React Native VS Ionic
O React Native é amplamente conhecido e as pessoas tendem a utilizá-lo para funcionalidades avançadas em aplicativos móveis. O Ionic, por sua vez, é mais usado para aplicativos que não exigem muita interação do usuário. Ele também é popular por não precisar de configuração inicial. Os desenvolvedores simplesmente escolhem o código, os templates e os arquivos JavaScript. Assim como o React Native, o Ionic também é usado para construir aplicativos móveis híbridos, mas combina JavaScript e CSS em um aplicativo de página única. O React Native está disponível como um plugin para Android. Isso é diferente do plugin para iOS, pois o React Native foi adaptado especificamente para a plataforma Android.
O Ionic é o framework móvel para aplicativos baseados em Android e iOS, desenvolvido pela Web Technologies Inc. É um framework de código aberto para a construção de aplicativos móveis nativos. A equipe de projeto do Ionic se esforça para simplificar o processo de desenvolvimento móvel, fornecendo um framework fácil de usar que torna possível construir aplicativos para os sistemas operacionais móveis Android e iOS. O Ionic é uma escolha inteligente para pequenas startups ou projetos e empresas de médio porte que precisam construir aplicativos nativos.
Por ser de código aberto, é fácil modificar o código do Ionic e fazer com que o aplicativo funcione em várias plataformas. No entanto, ele não permite a criação de aplicativos independentes.
Comparação
Ambos os frameworks são bastante semelhantes, mas a verdadeira razão pela qual o Ionic parece tão atraente é sua abordagem não destrutiva. Se você já possui um aplicativo móvel, a interface do usuário e algumas partes do código já estão disponíveis para você no Ionic. Além disso, tanto o Ionic quanto o React Native têm seus méritos. Sua forma de design é diferente em muitos aspectos. Ambos os frameworks lidarão com a parte de data-binding de maneira semelhante, mas, no final das contas, será sua escolha.
Vamos começar nossa discussão com uma breve visão geral das duas ferramentas e ver quais vantagens cada uma delas oferece.
O Ionic traz uma nova maneira de construir aplicativos móveis desde o início. Ele vem com um conceito muito básico e é completamente diferente daqueles aos quais estamos acostumados. O React Native, por outro lado, é um projeto muito mais maduro e estável. Ele existe há cerca de dois anos e é suportado por inúmeras grandes empresas.
Você também pode acessar o objeto Page real ao trabalhar com React Native. A interface do usuário do Ionic é o resultado de um data binding de 360 graus. Assim, o aplicativo parece muito mais nativo quando você toca na interface. Você pode construir um aplicativo móvel diferente com mais facilidade e alcançar os objetivos do projeto de desenvolvimento. Mas, mesmo trabalhando com a mesma base de código, o comportamento pode ser diferente para diferentes dispositivos. Você também terá que lidar com o suporte para iOS e Android. Este último usa uma maneira ligeiramente diferente de desenvolvimento de interface do usuário.
Funcionalidade: React Native VS Ionic
A capacidade de implantar aplicativos em qualquer dispositivo significa que você precisa constantemente criar componentes de interface do usuário que sejam personalizáveis e que agreguem valor ao esforço de desenvolvimento. Se o seu aplicativo não for projetado corretamente, ele não apenas terá uma aparência ruim, mas também afetará sua reputação. Você não quer que seja difícil ou demorado manter o conteúdo em qualquer dispositivo!
Com o framework e os designs de templates certos, é fácil para designers e programadores fazer atualizações e correções rapidamente. Não há necessidade de escrever código personalizado e não há preocupação com bugs. Você pode implantar seu aplicativo em todas as plataformas com templates que economizam tempo, garantindo que ele tenha uma ótima aparência!
Em outras palavras, seu aplicativo pode ser implantado em qualquer plataforma com diferentes componentes/arquiteturas de interface do usuário. Não há convenções, o que pode aumentar o esforço de desenvolvimento e dificultar a manutenção do seu aplicativo.
Ionic:
O design e o desenvolvimento são baseados em uma abordagem de cima para baixo. Os componentes da interface do usuário são mais HTML+CSS com uma visão de alguns bons padrões. O recurso de “abas” no Ionic é baseado no que chamamos de “diretrizes amigáveis para dispositivos móveis do Google”.
Essencialmente, o Ionic se concentra no desenvolvimento, mas o React Native oferece a possibilidade de portar para a maioria das plataformas móveis (com algumas limitações).
Framework de UI Ionic
Um componente personalizado pode ser usado para construir um aplicativo. O React Native oferece essa capacidade, mas o Ionic não. O Ionic é um framework de interface do usuário mais adequado para o desenvolvimento de interfaces de usuário. Um aplicativo Ionic pode ser usado para construir uma interface de usuário para aplicativos móveis. Componentes são um dos blocos de construção básicos do React, e você deve escolher aquele que melhor se adapta ao seu projeto.
O Ionic é significativamente melhor que o React Native para layouts complexos. Por outro lado, o desempenho do React Native pode ser drasticamente melhorado diminuindo o tamanho da visualização e aumentando o número de chamadas de renderização simultâneas.
Viabilidade e Consistência da Curva de Aprendizagem: React Native
O React Native requer muito pouco conhecimento de programação e é baseado em uma base sólida. O React Native, ao contrário do Ionic, carece de uma estrutura de código robusta. É um framework muito pesado em JavaScript que não possui um “mantenedor” que possa ter problemas com a adição de recursos ou soluções. Se você está aprendendo React Native por sua clareza de código, não desfrutará de sua velocidade de desenvolvimento e sintaxe devido à sua estrutura complexa.
Estrutura: React Native VS Ionic
O React Native é de alguma forma diferente de outros frameworks JavaScript e oferece um nível aprimorado de flexibilidade. No entanto, com sua simplicidade e falta de opções, pode parecer inadequado para alguns projetos. Isso se deve à sua estrutura de pilha. Ao contrário da maioria dos outros frameworks, a abordagem ReactiveX no React Native não oferece suporte a Backbone.js e outras arquiteturas assíncronas.
O Ionic, por outro lado, depende fortemente do AngularJS, que se mostrou difícil de implantar em aplicativos do lado do servidor, tornando-o inadequado para aplicativos mais complexos. Devido a esses fatos, o Ionic e o React Native podem não ser adequados para todos os projetos.
A falta de aplicativos nativos para Android dificulta a implantação de aplicativos Android em movimento. O Android tem uma participação de mercado substancial na categoria de aplicativos móveis, e não ter um aplicativo Android pode ser um grande revés para qualquer negócio.
O Ionic é uma tecnologia multiplataforma que instantaneamente oferece recursos nativos para aplicativos iOS e Android. Você pode criar seu aplicativo Android gratuitamente e, com os recursos de colaboração do Ionic, poderá compartilhar seu projeto perfeitamente com qualquer pessoa em qualquer dispositivo.
O Ionic Core permite o desenvolvimento de aplicativos em plataformas móveis e desktop. Ele também possui extensos recursos, como componentes integrados, ng-repeat, bundling, personalização, estilização, etc.
O Ionic Android é a biblioteca que impulsiona seu aplicativo móvel. Ele foi projetado para o desenvolvimento de aplicativos móveis nativos. Ele oferece o suporte necessário para frameworks nativos do Android, como cocos2d, tiled e outros.
O Ionic Native é um framework baseado em Angular 2 que implementa aplicativos móveis nativos. Ele também pode ser usado para aprimorar aplicativos móveis multiplataforma.
Essencialmente, se você é uma empresa que constrói aplicativos corporativos, o Ionic Core será uma opção melhor para você.
Comparação de Popularidade: React Native vs Ionic
Vamos tentar responder à questão da popularidade entre React Native e Ionic.
O React Native foi lançado no final de 2014, mas não teve um grande impacto na época. Foi desenvolvido pelo Facebook para criar aplicativos iOS e Android. Eles decidiram criar o React Native porque:
- Estavam cansados de lidar com código Objective-C para iOS
- Sentiram que o React lhes daria mais poder.
Por que o Ionic é como o React Native?
Ambos são definitivamente de código aberto, com APIs abertas e públicas, ao contrário do iOS. Ambos são construídos para aproveitar ao máximo as plataformas para as quais são direcionados. Se você tem como alvo um telefone ou um tablet, você terá como alvo o Ionic. Se você tem como alvo um dispositivo Android ou o sistema operacional da Apple, considere o React Native. Ambos são distribuídos gratuitamente.
O React Native tem todas as coisas boas, como experiência interativa, suporte para os recursos mais recentes, comunidade de código aberto e suporte para Android, iOS e agora até mesmo para a web.
Embora ambos os frameworks, React Native e Ionic, tenham seus prós e contras, a coisa mais importante a considerar é como seu projeto será usado. Por exemplo, se seus dispositivos de destino são dispositivos iOS e sua equipe ou empresa trabalha com eles, então vá com o React Native.
Mas se você precisa dar suporte a outras plataformas, como Android ou Windows, então você deve ir com o Ionic. A ideia não é que você tenha que usar o mesmo framework para todos os seus projetos, mas sim escolher um para cada e oferecer aos seus usuários a melhor experiência.
Desempenho: React Native VS Ionic
O React Native precisa apenas de acesso à camada de visualização nativa, que é completa e carregada com tudo o que você precisa para criar um aplicativo: o SDK do Facebook, Play Services, dependências do Ionic, o teclado, etc. Isso significa que ele tem uma quantidade muito baixa de código específico da plataforma para escrever, então ele pode operar com alto desempenho sem nenhum tipo de gambiarra.
Existem muitas plataformas gratuitas com as quais você pode construir um aplicativo Ionic e algumas que são ainda mais difíceis. Portanto, o Ionic tem o benefício adicional de poder trabalhar em plataformas que não suporta por padrão.
Uso de Memória
Há um debate contínuo sobre o desempenho de React Native vs Ionic. Para entender melhor as diferenças de desempenho, precisamos entender o uso de memória.
Com o React Native, estamos fazendo muita comunicação com o mundo exterior. Isso é bom, desde que tenhamos um ambiente de desenvolvimento mais rápido do que no lado nativo. Se estivermos desenvolvendo em ambientes com internet lenta, podemos enfrentar problemas de desempenho.
O uso de memória para iOS e Android é o mesmo, independentemente do método que usamos para comunicar. É realmente importante manter o uso de memória no mínimo. Com o Ionic, temos exatamente as mesmas coisas a considerar. Os problemas de desempenho geralmente são causados por muita comunicação e longos tempos de persistência de dados.
Consumo de Bateria
Se você tem um projeto de desenvolvimento de aplicativos Android e o consumo de bateria é uma alta prioridade, o React Native pode ser o melhor para você. Acreditamos que seja o caso. Há um número infinito de outros fatores que afetarão sua decisão, e há muito espaço para erros também. Embora valha a pena mencionar que o Ionic para Android oferece gerenciamento de bateria pronto para uso, o React Native parece ser um framework melhor para o consumo de bateria.
Conclusão
Neste artigo, tentamos comparar as semelhanças e diferenças entre React Native e Ionic quando se trata de aplicativos Android. Usamos o exemplo de troca de framework (componentes leves/pesados). A arquitetura do aplicativo é explicada e explicamos como aplicar esses frameworks em vários cenários, o que é essencial para todos os projetos de desenvolvimento.
Tentamos apresentar as informações recentes que encontramos no framework React Native de uma forma agradável. Boa sorte e divirta-se com o desenvolvimento!
Você tem alguma pergunta ou sugestão? Sinta-se à vontade para nos enviar uma mensagem com suas ideias e nós as transformaremos em um ótimo software usando o framework mais adequado.