O S MELHORES DESENVOLVEDORES PARA O SEU PROJETO: DESENVOLVEDORES FULL-STACK VS. DESENVOLVEDORES ESPECIALIZADOS

By Ubika 11 Min Read

O universo da TI passou por uma mudança drástica na última década, e é natural e necessário que as organizações acompanhem essa evolução. Mas para competir em pé de igualdade com seus concorrentes, essas startups podem precisar trabalhar com Desenvolvedores Full-stack altamente qualificados ou Desenvolvedores Especializados.

Mas será que é melhor trabalhar com um especialista ou com um profissional “pau para toda obra”? Para responder a essa pergunta de forma eficaz, vamos descobrir quem são os desenvolvedores full-stack e os especializados.

Quem é um Desenvolvedor Full Stack?

Desenvolvedores full-stack são desenvolvedores que conseguem trabalhar de forma eficiente e eficaz tanto no front-end quanto no back-end de uma aplicação e website. São programadores altamente qualificados que podem atuar em projetos que envolvem a construção de bancos de dados voltados para o usuário, websites e até mesmo trabalhar com diferentes clientes enquanto o projeto ainda está nas fases de planejamento.

Programadores full-stack são desenvolvedores experientes e versados nas seguintes áreas:

  • Design de UI/UX
  • Desenvolvimento front-end (React, Angular, Vue.js, Node.js)
  • Linguagens de marcação (CSS, HTML)
  • Desenvolvimento back-end (.NET, Java, PHP)
  • Teste de software (Katalon Studio, Selenium, TestComplete, Postman)
  • Bancos de dados (MongoDB, Firebase, MySQL, PostgreSQL)
  • Arquitetura, escalabilidade e roadmap do projeto

Engenheiros de software full-stack não necessariamente escrevem todo o código de um website sozinhos, ao contrário do que muitas pessoas no mundo dos negócios pensam. Na maioria dos casos, eles passam a maior parte do tempo no código front-end ou back-end dos websites.

Além disso, escrever códigos é uma pequena parte do trabalho de um Desenvolvedor Full-stack vs. Especializado certificado. Isso porque existe uma grande variedade de frameworks, ferramentas personalizáveis e bibliotecas disponíveis que os desenvolvedores podem utilizar e implementar prontamente, em vez de escrever código do zero.

Esta é a principal razão pela qual ter um conhecimento competente e completo da implementação de frameworks e ferramentas tanto de front-end quanto de back-end torna os desenvolvedores full-stack perspectivas altamente atraentes para empresas ou organizações que estão contratando desenvolvedores.

Quem é um Desenvolvedor Especializado?

Como você pode ter imaginado, desenvolvedores especialistas são experts em uma disciplina específica, e seu trabalho gira estritamente em torno dela. Claro, isso não implica que desenvolvedores especialistas não tenham ou possuam o mesmo entendimento e habilidade necessários para construir e entregar aplicativos como os de Desenvolvedores Full-stack vs. Especializados seniores.

Implica apenas que desenvolvedores especializados são os especialistas ideais para assuntos ou áreas que cobrem design de banco de dados, Entity Framework, design e modelagem de domínio.

Agora que você conhece a diferença básica entre desenvolvedores full-stack e desenvolvedores especializados, vamos dar uma olhada nos prós e contras de cada profissão.

Desenvolvedores Full Stack: Prós

Versatilidade: Desenvolvedores full-stack são versados em diversas etapas do desenvolvimento de software, como testes de QA, front-end, arquitetura de código, back-end e assim por diante. É essa versatilidade que ajuda os desenvolvedores full-stack a identificar e eliminar rapidamente problemas multifacetados, especialmente quando vários desenvolvedores estão trabalhando em diferentes aspectos de um projeto específico. Se um desenvolvedor full-stack não estiver disponível, os desenvolvedores especializados não terão escolha a não ser convocar uma reunião. O problema será identificado na reunião, e este pode ser um processo demorado que pode afetar o resultado ou o tempo de lançamento do produto no mercado.

Flexibilidade: Programadores full-stack oferecem excelente flexibilidade, pois possuem um vasto conhecimento tanto do lado do cliente quanto do lado do servidor, o que torna incrivelmente fácil para eles alternar entre várias tarefas. Isso implica que, quando há um desenvolvedor full-stack na equipe, o tempo de desenvolvimento é consideravelmente reduzido, pois os mal-entendidos entre as partes do desenvolvimento serão instantaneamente eliminados ou inexistentes. Quando os desenvolvedores full-stack estão no comando de qualquer projeto de desenvolvimento, geralmente não há necessidade de os desenvolvedores de back-end convocarem uma reunião para se explicar sobre qualquer problema com os desenvolvedores de front-end e vice-versa.

Custo: Quando se trata de como selecionar o desenvolvedor durante a contratação, ter um desenvolvedor full-stack a bordo pode facilmente substituir dois – ou até mais – desenvolvedores especializados. Isso significa que contratar e trabalhar com um desenvolvedor full-stack pode reduzir significativamente a força de trabalho necessária para lidar com um projeto específico. Isso, em última análise, resulta na redução do custo de contratação de um desenvolvedor profissional.

Aprendizes Rápidos: Desenvolvedores full-stack possuem um conhecimento abrangente que lhes dá a capacidade de aprender coisas rapidamente ou em um curto período. Isso se relaciona a conjuntos de habilidades específicos.

Identificação Rápida de Desafios ou Problemas: Se há um grupo de indivíduos que são rápidos em identificar problemas ao trabalhar em um projeto, são os desenvolvedores full-stack. Eles têm um senso apurado para identificar e resolver problemas que surgem ao trabalhar em um projeto. Isso ocorre porque geralmente estão cientes de todas as etapas do desenvolvimento de software. Eles podem reduzir significativamente o tempo necessário e também resolver problemas rapidamente.

Menos Reuniões: O envolvimento de desenvolvedores full-stack em um projeto minimiza significativamente o número de reuniões entre os membros de uma equipe. Isso ajuda a economizar muito tempo, e o projeto também será entregue dentro do prazo previsto.

Entrega Rápida: Como os desenvolvedores full-stack possuem habilidades abrangentes, eles são adeptos a alternar entre o lado do servidor e o lado do cliente. Isso os torna muito mais independentes em comparação com programadores especializados. Além disso, o desenvolvimento full-stack normalmente minimiza o tempo geral de desenvolvimento.

Tudo o que tem vantagens também tem algumas desvantagens. Aqui estão os inconvenientes dos desenvolvedores full-stack.

Desenvolvedores Full Stack: Contras

Controle de Responsabilidade: Ter uma equipe de desenvolvedores full-stack proficientes trabalhando em seu projeto parece ótimo até você descobrir que eles não dividem seu trabalho em pequenas tarefas. Em vez disso, eles trabalham apenas em partes coesas dos projetos. Isso pode tornar muito desafiador para os membros da equipe e para os clientes verificar, regular ou definir a conclusão do projeto a qualquer momento.

Incapacidade de Acompanhar as Últimas Tecnologias e Tendências: Desenvolvedores full-stack trabalham em uma ampla variedade de áreas, graças à sua expertise ou proficiência em inúmeros programas. No entanto, isso pode ser um grande obstáculo, pois torna bastante difícil para eles se manterem atualizados com as últimas ferramentas, tendências e até tecnologias que evoluem diariamente.

Gerenciamento de Tempo Propenso a Riscos: Quando mais de alguns desenvolvedores full-stack qualificados trabalham em aspectos importantes de um projeto específico, isso pode constituir um risco considerável de gerenciamento de tempo inadequado. Isso geralmente ocorre porque podem surgir situações de alta carga de trabalho com vários grupos de tarefas inacabadas ou não resolvidas. E isso pode prejudicar todo o projeto ou paralisá-lo, pois os programadores full-stack estariam trabalhando arduamente para concluir inúmeras tarefas não resolvidas, em vez de se concentrar e trabalhar em novas.

Dificuldade no Rastreamento do Projeto: Desenvolvedores Full-stack vs. Especializados não acreditam em estratégias de dividir para conquistar. Eles normalmente trabalham em grandes partes de um projeto de cada vez. E a abrangência do projeto dificulta a identificação ou o monitoramento.

Indisponibilidade: Recrutar uma equipe completa de desenvolvedores full-stack é uma das tarefas mais desafiadoras que muitas empresas enfrentam. Isso se deve à sua indisponibilidade no mercado na maioria das vezes. Na maioria dos casos, os desenvolvedores full-stack assumem grandes seções de qualquer projeto, tornando-os recursos confiáveis no centro dos projetos. E pode ser bastante difícil substituir esse recurso.

Desenvolvedores Especializados: Prós

Sempre Atualizados com as Últimas Tecnologias e Tendências: Como os desenvolvedores especializados possuem áreas de expertise altamente focadas, é incrivelmente fácil para eles se manterem atualizados com as últimas tendências no universo tecnológico e área de interesse, com base em suas áreas de desenvolvimento específicas.

O Projeto Concluído é Sempre de Primeira Linha: Um dos benefícios mais significativos de contratar e trabalhar com desenvolvedores especializados é que os clientes sempre receberão um trabalho de qualidade excepcionalmente alta. Esses profissionais são qualificados e versados em sua tecnologia. E, portanto, a qualidade do trabalho que entregam é sempre de primeira linha e superior à dos desenvolvedores full-stack.

Responsabilidades são Convenientemente Alocadas: Quando desenvolvedores especializados trabalham em um projeto, alocar responsabilidades se torna incrivelmente mais fácil, eficiente e confortável. Isso garante que os membros da equipe saibam o que se espera deles, de acordo com as necessidades do projeto.

Facilidade no Rastreamento do Projeto: O trabalho inteiro pode ser facilmente dividido em tarefas menores e gerenciado por cada desenvolvedor especializado da equipe.

Fácil de Contratar: Com base nos requisitos de um projeto, qualquer organização pode selecionar o número desejado de indivíduos ou profissionais dos recursos humanos que estão atualmente disponíveis no mercado. Portanto, desenvolvedores especializados são mais fáceis de contratar para projetos, pois estão quase sempre disponíveis.

Share This Article
Leave a comment