As pessoas passam uma quantidade incrível de tempo em seus smartphones durante a vida. Isso, é claro, não é surpreendente, visto que os smartphones são praticamente uma extensão de nossas vidas diárias. Tudo o que vale a pena saber sobre nós, desde nossas informações de saúde até nossas informações financeiras, passando pelas informações da nossa vida profissional, tudo foi cuidadosamente reunido naquele pequeno dispositivo em nossas mãos. Em média, um indivíduo gasta cerca de quatro anos olhando para a tela do seu smartphone.
Ah, você não precisa acreditar na minha palavra.
De acordo com um estudo recente, uma pessoa comum gasta 23 dias por ano apenas no seu celular. Faça as contas. Em 20 anos, essas pessoas terão passado mais de 2 anos nas telas de seus smartphones.
Agora, se você é um criador de aplicativos Android online ou mesmo um gerente de políticas em uma empresa de desenvolvimento de aplicativos Android, há mais contas que você deveria estar fazendo. Imagine o potencial nesse uso cada vez maior de smartphones, o que, é claro, é possibilitado pelos aplicativos que estão sendo usados. Imagine a receita possível com mais de bilhões de pessoas em todo o mundo sempre à procura do próximo melhor aplicativo que tornará suas vidas melhores e mais fáceis.
Mas se você está envolvido no desenvolvimento de aplicativos Android, ou faz parte de uma empresa de desenvolvimento de aplicativos Android, ou já tem um aplicativo e está pensando em monetizá-lo (o que você provavelmente deveria fazer), então aqui estão algumas diretrizes simples para ajudá-lo a romper o mercado de aplicativos móveis.
O Que É Monetização de Aplicativos?
Simplificando, a monetização de aplicativos envolve fazer com que os usuários do aplicativo paguem um valor simbólico pelo acesso total às funcionalidades do aplicativo, gerando assim receita para os esforços dos desenvolvedores do aplicativo.
Por Que a Monetização de Aplicativos É Importante?
Como um criador de aplicativos Android online, você provavelmente não é estranho ao desafiador processo de aceitação de aplicativos e de se manter à tona na indústria de desenvolvimento de aplicativos Android. Agora, a menos que você tenha uma fonte segura de financiamento para recorrer, você definitivamente tornará seu aplicativo mais produtivo na geração de receita.
Sim. A monetização de aplicativos às vezes pode prejudicar a experiência dos usuários. E sim. A maioria dos usuários desistiria ao perceber que é um aplicativo pago. E é aí que entra a estratégia certa. Uma estratégia de monetização de aplicativos que garante basicamente duas coisas:
- Mantém seu aplicativo gerando receita continuamente.
- Ainda maximiza a experiência do usuário, mantendo-a relativamente intacta.
Portanto, mude seu modelo de geração de receita para depois que o aplicativo for baixado.
E Para Assuntos Sérios.
Anuncie. Nunca Falha:
A publicidade provavelmente sempre será a principal estratégia de marketing para empresas de desenvolvimento de aplicativos Android no desenvolvimento de software Android.
Como um criador de aplicativos Android online, a necessidade de incluir anúncios em seus aplicativos não pode ser exagerada. Na verdade, deixá-los de fora é como ignorar uma oportunidade excepcional de monetização de aplicativos. Quando você pensa na quantidade de tempo que os usuários passam em seus telefones, o marketing digital e seu potencial começam a ganhar uma perspectiva totalmente nova.
Como uma empresa de desenvolvimento de aplicativos Android pode usar anúncios para monetizar seu aplicativo?
Comece tornando o aplicativo gratuito para download e, em seguida, incorpore anúncios no aplicativo. Mas você deve entender que, acima de tudo, um usuário procura engajamento ao usar seus smartphones e pode facilmente ficar frustrado e irritado com anúncios persistentes e não solicitados. É por isso que você precisa focar a implementação de anúncios no engajamento do usuário. Este é um fator com o qual marcas e desenvolvedores de aplicativos lutam. Simplificando, seus anúncios devem procurar engajar o usuário, não frustrá-lo.
Versões Gratuitas e Premium:
Outra ótima maneira de monetizar um aplicativo é criar duas versões dele. Uma, a versão gratuita comum, e outra, uma versão premium.
A versão gratuita é como um teaser, dando ao usuário uma ideia do que o aplicativo é capaz e, claro, essa seria a primeira opção da maioria dos usuários. Então, dependendo do tipo de engajamento e interação que tiveram com ela, se gostaram da experiência, rapidamente perceberiam que a versão premium teria um propósito maior em suas vidas diárias e estariam dispostos a pagar por ela.
A versão premium deve oferecer uma funcionalidade mais avançada e proporcionar mais engajamento ao usuário, portanto, como desenvolvedor de aplicativos, você é responsável por cumprir essa promessa, tornando a experiência do usuário valiosa. Isso também levaria a mais receita, pois os usuários contariam a mais amigos sobre isso.
Assinaturas Recorrentes:
As assinaturas recorrentes são um dos métodos mais seguros de gerar fluxos de receita constantes como um criador de aplicativos Android online. Mas vem com um pequeno problema.
Engajamento e retenção de usuários.
A assinatura recorrente é uma estratégia de monetização de aplicativos que exige que os usuários paguem uma taxa fixa em uma base recorrente (mensal ou anual) em vez de um pagamento único, como no caso das versões de aplicativos premium. Os aplicativos que podem facilmente oferecer esses serviços que exigem assinatura são aplicativos que oferecem continuamente serviços de que o usuário precisa diariamente, como serviços multimídia. Exemplos incluem Netflix e Apple Music.
Conclusão:
Em tecnologias de smartphones, como o desenvolvimento de software Android, você deve entender o princípio simples de que “o cliente é rei”. Manter seus usuários felizes por meio de um engajamento significativo é provavelmente o primeiro passo para gerar receita para monetizar seu aplicativo.
As pessoas estão se tornando mais conscientes das maneiras pelas quais os criadores de aplicativos Android online estão monetizando aplicativos; criar um equilíbrio entre a monetização e a experiência do usuário é fundamental. As pessoas estão se tornando mais conscientes das maneiras pelas quais os criadores de aplicativos Android online estão monetizando aplicativos; criar um equilíbrio entre a monetização e a experiência do usuário é fundamental.