Uma pergunta que todo proprietário de website frequentemente faz é como chegar ao topo do Google, ou seja, melhorar o posicionamento na pesquisa do Google. Mas, a verdade é que não é algo tão simples e direto.
Existem diversas variáveis que você precisa levar em consideração – como a concorrência, a autoridade do seu website, etc. – e uma pesquisa aprofundada que você precisa realizar.
Vamos dar uma olhada em uma pesquisa extensiva que a equipe da Ahrefs realizou para determinar como alcançar os primeiros resultados da busca do Google.
A equipe da Ahrefs pegou até 2 milhões de palavras-chave aleatórias e as usou para coletar dados das 10 páginas com melhor ranking no Google para cada uma delas, a fim de determinar a idade dessas páginas no topo.
A análise de dados revelou que a página média classificada entre as 10 primeiras tem mais de 2 anos, enquanto aquelas que estavam no topo – ou seja, na primeira posição – tinham quase 3 anos de idade em média.
O estudo também mostrou que a SERP (página de resultados do mecanismo de busca) é dominada por páginas aparentemente ‘antigas’. Na verdade, mais de 22% das páginas que atualmente estão entre as 10 primeiras foram criadas em menos de um ano.
A Ahrefs então analisou 2 milhões de páginas selecionadas aleatoriamente que foram vistas pela primeira vez pelo seu rastreador há cerca de um ano. Eles também monitoraram o histórico de posição de cada página para qualquer palavra-chave para a qual cada página estava rankeando. O que eles descobriram foi realmente surpreendente. Uma pergunta que todo proprietário de website frequentemente faz é como chegar ao topo do Google, ou seja, melhorar o posicionamento na pesquisa do Google. Mas, a verdade é que não é algo tão simples e direto.
Existem diversas variáveis que você precisa levar em consideração – como a concorrência, a autoridade do seu website, etc. – e uma pesquisa aprofundada que você precisa realizar.
Vamos dar uma olhada em uma pesquisa extensiva que a equipe da Ahrefs realizou para determinar como alcançar os primeiros resultados da busca do Google.
A equipe da Ahrefs pegou até 2 milhões de palavras-chave aleatórias e as usou para coletar dados das 10 páginas com melhor ranking no Google para cada uma delas, a fim de determinar a idade dessas páginas no topo.
A análise de dados revelou que a página média classificada entre as 10 primeiras tem mais de 2 anos, enquanto aquelas que estavam no topo – ou seja, na primeira posição – tinham quase 3 anos de idade em média.
O estudo também mostrou que a SERP (página de resultados do mecanismo de busca) é dominada por páginas aparentemente ‘antigas’. Na verdade, mais de 22% das páginas que atualmente estão entre as 10 primeiras foram criadas em menos de um ano.
A Ahrefs então analisou 2 milhões de páginas selecionadas aleatoriamente que foram vistas pela primeira vez pelo seu rastreador há cerca de um ano. Eles também monitoraram o histórico de posição de cada página para qualquer palavra-chave para a qual cada página estava rankeando. O que eles descobriram foi realmente surpreendente.
Rankear no Google: O Que Significa?
O Google é o campeão indiscutível no mundo dos mecanismos de busca, comandando impressionantes 92% de todas as pesquisas online universais. O Bing detém 2,45%, o Yahoo 1,82% e o Baidu 0,95%, números que ficam pálidos em comparação.
Não há dúvida de que o Google é o melhor motor de busca atualmente, e é por isso que é essencial posicionar o seu website nesta plataforma.
A Idade Média de um Website que Rankeia
A idade média das páginas que estão no Top 10 dos resultados de busca é de mais de 2 anos, enquanto as páginas que alcançam a primeira posição têm quase 3 anos de idade em média. Foi também descoberto que pelo menos 22% das páginas que atualmente rankeiam no Top 10 foram criadas em apenas 1 ano.
Em seguida, a equipe da Ahrefs analisou a porcentagem de páginas em cada posição de ranking que tem pelo menos 1 ano de idade. A esta altura, fica claro que as páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) são fortemente dominadas por páginas mais antigas.
Apenas 5,7% de todas as páginas estudadas rankearam em menos de 1 ano para pelo menos uma palavra-chave. E elas também estão nos 10 primeiros resultados de busca. Observou-se também que páginas de sites com um DR (Domain Rating) alto tiveram um desempenho muito melhor do que aquelas com DR baixo.
Agora, quando os 5,7% dessas páginas aparentemente ‘sortudas’ foram analisados detalhadamente para determinar a rapidez com que saíram do anonimato para o Top 10, descobriu-se que a maioria das páginas conseguiu alcançar suas posições entre 61 e 182 dias.
A Ahrefs recalculou os números com base principalmente no volume de busca mensal das palavras-chave. E apenas 0,3% das páginas rankearam no top 10 para uma palavra-chave de alto volume em menos de 1 ano.
A pesquisa mostrou que o proprietário de um website pode rankear para palavras-chave de baixo volume em um período muito curto, enquanto palavras-chave de alto volume podem levar até 1 ano para chegar ao Top 10.
No entanto, não se esqueça de que esses dados específicos se aplicam apenas aos 5,7% das páginas supostamente sortudas que rankearam no Top 10 em 1 ano. A maioria das páginas não tem um desempenho tão bom.
Como os Websites são Rankeados
Não existe uma fórmula única e infalível para aumentar o ranking no Google ou melhorar o posicionamento na busca do Google. No entanto, os seguintes fatores desempenham papéis cruciais no processo de ranqueamento:
Idade do Domínio: O nome de domínio de um website ativo com menos de 6 meses é considerado ‘novo’ e, portanto, menos confiável ou com menos credibilidade do que um site mais antigo que já foi verificado. Websites novos ainda podem ser rankeados, especialmente para palavras-chave únicas de cauda curta ou longa. No entanto, é muito mais provável que o ranking melhore após a janela de 6 meses.
SEO: SEO (Search Engine Optimization) garante que seu site se torne visível para os Googlebots, assim como para outros programas de indexação. Isso inclui outros elementos de ranqueamento, como títulos, palavras-chave, texto alternativo de imagens (ALT), cabeçalhos, etc.
Otimização de Palavras-chave: Frases ou palavras que são frequentemente pesquisadas no Google e em outros mecanismos de busca geralmente são muito competitivas. E websites que já estão bem estabelecidos no setor geralmente têm uma boa vantagem inicial na busca por ranking de websites. Se o seu website é novo, será muito mais fácil construir ranking e confiança por meio de palavras-chave com menos concorrência antes de passar para buscas mais populares.
Domínio Limpo: O algoritmo do Google também é projetado de forma inovadora para identificar sites que tentam burlar o sistema usando truques como a compra de links de entrada (inbound links) ou o excesso de palavras-chave no conteúdo da web (keyword stuffing), etc. Esses esquemas geralmente funcionam, mas apenas por um tempo. Quando o Google eventualmente detecta esses websites, eles são severamente penalizados. O ranking sofrerá e pode até não aparecer quando alguém realizar uma busca por ranking de website até que os problemas sejam corrigidos. Este pode ser um processo extremamente longo e desafiador. Um domínio limpo é um site que nunca foi penalizado pelo Google, seja por uma penalidade algorítmica ou manual. Mas como saber se o seu domínio está limpo? Você pode fazer isso de duas maneiras distintas:
Método #1: Faça login diretamente nas Ferramentas para Webmasters do Google e clique em um website específico. Essa ação o levará ao painel, onde você poderá selecionar ‘Ações Manuais’ no menu ‘Tráfego de Pesquisa’. Se aparecer a mensagem ‘Nenhuma ação manual de webspam encontrada’, isso simplesmente implica que este website específico não possui nenhuma penalidade manual de forma alguma.
Método #2: Este método permite verificar quaisquer penalidades algorítmicas. A melhor e mais eficiente maneira de fazer isso é fazer login no Google Analytics – ou em qualquer outra ferramenta de análise que você esteja utilizando – e navegar até o relatório de fontes de tráfego. Em seguida, selecione o Google como a fonte de tráfego e defina o período desde o início do ano. Observe mudanças drásticas no tráfego e compare as datas em que as mudanças ocorreram com o histórico de alterações do algoritmo do Google. Você vê alguma conexão entre as datas em que o Google implementou mudanças e as datas em que você perdeu tráfego? Isso significa que seu website foi penalizado. Portanto, você deve começar a trabalhar arduamente em sua recuperação, embora isso dependa significativamente das mudanças que o Google implementou.
É pura perda de tempo tentar rankear para qualquer termo no Google se o seu domínio não estiver limpo. Isso ocorre porque a penalidade imposta ao seu website não permitirá que você faça isso. A melhor maneira de superar esse obstáculo é, antes de tudo, limpar seu domínio ou começar do zero com um novo domínio. E você já sabe quanto tempo levará para o novo site obter qualquer resultado na busca por ranking de websites.
Títulos Otimizados para Mecanismos de Busca
Muitos webmasters não sabem disso ou optam por ignorar. Mas a simples verdade é que títulos otimizados para mecanismos de busca são muito mais importantes do que se acredita inicialmente. Se você é um webmaster com um site relativamente novo, poucos links de entrada e um perfil de autor não tão forte, produzir o melhor conteúdo semana após semana com o título errado fará mais mal do que bem. Você não vai rankear, especialmente a longo prazo.
Se você tem um website e um perfil fortes, é possível rankear para títulos que não são otimizados em pouco tempo. Se este não for o seu caso, no entanto, você precisará ser um pouco mais seletivo ao escolher títulos para obter resultados muito melhores na próxima vez.
Qualidade do Conteúdo
Os bots do Google também são projetados para reconhecer características como a frequência com que você publica conteúdo novo, se o conteúdo é bem pesquisado e original, e a qualidade geral, bem como a extensão de suas postagens. A adição regular de conteúdo novo, original e de alta qualidade às suas páginas da web manterá os bots de busca observando atentamente sua página, levando assim a rankings muito mais altos ao longo do tempo.
Um fator vital que também desempenha um papel crucial em como aumentar o ranking no Google ou como melhorar o posicionamento na busca do Google é o tipo de conteúdo que você posta em seu website. Notícias de última hora definitivamente rankearão mais rápido do que histórias que não são consideradas notícias. Por exemplo, uma história sobre a possibilidade de um episódio de guerra na Coreia do Norte ou no Oriente Médio aparecerá mais rapidamente nas primeiras posições do que qualquer outra história sobre dieta cetogênica ou alergias alimentares, etc. E, claro, a nova foto de um recém-nascido na Família Real Britânica chegará ao topo mais rápido do que aquela imagem que você está carregando para dar um toque especial à sua nova postagem no blog.
Extensão do Conteúdo
Outro fator que determina como alcançar os primeiros resultados da busca do Google é a extensão do seu conteúdo. No entanto, este é um fator de ranqueamento indireto. Um artigo aprofundado e bem pesquisado sobre um determinado tópico tem muito mais chances de rankear do que um mais curto com o mesmo título. E por que isso acontece?
É porque artigos longos tendem a atrair a atenção de outros blogueiros. E eles podem receber menções (curtidas e compartilhamentos) em plataformas de mídia social ou backlinks. O burburinho gerado como resultado encurtará o tempo necessário para ser notado pelo algoritmo do Google.
SEO é Vital, Embora Demore Muito Tempo
Tanto o SEO on-page quanto o off-page desempenham papéis cruciais quando se trata de como chegar ao topo da busca do Google. Ele funciona para rankear websites ou posts novos e também impacta o tempo que leva para rankear.
O SEO pode levar muito tempo para funcionar; no entanto, é a única maneira comprovada se o que você procura é como melhorar o posicionamento na busca do Google. Os fatores de SEO vitalmente importantes que podem acelerar o processo incluem:
Com que frequência você publica conteúdo novo: A frequência com que você produz conteúdo novo pode impactar o tempo necessário para rankear uma nova página no Google. Digamos que você tenha uma programação bastante constante de postar conteúdo original de 2 a 5 vezes por semana. É altamente provável que sua postagem ou conteúdo seja indexado quase imediatamente. No entanto, nos casos em que você não publica conteúdo novo diariamente, pode levar pelo menos 1 dia para que os mecanismos de busca percebam ou descubram sobre ele. Observe que indexação não é o mesmo que ranqueamento, mas é um excelente passo em direção ao ranqueamento.
O número de links ou referências externas: Uma nova página/post que recebe vários links naturalmente porque é considerada incrivelmente importante, valiosa e útil subirá mais rapidamente nas páginas de resultados dos mecanismos de busca.
Como você pode ver, não existe uma resposta definitiva ou um método direto de como alcançar os primeiros resultados da busca do Google. O que foi estabelecido é que quase 95% das páginas da web recém-publicadas não chegam aos 10 primeiros resultados na busca por ranking de websites no Google dentro de um ano.
Algumas poucas sortudas podem escapar e rankear dentro de 2 a 6 meses, mas isso depois de observar e seguir os fatores e estratégias sobre como melhorar o posicionamento na busca do Google. Portanto, elas não podem realmente ser consideradas ‘sortudas’, mas sim um excelente uso do conhecimento de SEO.
Então, a Ahrefs forneceu uma resposta definitiva a esta pergunta específica sobre quanto tempo levará um website para chegar ao topo do Google? A resposta é ‘Não’. Mas, você já sabe que quase 95% daquelas páginas recém-criadas que você vê não chegarão ao topo dos mecanismos de busca em 1 ano.
E sua página da web tem uma chance muito maior de subir e rankear no topo se você segmentar palavras-chave de baixo volume do que se segmentar palavras-chave de alto volume.