Plano de Lançamento de um Produto de Software: 10 Passos para uma Experiência Perfeita

By Ubika 20 Min Read

Antes de você lançar sua inovadora aplicação de software, há algumas coisas que você precisa fazer:

Analise seus concorrentes

A análise da concorrência revelará os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, bem como técnicas cruciais para convencer os clientes a adotarem o produto deles. Como resultado, você descobrirá sua vantagem competitiva e como tornar seu produto mais desejável para os compradores.

Análise de Lançamento do Produto

Para uma estratégia de lançamento, sua análise da concorrência incluirá:

Pontos Fortes

Interaja com os produtos dos seus concorrentes sob a perspectiva do usuário para identificar as vantagens que eles oferecem.

Esses atributos ajudarão você a descobrir o que seu público espera de você e a melhorar seu produto para atender a essas expectativas, desde um atendimento ao cliente excepcional e um plano de marketing sólido até uma usabilidade incrível e segurança impecável.

Pontos Fracos

Conhecer os pontos fracos dos seus rivais pode ajudá-lo a transformá-los em uma vantagem competitiva. Considere um mercado onde os usuários podem vender itens exclusivos.

Se seus concorrentes permitirem que os usuários carreguem apenas uma quantidade limitada de imagens de produtos, permita que seus usuários exibam seus itens em uma perspectiva de 360 graus, permitindo que os compradores vejam todos os detalhes. Você também pode detectar falhas, como atendimento ao cliente pouco atencioso, mau desempenho do produto ou conteúdo que seus consumidores não gostam.

Preços

As estruturas de preços dos seus concorrentes permitirão que você escolha uma alternativa adequada para você e seu público. Verifique se eles têm uma assinatura mensal ou uma opção de pagamento único. Eles mantêm taxas mais baixas para atrair mais usuários ou aumentam os preços para atrair clientes de maior qualidade?

O Processo de Onboarding

Os usuários devem ser apresentados a um produto e receber informações importantes para começar a usar uma experiência de onboarding bem projetada.

Seus concorrentes utilizam mensagens de boas-vindas e tours de produtos?

Esta é uma configuração única?

É possível para os clientes aprenderem a utilizar um produto de forma envolvente?

Use essas informações para garantir que seus clientes tenham uma experiência de onboarding positiva e que permaneçam engajados.

Componentes de uma Análise da Concorrência

Você também pode fazer uma análise da concorrência usando os seguintes métodos:

SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)

Uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) pode ajudá-lo a avaliar as partes mais importantes da empresa dos seus rivais. Características internas, como Forças e Fraquezas, ajudarão você a determinar os recursos e procedimentos dos seus concorrentes (financiamento, equipamentos, públicos-alvo, sistemas de software). Elementos externos, como Oportunidades e Ameaças, permitirão que você avalie as inovações tecnológicas, tendências atuais e relacionamentos com clientes e parceiros dos seus rivais.

As Cinco Forças de Porter

Este método é ideal para análise da concorrência, pois permite examinar as seguintes forças: rivalidade na indústria, poder dos fornecedores, ameaça de produtos substitutos, potencial de novos entrantes e poder dos usuários. Esses fatores essenciais influenciam todos os mercados, tornando mais simples avaliar seus concorrentes, desenvolver uma vantagem competitiva distinta e criar uma estratégia de lançamento de produto bem-sucedida.

Matriz de Crescimento e Participação

Você utilizará as representações gráficas dos seus produtos de software para identificar o que deve ser vendido, mantido ou investido mais usando esta matriz. Considere seus ativos ou produtos como cachorros, estrelas, vacas leiteiras ou pontos de interrogação.

Cachorros representam produtos com pouca promessa e baixa participação de mercado. Seus pontos de interrogação representam produtos que utilizam muitos recursos e se expandem rapidamente, mas não geram receita devido a uma pequena participação de mercado. Para evitar que esses itens ou investimentos se transformem em cachorros, é fundamental examiná-los. Devido a uma indústria de alto crescimento, as estrelas geram receita e precisam de uma grande quantia de dinheiro. As estrelas têm o potencial de se tornarem vacas leiteiras quando a economia se deteriora. Uma vaca leiteira produz maior receita enquanto usa menos recursos. As vacas leiteiras devem ser exploradas pelo maior tempo possível.

Matriz de Competição

Esta matriz é ideal para comparar seu desempenho com o de seus concorrentes e identificar quaisquer lacunas. Você poderá trabalhar de forma mais eficaz com seus usuários, ter uma melhor compreensão de seus concorrentes e identificar muitas oportunidades de negócios. Você pode usar uma matriz básica para descobrir os pontos fortes e fracos de seus concorrentes ou pode usar um gráfico mais complexo para determinar o tráfego do site deles, o desempenho do produto, a experiência do usuário, a experiência de onboarding e os recursos exclusivos.

Defina Objetivos SMART

Você deve definir o que “sucesso” significa para você se quiser que o lançamento do seu produto de software seja um tremendo sucesso. Objetivos claros e ambiciosos podem ajudar você e sua equipe a determinar como executar e melhorar seu produto. Esses objetivos podem incluir:

  • Criar reconhecimento do produto
  • Aumentar o número de pessoas que se inscrevem
  • Aumentar a lealdade do cliente
  • Diminuir a taxa de rotatividade de clientes
  • Aumentar os lucros

Seus objetivos devem ser:

Específicos

Defina metas cristalinas para você e sua equipe para que você possa concentrar seus esforços em seus objetivos de negócios mais importantes. Você pode simplificar as coisas respondendo às seguintes perguntas:

  • O que espero alcançar ao lançar este produto de software?
  • Por que esses objetivos são críticos para o sucesso da minha empresa?
  • Quem é responsável por alcançar esses objetivos?
  • Quais recursos precisarei para atingir meus objetivos?

Mensuráveis

É fundamental acompanhar seu progresso para se manter motivado e alcançar seus principais objetivos. Responda às seguintes perguntas para ajudá-lo a avaliar suas metas:

  • Quanto tempo preciso para concluir as etapas críticas do projeto?
  • Quantos recursos precisarei para atingir meus objetivos?
  • Quais são alguns indicadores que posso usar para acompanhar meu progresso?

Alcançáveis

É ótimo se seus objetivos forem desafiadores, mas eles devem ser alcançáveis dentro de um período de tempo definido. Considere a seguinte questão: Tenho recursos adequados para atingir meus objetivos?

Quais variáveis estão fora do meu controle?

Relevantes

Para alcançar o progresso diário, seus objetivos SMART devem estar alinhados com os objetivos gerais da sua empresa. Considere as seguintes perguntas:

  • Meus objetivos de lançamento estão alinhados com os objetivos estratégicos da empresa?
  • Por que o resultado é tão importante para minha empresa?
  • Este é o melhor momento para focar nesses objetivos?

Com Limite de Tempo

Toda meta requer um cronograma realista; portanto, é fundamental estabelecer um prazo para trabalhar de forma mais eficiente em direção a seus objetivos. Pense nas seguintes questões:

  • Quando quero alcançar esses objetivos?
  • Quais são os prazos que preciso cumprir?
  • Quando poderei ver os primeiros resultados?

Então, você precisará decidir os KPIs de lançamento do produto para cada meta e quanto dinheiro e tempo você está disposto a investir. Tudo o que você precisa fazer agora é identificar quais tarefas você precisa fazer ou delegar para atingir seus objetivos ambiciosos.

Construa uma estratégia de posicionamento do produto.

Esteja você lançando seu primeiro ou vigésimo produto de software, o posicionamento é fundamental para destacar os recursos mais importantes da sua solução usando declarações simples. Você terá apenas alguns minutos da atenção dos consumidores no início, então terá que impressioná-los com conteúdo interessante.

Você precisará mostrar às pessoas a proposta de valor do seu produto, uma lista de recursos principais e uma explicação de como este programa pode ajudar seu público a resolver seus problemas. Sua mensagem deve ser muito clara para que seus clientes saibam exatamente o que receberão ao usar seu serviço.

Seu plano de posicionamento do produto deve conter os seguintes elementos:

Missão

Defina seu propósito para saber como seu produto de software pode beneficiar e resolver os problemas que seus consumidores estão enfrentando. Será mais simples entrar no mercado com um produto relevante e lucrativo se você tiver um objetivo claro e alcançável.

As Dores do Seu Público-Alvo

Descreva sua persona de usuário em detalhes, identificando seus pontos problemáticos e como sua solução de software pode ajudá-los. Isso ajudará você a tornar seu produto mais atraente e relevante para seu mercado-alvo.

Identidade da Empresa

Uma identidade de marca forte distingue sua empresa das centenas de outras que oferecem o mesmo produto de software e faz com que as pessoas se lembrem de sua marca quando veem ou ouvem seu logotipo ou nome. Esses fatores são cruciais para definir sua marca, desde sua aparência e linguagem até seus valores e posicionamento exclusivo.

Segmentação de Mercado

Você poderá descobrir mais sobre seus consumidores e concorrentes se compreender seu próprio segmento de mercado, o que pode ajudar seu produto de software a se destacar. Também ajudará você a maximizar a eficácia de seus anúncios pagos, atividades de vendas e táticas de marketing.

Tome uma decisão sobre como o sucesso será medido.

Você poderá avaliar o sucesso do lançamento e usar esses dados para criar benchmarks para lançamentos futuros se usar as métricas apropriadas. Os KPIs para o lançamento de um produto diferem por setor, embora as medidas básicas sejam aplicáveis à maioria das soluções. Você pode escolher métricas como:

  • Para avaliar se as pessoas estão interessadas em sua solução, observe o número de registros e downloads.
  • Calcule sua taxa de churn para saber por que os usuários param de usar seu aplicativo.
  • Para descobrir com que frequência os consumidores retornam ao seu serviço, observe a retenção de usuários.
  • Para comparar o desempenho do seu produto com o de seus concorrentes, use a participação de mercado.
  • O feedback do cliente é usado para identificar aspectos que precisam ser melhorados.

Para acompanhar seu progresso, defina marcos.

Você precisará identificar marcos e definir prazos para que sua equipe entregue um novo produto de software no prazo. Esses marcos ajudarão você a chamar a atenção para datas e eventos cruciais, destacar seus principais objetivos e identificar as fases principais na introdução do seu produto de software.

Marcos do Lançamento do Produto

À medida que o trabalho em seu lançamento de produto avança, toda a sua equipe deve estar ciente dessas datas. Considere incluir marcos como:

  • Lançamento de uma versão beta restrita para um grupo seleto de pessoas
  • Feiras, webinars, seminários e conferências são eventos importantes da indústria.
  • Informar analistas da indústria para fazer pesquisas, desenvolver uma estratégia promocional e criar uma sólida estratégia de relações públicas.
  • Relatórios de leads
  • Avaliação do produto
  • Quando será lançado?

Se você tiver muitos marcos em seu roteiro, eles podem perder seu valor. Lembre-se de que os marcos chamam a atenção para grandes eventos e prazos, portanto, devem ser a primeira coisa na mente de sua equipe.

Crie uma estratégia de marketing abrangente.

Você precisará de uma estratégia de marketing relevante, além de uma solução de software de ponta e um plano de lançamento de produto sólido, para que seu público perceba seus esforços.

É fundamental entrar em contato com clientes em potencial, demonstrar como sua solução pode resolver seus problemas e manter as pessoas engajadas com material útil.

Um plano de marketing bem elaborado para o lançamento de um produto incluirá os seguintes elementos:

  • Para gerar visitantes e superar seus concorrentes nos resultados dos mecanismos de busca, use métodos de SEO e ASO. Será mais fácil explorar sua boa influência para manter os clientes leais se você tiver uma forte presença online.
  • O marketing de conteúdo ajudará você a fornecer informações relevantes e informativas sobre seu produto de software para seus consumidores. As pessoas usarão sua solução com mais frequência se você escrever postagens de blog específicas para nichos, enviar comunicados de imprensa eficazes e criar tutoriais de produtos envolventes.
  • Para interagir com influenciadores, alcançar um público maior e desenvolver uma identidade de marca, use o marketing de mídia social. Você poderá desenvolver uma narrativa de marca memorável e se comunicar com os usuários para estabelecer confiança e credibilidade.
  • A importância do design de UI/UX para tornar seu produto atraente para os clientes e proporcionar uma experiência de usuário perfeita não pode ser exagerada. As empresas de design de produtos comunicam-se com os usuários finais por meio de gráficos espetaculares e uma forte identidade de marca.
  • Publicidade paga para colocar sua solução de software na frente das pessoas certas e enviar as mensagens certas para elas. Seu produto será lembrado e lucrativo se você tiver um ótimo plano de publicidade conectado aos seus objetivos.
  • Para localizar os canais de comunicação adequados e criar uma imagem de marca memorável para seus produtos, use relações públicas. Seu produto não passará despercebido com marketing de influenciadores, colaborações poderosas e comunicados de imprensa atraentes.

Eduque a Equipe de Suporte

Embora seja óbvio que os clientes apreciam um excelente atendimento ao cliente, algumas empresas continuam subestimando a necessidade de manter os clientes satisfeitos e informados.

Grupo de Suporte

Verifique se sua equipe de suporte ao cliente está preparada para responder às perguntas dos clientes e se está familiarizada com seu produto de software. Toda a documentação técnica, incluindo páginas de perguntas frequentes, manuais do usuário final, instruções de uso do produto e folhas de dados técnicos, deve ser concluída.

Você sincronizou seus esforços de vendas e marketing?

Para que sua empresa se destaque, você precisa conectar seus esforços de vendas e marketing. Mesmo que você atraia usuários por meio do marketing, ainda precisará de uma equipe de vendas para lidar com o feedback dos clientes, reduzir seu ciclo de vendas, concluir transações e fazer propostas para seus clientes.

Sua equipe de vendas deve ajudar seus potenciais clientes no funil de vendas e concluir as transações, enquanto sua equipe de marketing se concentra em aumentar o tráfego, adquirir leads e promover seu produto em várias plataformas. É por isso que é fundamental treinar seus superastros de vendas para melhorar seu desempenho e gerar resultados lucrativos.

Melhore seu treinamento com vários níveis de avaliação para garantir que sua equipe possa fornecer mensagens de vendas convincentes. Você pode usar um vídeo explicativo para demonstrar os principais recursos do seu produto de software e incluir algumas perguntas de teste para avaliar os resultados dos membros de sua equipe.

Sua equipe se tornará mais confiante e focada como resultado do treinamento em vídeo. Sua equipe receberá uma variedade de tarefas (por exemplo, “Lidar com um cliente potencial que não gostou da nossa demonstração de software”). Então, eles terão que filmar e enviar suas respostas em vídeo para aprovação. Antes de se comunicar com os usuários finais, certifique-se de que sua equipe tenha bastante tempo para praticar.

Examine os resultados do lançamento

Ainda há muito a realizar quando sua solução é lançada. Agora você deve avaliar seus resultados e determinar se sua estratégia de lançamento de produto foi eficaz para atrair os consumidores certos para sua solução de software. Lembre-se de avaliar os comentários dos consumidores para melhorar seu produto de software e atender às suas demandas.

Agora você pode comparar seus objetivos de lançamento de produto com dados reais.

Você conseguiu aumentar o reconhecimento do produto e aumentar as inscrições?

Você conseguiu aumentar a satisfação do cliente e diminuir sua taxa de rotatividade?

Também é fundamental apontar o que não correu tão bem para melhorar a eficácia de lançamentos futuros.

O pós-lançamento é um excelente momento para se concentrar na retenção e fazer um brainstorming de maneiras de manter seus usuários leais engajados. Agora você pode continuar cultivando as conexões de longo prazo de seus usuários, fornecer conteúdo relevante e oferecer novos serviços para mantê-los engajados.

Examinando os Resultados do Lançamento

Share This Article
Leave a comment