Muitas pessoas acham um tanto enigmático ou estranho se referir ao YouTube como um motor de busca. Mas, pensando bem, é exatamente isso que o YouTube é: um motor de busca para vídeos. Para que seus vídeos se destaquem, você precisa otimizá-los para o YouTube.
O site de compartilhamento de vídeos é impulsionado por uma barra de pesquisa visível que fica precisamente no meio da página. E funciona de maneira semelhante aos resultados de pesquisa de vídeo do Google e, como o YouTube pode ser visto como um motor de busca, é bastante seguro dizer que o site tem suas próprias práticas recomendadas de SEO ou fatores de ranqueamento.
Os proprietários de sites sempre querem que seus sites ranqueiem ou apareçam no topo das páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs). O mesmo é verdade para os criadores de vídeo, que desejam estar no topo das páginas de resultados do mecanismo de busca do YouTube. No entanto, o SEO do YouTube é ligeiramente diferente do SEO regular ou convencional.
Se você seguir as técnicas descritas aqui, seus vídeos desfrutarão consistentemente de enorme visibilidade, ao mesmo tempo em que o posicionam como uma autoridade. Em outras palavras, otimizar seus vídeos é fundamental para que eles alcancem as primeiras posições nos SERPs. Vamos começar.
O que é YouTube SEO?
YouTube SEO é o processo deliberado de otimizar vídeos, playlists e até canais para ranquear bem nos resultados de pesquisa orgânica do maior site de compartilhamento de vídeos para uma determinada consulta de pesquisa.
O processo descrito aqui também ajudará no ranqueamento de seus vídeos até mesmo na pesquisa do Google. É por isso que outras fontes de tráfego, como recursos de navegação, vídeos sugeridos, etc., não serão abordadas.
Como Funciona o Algoritmo de Busca do YouTube
De acordo com o YouTube, os vídeos enviados ao site são classificados com base em diversos fatores, incluindo a correspondência dos títulos, descrições e conteúdo do vídeo com as consultas dos espectadores. Além disso, o YouTube analisa os vídeos que geram mais engajamento para uma determinada consulta, a fim de garantir que os espectadores os localizem facilmente por meio da barra de pesquisa.
Acredite ou não, as palavras-chave desempenham papéis cruciais no SEO on-page e ‘in-video’, o que prova que a correspondência da intenção de pesquisa é essencial. Mas o ingrediente principal para um SEO de vídeo eficaz é o alto engajamento, e este é o primeiro passo para otimizar vídeos para o YouTube.
O YouTube quer que você mantenha os espectadores nessa plataforma pelo maior tempo possível, mesmo que eles não estejam focados em assistir seus vídeos. Isso ocorre porque mais visualizações de vídeo significam mais anúncios exibidos aos espectadores e mais dinheiro no banco para os acionistas da Alphabet Inc.
As métricas de engajamento podem ser medidas no YouTube Analytics como comentários, curtidas/descurtidas, retenção de público, taxas de cliques, tempo médio de visualização, cliques em cards, cliques em telas finais e assim por diante. Isso implica que, se seus vídeos não conseguirem engajar seu público-alvo, as chances de ranquear bem nos SERPs do YouTube para palavras-chave significativas são bastante pequenas.
Fatores de Ranqueamento do YouTube
Os seguintes fatores de ranqueamento do YouTube – se seguidos rigorosamente e com uma pitada de sorte – farão com que seus vídeos ranqueiem bem nas páginas de resultados do mecanismo de busca do YouTube.
Já se presume que você criou um vídeo e pesquisou suas palavras-chave para usar no ranqueamento do YouTube e otimizar vídeos para o YouTube.
Escolha Palavras-chave de Vídeo no Autocompletar
As palavras-chave de vídeo que funcionam melhor no YouTube geralmente são frases específicas e de cauda longa que também são mostradas no Google Autocomplete. Isso significa que seus vídeos ranquearão tanto no YouTube quanto no Google, preparando você perfeitamente para torrentes de tráfego orgânico.
Comece a digitar uma palavra-chave para a qual deseja ranquear na caixa de pesquisa do YouTube, e a frase será completada automaticamente para você. Ou você pode usar o caractere de sublinhado (_), e o espaço em branco será preenchido com ainda mais ideias. Você pode usar esse caractere em qualquer lugar dentro da frase para gerar ideias.
Você deve escolher frases específicas ao pesquisar suas palavras-chave. Você pode segmentar palavras-chave amplas que podem gerar algumas visualizações de vídeo. Mas, na maioria dos casos, as palavras-chave amplas são muito competitivas, especialmente quando comparadas a frases específicas.
No entanto, isso deve ser baseado na qualidade do vídeo, na concorrência da palavra-chave e em quão bem você otimiza vídeos para o YouTube. Você também deve considerar o uso do Google Trends para gerar mais palavras-chave de vídeo.
Você pode aprender as palavras-chave que seus concorrentes estão usando pelos dois métodos distintos a seguir:
Instale a Extensão MozBar para Chrome:
Visite a seção de extensões no Chrome e instale a extensão MozBar. Em seguida, pesquise sua palavra-chave no Google enquanto pesquisa no YouTube usando esta string de pesquisa:
Site:www.youtube.com sua palavra-chave
Se os principais resultados tiverem uma autoridade de página muito maior, é um indício de que a palavra-chave é altamente competitiva. Como mencionado anteriormente, as palavras-chave amplas geralmente são mais competitivas do que as frases específicas. E se você precisar ranquear usando palavras-chave amplas, precisará fazer vídeos muito melhores que gerem um engajamento massivo do que os principais resultados.
Mas não há garantia de que você conseguirá isso, especialmente em um curto período.
Instale a Extensão vidIQ para Chrome:
Esta é outra extensão do Google Chrome que você pode instalar. Em seguida, insira sua palavra-chave na caixa de pesquisa do YouTube e observe os poucos vídeos que aparecem nos principais resultados. Uma pontuação de SEO aparecerá, com base em quantos comentários, curtidas, descurtidas, compartilhamentos sociais, tempos de visualização, inscritos, engajamento do vídeo, bem como outras métricas sobre os vídeos no resultado principal.
Você verá até mesmo as várias tags usadas, bem como a duração da descrição do vídeo.
Técnicas de SEO Local
Use uma Palavra-chave no Nome do Arquivo
Antes de enviar seu vídeo, certifique-se de rotular o arquivo de vídeo com a palavra-chave para a qual deseja ranquear. Mas se você já enviou o vídeo, não há como alterar o nome do arquivo.
Escreva um Título Rico em Palavras-chave e Descritivo
Todo bom título tem duas coisas: uma manchete atraente e sua palavra-chave. O Google geralmente exibe os primeiros 50 a 60 caracteres; portanto, tente permanecer dentro dessa faixa específica. Não é obrigatório usar uma correspondência exata de sua frase de palavra-chave. No entanto, todas as palavras devem estar presentes no título do vídeo.
Escreva uma Descrição Longa e Rica em Palavras-chave com Links e Timestamps
Se há uma coisa certa e ótima sobre o SEO do YouTube, são as descrições longas. É aqui que você pode adicionar links úteis, timestamps e um resumo geral. O texto sempre foi – e sempre será – super importante para o ranqueamento de conteúdo.
Ao escrever descrições, certifique-se de adicionar a palavra-chave para a qual deseja ranquear na primeira frase, pois o YouTube – e até mesmo o Google – utilizam os primeiros 160 caracteres como meta descrição, e eles aparecem nos resultados de pesquisa. Crie a frase com cuidado, pois a maioria dos pesquisadores naturalmente lerá a descrição para determinar se devem ou não clicar no seu vídeo.
Uma regra não escrita é adicionar naturalmente sua palavra-chave até 3 ou 4 vezes dentro da descrição do vídeo, sem parecer que a está enchendo ali.
Não se esqueça de adicionar timestamps, que permitem que os espectadores pulem para seções específicas do seu vídeo para encontrar as informações que procuram. Os timestamps comprovadamente aumentam o engajamento com seu vídeo e são muito úteis para vídeos bastante longos.
Você sabia que o Google segue os links adicionados às descrições do YouTube para determinar o quão relevantes eles são? Esses links funcionam de maneira semelhante aos links internos de sites.
Portanto, adicione alguns links úteis nas descrições de seus outros vídeos enviados à plataforma, bem como em suas postagens de blog, artigos ou recursos valiosos.
Adicione Tags
Você pode adicionar algumas tags para facilitar a localização do seu vídeo no YouTube pelos espectadores. Você pode verificar os vídeos com melhor classificação para a palavra-chave para a qual deseja ranquear para obter ideias de tags para usar em seu vídeo.
Crie uma Miniatura Personalizada
Crie e envie uma miniatura personalizada no gerenciador de vídeos, que você pode localizar em ‘Informações e Configurações’. Para poder fazer isso, talvez seja necessário, antes de tudo, verificar sua conta do YouTube.
Certifique-se de que as dimensões da miniatura personalizada sejam de cerca de 1280 (largura) x 720 (altura). A miniatura é o que aparece nos resultados de pesquisa – bem como na seção de ‘pesquisas relacionadas’ – quando alguém insere sua palavra-chave na caixa de pesquisa do YouTube.
Envie uma Transcrição Bem Escrita
Você deve considerar transcrever seus vídeos manualmente, pois o Google é notoriamente impreciso ao transcrever vídeos em texto. Isso garante que as palavras-chave mencionadas em seu vídeo não sejam desperdiçadas.
Se você não tiver tempo para transcrever seu vídeo, pode terceirizar o trabalho para freelancers no Fiverr.com, Upwork.com, etc.
Adicione Localização (Para SEO Local)
Se o vídeo que você deseja enviar exigir o uso de palavras-chave localizadas – por exemplo, encanador em Nova Jersey, organizador de eventos em Chicago, etc. – ou se você deseja segmentar um local específico, isso pode ser especificado no gerenciador de vídeos e logo abaixo das ‘Configurações Avançadas’. Mas não se esqueça de incluir as palavras-chave localizadas no título, descrição, nome do arquivo, tags, etc.
Crie uma Postagem de Blog Rica em Palavras-chave Usando a Mesma Palavra-chave
Este é um passo que muitos produtores de vídeo do YouTube negligenciam ou não fazem, e você deve aproveitá-lo para vencer seus concorrentes e otimizar vídeos para o YouTube. Mas se você ainda está se perguntando por que se dar ao trabalho de criar um blog e escrever uma postagem de blog usando a mesma palavra-chave para a qual deseja ranquear seu vídeo no YouTube, veja abaixo:
- A postagem do blog e o vídeo do YouTube ranquearão na primeira página do Google.
- Criar a postagem do blog apenas reforçará os pontos que você abordou no vídeo.
- Adicionar vídeos do YouTube ao seu blog ou site melhora significativamente o SEO e o engajamento.
- Direcionar tráfego qualificado ou segmentado para sua postagem de blog equivale a visualizações para seus vídeos.
- Você poderá adicionar o link para a postagem do blog na descrição após enviar o vídeo para o YouTube.
- Você obterá mais visualizações, incorporações, curtidas e métricas utilizadas nos fatores de ranqueamento do YouTube.
Responda aos Comentários
Alguns criadores de vídeo não sabem disso e, por isso, não se preocupam. Mas um dos fatores que fazem com que os vídeos do YouTube ranqueiem bem nos resultados de pesquisa são os comentários. E se você quiser obter ainda mais comentários, precisa começar a respondê-los.
As respostas gerarão mais comentários e, antes que você perceba, terá construído um engajamento substancial, o que sinaliza ao algoritmo do YouTube que algo valioso está acontecendo em seu canal do YouTube e que ele deve ser impulsionado para as páginas de classificação mais altas.
Promova sua Árvore de Vídeos do YouTube
Você já se perguntou por que alguns vídeos do YouTube têm centenas de milhões de visualizações, enquanto alguns estão nessa plataforma há anos com apenas uma ou duas visualizações? Uma das razões é que o criador desses vídeos não fez nenhum movimento para promovê-los.
O número de vídeos enviados ao YouTube por dia é surpreendente. E, portanto, você não deve esperar que as visualizações se gerem automaticamente. Force o algoritmo do YouTube a funcionar promovendo o vídeo em plataformas de mídia social. Otimize vídeos para o YouTube e incentive seus seguidores a assistir, se inscrever e compartilhar o vídeo para que seus amigos e conhecidos também assistam.
Você deve considerar promover seu vídeo do YouTube usando anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram e até Twitter. E como você já criou uma postagem de blog relacionada, incorpore o vídeo em seu blog ou site.
Crie Seu Canal do YouTube
Você pode criar seu canal do YouTube para torná-lo atraente e chamativo. Comece acessando o Canva.com para criar um banner que chame a atenção. A imagem não deve exceder as seguintes dimensões: 2560 (largura) x 1440 (altura).
Acesse a página inicial do seu canal e envie um logotipo colorido e preencha a seção ‘Sobre’. Adicione um ou dois vídeos em destaque e você também pode criar uma extensa playlist de vídeos se seu objetivo for criar uma série de vídeos.
O YouTube é uma plataforma altamente competitiva para compartilhar seu conteúdo de vídeo, porque milhões de pessoas a visitam todos os dias. E embora a competitividade possa ser um tanto agressiva ou desagradável às vezes, você precisa ter em mente que existem várias maneiras de classificar seus vídeos mais alto.
Isso melhora seu SEO do YouTube, tornando seu canal – e vídeos – ainda mais lucrativos para sua marca. Mas para chegar ao topo das pesquisas, você precisa otimizar vídeos para o YouTube e ter em mente que o YouTube depende um pouco dos sinais de engajamento para determinar o quão útil ele é e o quão alto o vídeo deve ranquear. É por isso que curtidas, tempo de visualização, comentários, compartilhamentos, etc., são cruciais.
O SEO do YouTube não é algo que todos podem fazer. Se você não tiver tempo ou se sentir incompetente o suficiente para lidar com o SEO do YouTube para o seu canal, considere contratar e trabalhar com uma empresa respeitável para cuidar disso para sua marca.