenam os processos de desenvolvimento, operações e testes.
- Engenheiros de QA garantem a entrega de aplicativos sem erros, desenvolvendo estratégias e casos de teste.
- Gerentes de projeto atuam como intermediários entre o cliente e os programadores. Eles são responsáveis pelo planejamento, gerenciamento, rastreamento e redução de riscos do projeto.
- Analistas de negócios examinam os requisitos do projeto, dados do usuário e análises antes de fazer sugestões a CEOs e proprietários de empresas.
Como uma equipe de desenvolvimento dedicada se parece em ação:
O primeiro passo para contratar uma equipe de desenvolvimento dedicada é que uma empresa forneça os objetivos, o cronograma e o escopo do projeto. Geralmente, é uma boa ideia descrever os talentos que os membros da equipe comprometida devem ter, bem como o número de desenvolvedores que trabalharão em seu projeto. A empresa fornecedora começa a recrutar desenvolvedores com base nesse conhecimento. Você tem a opção de integrá-los rapidamente a um projeto ou realizar entrevistas adicionais para avaliar seus talentos. Você também pode solicitar que a empresa fornecedora adicione ou troque desenvolvedores com base em sua experiência.
A empresa de desenvolvimento de software então designa vários membros da equipe ou um ou mais desenvolvedores para o seu projeto, dependendo de suas necessidades. A empresa criará então um esquema de preços que inclui os salários dos membros da equipe, bem como o custo do provedor de serviços durante o processo de recrutamento.
Por que é necessário ter uma equipe de desenvolvimento especializada?
Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e melhores práticas de desenvolvimento de software.
É impossível enfatizar a importância de aderir às melhores práticas da indústria. Elas aprimoram o processo, reduzem os custos experimentais, diminuem a chance de implantações mal sucedidas e, o mais importante, aumentam a eficiência. Da mesma forma, as tendências tecnológicas permitem que você examine o que os profissionais da indústria elogiaram como abordagens garantidas para obter os melhores resultados. Embora nenhum desenvolvedor possa propor o uso de uma tecnologia apenas porque ela é popular, é sempre uma boa ideia pensar nisso.
Sempre peça ao seu desenvolvedor de software para fornecer uma estimativa do stack tecnológico que eles esperam usar, quer você esteja contratando para um projeto de desenvolvimento front-end, back-end ou de aplicativo móvel. Você pode obter a documentação relevante antes do início do projeto se sua equipe nunca trabalhou com essas tecnologias anteriormente. Além disso, peça ao seu fornecedor uma lista de possíveis ferramentas e cenários de teste para que seus engenheiros internos estejam na mesma página.
Incentive o uso de várias abordagens ágeis.
As iniciativas ágeis são 28% mais eficazes do que os projetos típicos, de acordo com uma análise da PWC. As abordagens ágeis são valorizadas pela flexibilidade, melhoria contínua, agilidade e eficiência que instilam nas equipes de desenvolvimento, seja Scrum, Kanban ou Extreme Programming (XP).
Além disso, como a equipe especializada colabora com desenvolvedores internos (remotamente ou no escritório), deve haver um terreno comum entre os dois grupos. Como resultado, você pode ter uma sessão de treinamento conjunta para ambas as equipes antes de integrar a equipe dedicada para fortalecer sua coordenação. Organize reuniões diárias (stand-ups) semanais com a equipe e o gerenciamento de projetos para verificar se o projeto está no caminho certo.
Siga os padrões de segurança.
A segurança é incorporada ao melhor SDLC em todos os níveis, e é uma questão importante a ser considerada ao recrutar uma equipe de desenvolvimento dedicada. É o primeiro passo para fornecer aos seus usuários um produto seguro e maximizar a satisfação do cliente. Logo no início do projeto, converse com a equipe de desenvolvimento sobre como eles pretendem utilizar as melhores práticas para evitar quaisquer vulnerabilidades de segurança no programa. Além disso, dependendo de sua experiência, desenvolvedores internos e dedicados podem adotar uma abordagem compartilhada para testes de segurança.
Este infográfico sobre mitos e realidades comuns sobre equipes de desenvolvimento dedicadas lhe dará uma melhor compreensão de como uma equipe é contratada —
Quando é apropriado contratar uma equipe de desenvolvimento em tempo integral?
Nas seguintes situações, um modelo de equipe especializada será ideal para o seu projeto:
- Um cliente não possui o conhecimento interno necessário.
Se uma empresa deseja resolver um problema, mas não possui a experiência técnica necessária, deve contratar uma equipe de desenvolvimento especializada. Isso é muito mais eficiente do que procurar, entrevistar e integrar indivíduos separadamente.
Além disso, um cliente será responsável pelo pagamento de salários ou pela demissão de funcionários que podem ser necessários para suporte e manutenção contínuos após a conclusão do projeto. Ao trabalhar com uma equipe especializada, você trabalhará com designers, engenheiros, especialistas em DevOps, testadores, analistas de negócios e gerentes de projeto, cada um responsável por um conjunto específico de tarefas.
- Uma empresa visa reduzir despesas, mantendo o gerenciamento de projetos.
Um dos benefícios mais significativos de uma abordagem de equipe dedicada é a economia de custos. Um cliente não é obrigado a pagar taxas adicionais, como aluguel, impostos sobre a propriedade ou limpeza de escritórios. Além disso, você não é responsável por fornecer bônus, cobertura de seguro ou outros incentivos aos profissionais de TI.
Então, como parte de uma equipe de desenvolvimento especializada, uma organização tem acesso a cada membro, permitindo que você discuta qualquer área do projeto, desde especificações técnicas até design de experiência do usuário e garantia de qualidade. Os profissionais de TI respondem rapidamente às suas perguntas e comentários, permitindo que ambas as partes resolvam quaisquer dificuldades em tempo hábil.
- A execução do projeto requer participação de longo prazo.
Quando um cliente tem uma grande quantidade de trabalho, como entregar um projeto de grande escala ou desenvolver várias soluções de software, um modelo de equipe dedicada é uma excelente alternativa. Mesmo que uma empresa possua as habilidades e informações essenciais, essa prática pode atender aos padrões.
Para começar, a equipe interna pode estar sobrecarregada com outras tarefas. Em segundo lugar, dependendo das taxas que você terá que pagar, terceirizar o desenvolvimento de software para profissionais especializados pode economizar custos em 2 a 3 vezes.
- Uma empresa deve concluir um trabalho o mais rápido possível.
Ao cumprir prazos apertados, como demonstrar um produto mínimo viável (MVP) para inovadores, um cliente deve contratar uma equipe de desenvolvimento especializada. Uma empresa não precisa gastar tempo nesses processos, pois um provedor de serviços de TI é responsável pela contratação, integração e treinamento de profissionais de software. Além disso, um parceiro de TI pode conectar quantos profissionais forem possíveis para aumentar o tempo de lançamento no mercado ao construir uma equipe com base nos requisitos do cliente.
O que é um modelo de equipe estendida e como funciona?
Para fornecer uma solução de software, especialistas internos interagem com profissionais de TI remotos em uma abordagem de equipe estendida, geralmente conhecida como aumento de pessoal.
O pessoal de uma empresa (por exemplo, um gerente de projeto ou diretor de tecnologia) ou um cliente individualmente podem supervisionar uma equipe de desenvolvimento de software estendida. Designers e engenheiros remotos, por sua vez, cumprem as tarefas essenciais e enviam relatórios frequentes aos profissionais internos.
Uma organização deve preparar um documento de requisitos de software, delinear um plano de implementação e definir o escopo do trabalho se essa estratégia for escolhida. Uma equipe de desenvolvimento especializada, por outro lado, geralmente oferece suporte em atividades desse tipo, pois assume a responsabilidade por todos os componentes do projeto desde o início.
Quando é apropriado recrutar uma equipe de desenvolvimento maior?
Nas seguintes situações, um modelo de equipe estendida estará alinhado com seus objetivos:
- Uma empresa deseja ter acesso a certas habilidades.
Se a equipe interna de uma organização não possuir as capacidades necessárias para produzir uma solução, ela pode contar com a ajuda de um parceiro de TI confiável para aumentar sua equipe de desenvolvimento de software. Um projeto de software, por exemplo, pode exigir a implantação de tecnologia de ponta (por exemplo, blockchain, inteligência artificial) ou conhecimento de domínio (ou seja, saúde, e-learning, seguros, e-commerce).
Digamos que você queira iniciar um marketplace de aluguel de férias, mas não tenha nenhum conhecimento de desenvolvimento back-end. Para resolver esse problema, você pode contratar um desenvolvedor full-stack ou back-end de uma empresa de outsourcing de TI especializada na construção de sistemas de marketplace online.
Uma equipe de desenvolvimento estendida estabelecerá uma arquitetura de software, executará a lógica de negócios e conectará um aplicativo de marketplace com vários serviços de terceiros, enquanto os especialistas internos serão responsáveis pela criação da experiência do usuário (por exemplo, um gateway de pagamento, uma solução de análise de dados, um sistema de gerenciamento de pedidos).
- Uma empresa precisa expandir seu pessoal, mas está com um orçamento limitado.
Quando uma empresa está com um orçamento restrito, um modelo de equipe estendida pode trazer o maior valor. Se os salários de designers e desenvolvedores em seu país forem muito mais altos do que em outros locais, você pode complementar sua equipe atual com especialistas remotos que cobram taxas horárias mais baixas.
- Um cliente deseja reduzir o tempo necessário para lançar um produto no mercado.
Quando um cliente precisa cumprir prazos apertados, mas tem recursos limitados, um modelo de equipe estendida é uma excelente escolha. Você poderá reduzir drasticamente o tempo de lançamento no mercado ao trazer novos profissionais para um projeto de software.
Com esse objetivo em mente, é fundamental recrutar designers e engenheiros qualificados que possam ajudar na integração e no desenvolvimento. Você não terá que procurar, entrevistar ou contratar especialistas por conta própria, assim como faria ao empregar profissionais de TI especializados, permitindo que você comece a operar mais rapidamente.