QUÃO BOA É A PLATAFORMA REACT NATIVE PARA STARTUPS?

By Ubika 18 Min Read

Startups passam por muitas coisas, especialmente quando se trata de construir um aplicativo móvel reconhecido globalmente com um orçamento apertado. No entanto, as discussões na web sobre a eficácia do React Native e como ele transformou negócios que estão atualmente voltando seus olhares para o marketing de aplicativos móveis são intensas.

Então, o React Native é uma boa escolha para startups? Como essa estrutura multiplataforma pode economizar seu dinheiro enquanto entrega aquilo para o qual seu aplicativo móvel foi projetado? Continue lendo para encontrar respostas a essas perguntas e ainda mais informações úteis sobre o aplicativo e a web React Native.

O que é React Native?

React Native é uma estrutura JavaScript dedicada ao desenvolvimento de aplicativos móveis. Uma estrutura é uma coleção de conjuntos de ferramentas, APIs, bibliotecas e padrões que facilitam o desenvolvimento de aplicativos móveis multiplataforma para Android e iOS. Também pode ser considerado um conjunto de regras ou métodos – que utiliza o JavaScript Core, o motor JavaScript do WebKit – e oferece uma estrutura e lógica pré-preparadas para o aplicativo móvel.

Isso significa que os desenvolvedores não precisam saber Objective C/Swift (para iOS) ou Java/Kotlin (para Android) para escrever aplicativos móveis com aparência nativa.

Mas, ao contrário de outras estruturas multiplataforma para desenvolvimento de aplicativos móveis, o React Native depende fortemente de visualizações nativas. Os usuários desta estrutura notável acabarão com dois aplicativos móveis com aparência nativa. Quando se trata de recursos específicos da plataforma e de interface do usuário, o JavaScript é utilizado para escrever um conjunto de instruções implementadas pelas visualizações nativas.

Este é um grande passo adiante, especialmente quando comparado com Cordova, Ionic e outros construtores de HTML que substituem o aplicativo nativo por WebViews e como navegadores dentro do aplicativo. Isso resulta em desempenho ruim e não oferece aos usuários uma sensação nativa.

O React Native foi desenvolvido e lançado como um conjunto de ferramentas de código aberto (licenciado pelo MIT) em 2015 pela Equipe do Facebook. Ninguém realmente sabe se o objetivo de criar essa estrutura multiplataforma era virar de cabeça para baixo o mundo do desenvolvimento de aplicativos móveis – como o conhecemos.

Mas de alguma forma pegou no universo da tecnologia como uma estrutura dinâmica, e dificilmente há algum lugar para onde você se vire que não encontrará discussões sobre um aplicativo React Native ou outro.

O React Native foi um conceito que realmente se desenvolveu a partir de outra inovação do Facebook conhecida como React, também conhecido como ReactJS ou React.js. Esta é uma estrutura JavaScript – introduzida em 2013 – usada para criar sintaxes de marcação e estilos semelhantes à web, muito parecido com HTML e CSS.

Em palavras simples, React Native é uma estrutura de desenvolvimento móvel multiplataforma que permite criar aplicativos e implantá-los com sucesso nas plataformas iOS e Android.

React Native vs. Nativo Tradicional

Os aplicativos nativos tradicionais continuam sendo o padrão ouro quando se trata de desenvolvimento de aplicativos. Outras abordagens podem ter chegado tremendamente perto em termos de usabilidade, desempenho e interatividade; no entanto, os aplicativos nativos específicos da plataforma ainda têm uma vantagem.

O método nativo tradicional de construir aplicativos móveis exige que os aplicativos móveis Android e iOS sejam construídos separadamente ou independentemente usando bases de código diferentes. Isso implica que o custo para construir, testar e manter um aplicativo móvel da maneira nativa tradicional é quase o dobro em comparação com o desenvolvimento de aplicativos multiplataforma.

As startups não terão escolha a não ser contratar pelo menos dois desenvolvedores ou equipes de desenvolvimento para concluir todo o projeto. É altamente improvável que um desenvolvedor ou equipe de desenvolvimento seja muito proficiente em desenvolvimento nativo para Android e iOS. E mesmo que você tenha a sorte de encontrar uma equipe de desenvolvimento ou desenvolvedores qualificados nos dois, todo o processo ainda levará o dobro do tempo.

A maioria das startups não tem orçamento para financiar um projeto tão grande e recorre a outras alternativas econômicas. E foi assim que o aumento no número de startups que criam aplicativos React Native disparou.

Algumas startups são até tentadas a focar apenas em uma única plataforma e construir nativamente para essa plataforma específica, ignorando completamente o outro sistema operacional. Essa abordagem parece mais econômica e aceitável, mas justificá-la está cada vez mais difícil.

Você estará deixando muito dinheiro na mesa porque a maioria dos clientes espera poder usar qualquer aplicativo móvel em qualquer dispositivo móvel ou smartphone que possuam. Os esforços iniciais de marketing também podem se tornar muito menos eficazes se metade – se não mais do que isso – do seu público-alvo não puder usar o aplicativo móvel.

É claro que essas deficiências das abordagens específicas da plataforma geralmente podem ser superadas por organizações maiores. Mas os desafios de cronograma e custo são muito altos para uma startup assumir. Soluções híbridas ou multiplataforma se tornam a melhor opção para startups que buscam cortar custos ao criar um aplicativo móvel.

Fatores a Considerar ao Escolher uma Estrutura de Desenvolvimento Móvel

Ao escolher uma estrutura de desenvolvimento móvel, vários fatores devem ser mantidos em mente para que sua escolha valha a pena no final, e isso se você fizer a escolha certa. Aqui estão 4 das coisas mais importantes a serem lembradas:

Custo Potencial

Dinheiro é o fator número 1 que deve ser considerado ao iniciar seu projeto de aplicativo móvel. Se seu objetivo é criar um aplicativo móvel para as plataformas iOS e Android, uma estrutura multiplataforma é uma excelente escolha. É muito mais barato desenvolver um único aplicativo móvel para duas plataformas usando uma única base de código do que construir dois separados para as duas plataformas.

Disponibilidade de Desenvolvedores Qualificados

Desenvolvedores de aplicativos móveis qualificados ou talentosos estão em demanda extremamente alta. Se você tiver muita sorte de encontrar um, cobrarão quantias exorbitantes de dinheiro que você não pode pagar.

É por isso que especialistas em negócios recomendam fortemente que você opte por uma tecnologia relativamente popular e utilizada por muitas organizações. Será mais fácil encontrar freelancers ou desenvolvedores que possam lidar com seu projeto de aplicativo móvel multiplataforma sem que você precise pagar um preço absurdo.

Tempo de Lançamento no Mercado

Você quer entrar no mercado o mais rápido possível? Construir um produto mínimo viável (MVP) e confirmar sua validade pode determinar significativamente o sucesso do seu negócio. Usar essa estrutura multiplataforma fará com que seu aplicativo React Native esteja disponível rapidamente, e você poderá começar a operar o mais breve possível.

Manutenção (pós-lançamento) e Desenvolvimento

Você tem alguns planos extensivos de manutenção pós-lançamento? Então você deve considerar o desenvolvimento nativo. Mas ter um aplicativo móvel atualizado, graças à estrutura inovadora, bem como a pacotes de terceiros, você não enfrentará esse desafio.

Exemplos de Startups de Sucesso que Usam React Native

Tecnologia excelente e inovadora é apenas um aspecto de um grande negócio. O React Native é uma boa escolha para startups? Você pode decidir por si mesmo ao analisar os seguintes exemplos de empresas ou startups que usaram essa estrutura multiplataforma para construir e usar aplicativos React Native como ferramenta de marketing ou de negócios:

  • Uber Eats: O Uber Eats é um aplicativo React Native de entrega de comida da Uber. Ele conecta motoristas, restaurantes e clientes de forma integrada. Os desenvolvedores de aplicativos móveis da Uber enfrentaram e superaram o desafio de traduzir o painel de restaurantes existente da web para o mobile – ou seja, Android e iOS – usando React Native.
  • Gyroscope: O Gyroscope é um aplicativo React Native que ajuda você a alcançar metas de vida, como melhorar seu bem-estar geral, perder peso em excesso, tornar-se mais produtivo e assim por diante. O aplicativo móvel pode rastrear suas atividades físicas e fornecer recomendações úteis para impulsionar seu estilo de vida. Todos esses recursos foram implementados de forma inovadora em React Native.
  • Discord: O Discord é um aplicativo móvel multiplataforma para comunicação por vídeo, texto e voz com mais de 250 milhões de usuários globalmente. Foi projetado especificamente para gamers; no entanto, milhões de millennials usam este aplicativo React Native como uma plataforma de mídia social.
  • Townske: O Townske permite que os usuários localizem os melhores restaurantes, cafés e lugares locais em quase todas as grandes cidades do mundo por meio de fotografias de tirar o fôlego. O visual impressionante e a facilidade de uso do aplicativo móvel da Townske devem-se ao React Native.
  • Delivery.com: Este aplicativo React Native permite que os clientes peçam produtos online de empresas locais, fortalecendo assim a economia do bairro. Mais de um milhão de clientes desta empresa inovadora se beneficiam dele diariamente.

Benefícios de Usar React Native para Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Muitas startups usaram com sucesso o React Native para desenvolvimento móvel multiplataforma. No entanto, se você ainda está se perguntando: “O React Native é uma boa escolha para startups?”, você precisa dar uma olhada em alguns dos benefícios de usar o React Native para construir seu aplicativo móvel:

  • Custo de Desenvolvimento: O custo de desenvolvimento de um aplicativo React Native é menor em comparação com o custo de criação de aplicativos nativos. Isso é possível porque apenas um código que roda em ambos os sistemas operacionais é necessário. Isso significa que um desenvolvedor React Native pode criar um aplicativo móvel para iOS e Android.
  • Componentes de UI Reutilizáveis: Um desenvolvedor de aplicativos móveis versátil sabe como definir componentes que aparecem em vários lugares dentro de um aplicativo React Native. Esses componentes são reutilizáveis e podem ser usados em vários lugares sem gastar muito tempo com eles, economizando assim seu dinheiro. Isso é possível, pois os componentes são escritos apenas uma vez.
  • Cobertura Completa dos Principais Sistemas Operacionais Móveis: O React Native permite que os usuários lancem seus aplicativos móveis Android e iOS simultaneamente. Mesmo que você esteja com pouco dinheiro e só possa criar um aplicativo React Native para uma plataforma, será fácil lançar o mesmo aplicativo em outra plataforma posteriormente, pois ele é escrito usando uma única base de código.
  • Tempo de Lançamento no Mercado: Você pode desenvolver um aplicativo React Native mais rápido do que as abordagens nativas tradicionais. Isso significa que qualquer data que você planejou para lançar o aplicativo ou produto não será desviada. Com aplicativos nativos, você enfrentará muitos desafios, pois terá que criar dois aplicativos móveis para ambos os principais sistemas operacionais.
  • Acesso a Muitos Talentos Disponíveis: O React Native é baseado em JavaScript, uma linguagem de programação bem conhecida. Até 70% dos entrevistados conhecem essa linguagem de programação, conforme comprovado pela Pesquisa de Desenvolvedores do Stack Overflow. Os desenvolvedores estão até se familiarizando com o React, uma estrutura baseada na web criada com o React Native como base. Isso significa que encontrar um desenvolvedor que conheça essa linguagem de programação como a palma da mão não será um desafio quando chegar a hora de você construir um aplicativo React Native.
  • Estabilidade: O React Native é parcialmente novo, mas é uma das estruturas multiplataforma mais estáveis que existem, graças ao suporte do Facebook. A plataforma é utilizada dentro do Facebook e do Instagram. Portanto, a tecnologia é continuamente aprimorada tanto por seus apoiadores corporativos quanto pela grande comunidade.
  • Componentes Nativos Reutilizáveis: Você pode estender perfeitamente seu aplicativo React Native com componentes nativos. Mas para que isso seja possível, você ou sua equipe de TI devem estar familiarizados com o desenvolvimento nativo. Isso é necessário para que você possa aproveitar os recursos nativos, como GPS, câmera, etc. Como eles são escritos apenas uma vez, podem ser usados em vários aplicativos React Native.

Quais são os Riscos Envolvidos Quando Startups Usam React Native?

Virtualmente não existe tecnologia sem seu aspecto negativo, e o React Native para startups não é exceção. As vantagens do React Native para startups superam em muito as desvantagens.

No entanto, aqui estão alguns dos riscos de usar o React Native como estrutura para seu aplicativo móvel:

  • O Android Pode Exigir Mais Trabalho do que o iOS: Pesquisas mostraram que o Android pode ser complicado, especialmente quando se trata de criar aplicativos móveis baseados na estrutura React Native. Na maioria dos casos, ao criar um aplicativo React Native para Android, mais tempo é necessário para garantir que os componentes de UI do Android pareçam e funcionem exatamente da mesma forma que na plataforma iOS.
  • Escalabilidade: A escalabilidade dos aplicativos React Native é mais do que suficiente para utilizá-lo em grandes aplicativos que têm muitos usuários, como Instagram ou Facebook. No entanto, a escalabilidade às vezes pode ser muito baixa para ser útil. Uma notável startup começou com um aplicativo React Native em seus estágios iniciais, mas encontrou problemas de manutenção com sua base de código e teve que mudar para um aplicativo nativo. Mas, então, o React Native moderno, bem como a arquitetura funcional, tornam esses problemas muito mais evitáveis hoje em dia.
  • Alto Risco de Erros que Podem Afetar o Desempenho Geral do Aplicativo React Native: Quando se trata de desempenho, os aplicativos React Native podem ser tão bons quanto os aplicativos nativos. No entanto, é muito mais fácil cometer erros no React Native, o que pode afetar significativamente e negativamente seu desempenho geral. Mas se seus desenvolvedores React Native forem altamente qualificados e experientes, o aplicativo React Native para uma startup fornecerá um desempenho semelhante ao nativo.

O React Native para uma startup definitivamente vale a pena considerar se você tem um orçamento limitado. Seguir a abordagem nativa tradicional esgotará os poucos fundos que sua startup possui.

A esta altura, você conhece os benefícios de possuir um aplicativo React Native e seus riscos associados. O React Native é uma excelente escolha para criar aplicativos multiplataforma se você estiver preocupado com a velocidade de desenvolvimento e implantação.

Então, o React Native é uma boa escolha para startups? Sim, é, e nada deve impedi-lo de se juntar à variedade de empresas que usam React Native para startups para expandir seus negócios.

Share This Article
Leave a comment