UM GUIA PASSO A PASSO SOBRE COMO ADICIONAR O ADSENSE AO WORDPRESS

By Ubika 17 Min Read

Agora que dedicaste várias horas a conceber e atualizar o teu site WordPress, chegou o momento de começares a ser pago por todo o teu trabalho árduo. E para que isso aconteça, precisas de aprender como adicionar o AdSense a sites WordPress.

Também vais precisar de saber como colocar anúncios no teu website para começares a ganhar dinheiro de forma ativa e passiva. Isto é considerado – por muitos especialistas – a forma perfeita de monetizar o teu site.

Neste guia definitivo, vais descobrir como adicionar o Google AdSense em PHP. Por isso, certifica-te de que segues cada passo. Mas antes disso, o que é o Google AdSense?

O que é o Google AdSense?

O AdSense é uma rede de publicidade gerida pela empresa de motores de busca Google. Pode ser utilizado gratuitamente por websites para ganhar dinheiro. Os websites terão de exibir anúncios do Google altamente segmentados aos utilizadores.

Os anúncios vêm em todos os tamanhos e formatos. O teu site WordPress pode exibir vídeos, imagens, texto, banners e anúncios interativos como uma estratégia de monetização inovadora.

A melhor parte do AdSense é que não tens de lidar diretamente com os anunciantes. Tudo – incluindo o aspeto de lidar diretamente com os anunciantes – é gerido através da plataforma Google.

Isto significa que não tens de te preocupar em receber o teu dinheiro por anúncios que já foram exibidos, bem como em manter relacionamentos enquanto hospedas anúncios.

O Google trata de todas estas dores de cabeça por ti, cobrando o dinheiro aos anunciantes. O motor de busca fica com até 32% do dinheiro pelo seu papel fundamental na facilitação de todo o processo. Os restantes 68% vão para ti, o editor. Ganhar dinheiro desta forma é simples, pois ganhas dinheiro ao exibir anúncios no teu site.

Como Funciona o AdSense?

O AdSense baseia-se principalmente num sistema de licitação conhecido como “leilão de anúncios”. Começa com os anunciantes a determinarem o montante exato que querem gastar ou que estão dispostos a pagar para que os seus anúncios sejam exibidos. Fazem isto definindo um preço máximo de licitação.

O Google procederá à ligação automática dos anunciantes com editores que são conhecidos por terem utilizadores relevantes para os anúncios. Por exemplo, se tiveres um blog WordPress para mães de primeira viagem ou mães a amamentar, os teus leitores ou visitantes não verão anúncios relacionados com futebol destinados a adolescentes.

À medida que mais anunciantes licitam para serem exibidos no teu blog WordPress, as licitações também aumentarão para se manterem competitivas. E, nesse caso, começarás a ganhar bom dinheiro como editor.

O Google utiliza uma ferramenta conhecida como “Classificação do Anúncio” para determinar os anúncios que serão exibidos no teu blog WordPress. Continua a ler; esta informação será útil à medida que aprendes como adicionar o AdSense ao WordPress.

Qual é a Fórmula da Classificação do Anúncio?

Uma pontuação de alta qualidade é de vital importância, e esta é a principal razão pela qual é igualmente ponderada com as licitações. A pontuação de qualidade é geralmente medida através de taxas de cliques previstas, que se baseiam no desempenho passado e outros fatores relevantes, como palavras-chave, etc.

Isto implica que anúncios com licitações mais baixas podem ganhar leilões se tiverem uma pontuação de qualidade incrivelmente alta, quer outros anunciantes ofereçam licitações mais elevadas ou não.

Isto acontece porque o Google está sempre preocupado em garantir que os anúncios sejam clicados. Isto, claro, é uma situação vantajosa para o anunciante, para o Google e para o teu website.

Como Recebes Pagamentos com o AdSense

Como proprietário de um website que utiliza o programa AdSense, serás pago com base em vários tipos de licitação para os anúncios que exibes:

  • Custo por clique (CPC)
  • Custo por mil impressões (CPM)
  • Custo por mil impressões de visualização ativa (CPM de Visualização Ativa)
  • Custo por interação (CPE)

Vejamos cada um deles:

CPC

Através da estratégia de monetização de CPC, serás pago cada vez que um visitante do teu blog ou website clicar nos anúncios colocados pelo Google exibidos no teu site. Alguns anunciantes estão mais do que dispostos a pagar taxas muito mais elevadas por cliques do que outros, dependendo do conteúdo específico do anúncio.

CPM

O custo por mil – ou o custo por 1.000 impressões – é outra forma de os anunciantes serem pagos através do AdSense. Mas neste caso específico, os editores – ou seja, tu – são pagos por exibir anúncios, quer um determinado utilizador clique num anúncio ou não.

As licitações de CPM são geralmente mais baixas do que as licitações de custo por clique porque a estrutura de taxas não é determinada pelo utilizador que realiza uma ação. O Google tem a liberdade de exibir qualquer tipo de anúncio – seja CPC ou CPM – que se espera que traga mais receita para o editor. Isto, claro, é do melhor interesse do Google, pois eles ficam com até 32% da receita total.

CPM de Visualização Ativa

Para seres pago por exibir anúncios de CPM de Visualização Ativa, as impressões precisam de ser medidas ou avaliadas como “visíveis”. Isto implica que pelo menos 50% de um anúncio precisa de ser mostrado no ecrã do portátil ou computador durante pelo menos 1 segundo.

Estas licitações serão muito mais elevadas do que as licitações de CPM convencionais porque as hipóteses de um visitante do teu website ver o anúncio aumentaram significativamente.

CPE

O custo por interação (CPE) baseia-se principalmente na forma como os utilizadores interagem ativamente com os anúncios. Por exemplo, um anunciante decide exibir um anúncio de uma lâmpada. Os formatos são bastante expansíveis, pois podem ocupar uma parte significativa do ecrã do computador.

Se um visitante pairar o cursor sobre o anúncio da lâmpada durante mais de 2 segundos, o anúncio acabará por expandir-se. Este é o tipo exato de interação que é necessário para os pagamentos de custo por interação.

Como Adicionar o AdSense ao WordPress

Agora que tens uma ideia básica de como o AdSense funciona, chegou o momento de o configurares no teu website. Podes não saber como adicionar o Google AdSense em PHP, mas a verdade é que configurar isto não é ciência de foguetes. Vamos começar com os seguintes passos:

Passo 1: Configura o teu Site WordPress

Antes de pensares em como adicionar o Google AdSense em PHP ou como colocar anúncios no teu site, o primeiro passo a dar é, antes de mais, teres um website funcional. Se o teu website ainda estiver em construção, por favor, não te candidatares ao AdSense ainda. Espera até que o teu website WordPress esteja a funcionar.

Passo 2: Garante que o teu Site WordPress Cumpre os Requisitos

O gigante dos motores de busca, Google, não aceita qualquer site no programa AdSense. Tens de cumprir todos os requisitos de elegibilidade que o Google estabelece antes de seres aceite no programa.

Para que o teu website WordPress seja aceite no programa AdSense, o teu site deve ter uma navegação fácil de usar. Todos os elementos devem estar alinhados nos seus devidos lugares. Todos os textos do teu site WordPress devem ser legíveis ou fáceis de ler. Todas as funcionalidades do teu website WordPress têm de funcionar corretamente.

Se venderes produtos falsificados no teu website, o teu pedido de aceitação no programa AdSense não será aprovado. Além disso, os editores no programa AdSense não podem receber tráfego de fontes específicas. Estas fontes incluem e-mails não solicitados, programas de pagamento por clique, etc.

O Google tem sempre uma responsabilidade para com os seus anunciantes. Algumas empresas não querem que os seus anúncios estejam ligados a certos tipos de sites. É, portanto, responsabilidade do Google rever o conteúdo do teu website antes de seres aceite no programa AdSense.

Seguem-se alguns exemplos de conteúdo que nunca será incluído em páginas que exibem anúncios Google:

  • Adware ou malware
  • Conteúdo chocante
  • Atividade ilegal
  • Conteúdo adulto ou para maiores
  • Drogas ou acessórios para drogas
  • Profanidade excessiva
  • Venda de armas de tabaco, álcool, medicamentos sujeitos a receita médica ou munições
  • Discriminação contra religião ou conteúdo odioso, orientação sexual, nacionalidade, género, etc.

Por outras palavras, precisas de garantir que o teu site WordPress cumpre todas as diretrizes antes mesmo de te candidatares ao AdSense.

Passo 3: Candidata-te ao Google AdSense

Vamos assumir que o teu site WordPress está a funcionar perfeitamente. Estás agora pronto para te candidatares ao AdSense.

Abre o teu navegador de internet favorito e navega até à página inicial do site do Google AdSense. Procura o botão “Registar agora” na página inicial e clica nele para iniciar o processo de candidatura ao AdSense.

Passo 4: Define os Teus Anúncios

O próximo passo a dar é determinar os tipos de anúncios que queres que sejam exibidos no teu site WordPress. Olha para o lado esquerdo do teu painel de controlo e clica na opção “Conteúdo”. Um menu suspenso aparece com opções adicionais.

A partir daí, clica no menu “Blocos de anúncios”. É aqui que vais precisar de selecionar coisas como:

  • Tipo de anúncio
  • Estilo
  • Tamanho do anúncio, etc.

Também vais selecionar tudo o mais relacionado com o espaço publicitário pelo qual os anunciantes irão licitar.

Tem em mente que, ao escolheres um tamanho, é do teu melhor interesse optar por qualquer uma das opções sugeridas pelo Google. Apesar de uma vasta gama de escolhas ou opções, o Google ainda fornece recomendações com base em tamanhos populares para os anunciantes.

No que diz respeito às opções de estilo de anúncio, podes controlar a forma como os anúncios de texto serão exibidos no teu website WordPress. A melhor maneira é combinar o teu estilo com o esquema de cores do teu site WordPress.

Passo 5: Copia e Cola o Código do AdSense no Teu Website WordPress

Depois de teres configurado com sucesso os teus anúncios, desloca-te para a parte inferior da página web. Copia o Código do AdSense. Clica no botão “Guardar e obter código”.

O gigante dos motores de busca irá gerar automaticamente um código único para ti que deve ser adicionado ao teu site WordPress. Em seguida, copia este código e cola-o no teu site. Como usas o WordPress, podes copiar e colar o código do AdSense através da utilização de widgets.

No painel de controlo administrativo do teu site WordPress, navega até “Aparência” e encontra “Widgets”. Cola o URL personalizado do AdSense e, em seguida, arrasta e solta o código no espaço ou área do widget precisamente onde queres que seja exibido no teu site.

Também podes usar plugins WordPress para te ajudar a gerir os teus anúncios. Um dos melhores plugins que deves considerar utilizar é o plugin AdSanity.

Passo 6: Atualiza a Tua Política de Privacidade

Quando ativares o AdSense no teu site, precisas de te certificar de que adicionas uma política de privacidade no teu site WordPress. Isto deve estar implementado para informar todos os teus visitantes de que uma rede de publicidade está atualmente a exibir anúncios no teu website.

Passo 7: Verifica a Tua Morada

Assim que começares a ganhar algum rendimento com o Google AdSense, o gigante dos motores de busca enviar-te-á um cartão pelo correio. Portanto, antes mesmo de levantares os teus ganhos pela primeira vez, é altamente essencial que verifiques a tua morada.

O cartão enviado pelo Google por correio contém um PIN único que está ligado à tua conta AdSense. Também contém um conjunto de instruções que deves seguir para verificar o PIN online.

E quando tanto a tua morada como o PIN forem verificados, poderás começar a levantar pagamentos quando a tua conta AdSense atingir o limite de pagamento especificado.

Existem Boas Práticas do Google AdSense?

Se queres ganhar quantias substanciais de dinheiro através do AdSense, precisas de seguir as boas práticas estabelecidas pelo Google. Começa por fazer o seguinte:

  • Não Exibas os Teus Anúncios no Teu Website de Comércio Eletrónico: Isto pode não ser uma violação da política do Google, mas como o AdSense se baseia principalmente na relevância, os anúncios dos teus concorrentes podem ser exibidos no teu site. E quando isto acontece, estarás descuidadamente a desviar tráfego do teu site.
  • Cria Conteúdo e Direciona Tráfego Segmentado: O AdSense depende fortemente do tráfego que direcionas para o teu site. Portanto, prepara-te para criar conteúdo bem pesquisado e útil de tempos em tempos para direcionar mais pessoas ou tráfego segmentado para o teu site.
  • Encontra o Melhor Posicionamento: Testa diferentes áreas do teu site para exibir anúncios, pois algumas áreas podem gerar mais tráfego enquanto outras podem ter um desempenho inferior.
  • Consulta alguns dos sites mais bem-sucedidos e populares com AdSense na tua indústria. Verifica os seus posicionamentos; se notares um formato ou fórmula particular em todos eles, faz o teu melhor para os replicar também.

Também não deves fazer o seguinte:

  • Não Clicar nos Teus Próprios Anúncios
  • Operar Diferentes Blocos de Anúncios

Como podes ver, aprender como adicionar o AdSense ao WordPress não é tão desafiador quanto descobrir como adicionar o Google AdSense em PHP. Mesmo que existam inúmeras redes de publicidade por aí, o Google é a mais conceituada de todas.

O AdSense é gratuito para todos os editores e uma excelente forma de obter rendimentos ativos e passivos. Portanto, usa este guia definitivo como referência quando estiveres pronto para configurar uma conta AdSense no teu site WordPress.

Share This Article
Leave a comment