Se o seu negócio ainda não embarcou na revolução do e-commerce que já conquistou o mundo inteiro, você pode estar perdendo a projeção de US$ 4,8 trilhões em vendas de e-commerce no varejo em todo o mundo para o próximo ano. E as tendências de marketing para e-commerce também precisam ser aprimoradas com precisão para acompanhar as demandas do momento.
Empresas que adotaram os serviços de uma agência de marketing para e-commerce estão experimentando um crescimento significativo. Em 2017, por exemplo, o número de compradores online não passava de 1,66 bilhão. No entanto, esse número está disparando para 2,14 bilhões em 2021.
Então, quais são as tendências de marketing para e-commerce que você deve observar e utilizar para a transformação de negócios em 2020? O principal fator decisivo para o crescimento de qualquer empresa de e-commerce é “conhecer seus clientes”. Toda empresa precisa saber como seus clientes respondem a diferentes técnicas de marketing para e-commerce, como eles compram e o que sempre compram ou em que estão interessados.
Aqui estão elas, sem ordem particular:
Dispositivos Móveis
O mercado inteiro hoje em dia funciona em dispositivos móveis. Quase todos os clientes estão em seus smartphones e tablets enquanto realizam suas atividades diárias. Se você quer deixar uma marca indelével no seu nicho, deveria considerar atingir esse vasto segmento de mercado.
Muitas empresas não sabem o quão profundas são as técnicas de PPC (pagamento por clique). Marcas que querem estar à frente, a longo prazo, não hesitarão em investir pesadamente nesse aspecto do e-commerce mobile.
Lojistas online podem jurar o quão eficaz é o marketing para e-commerce mobile, porque as transações móveis continuam aumentando a cada ano.
É por isso que você deve considerar contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce de primeira linha em Mumbai para criar um aplicativo móvel para sua marca. Como você bem sabe, a temporada de vendas de fim de ano é um ótimo momento para capturar muitos clientes segmentados, já que mais pessoas estarão grudadas em seus smartphones e tablets nessa época.
Portanto, certifique-se de que sua empresa seja altamente responsiva ao e-commerce mobile.
Busca por Voz
A tecnologia de voz entrou em nossas vidas quase despercebida, mas se tornou significativa para qualquer usuário online. A gigante dos mecanismos de busca, Google, declarou várias novas diretrizes, incluindo a necessidade de todas as lojas de e-commerce adicionarem conteúdo de texto às suas ofertas.
Isso só poderia significar uma coisa: todas as marcas devem estar prontas para otimizar seu conteúdo para a busca por voz.
Botões ativados por voz possibilitam capturar um grande público. Isso facilita para eles localizarem rapidamente um restaurante próximo, os melhores hospitais, etc.
Como marca, você pode aproveitar essa tecnologia emergente em sua estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca). É por isso que você deve sempre usar frases-chave e palavras-chave adequadas para consultas de busca por voz. Isso, por sua vez, trará os retornos mais impressionantes que você sempre desejou.
Essa tecnologia ajuda os usuários a pesquisarem coisas online falando, ativando a IA do assistente doméstico em seus smartphones e tablets.
Vendas Sociais (Social Selling)
Hoje em dia, as vendas sociais desempenham um papel crucial na maximização do retorno sobre o investimento para uma marca, se bem utilizadas. As redes sociais são ferramentas incrivelmente poderosas que toda marca de e-commerce que quer ir longe deve usar sistematicamente.
Por exemplo, o Facebook lançou a opção “Comprar Agora” diretamente em seu aplicativo, e o Twitter está planejando lançar páginas de produtos, etc., em breve.
Esses desenvolvimentos implicam que sua marca pode engajar os clientes por períodos prolongados. Não importa para onde seus clientes existentes ou potenciais vão, um marketing de e-commerce eficaz sempre vencerá.
Experiência do Cliente
Seu site de e-commerce deve ser projetado para atingir indivíduos únicos, garantindo que cada cliente potencial veja as informações mais relevantes.
Portanto, reduza o número de etapas que eles precisam seguir para finalizar a compra. Isso porque quanto mais etapas um cliente tiver que passar, menor a probabilidade de ele concluir o processo de compra.
Além disso, garanta que seus preços e taxas permaneçam transparentes. Livre-se de qualquer tipo de alteração de preço de última hora.
Utilize conteúdo gerado pelo usuário em seu site. Quando seus clientes virem suas fotos em seu site, eles ficarão animados e mais dispostos a fazer negócios com você.
Além disso, isso lhe dá a prova de que seu público-alvo está gostando dos produtos que você vende para eles. Eles não apenas se tornarão compradores leais, mas também poderão se tornar embaixadores não oficiais da marca.
Mensagens Privadas e Chatbots
Um negócio prospera quando os clientes se envolvem ativamente com a marca. Como uma empresa de e-commerce, você deve entender onde a maioria dos clientes potenciais passa a maior parte do seu tempo.
Por enquanto, há uma mudança de paradigma em direção a aplicativos de mensagens privadas, como Facebook Messenger, WhatsApp, Snapchat, etc. O engajamento dos usuários desses aplicativos é bastante massivo, então você não pode perder esse desenvolvimento.
Como uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce em Mumbai irá informá-lo, muitas empresas hoje em dia estão usando esses aplicativos. Elas estão até integrando chatbots para responder a perguntas de clientes potenciais, atualizações sobre pedidos, etc., em tempo real.
Tudo isso é possível graças à IA (inteligência artificial) que simula a conversa real, aprimorando assim a experiência geral de compra dos clientes. Assistentes de IA também podem ser configurados para lidar com algumas tarefas que geralmente são realizadas por um humano. Isso significa mais tempo livre para você se concentrar em outros aspectos da administração de seu negócio de e-commerce.
É assim que as empresas estão aproveitando todas as maneiras de confortar e engajar seus clientes.
O aprendizado de máquina e a inteligência artificial estão se tornando mais avançados a cada dia. Eles são projetados para aprender com as conversas com os clientes, evoluindo assim para melhor atender à experiência de e-commerce personalizada de um usuário.
De acordo com um estudo aprofundado da Statista em 2017, mais de 34% dos entrevistados indicaram que não teriam problemas em obter respostas relevantes para suas perguntas de um assistente virtual ou chatbot ao fazer compras.
Você nem precisa gastar uma fortuna para criar seu chatbot personalizado. Ao contratar os serviços da melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce em Mumbai, um ou mais chatbots podem ser desenvolvidos para você.
Portanto, se você quer que suas estratégias de marketing para e-commerce funcionem excepcionalmente bem, também deve considerar o uso dessas técnicas econômicas que podem aumentar a produtividade por meio da automação.
Experiência de Compra
Depois que um comprador potencial seleciona um produto e o envia para o carrinho, a página de checkout aparece em seguida. Você deve otimizar a página de checkout, uma etapa que muitas empresas online por aí negligenciam.
Não cometa o erro que elas cometem ao focar apenas em embelezar a parte da frente, sem considerar as experiências de checkout de seus clientes.
A primeira impressão, dizem, dura muito tempo, e é por isso que todos os aspectos do seu site de e-commerce devem ser perfeitos. Seu site deve ser atraente o suficiente para manter a atenção de seu cliente potencial, incentivando-o a navegar de uma página para outra e, eventualmente, comprar os produtos desejados.
O checkout e a experiência geral de compra são cruciais para seus clientes; não brinque com isso de forma alguma.
Personalização de Produtos
Um dos fatores mais significativos no universo do e-commerce é a personalização de produtos. Essa tendência está continuamente em ascensão, e não há sinal de que vá parar tão cedo.
A personalização de produtos torna conveniente para seus clientes fazerem compras. Ela também pode eliminar quaisquer problemas geralmente associados às compras online e atenderá às necessidades urgentes dos compradores de hoje.
A automação também desempenhará um papel significativo na personalização de serviços ou produtos. Por exemplo, o YouTube recomenda playlists de vídeos com base no comportamento individual de cada usuário. Esse serviço garante a personalização para os clientes, graças aos seus padrões de uso.
Várias empresas ao redor do mundo começaram a empregar esse processo em particular. Essas empresas de e-commerce personalizam produtos para que seus respectivos clientes os comprem de forma confiável e confortável.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é um aspecto crucial das tendências de marketing para e-commerce que continuará a crescer exponencialmente. Isso porque é um método prático de abrir uma conversa bidirecional com seus inúmeros clientes.
O marketing de conteúdo ajuda as marcas de e-commerce a se engajarem ativamente – e eficientemente – com seus clientes. Envolve adicionar informações relevantes e atualizadas a serviços ou produtos e, em seguida, vender esses produtos de forma eficaz.
Parte das tendências de marketing para e-commerce hoje envolve a promoção de conteúdo usando as mídias sociais. Você pode até adicionar o link do site de e-commerce de sua marca ao seu blog.
Em seguida, use esse blog para promover suas mídias sociais intensamente. A maioria do público nas plataformas de mídia social adora vídeos em alta definição e imagens nítidas, desde que sejam interessantes e únicos.
Marketing de Vídeo
O papel dos vídeos nos negócios de e-commerce de hoje não pode ser superestimado. Você pode empregar vídeos como uma forma divertida de capturar a atenção do seu público-alvo enquanto promove seus produtos ou serviços.
Todo profissional de marketing que se preze precisa incorporar vídeos em algum momento. Conteúdo de vídeo autêntico e carregado de valor pode tocar a fibra certa do seu público-alvo. É por isso que os primeiros 10 segundos do seu vídeo devem ser cativantes, informativos e os melhores, já que o tempo de atenção dos clientes diminui a cada dia.
Os vídeos também são considerados um paraíso para o SEO. Atualmente, o YouTube continua sendo o segundo maior mecanismo de busca de vídeos. E como é propriedade do principal mecanismo de busca do mundo, é seguro presumir que qualquer vídeo que seja marcado adequadamente tem uma excelente chance de aparecer em uma página de busca.
Portanto, torne seus vídeos esclarecedores, educacionais e divertidos enquanto promove seus produtos ou serviços para seu público-alvo.
TENDÊNCIAS DE MARKETING PARA E-COMMERCE PARA A TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS
Palavra-chave: MARKETING PARA E-COMMERCE
Conteúdo:
Se o seu negócio ainda não embarcou na revolução do e-commerce que já conquistou o mundo inteiro, você pode estar perdendo a projeção de US$ 4,8 trilhões em vendas de e-commerce no varejo em todo o mundo para o próximo ano. E as tendências de marketing para e-commerce também precisam ser aprimoradas com precisão para acompanhar as demandas do momento.
Empresas que adotaram os serviços de uma agência de marketing para e-commerce estão experimentando um crescimento significativo. Em 2017, por exemplo, o número de compradores online não passava de 1,66 bilhão. No entanto, esse número está disparando para 2,14 bilhões em 2021.
Então, quais são as tendências de marketing para e-commerce que você deve observar e utilizar para a transformação de negócios em 2020? O principal fator decisivo para o crescimento de qualquer empresa de e-commerce é “conhecer seus clientes”. Toda empresa precisa saber como seus clientes respondem a diferentes técnicas de marketing para e-commerce, como eles compram e o que sempre compram ou em que estão interessados.
Aqui estão elas, sem ordem particular:
Dispositivos Móveis
O mercado inteiro hoje em dia funciona em dispositivos móveis. Quase todos os clientes estão em seus smartphones e tablets enquanto realizam suas atividades diárias. Se você quer deixar uma marca indelével no seu nicho, deveria considerar atingir esse vasto segmento de mercado.
Muitas empresas não sabem o quão profundas são as técnicas de PPC (pagamento por clique). Marcas que querem estar à frente, a longo prazo, não hesitarão em investir pesadamente nesse aspecto do e-commerce mobile.
Lojistas online podem jurar o quão eficaz é o marketing para e-commerce mobile, porque as transações móveis continuam aumentando a cada ano.
É por isso que você deve considerar contratar uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce de primeira linha em Mumbai para criar um aplicativo móvel para sua marca. Como você bem sabe, a temporada de vendas de fim de ano é um ótimo momento para capturar muitos clientes segmentados, já que mais pessoas estarão grudadas em seus smartphones e tablets nessa época.
Portanto, certifique-se de que sua empresa seja altamente responsiva ao e-commerce mobile.
Busca por Voz
A tecnologia de voz entrou em nossas vidas quase despercebida, mas se tornou significativa para qualquer usuário online. A gigante dos mecanismos de busca, Google, declarou várias novas diretrizes, incluindo a necessidade de todas as lojas de e-commerce adicionarem conteúdo de texto às suas ofertas.
Isso só poderia significar uma coisa: todas as marcas devem estar prontas para otimizar seu conteúdo para a busca por voz.
Botões ativados por voz possibilitam capturar um grande público. Isso facilita para eles localizarem rapidamente um restaurante próximo, os melhores hospitais, etc.
Como marca, você pode aproveitar essa tecnologia emergente em sua estratégia de SEO (otimização para mecanismos de busca). É por isso que você deve sempre usar frases-chave e palavras-chave adequadas para consultas de busca por voz. Isso, por sua vez, trará os retornos mais impressionantes que você sempre desejou.
Essa tecnologia ajuda os usuários a pesquisarem coisas online falando, ativando a IA do assistente doméstico em seus smartphones e tablets.
Vendas Sociais (Social Selling)
Hoje em dia, as vendas sociais desempenham um papel crucial na maximização do retorno sobre o investimento para uma marca, se bem utilizadas. As redes sociais são ferramentas incrivelmente poderosas que toda marca de e-commerce que quer ir longe deve usar sistematicamente.
Por exemplo, o Facebook lançou a opção “Comprar Agora” diretamente em seu aplicativo, e o Twitter está planejando lançar páginas de produtos, etc., em breve.
Esses desenvolvimentos implicam que sua marca pode engajar os clientes por períodos prolongados. Não importa para onde seus clientes existentes ou potenciais vão, um marketing de e-commerce eficaz sempre vencerá.
Experiência do Cliente
Seu site de e-commerce deve ser projetado para atingir indivíduos únicos, garantindo que cada cliente potencial veja as informações mais relevantes.
Portanto, reduza o número de etapas que eles precisam seguir para finalizar a compra. Isso porque quanto mais etapas um cliente tiver que passar, menor a probabilidade de ele concluir o processo de compra.
Além disso, garanta que seus preços e taxas permaneçam transparentes. Livre-se de qualquer tipo de alteração de preço de última hora.
Utilize conteúdo gerado pelo usuário em seu site. Quando seus clientes virem suas fotos em seu site, eles ficarão animados e mais dispostos a fazer negócios com você.
Além disso, isso lhe dá a prova de que seu público-alvo está gostando dos produtos que você vende para eles. Eles não apenas se tornarão compradores leais, mas também poderão se tornar embaixadores não oficiais da marca.
Mensagens Privadas e Chatbots
Um negócio prospera quando os clientes se envolvem ativamente com a marca. Como uma empresa de e-commerce, você deve entender onde a maioria dos clientes potenciais passa a maior parte do seu tempo.
Por enquanto, há uma mudança de paradigma em direção a aplicativos de mensagens privadas, como Facebook Messenger, WhatsApp, Snapchat, etc. O engajamento dos usuários desses aplicativos é bastante massivo, então você não pode perder esse desenvolvimento.
Como uma empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce em Mumbai irá informá-lo, muitas empresas hoje em dia estão usando esses aplicativos. Elas estão até integrando chatbots para responder a perguntas de clientes potenciais, atualizações sobre pedidos, etc., em tempo real.
Tudo isso é possível graças à IA (inteligência artificial) que simula a conversa real, aprimorando assim a experiência geral de compra dos clientes. Assistentes de IA também podem ser configurados para lidar com algumas tarefas que geralmente são realizadas por um humano. Isso significa mais tempo livre para você se concentrar em outros aspectos da administração de seu negócio de e-commerce.
É assim que as empresas estão aproveitando todas as maneiras de confortar e engajar seus clientes.
O aprendizado de máquina e a inteligência artificial estão se tornando mais avançados a cada dia. Eles são projetados para aprender com as conversas com os clientes, evoluindo assim para melhor atender à experiência de e-commerce personalizada de um usuário.
De acordo com um estudo aprofundado da Statista em 2017, mais de 34% dos entrevistados indicaram que não teriam problemas em obter respostas relevantes para suas perguntas de um assistente virtual ou chatbot ao fazer compras.
Você nem precisa gastar uma fortuna para criar seu chatbot personalizado. Ao contratar os serviços da melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce em Mumbai, um ou mais chatbots podem ser desenvolvidos para você.
Portanto, se você quer que suas estratégias de marketing para e-commerce funcionem excepcionalmente bem, também deve considerar o uso dessas técnicas econômicas que podem aumentar a produtividade por meio da automação.
Experiência de Compra
Depois que um comprador potencial seleciona um produto e o envia para o carrinho, a página de checkout aparece em seguida. Você deve otimizar a página de checkout, uma etapa que muitas empresas online por aí negligenciam.
Não cometa o erro que elas cometem ao focar apenas em embelezar a parte da frente, sem considerar as experiências de checkout de seus clientes.
A primeira impressão, dizem, dura muito tempo, e é por isso que todos os aspectos do seu site de e-commerce devem ser perfeitos. Seu site deve ser atraente o suficiente para manter a atenção de seu cliente potencial, incentivando-o a navegar de uma página para outra e, eventualmente, comprar os produtos desejados.
O checkout e a experiência geral de compra são cruciais para seus clientes; não brinque com isso de forma alguma.
Personalização de Produtos
Um dos fatores mais significativos no universo do e-commerce é a personalização de produtos. Essa tendência está continuamente em ascensão, e não há sinal de que vá parar tão cedo.
A personalização de produtos torna conveniente para seus clientes fazerem compras. Ela também pode eliminar quaisquer problemas geralmente associados às compras online e atenderá às necessidades urgentes dos compradores de hoje.
A automação também desempenhará um papel significativo na personalização de serviços ou produtos. Por exemplo, o YouTube recomenda playlists de vídeos com base no comportamento individual de cada usuário. Esse serviço garante a personalização para os clientes, graças aos seus padrões de uso.
Várias empresas ao redor do mundo começaram a empregar esse processo em particular. Essas empresas de e-commerce personalizam produtos para que seus respectivos clientes os comprem de forma confiável e confortável.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é um aspecto crucial das tendências de marketing para e-commerce que continuará a crescer exponencialmente. Isso porque é um método prático de abrir uma conversa bidirecional com seus inúmeros clientes.
O marketing de conteúdo ajuda as marcas de e-commerce a se engajarem ativamente – e eficientemente – com seus clientes. Envolve adicionar informações relevantes e atualizadas a serviços ou produtos e, em seguida, vender esses produtos de forma eficaz.
Parte das tendências de marketing para e-commerce hoje envolve a promoção de conteúdo usando as mídias sociais. Você pode até adicionar o link do site de e-commerce de sua marca ao seu blog.
Em seguida, use esse blog para promover suas mídias sociais intensamente. A maioria do público nas plataformas de mídia social adora vídeos em alta definição e imagens nítidas, desde que sejam interessantes e únicos.
Marketing de Vídeo
O papel dos vídeos nos negócios de e-commerce de hoje não pode ser superestimado. Você pode empregar vídeos como uma forma divertida de capturar a atenção do seu público-alvo enquanto promove seus produtos ou serviços.
Todo profissional de marketing que se preze precisa incorporar vídeos em algum momento. Conteúdo de vídeo autêntico e carregado de valor pode tocar a fibra certa do seu público-alvo. É por isso que os primeiros 10 segundos do seu vídeo devem ser cativantes, informativos e os melhores, já que o tempo de atenção dos clientes diminui a cada dia.
Os vídeos também são considerados um paraíso para o SEO. Atualmente, o YouTube continua sendo o segundo maior mecanismo de busca de vídeos. E como é propriedade do principal mecanismo de busca do mundo, é seguro presumir que qualquer vídeo que seja marcado adequadamente tem uma excelente chance de aparecer em uma página de busca.
Portanto, torne seus vídeos esclarecedores, educacionais e divertidos enquanto promove seus produtos ou serviços para seu público-alvo.
Marketing de Influenciadores
O marketing de influenciadores pode ter sido subestimado no Twitter, mas isso não implica que outras plataformas de mídia social não o incentivem. Como o foco de muitas pessoas ao redor do mundo mudou virtualmente para o cenário digital, as antigas formas de publicidade não são mais tão produtivas e recompensadoras como costumavam ser. As marcas estão investindo pesadamente em marketing de influenciadores e obtendo grandes lucros. Você também deve considerar o marketing de influenciadores, que envolve chamar a atenção de seguidores fervorosos ou de uma celebridade nas mídias sociais.
É essencial, no entanto, que você construa um grande número de seguidores o mais rápido possível. Concentre-se em construir uma reputação de marca muito mais forte para que você possa aproveitar o alcance dos influenciadores.
Essa tendência de marketing para e-commerce trata de se conectar com seu público-alvo. Portanto, junte-se a tantos influenciadores quanto você puder pagar para o seguinte:
- Viagens e sorteios
- Códigos de desconto
- Concursos e competições, etc.
Nem toda tendência será adequada para o seu negócio de e-commerce. Das várias tendências descritas neste artigo, escolha aquela que é certa para você antes de investir seus recursos. As tendências que você escolher devem corresponder à imagem, ao tom e aos objetivos da sua marca.
Também deve ser envolvente o suficiente para que seus clientes gostem. A tendência mais crucial que a maioria das empresas de marketing para e-commerce deve buscar, no entanto, é a criação de um aplicativo móvel. É por isso que você deve trabalhar apenas com a melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce em Mumbai. Você pode conferir os serviços de marketing para e-commerce da Prometteur para começar.
O marketing de influenciadores pode ter sido subestimado no Twitter, mas isso não implica que outras plataformas de mídia social não o incentivem. Como o foco de muitas pessoas ao redor do mundo mudou virtualmente para o cenário digital, as antigas formas de publicidade não são mais tão produtivas e recompensadoras como costumavam ser. As marcas estão investindo pesadamente em marketing de influenciadores e obtendo grandes lucros. Você também deve considerar o marketing de influenciadores, que envolve chamar a atenção de seguidores fervorosos ou de uma celebridade nas mídias sociais.
É essencial, no entanto, que você construa um grande número de seguidores o mais rápido possível. Concentre-se em construir uma reputação de marca muito mais forte para que você possa aproveitar o alcance dos influenciadores.
Essa tendência de marketing para e-commerce trata de se conectar com seu público-alvo. Portanto, junte-se a tantos influenciadores quanto você puder pagar para o seguinte:
- Viagens e sorteios
- Códigos de desconto
- Concursos e competições, etc.
Nem toda tendência será adequada para o seu negócio de e-commerce. Das várias tendências descritas neste artigo, escolha aquela que é certa para você antes de investir seus recursos. As tendências que você escolher devem corresponder à imagem, ao tom e aos objetivos da sua marca.
Também deve ser envolvente o suficiente para que seus clientes gostem. A tendência mais crucial que a maioria das empresas de marketing para e-commerce deve buscar, no entanto, é a criação de um aplicativo móvel. É por isso que você deve trabalhar apenas com a melhor empresa de desenvolvimento de aplicativos para e-commerce em Mumbai. Você pode conferir os serviços de marketing para e-commerce da Prometteur para começar.